Bolo Irish coffee | A Nossa Vida

Bolo Irish coffee

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Doce/ Açúcar

Descrição

Servido em chávenas de chá, o bolo com um molho de uísque e chantilly, é definitivamente uma sobremesa única.

Ingredientes

125 g
manteiga amolecida
125 g
açúcar mascavado
2
ovos
1 c. sopa
essência de café
125 g
farinha de trigo
1 c. chá
fermento em pó
150 ml
natas batidas para servir
125 g
açucar (molho)
150 ml
natas
50 ml
uísque irlandês

Instruções de preparação

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Unta o interior de quatro chávenas com manteiga.

Bata a manteiga até ficar macia. Adicione o açúcar e bata até obter uma mistura leve e fofa. Bata os ovos juntamente com a essência de café numa tigela pequena por apenas alguns segundos e, gradualmente, acrescente-os à mistura de manteiga, batendo o tempo todo.

Peneire a farinha e o fermento em pó e junte com cuidado para combinar. Divida a mistura entre as chávenas de chá e coloque-os numa assadeira. Deite água fervida na assadeira até meio das chávenas. Em seguida, leve ao forno por 25-30 minutos ou até que o centro de cada bolo esteja elástico ao toque.

Para o molho, coloque o açúcar numa panela com 75ml de água e deixe ferver, mexendo para dissolver o açúcar. Aumente a temperatura e deixe ferver sem mexer, até que a calda fique dourada, com cor de caramelo. Cozinhe o molho apenas até que comece a fumegar. Pode ser necessário rodar a panela, em vez de mexer a mistura, para que no fim fique uniforme.

Abaixe o lume e imediatamente misture as natas e o uísque. Pode precisar aquecer alguns segundos em lume baixo para ajudar a dissolver o caramelo.

Quando os bolos estiverem prontos, retire do forno e deixe arrefecer por alguns minutos. Sirva com o molho de uísque quente e uma colher de chantilly.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária