Olá a todos...
Estamos no meio de uma situação complicada... O que é que na vida não é complicado???
Temos a nossa casa em Santo António de Cavaleiros, Loures, acontece que queremos aumentar a família e queríamos uma casa com pelo menos 2 quartos (a casa que temos agora é um T1). ADORO a minha casa, está-me a custar muito pensar que tenho de me desfazer dela...
Acontece que não temos orçamento para suportar 2 rendas, ou seja se calhar a melhor forma sería a troca de casa (permuta), acham que é viável? É que por mais que leio só vejo benefícios e estou a achar muito estranho! "Quando a esmola é muita o pobre desconfia!)
Alguém já passou por uma situação idêntica? Como resolucionou? A permuta funciona?
Estás a falar em entregar a casa ao construtor e pagares o excedente da nova? se for isso duvido que to façam pois o mercado está em crise. Ou então se o fizerem será por um valor significativamente mais baixo do que o valor real da tua actual casa. O problema é que os avaliadores tb estão a avaliar tudo muito por baixo e os bancos muitos já não emprestam 90% do valor da avaliação. Acresce ainda a isto tudo que os bancos estão sem dinheiro. Para teres uma ideia eu tenho a construção da minha casa ainda no papel porque está tudo aprovado mas estou há semanas à espera que o banco me apresente a proposta. Inclusive já me disseram que não sabem se me conseguem emprestar a primeira tranche na totalidade para a compra do terreno... isto está muito mau.
Outra coisa que se calhar te estás a esquecer é o seguinte: imagina que o teu apartamento vale 100.000 e a moradia é 200.000. Em teoria será o apartamento + 100.000. Mas para entregares o apartamento ao construtor ele tem que estar pago ao banco. Ou seja tens que pedir na mesma 200.000 de empréstimo. Pagas o apartamento ao banco, entrega-lo ao construtor junto com o resto que pediste ao banco. E se o teu apartamento valer mais quem fica a ganhar é o construtor.
Ontem foi lá a casa um representante da imobiliária.
Pedi permuta ou venda... Vamos lá ver no que dá...
A indicação que me deram na imobiliária foi que eu ficava com o crédito da nova casa e a pessoa que trocasse comigo de casa ficava com o meu crédito, eu obviamente se quero uma casa maior terei de pagar mais de crédito...
Sem stresses, sem muitas expectativas, vamos ver no que dá...
TichaR wrote: Ontem foi lá a casa um representante da imobiliária.
Pedi permuta ou venda... Vamos lá ver no que dá...A indicação que me deram na imobiliária foi que eu ficava com o crédito da nova casa e a pessoa que trocasse comigo de casa ficava com o meu crédito, eu obviamente se quero uma casa maior terei de pagar mais de crédito...
Sem stresses, sem muitas expectativas, vamos ver no que dá...
Então mas queres vender a tua a alguém ou queres fazer permuta por exemplo com o construtor? Se venderes a tua casa a alguém é como dizes. Mas vender e permutar são coisas diferentes. Se o construtor assumir a dívida da tua casa não está a ganhar dinheiro. Está a assumir uma dívida tua. No caso de ser permuta com o construtor não é como te informaram. Tens que pagá-la ao banco primeiro para a entregares ao construtor.
Confesso que estou um pouco baralhada com isso da troca.. se calhar entendi-te mal. Mas se o cenário for este eu sei que é assim pois ainda há dias andei a assistir a essa discussão no forum da casa.
Pois não sei...
O que me informaram foi o seguinte... Se alguém da carteira de clientes da agência quiser trocar de casa comigo, ou por diminuição de despesa da renda de casa, ou por divorcio, ou por velhice, ou pelo que quer que seja, o próprio banco faz a troca de empréstimos. Claro que se por exemplo a outra pessoa já tem o crédito há mais anos que eu, terei de além de trocar de casa, dar-lhe um X em dinheiro, para a compensar da troca.
Se é verdade ou não, não sei. Eu tenho neste momento a casa à venda e para permutar, sem expectativas nenhumas, pois o banco não está a emprestar dinheiro vamos ver no que dá...
Gosto tanto da minha casa e estou cheia de pena ter de me desfazer dela, mas com a família a aumentar... Também ninguém morria, pois eu cresci a minha vida inteira com os meus 2 irmãos num só quarto.
A minha casa é um T1 e queríamos uma casa com mais um quartinho...
Sorry Carla, se me fiz entender mal...
o meu único problema é que não podemos suportar 2 rendas de casa ao mesmo tempo, ou seja, teremos ou de vender 1º a nossa, ou trocar.
