Chalá | A Nossa Vida

Chalá

Grau Dificuldade: 
Muito Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de admin
Publicado por: 
admin

Alimento principal: 
Ovos

Descrição

Um pão tradicional judaico.

Ingredientes

3 c. chá
fermento seco
1⁄4 taça
açucar
4 taça
farinha de trigo
1
ovo inteiro
1⁄4 taça
manteiga derretida
1 c. chá
sal

Instruções de preparação

Misture o fermento, o açúcar, e 3/4 de chávena de água quente e deixe repousar por 5 minutos até borbulhar.

Coloque a farinha numa tigela grande.

Bata 3 gemas, o ovo, a manteiga e o sal. Misture o fermento e as misturas de ovo na farinha até obter uma massa. (Junte um 1/4 de chávena de mais água se necessário.)

Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e amasse-a até ficar lisa e elástica. Forme uma bola, coloque num recepiente levemente untado com óleo, cubra com uma toalha limpa e deixe levedar num ambiente aconchegante, cerca de 40 minutos.

Divida a massa igualmente em 6 pedaços. Enrole cada uma em uma corda de 12 centímetros de comprimento. (Mantenha todas as outras peças cobertas com uma toalha limpa durante o trabalho.) Faça uma trança com 3 cordas, aperte as pontas para selar e coloque numa forma levemente untada. Cubra novamente com uma toalha e deixe levedar num ambiente aconchegante por 1 hora.

Aqueça o forno no máximo.

Bata a restante gema do ovo com 1 colher de chá de água e unta levemente cada fatia com a mistura. Coloque no forno, reduza a temperatura para 180ºC, e asse até os pães façam um som oco quando se bate e ficarem dourado, 35 a 40 minutos. Deixe arrefecer completamente sobre uma grade.

Anotações

Esta receita dá para fazer dois pães.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária