3 razões para não aquecer o café numa cafeteira
A cafeteira de café é um acessório muito útil para se ter em casa ou no próprio local de trabalho. Trata-se de um aparelho excecional que é responsável pela preparação de um café fresco e saboroso. Conheça 3 razões para não aquecer o café numa cafeteira e mantenha a originalidade dos aromas e sabores do seu café.
O melhor café é aquele que é preparado e extraído no momento, uma vez que apresenta todas as suas faculdades principais: a fragrância, o corpo, a riqueza, a acidez e a suavidade. Para saborear uma chávena de café, é necessário que o café seja o mais fresco possível e, como tal, nunca deve ser aquecido numa cafeteira. Das várias causas que existem para não aquecer o café numa cafeteira, destacam-se as 3 razões seguintes:
- Provoca o aparecimento de borras de café
A preparação e a extração de um café é, para muitas pessoas, uma forma de expressão. E é em nome desse estatuto artístico que as pessoas adquirem os melhores grãos de café disponíveis no mercado para preparar uma chávena de café perfeita. No entanto, é de realçar que ao aquecer um café, independentemente da qualidade do mesmo e dos seus grãos, as borras de café da utilização anterior acabam por vir ao de cima e isso faz com que o café perca a sua essência e caráter originais. A presença de borras de café numa chávena é muito desagradável e provoca um enorme dissabor e amargo de boca.
- Diminui o sabor original do café
Quando o café é extraído pela primeira vez, a passagem de água quente sobre os grãos de café leva consigo os seus sabores principais, que foram adquiridos durante o processo de torrefação. Esta operação faz com que se obtenha uma chávena de café exclusiva, com aromas extraordinários. Contudo, quando um café é aquecido, ele perde substancialmente a sua qualidade e sabor original. Assim sendo, o café aquecido adquire um gosto obsoleto e sensaborão e não reflete a verdadeira essência de uma variedade específica de café.
- Conduz ao entupimento da cafeteira
Depois de ter preparado um café, tenha em mente que ele não deve ser novamente aquecido numa cafeteira de fazer café, pois, ao fazê-lo, correrá um sério risco de a entupir. O líquido de um café frio é mais denso do que a própria água e isso vai fazer com que se acumulem sedimentos e impurezas no filtro da cafeteira, impedindo a passagem e a fluidez do próprio café. Como consequência, o filtro da cafeteira fica entupido e o café começa a transbordar, sujando tudo o que se encontra à sua volta. Esta situação desgasta as peças da cafeteira e obriga a uma limpeza da mesma e de todo o seu espaço envolvente.
Estes são os motivos principais pelos quais um café não deve ser aquecido, uma vez que isso afeta o seu aroma, paladar e frescura originais. Deve optar por preparar sempre um café fresco para se deliciar com todos os prazeres que uma boa chávena de café lhe oferece.
Comentários (0)