Viajar com um gato no avião, primeira vez. Ajuda! | A Nossa Vida

Viajar com um gato no avião, primeira vez. Ajuda!

Retrato de AS23
23.06.2015 | 12:15
AS23:
Membro desde: 23.06.2015

Boa tarde. Smile Tenho um gatinho com cerca de um ano e meio e queria viajar com ele de avião. Mas Estou um bocado receosa, porque embora já tenha lido todas as noticias sobre como o transportar nas várias companhias, nada melhor do que me aconselhar com alguem que viaje regularmente. Eu tenho uma caixa para o transportar, não sei bem as medidas daquilo, mas penso que não poderá ser mais pequena se não ele não cabe, porque ele é gordinho. É daquelas caixas duras de plástico, porque as outras que são de tecido tenho receio que ele as rasgue.. Outra coisa que tenho duvidas é sobre vacinas, etc, pois eu não sei a data certa que irei viajar com ele. Tanto pode ser no próximo mês, como daqui a dois ou 3.
As companhias onde eu poderei viajar que se pode levar animais é a swiss, a TAP e a Transavia.

Obrigada. Smile


Retrato de Jcgs
Ter, 23/06/2015 - 14:49
Jcgs:
Membro desde: 10.07.2013

Uma viagem vai causar sempre algum stress no gatinho. Se for de férias apenas uns dias não seria melhor deixa-lo cá ao cuidado de alguém? Os gatinhos não são como os cães, gostam de ter o seu espaço, gostam da rotina e não reagem muito bem a mudanças repentinas...

Retrato de AS23
Ter, 23/06/2015 - 16:15
AS23:
Membro desde: 23.06.2015

Não pode ser, isso é o que tenho feito sempre. mas da próxima vez será uma viagem definitiva e terei mesmo de o levar Confused

Retrato de M Francisca Moura
Seg, 06/07/2015 - 12:21
M Francisca Moura:
Membro desde: 06.07.2015

Olá!

Penso que as medidas da caixa não estão estipuladas, apenas têm de ser as suficientes para proporcionar conforto ao animal (que lhe permita virar-se lá dentro caso lhe apeteça).

Em relação às vacinas e aos documentos necessários depende do país para onde vai viajar. Há regras especificas para cada país, que normalmente podem ser acedidas nos sites das embaixadas.

Na maioria dos casos, à saída de Portugal os animais devem-se acompanhar de um certificado sanitário, certificado de importação e cumprir com as condições de transporte exigidas pela companhia aérea que se destina.

Caso seja dentro da UE o gato tem de levar o microchip e depois disso deverá levar a vacina da raiva, havendo por vezes a exigência de uma prova serologica para controlo dos anti-corpos vacinais.

Mas tudo depende para onde o animal vai viajar Wink

Retrato de AS23
Seg, 06/07/2015 - 17:42
AS23:
Membro desde: 23.06.2015

Eu é para viajar da França para portugal. Eu ja fui ao veterinário com ele, fez-lhe duas vacinas e já me preenchi o boletim. Mas o meu nome ficou com um pequeno erro, como é português o veterinário não devia ter percebido bem e só dei conta do erro quando cheguei a casa, mas é so uma letra no meu apelido, espero que não impliquem com isso. Ele disse-me que a caixa convinha ser daquelas de tecido maleáveis, porque as outras poderão de ir ter que ir para o porão. Mas como é gato, lá está, tenho sempre aquele receio por causa das unhas ^^

Retrato de Jcgs
Seg, 06/07/2015 - 21:43
Jcgs:
Membro desde: 10.07.2013

Talvez fosse boa ideia dar-lhe um sedativo/calmante. Assim ele fazia a viagem a dormir e não ficava tão stressado.

Retrato de angelaval
Dom, 12/07/2015 - 13:58
angelaval:
Membro desde: 18.04.2008

Olá!!!

