Subsídio de desemprego | A Nossa Vida

Subsídio de desemprego

Retrato de MFNG
18.05.2016 | 13:48
MFNG:
Membro desde: 01.02.2010

Olá!
Estou a escrever neste fórum porque é a primeira vez (e espero que última) que me vejo numa situação de desemprego e precisava de tirar algumas dúvidas com quem eventualmente já tivesse passado pela mesma situação ou não. Fiquei desempregada em Abril e visto que a minha ex-patroa não me queria pagar o valor da indemnização a que eu tinha direito meti um processo no tribunal de trabalho. O caso ficou resolvido em finais de Abril e ganhei o processo. Acontece que entretanto nem tinha ainda recebido o documento para pedir o subsídio de desemprego. Ontem o contabilista da minha ex-patroa contactou-me ontem a pedir-me alguns dados meus para resolver a situação. Pelo que percebi ele vai entregar através da Internet pela segurança social directa. Entretanto eu em Junho durante uma semana não irei estar cá e, por isso estava a pensar em pedir o subsídio de desemprego a meio de Junho para evitarque por exemplo o centro de emprego me chame para alguma proposta de emprego e eum nao eseja ca. A minha questão é se há problema em eu pedir o subsídio de desemprego só em Junho mesmo que a segurança social já esteja avisada sobre a minha situação de desemprego? Obrigada desde já pelas respostas.


Retrato de babysitterOeiras
Qua, 18/05/2016 - 13:59
babysitterOeiras:
Membro desde: 12.03.2013

Olá,

Tem até 90 dias consecutivos a contar da data do desemprego para pedir o subsidio no centro de emprego. Se ficou desempregada em Abril, a meados de Junho ainda está a tempo.

Retrato de Bemzinho
Qua, 18/05/2016 - 15:28
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Como já foi dito tem 90 dias para pedir o subsidio, mas atenção que só recebe a partir da altura em que coloca os papeis, ou seja não é retroactivo.
Pode sempre pedir ao IEFP, dispensa de 1 mês das apresentações e outras obrigações, mas isso só pode ser feita 1 vez.