Descobri esta semana que estou grávida e queria pelo menos quartinho para o bebé, mas se também não se concretizar, não é por causa disso que o bebé deixará de ser mais ou menos feliz
TichaR wrote: Sorry Carla, se me fiz entender mal...
o meu único problema é que não podemos suportar 2 rendas de casa ao mesmo tempo, ou seja, teremos ou de vender 1º a nossa, ou trocar.
Descobri esta semana que estou grávida e queria pelo menos quartinho para o bebé, mas se também não se concretizar, não é por causa disso que o bebé deixará de ser mais ou menos feliz
Não tens que pagar 2 rendas ao mesmo tempo. Eu vou começar a construir. Só quando a casa estiver feita é que começo a pagá-la ao banco, ou seja daqui a um ano na melhor das hipóteses. Nessa altura posso pedir 3 anos de carência para o apartamento que tenho agora, em que só pago os juros e tenho 3 anos para vender. Informa-te no teu banco.
ola ... olha eu comprei casa ha pouco e as coisas nao estao faceis ... nem para os bancos e construtores... mas posso te dar um conselho ... que era o que faria no teu caso ...
nao vendas a casa para qual ja tens um credito e com taxas mais baixas... ALUGA!! algume te paga a casa, concegues alugar pois por um valor acima do que pagas no emprestimo e é uam segurança para ti ... a casa é sempre tua e ninguem te a tira. pensa é um envestimento com garantias, pois muita gente tem que alugar pois os bancos nao dao emprestimos, por isso nao te vai faltar quem te queira alugar a casa... e pensa que daqui a uns anos quando o teu bebe for um adulto ... se a vida estiver super mal tens sempre aquela casa para lhe disponibilizar para ele viver ...
hoje ter um bem imobiliario é a melhor fortuna que se pode ter... pensa nisso ... é um xelente investimento ... e os bancos dao te melhores garantias na compra da nova...pois ja tens patrimonio ... apesar de ainda estar a ser paga ... mas alguem a esta a agra por ti e ainda da lucro ...garantidamente!!
Realmente é uma boa hipótese... O meu marido está farto de falar nessa hipótese, ele é da mesma opinião que tu, uma casa é um investimento. Acontece que não temos hipóteses de ter outro crédito... A não ser que alugássemos também!... Fizeste pensar... Bem... se calhar... não era nada mau!!!
Beijinhos e obrigada por fazeres esta cabecinha pensar...
sempre disponivel para ajudar!
tomem a melhor decisao ..
bjnhos e sorte
Viva:)
Já era "fã" do site onossocasamento, e agora encontrando este, mais ajuda teremos! Um excelente trabalho com estes foruns!
Passando à parte a minha opinião, vinhamos colocar um exemplo do nosso caso que envolve estas questoes aqui colocadas assim com mais um acrescimo!
1º - Possuo um emprestimo para a actual habitação que custou ha 2 anos 93mil:
2º - Dirigi-me ao banco (cgd) a pedir um emprestimo para uma Troca de Casa para um apartamento novo que tinha a avaliacao por 152mil! O emprestimo seria dado até 135mil;
Disseram-me que a CGD so poderia emprestar ate 80%, o que nao percebi pois a diferença entre o valor e o dado é 88%! Mas penso que teria algo a ver com o spread aplicavel (2.9%)!
Isto com uma carencia de 3 anos enquanto nao vendiamos a nossa e depois aumentava, claro!!
3º - Ao falar com a imobiliaria do nosso actual apartamento, falou-se na hipotese de uma permuta!
4º - O Construtor vende a casa, moradia, por 199mil e fica com a nossa entre os 75 e 80; (o que ficariamos a dever ainda 18mil do actual apartamento)
Sendo pessimista, ficaria uma diferença de 124mil!
Finalmente a pergunta!!!!
Se numa permuta o vendedor compra-nos o apartamento e paga directamente ao banco, o nosso emprestimo é so neste caso dos 124 ou temos de pedir no total da casa, 199mil que nao precisamos de tanto???
124mil são 67,8% do que pedimos e nao o limite que seria numa troca 80% (159mil)
Se for na totalidade e apesar de so pedirmos o valor ainda mais baixo que no 1, sera que a avaliacao é diferente e nos podem dizer que nao?
Desculpem o enorme email, mas ja tenho lido tanta coisa e diferente, que ja nao sei o que pensar!!!!!!!!
tenho um apartamento para permutar mas queria fazer com o construtor que ainda vai construir a vivenda é viavel
tenho um apartamento para permutar mas queria fazer com o construtor que ainda vai construir a vivenda é viavel
Se está a pensar em fazer remodelações em casa, conheça a nova rede social na área da construção civil em www.mestredobras.pt
Membro desde: 15.05.2009