Como escolher um carro amigo do ambiente
Se está na altura de trocar o carro por outro mais recente, tenha em conta algumas recomendações ecológicas, para garantir que escolhe um automóvel que seja realmente mais do que um meio de transporte, sendo, acima de tudo, uma forma de se deslocar, mas respeitando sempre o meio ambiente.
Atenção aos “pequenos detalhes”
Quando procuramos um automóvel novo, é normal que tomemos especial cuidado com a marca, a cor ou até mesmo a cilindrada do veículo. No entanto, se realmente quer um carro que seja amigo do ambiente, esteja atento aos pequenos detalhes que podem fazer toda a diferença:
- Opte por um carro totalmente elétrico ou então por um híbrido.
- Os carros elétricos são propulsionados utilizando motores elétricos, não emitem gases nocivos ao ambiente e também são menos ruidosos, uma vez que os motores elétricos geralmente são mais silenciosos que motores de combustão interna.
- Os chamados carros híbridos são aqueles que, por combinarem o uso da bateria com o do combustível, acabam por consumir muito menos combustível, implicando um custo inferior por cada quilómetro percorrido em termos financeiros e ecológicos.
- Os automóveis mais leves e resistentes, com componentes de fibra de carbono, consomem menos e são também menos poluentes.
- Os pneus de sílica em alta pressão e as baterias de xénon ou flúor são bem mais amigos do ambiente.
- Os bancos em látex não envolvem a utilização de produtos derivados do petróleo, que são altamente prejudiciais para o meio ambiente.
- Veículos que tenham na sua composição plásticos fabricados a partir do bagaço da cana-de-açúcar são mais sustentáveis e não poluem o meio ambiente, além de serem muito mais simples de reciclar.
- Pondere a aquisição de um carro elétrico, avaliando as suas vantagens e desvantagens.
Gasóleo vs gasolina
Se ainda não vai comprar um carro elétrico ou híbrido e ainda vai repensar sobre os motores de combustão interna, então a resposta é clara: prefira sempre o gasóleo. Este combustível polui muito menos que os restantes, que são derivados de combustíveis fósseis, para além de ser renovável e utilizar fontes vegetais para a sua fabricação. É importante ainda referir que, ao escolher um automóvel Flex, que aceita tanto a gasolina quanto o álcool como combustíveis, estará a garantir a emissão de menos 70% de gás carbónico do que os restantes veículos.
E se for um automóvel usado?
Caso opte por um veículo em segunda mão, e já que o uso anterior pode apresentar algumas condicionantes, é importante que:
1. Verifique se a viatura tem toda a manutenção realizada, se tem peças recentes e se o catalisador se encontra em boas condições, de forma a evitar um consumo excessivo e a libertação de gases que podem ser perigosos para a camada do ozono.
2. Confirme que as rodas do veículo estão alinhadas, pois, caso não estejam, irá ser exigido um esforço acrescido ao motor, fazendo com que o carro consuma e polua muito mais.
3. Opte, se possível, por um automóvel que tenha indicador de consumo no painel de navegação, de forma a controlar os gastos e as efetivas consequências ambientais.
4. Procure um veículo que emita a menor quantidade possível de dióxido de carbono, substância esta que não só prejudica o meio ambiente, como também a saúde humana.
5. Optar por um carro amigo do ambiente é uma excelente maneira de tornar todas as deslocações do dia-a-dia, bem mais ecológicas!
Boa viagem!
Comentários (0)