Bolo de casamento | A Nossa Vida

Bolo de casamento

Grau Dificuldade: 
Dificil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Doce/ Açúcar

Descrição

Um bolo deslumbrante para um dia inesquecível.

Ingredientes

800 g
manteiga amolecida
800 g
açucar
800 g
farinha de trigo
8 c. chá
fermento em pó
16
ovos batidos
1 kg
açucar (cobertura)
1 kg
manteiga amolecida
1 c. sopa
extrato de baunilha
  molho(s)
flores naturais ou comestíveis para decorar

Instruções de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unta cada forma com manteiga e forra a base com papel vegetal - vai precisar de quatro formas redondas: uma de 30cm, uma de 25cm, uma de 18cm e outra de 12cm de diâmetro.

Numa batedeira elétrica bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione metade do açúcar e bata até obter uma mistura leve e fofa.

Peneire metade da farinha com 4 colheres de chá de fermento em pó. Arcescente gradualmente oito dos ovos, batendo o tempo todo.

Adicione a farinha peneirada e o fermento em pó. Deite a massa na forma de 30cm e leve ao forno por 50 minutos ou até que um palito inserido no centro saia limpo.

Enquanto o bolo grande coza, repita os últimos dois passos anteriores para os restantes ingredientes e divida entre as formas preparadas, enchendo cada uma até uma profundidade de 2 a 3 cm. Aguarde até que o bolo grande termine de cozinhar e que o remova do forno antes de misturar a farinha e o fermento em pó aos ingredientes molhados para completar o segundo lote de massa.

Asse os bolos menores durante 25-35 minutos ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Todos eles vão provavelmente estar prontos em momentos diferentes, assim terá que ficar de olho neles.

Quando cada bolo estiver pronto, retire-os do forno e deixe-os arrefecer na forma por 10 minutos, depois solte-os em torno das bordas com uma faca pequena e retire-os cuidadosamente da lata antes de transferir para uma grade para arrefecer completamente.

Para a cobertura, coloque o açúcar numa panela com 400ml de água em lume médio, mexendo muito regularmente para dissolver o açúcar. Uma vez que o açúcar se dissolva, deixe ferver por 8-12 minutos ou até um termómetro de açúcar ficar a 110C-115C. Em seguida, retire do lume. Se não tiver um termómetro, quando a mistura estiver espessa e viscosa e o último par de gotas formarem um fio, está pronto.

Enquanto a calda estiver a ferver, misture as gemas de ovo por 2-3 minutos numa bacia limpa até ficar pálido e macio. Em seguida, diminua a velocidade e adicione a calda quente num fluxo constante.

Uma vez que a calda foi incorporada, aumente a velocidade e continue a bater até a mistura arrefecer. Isso levará cerca de 15 minutos. Continue a bater até que a mistura ficar rija e semelhante a mousse. Para testar se está grossa o suficiente, puxe o batedor e desenhe uma figura de 8 na tigela com a mistura que resta no batedor, o 8 deve permanecer visível por um par de segundos.

Numa tigela, bata a manteiga até ficar bem macia. Em seguida, adicione o extrato de baunilha e a mistura de espuma, adicionando uma colher grande de cada vez. Bata até estar completamente combinado.

Para montar o bolo, corte cada bolo horizontalmente ao meio com uma faca de pão. Coloque a metade do bolo 30cm sobre um prato de bolo, fixando-o com uma poucas de gotas da cobertura.

Espalhe a parte superior com uma camada de cerca de 3mm de espessura da cobertura, depois coloque a segunda metade. Espalhe na parte superior com mais cobertura e, em seguida, coloque a metade do bolo de 25cm. Continue com o resto das camadas, do maior para o menor, até que tenha um bolo em camadas. Em seguida, espalhe com cuidado o resto da cobertura em todo o bolo usando uma espátula.

Para assegurar que cada uma das camadas do bolo parece bem definida, é melhor ter uma tigela de água fervida para mergulhar a espátula antes de a utilizar para alisar melhor a superfície da cobertura. Decore o bolo com flores ou pétalas frescas ou cristalizadas.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária

Post