Bolo triplo de avelã | A Nossa Vida

Bolo triplo de avelã

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Doce/ Açúcar

Descrição

Com uma cobertura de glacê branco, este bolo é ideal para uma festividade muito especial.

Ingredientes

375 g
farinha de trigo
4 c. chá
fermento em pó
1 c. chá
sal
225 g
manteiga amolecida
675 g
açucar

Instruções de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unta três formas de 20 cm e forra as bases com papel vegetal.

Primeiro faça a massa.
Peneire a farinha, o fermento e o sal numa tigela. Bata a manteiga até ficar macia numa batedeira elétrica. Adicione 450g de açúcar e bata até obter uma mistura leve e fofa.

Adicione cerca de um terço da farinha peneirada, juntamente com cerca de um terço do leite e continue a misturar suavemente, em terços, até que toda a farinha e o leite é bem misturada. Em seguida, junte o extracto de baunilha.

Bata as claras em castelo. Quando obter uma espuma, adicione o restante do açúcar e depois bata até obter picos firmes e brilhantes. Misture um as claras cuidadosamente na massa.

Deite a massa nas formas preparadas e leve ao forno por 30 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada bolo saia limpo. Retire do forno e deixe arrefecer por 10min. Solte os lados de cada forma com uma faca e remova cuidadosamente os bolos antes de os colocar sobre uma grelha para arrrefecer completamente.

Para o praline, forra uma assadeira com papel vegetal e reserve. Coloque o açúcar numa frigideira e espalhe as avelãs sobre o açúcar. Coloque a panela em lume médio para permitir que o açúcar se caramelize, girando a panela de vez em quando para garantir que caramelise tudo uniformemente. Cozinhe até que o açúcar esteja completamente derretido e obter uma cor dourada profunda e as avelãs estiverem revestidas uniformemente. Transfira-os para a assadeira preparada. Antes do caramelo endurecer, separe cerca de 10 grupos de 4 a 5 avelãs para decorar.

Usando dois garfos, afaste as avelãs restantes e deixe o praline arrefecer completamente. Quando estiver arrefecido, quebre o praline com as mãos e, em seguida, coloque os pedaços num processador de alimentos e bata até que se assemelha um pouco a pão ralado.

Para o creme, coloque o açúcar numa panela com o gemas de ovos, o leite, a farinha de milho e o extrato de baunilha. Leve apenas a ferver, mexendo o tempo todo. Reduza o lume e continue a mexer até engrossar. Retire imediatamente do lume antes de transferir para uma tigela e deixe arrefecer completamente. Numa tigela, bata o creme apenas até obter picos duros.

Adicione o praline ao creme e misture. Em seguida, junte cuidadosamente as natas. Cubra e coloque no frigorífico até que esteja pronto para usar.

Para montar o bolo, coloque um dos bolos num prato de bolo. Espalhe metade do creme de praliné, cubra com um segundo bolo. Espalhe a outra metade do creme sobre o bolo e com a parte superior do terceiro bolo. Use um pincel para afastar qualquer excesso de migalhas do bolo.

Para a cobertura, coloque todos os ingredientes numa tigela. Adicione 2 colheres de sopa de água fria e coloque sobre uma panela com água fervida. A bacia deve sentar-se confortavelmente sobre a panela, com a sua base suficientemente elevado acima da água, não entrando em contacto. Bata lentamente à mão até que o açúcar se dissolver completamente, e a mistura ficar espumosa.

Continue a aquecer e bata até a mistura atingir os 60ºC quando medida com um termómetro de açúcar - o que irá levar cerca de 4 minutos. Se não tiver um termómetro, quando obter uma aparência branca, brilhante e comece a engrossar, retire a tigela da panela e despeje a mistura na tigela da batedeira eléctrica. Bata em alta velocidade durante cerca de 3-5 minutos, ou até que a cobertura fique muito grossa, brilhante e arrefecida.

Espalhe a cobertura com uma espátula quente e húmida sobre a parte superior e em torno de todos os lados do bolo, cobrindo-o mais uniformemente possível.

Decore a borda superior do bolo com as avelãs reservadas.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária