Tinnitus | A Nossa Vida

Tinnitus

Retrato de GR8
16.03.2017 | 22:15
GR8:
Membro desde: 12.03.2017

Boas,

Já alguém teve Tinnitus? Um zumbido permanente em um dos ouvidos, ou no pior dos casos em ambos?

Como resolveram?

Cumpts.


Retrato de jepud
Sex, 17/03/2017 - 22:48
jepud:
Membro desde: 27.12.2016

Teste...Pensava que tinha surgido a minha resposta. Espera um pouco que irei já responder.

Retrato de jepud
Sex, 17/03/2017 - 23:05
jepud:
Membro desde: 27.12.2016

Tenho tinnitus há uns 6 anos (mais até, mas há 6 anos aumentou e piorou desde que fui a uma discoteca).

Andei muito tempo maluco, sem viver, só de ouvir aquele som metálico, agudo e agonizante A TODA A HORA. À noite ainda pior, porque era a hora de dormir e o silêncio era pior. Com o tempo, fui relaxando e ignorando o som. Depois de ter ido a uma consulta onde a doutora me disse isso mesmo (para ignorar o som), comecei aos poucos a deixar de pensar nisso. Comecei a ignorar o som, a pensar que, tal como a doutora me havia dito, que se o ignorasse ele acabaria por se tornar mais fraco e deixar de me incomodar. E assim foi. Demorei bastante tempo a largar a obsessão de estar sempre atento ao som, que era mesmo muito forte. Quanto mais o ignorava, mais fraco se tornava. Isto não era de um momento para o outro, demorei até chegar ao ponto em que estou agora: só reparo no som se me der ao trabalho disso, mas ele está lá. Se ficar atento, sei que é forte (como reparo agora por estar a escrever sobre isto), mas daqui a nada já nem o oiço.

O truque é, portanto, relaxares, deixares ir e saberes que se quanto mais relaxares mais o som deixará de te incomodar. Palavra de alguém que esteve completamente dominado e sem vida por causa do tinnitus e que agora está bastante bem! Curado não, mas ignoro por completo o som, tanto que nem me lembro que sofro de tinnitus. Demorei umas semanas até ficar 100% mentalmente OK, porque a mente aqui é o mais importante. Se tu souberes relaxar e ignorar, será ainda mais rápido.

No início, enquanto o teu sistema nervoso está alterado, tenta: 1) NÃO usar phones nem ir a discotecas, etc,etc (arrumei com as discotecas de vez, custou mas já está....nunca mais!) e 2) colocar um som de fundo (SEM PHONES!) no quarto ao dormir, caso o tinnitus te incomode: por exemplo, compra uma daquelas cascatas (uns 20 euros já compras uma) cujo som de fundo, com água, relaxa e disfarça o som do tinnitus. Ou coloca música suave a tocar no quarto, mas sempre sem phones. No meu caso, tentava pensar em coisas que me distraissem até adormecer: quebra-cabeças, ideias para fazer, etc, etc.

Se tens alguma pergunta, coloca Smile

Retrato de GR8
Sáb, 18/03/2017 - 00:42
GR8:
Membro desde: 12.03.2017

Obrigado pelo teu depoimento.

A mim aconteceu-me numa situação semelhante enquanto produzia música com headphones na minha drum machine.

Felizmente é relativamente baixo o som, mas está lá. Tenho colocado música calma para diluir quando durmo, do que li também não há solução nenhuma para isto.

Sentiste alguma vez que ele diminuiu ao ponto de quase desaparecer ou foi sempre constante?

Retrato de jepud
Dom, 19/03/2017 - 09:46
jepud:
Membro desde: 27.12.2016

Não uses headphones nem nada disso que pode piorar a situação.

Quanto ao som, ao ignorar o som ele diminuiu e vice-versa, um efeito de bola de neve positivo.

Acredita mesmo que quanto mais banalizares a situação e relaxares, o som irá enfraquecer e voltará ao normal a tua vida.

Post