Viajei muitos anos com uma gatinha, quando estava na universidade, que entretanto já faleceu :S.
Sou dos Açores e viajávamos as duas cerca de 6/ 7 vezes por ano, maioritariamente na SATA Internacional e na TAP.
As medidas da transportadora e do peso do animal são definidas e dependem da companhia, por exemplo na TAP podia transportar um animal até 7 kg, e na SATA teria que ter no máximo 5 kg (conjunto transportadora+animal). Mas tudo isso dependia de quem me fazia o check-in, por vezes pesava 4 kg, outras vezes 6 kg. Era a boa vontade de quem lá estava. Por isso será melhor ser uma transportadora de pano, será mais leve e têm dimensões mais reduzidas. Se por acaso ultrapassar o peso, pode ser que quem lhe faça o check-in tenha alguma sensibilidade e perceba que uma transportadora de pano não poderá ir para o porão. E muito dificilmente ele a irá rasgar, aquilo tem alguma resistência. Caso tenha dúvidas corte as unhas ao bichano
Quando fizer a sua reserva junto das companhias aéreas que vai utilizar faça também a reserva para o gatinho na cabine, terá que fornecer as dimensões da transportadora e o peso. Assim evita que lhe neguem a ida do gatinho consigo na cabine, pois existe um limite para animais na cabine que se for ultrapassado os execedentes vão para o porão. Assim assegura que ele vai consigo. Na altura da reserva pergunte também o que é necessário em termos de vacinas e declarações, eles normalmente sabem esclarecer. A mim só era necessário a vacina da raiva e o certificado sanitário, mas eu viajava dentro de Portugal.
Em relação ao erro no nome, acho que não se deve preocupar. Eles olham com mais atenção para as vacinas do que para isso.
No que toca ao calmante, acho que deve ficar ao seu critério. Conhece o seu bichano melhor que ninguém e sabe como ele reage em situações diferentes. Eu nunca dei nada à minha gatinha. Da primeira vez que viajámos a veterinária aconselhou a não dar nada para ver como ela reagia. Como se portou bem nunca foi preciso. Mas também estava muito habituada Smile

Espero que tenha ajudado.

Uma boa viagem e que corra tudo bem!

Retrato de AS23
Qua, 15/07/2015 - 19:32
AS23:
Membro desde: 23.06.2015

Olá!! Muito obrigada. Ajudou bastante. Eu penso que esta tudo em ordem, porque o veterinário ja esta habituado a estas coisas e ele disse-me que estava tudo pronto para ele poder viajar. Vai ter mesmo de ser assim uma caixa dessas de tecido, ele nunca viajou, mas sempre que foi ao veterinário e andou no carro, embora pouco tempo nunca se manifestou muito, sempre se manteve quieto e calado.
Mas bem, no avião sempre será diferente, além disso tem de estar cerca de 5 ou 6 horas fechado, porque é o tempo de ir ate ao aeroporto, estar a espera do avião, etc, e isso também me preocupa um bocado.. estar ali sem se mexer!! São vários receios que tenho!

Retrato de Marshmallow
Ter, 21/07/2015 - 10:48
Marshmallow:
Membro desde: 27.11.2011

Penso que a angelaval já explicou tudo, de qualquer forma venho só reforçar um conselho aqui já dado e alertar para outro aspeto.

Pensa na possiblidade de teres de dar um calmante ao gatinho. Tenho uma gatinha e ela viaja de vez em quando comigo, de carro ou comboio, e as experiências são completamente diferentes. A minha gata adora andar de comboio, até dorme se for preciso. Já de carro ela detesta, vai a viagem TODA literalmente a miar, mas a miar grosso.

Não sei como é no avião, mas imagina que o teu gato faz a viajem toda a miar, calculo que nem tu nem os restantes passageiros irão achar muita graça.

Retrato de AS23
Ter, 18/08/2015 - 19:27
AS23:
Membro desde: 23.06.2015

Olá, surgiu me uma dúvida é talvez me possa ajudar. O meu gato finalmente vai viajar comigo no porão,não arranjei nenhuma gaiola para a cabine e comprei o bilhete do porão. Una dúvida é, onde é que espero pelo meu gato depois no aeroporto di Porto? Onde é que tenho de o ir buscar? Tenho medo dessas coisas