Viver na Holanda | A Nossa Vida

Viver na Holanda

Retrato de AID
25.09.2012 | 13:51
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Gostaria de saber se alguém que ande por aqui que viva na Holanda.

Nos últimos tempos cá por casa tem se pensado em emigrar, toda a gente sabe que cá por Portugal as coisas não estão famosas...

Ainda não temos certeza se vamos sair realmente e para onde vamos, mas estamos a tentar compilar informação sobre os diversos países que estabelecemos como possíveis locais de destino.

Sendo assim gostaria de saber como esta a Holanda a nível de emprego, se é fácil arranjar trabalho e em que áreas?
Se na Holanda dão muito valor a saber "Holandês" (não sei se é esta a língua que se fala) ou nos primeiros tempos basta o inglês?
Como são os preços de habitação, transportes e bens de primeira necessidade?


Retrato de Daniela2011
Ter, 25/09/2012 - 17:28
Daniela2011:
Membro desde: 20.11.2010

Em qualquer País que vá ,é de extrema importância saber o idioma .Não são eles que dão valor , você é que tem de ter esse valor ;))

Retrato de AID
Ter, 25/09/2012 - 18:15
AID:
Membro desde: 27.08.2008
Daniela2011 wrote:

Em qualquer País que vá ,é de extrema importância saber o idioma .Não são eles que dão valor , você é que tem de ter esse valor ;))

Sim, mas tendo em conta que aqui onde vivo nunca vi cursos de "holandês", a tirar seria só no destino e como tenho conhecimento que quase toda a gente fala o inglês fiz essa pergunta...

Ana

Retrato de PB.EQ
Ter, 25/09/2012 - 20:33
PB.EQ:
Membro desde: 20.08.2009

Quase todas (se nao todas) as pessoas holandesas falam ingles fluente. O Holandês, como lingua, tem a sua devida importãncia, claro. é optimo se souberes ingles e holandês, é preferivel, dá te "curriculo" e ajuda-te no dia a dia.

Posso te dizer que o custo de vida nao varia mto do Nosso...isto é, se comprares no supermercado e cozinhares em casa, porque se quiseres ir jantar fora reserva aí uns 20/25€ por pessoa (excuindo fast food). Rollingeyes

As rendas, dependendo do tipo de casa, localidade, etc, têm tendencia a serem beeeem mais caras que em Portugal; costumam pedir 3 meses adiantados.

Se fores contratada por uma empresa portuguesa, tens que vir a Portugal pelo menos durante 3 meses ao fim de 5 anos de permanência. Atenção aos impostos....muuuito cuidado com o IRS porue se for conjunto (em casal) e tiverem bens em portugal e quiserem descontar para a Nossa Seg. Social, tens que validar os ganhos Holandeses em Portugal...(Não sou perita nisto, mas pelo conhecimento que tenho é assim que funciona). Timeout

O tempo é sempre frio e é raro estar um dia aberto, costuma estar smp cinzento. Phbbbbt

As superficies comerciais fecham todas as 17h, excepto no ultimo fim de semana de cada mês. So encontras alguns supermercados abertos.

É um pais belissimo e cheio de cultura. Mente aberta é necessario porque sao muito 'pra frentex,lol. Wink

ESpero ter ajudado.

Felicidades e Boa sorte. Hug

Retrato de AID
Qua, 26/09/2012 - 13:40
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Muito obrigada.

Mas diz-me uma coisa, é possível ir trabalhar/viver para a Holanda e descontar pela Segurança Social de lá?

Não sei se sabes mas li algures sobre um seguro de saúde obrigatório na Holanda, mas não percebi bem se era para toda a gente... Podes ajudar-me?

Ana

Retrato de PB.EQ
Qua, 26/09/2012 - 14:04
PB.EQ:
Membro desde: 20.08.2009

Olá.

Sim,podes e deves descontar lá. Mas se quiseres desontar aqui tb, por beneficios, descontas nos dois e depois és prejudicada no IRS. É um pouco confuso, mas se tiveres um bom contabilista informa-te junto dele.

O seguro, penso que falas do Cartão de Saude Europeu, acho que consegues obte-lo na loja do cidadão. Serve para teres auxilio médico em qualquer pais da União Europeia, faz o mesmo efeito que o Nosso cartão de utente cá em Portugal.
Só conheço este cartão, seguro mesmo, não sei... não conheço, mas penso que se entrares em contacto com a embaixada Holandesa te conseguem ajudar.

http://portugal.nlembaixada.org/

Retrato de Carimax
Qua, 26/09/2012 - 21:52
Carimax:
Membro desde: 18.10.2008

Já vivi na Holanda e por norma não aceitam o cartão europeu de saúde. Pagas e tens que pedir o reembolso ao estado português. E porquê? porque alegam que demoram muito tempo a receber o dinheiro.
Nunca vi um Holandês a fazer esse cartão...nem sei se terão! Thinking

Se vais viver/trabalhar tens que fazer um seguro de saúde normal que anda pelos 100euros por mês. Se tiveres poucos rendimentos podes pedir o zorgtoeslag e devolvem parte do valor mensal.
Se não aprendes o Holandês...das duas uma ...ou só te relacionas com emigrantes ou vais trabalhar numa multinacional! Os locais esyão com emigrantes pelos cabelos. Worried

Penso que já acabaram com isto mas há um curso de iniciação ao Holandês chamado o Inburgeringcursus....e é bom para dar os primeiros passos! .)
Senão começa por algum lado e inscreve-te num curso em portugal ou arranja uma prof.privada. Em Lisboa sei que havia na faculdade de letras!

Boa sorte! Smile

Retrato de AID
Qui, 27/09/2012 - 21:14
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Muito obrigada.

Eu faço contas de qualquer que seja o país, que eventualmente vá, aprender a língua nativa, mas nesta altura, que ainda nem sei se vou sair daqui para algum lado ou quando vou, não vou estar a investir (que imagino que aulas particulares não sejam propriamente baratas) num curso de uma língua que não sei se alguma vez vou chegar a utilizar.

Mas quando dizes que na Holanda estão com os imigrantes pelos cabelos, que queres dizer? Existem lá muitos imigrantes desempregados?

Ana

Retrato de Carimax
Qui, 27/09/2012 - 22:06
Carimax:
Membro desde: 18.10.2008

Estão cheios de emigrantes! Uma boa fatia da população! Quando há prosperidade...tudo mais ok! Quando começa a faltar algum trabalho ou o preço da mão-de-obra é pressionado pelo emigrante barato ou o emigrante ocupa cargos de chefia...os Holandeses ressentem-se! O mesmo que cá, no fundo! Wink

Post