Pizza de endívia | A Nossa Vida

Pizza de endívia

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Massa

Descrição

Uma pizza coberta, recheada com endívias.

Ingredientes

1 1⁄4 kg
endivias
450 g
massa de pizza em temperatura ambiente
6 c. sopa
azeite
5
dentes de alho finamente picado
280 g
queijo Fontina ralado

Instruções de preparação

Coloque a grelha do forno na posição mais baixa e pré-aqueça o forno a 200ºC.

Unte levemente uma forma com azeite.

Cozinhe as endívias numa panela de 8 litro de água fervida com sal, descoberta, até ficar macia, cerca de 5 a 10 minutos. Escorra numa peneira e, em seguida, mergulhe o coador numa grande tigela de água com gelo para parar o cozimento. Escorra novamente e pressione suavemente para remover o excesso de água. Transfira as endívias para uma grande toalha de cozinha e, em seguida, reúna os cantos e torce fortemente para retirar o máximo do líquido possível.

Corte um terço da massa (mantenha a massa restante coberta com película aderente) e coloque-a numa forma de bolo, cobrindo a parte inferior. Pincele com 1 colher de sopa de azeite e pique com um garfo. Asse até dourar, cerca de 8 a 10 minutos. Deixe repousar a base na forma.

Enquanto isso, aqueça 1/4 chávena de azeite numa frigideira em lume alto até ficar moderadamente quente, mas não fumar. Refogue o alho, mexendo ocasionalmente, até dourar, cerca de 30 segundos. Adicione as endívias, 1/4 colher de chá de sal e 1/4 colher de chá de pimenta e refogue, mexendo, cerca de 4 minutos. Transfira para uma tigela rasa para arrefecer um pouco, cerca de 15 minutos e, em seguida, misture o queijo.

Espalhe sobre a massa enchendo a forma, deixando uma pequena borda. Estenda a restante massa num círculo numa superfície levemente enfarinhada. Cubra o recheio com a massa, dobre a aresta sob a base inferior para fechar completamente o recheio. Pressione as bordas para selar. Pincele com o restante azeite e leve ao forno até dourar, cerca de 15 a 20 minutos.

Passe uma faca fina afiada em torno da borda da forma. Inverta uma grelha sobre a forma e, usando luvas de forno e que prende a bandeja e cremalheira com firmeza, retire a pizza da forma. Deixe arrefecer 15 minutos antes de servir. Deslize de pizza sobre uma tábua e corte em fatias.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária