Como limpar e cuidar das paredes pintadas
As paredes lá de casa poderão manter-se como novas durante anos, tudo dependerá de como cuidarem delas. Descubram alguns truques que ajudarão as vossas paredes a permanecerem jovens durante mais tempo.
Tinta fresca, durante quanto tempo?
Depois de uma parede ser pintada, poderá demorar até 4 semanas a secar completamente, por isso evitem qualquer tipo de limpeza neste período.
Como evitar a humidade nas paredes?
A resposta é muito simples, é necessário deixar ar fresco circular nesse local, para que não se formem pontos de humidade, levando a tinta a descascar e a cair pouco a pouco. Se não for possível arejar o local, deverão colocar um desumidificador para remover a humidade em excesso.
Quando limpar as paredes?
Logo que percebam que a parede tem uma mancha deverão limpá-la o mais rápido possível, pois quanto mais tempo deixarem a mancha por limpar, mais difícil será de remover. Manter o pó fora das paredes aspirando-as com um acessório especial ou passando um Swiffer é uma boa forma de evitar manchas indesejadas, pois o pó entranha-se nos poros da tinta e nas dedadas gordurosas que ficam sempre que se coloca uma mão na parede. Logo que vejam uma mancha, nem que seja uma pequena dedada, limpem de seguida. Se for hábito fumar em casa deverão de limpar ainda mais vezes as paredes para evitar as manchas provocadas pelo tabaco.
Como limpar as nódoas das paredes?
Para começar, peguem num recipiente com um pouco de água, num pano branco ou numa esponja não-abrasiva ou mesmo num toalhete de papel, e esfreguem um pouco o pano húmido sobre a nódoa de forma suave. Se não conseguirem remover a nódoa, então coloquem num recipiente um pouco de água e algumas gotas de detergente da loiça, dissolvam, mergulhem a esponja na solução, removam o excesso de água e passem de novo sobre a mancha. Se mesmo assim a mancha da parede ainda persistir, deverão aplicar algumas gotas de sabão da loiça diretamente no pano ou esponja húmida e voltar a tentar limpar a mancha. Se não conseguirem remover a nódoa então experimentem, como derradeira tentativa, colocar diretamente algumas gostas de sabão na nódoa. Se mesmo assim não conseguirem terão de usar um solvente; no entanto, quando comprarem um solvente, perguntem na loja de tintas como o deverão aplicar, pois poderá modificar a superfície da tinta, ficando mais tarde a notar-se a diferença. Depois de a nódoa ter sido limpa com o solvente, passem um pano húmido em água fria no local e limpem bem o solvente, pois se for deixado muito tempo poderá danificar a pintura. Poderão também fazer um solvente em casa se adicionarem 1 colher de amónia em 1,5L de água fria. Porém, antes de o colocarem na mancha, experimentem sempre o solvente numa pequena superfície que não se vá notar, para o caso dele ser demasiado abrasivo.
Como tratar os diversos tipos de nódoas?
Existem basicamente 2 tipos de nódoas que costumam surgir nas paredes: gordura e humidade. Usualmente um pano húmido em água fria consegue remover manchas de insetos esmagados, vinho, lápis, etc; todavia, manchas de gordura como batom, lápis de cera, graxa, manchas de comida com gordura, não são propriamente boas candidatas à simples água, nestes casos será necessário usar detergente da loiça para as conseguir remover na integridade.
E nódoas que não saem?
O que torna uma nódoa permanente numa parede pintada é exatamente o que faz com que a tinta também se torne permanente na mesma parede. Por isso, tentem até conseguir: comecem com água, passem para líquido da loiça ate às opções mais radicais como o uso de solvente ou o uso de uma esponja abrasiva. Contudo, quando optarem por usar um método de limpeza mais abrasivo, dificilmente o conseguirão fazer sem terem de repintar o local. Mas, antes de voltarem a pintar o local com a tinta certa, passem primeiro um primário anti-nódoas para que a nódoa não volte a ressurgir.
E marcas ou riscos provocados pelos pés das cadeiras e quadros?
Para este tipo de situações o ideal é evitá-las, colocando protetores nos pés e na parte posterior das cadeiras, pendurar os quadros em dois suportes em vez de apenas um evitará que o quadro se mova e que marque a parede. Para marcas já existentes nas paredes, poderão sempre dar uns retoques com restos de tinta que sobraram da pintura prévia. Contudo, mantenham estes retoques ao mínimo e os mais suaves possíveis para que não fiquem com as paredes às manchas. Isto deve ser feito com uma pequena esponja ou com um pincel muito pequeno para não caírem na tentação de pintarem uma superfície maior que a própria mancha, algo que se notará.
Qual a melhor tinta para limpar e a mais resistente?
Quanto mais brilhante for a tinta, mais polímero de látex contém. Quanto mais suave for a superfície mais resistente se torna às marcas de água e aos aglomerados de pó e gordura pois menos rugosidade existirá. Por isso, se optarem por um acabamento liso, especialmente na cozinha e nos locais com mais movimento da casa é a melhor forma de manter as manchas longe das paredes durante mais tempo. Contudo, tenham em mente que quanto mais polímero de latex tiver a tinta mais refletora e brilhante se torna.
Como evitar ao máximo problemas futuros com a pintura?
Deverão começar pelo início: a parede deve ser preparada ao máximo detalhe antes de ser pintada. Não tenham pressa para pintar; as paredes devem de ser bem limpas, pois existem sempre impressões digitais gordurosas à volta dos interruptores, teias de aranha nas esquinas, sabão nas paredes da casa de banho, manchas de fumo e de gordura nas paredes da cozinha, etc. Pintar não faz desaparecer este tipo de marcas, por isso nesses locais, se não forem bem limpos e aplicado um primário anti-nódoas, é certo que a pintura não ficará bem feita. Para além disso é necessário usar materiais bons e adequados, como bons pincéis e bons rolos; para isso devem sempre pedir conselhos à pessoa do local onde os comprarem, que também deve ser um local especializado. De outra forma arriscar-se-ão a encontrar fibras dos pincéis ou do rolo embutidos na tinta, depois de ela estar seca.