SS - Convocatória para exame medico - Comissão de Verificação | A Nossa Vida

SS - Convocatória para exame medico - Comissão de Verificação

Retrato de Tawny
25.07.2016 | 22:57
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Olá a todas,

à 4 meses sofri um acidente de automóvel, fiquei internada cerca de 3 semanas e fui operada à coluna por ter fracturado 2 vértebras (levei duas placas de titânio). Desde a minha alta que tenho estado em casa de baixa, e embora esteja a recuperar bem e já consiga ser auto suficiente, ainda sinto dores quando estou muito tempo sentada ou de pé ou quando faço alguma força. O meu emprego implica estar sempre de pé a andar de um lado pro outro, carregar pesos, e estar constantemente a baixar-me e a subir escadas, daí ainda não me sentir a 100% para regressar. Fui entretanto convocada para um exame médico pela Comissão de Verificação, e na carta dizem para levar o relatório médico e exames complementares comprovativos da minha incapacidade. Acontece que ainda não tenho o relatório médico (apenas o comprovativo em como já o pedi à alguns meses, pois também preciso dele para entregar à seguradora), nem tenho exames em minha posse. Fiz raio X, TAC e ressonância aquando do internamento mas nenhum desses exames ficou em minha posse. Sendo assim a única coisa que tenho é a minha carta de alta onde é indicado o meu acidente, o que os exames detectaram e o procedimento cirúrgico a que fui submetida. E também o comprovativo em como tive consulta como o meu neurocirurgião em meados de Maio e que este marcou nova consulta para Outubro para avaliar a minha situação, e que irei fazer novo Raio X nesse dia. Será que isto chega? Tenho receio de chegar lá e cortarem-me a baixa por falta de provas.

Obrigado desde já, beijinhos


Retrato de tita05
Qua, 27/07/2016 - 15:54
tita05:
Membro desde: 18.08.2011

Pela experiência que tenho não vai chegar.
Em primeiro lugar pede um relatório médico ao teu médico de família que será quem te está a passar a baixa, onde ele deve justificar porque continuas de baixa.
Segundo dirige-te ao hospital e solicita os exames que foram feitos, os exames são tua propriedade e por isso são obrigados a facultá-los.
Leva também a nota de alta e o comprovativo da consulta para Outubro.
Excelente seria se conseguisses falar com o Neurocirurgião para ele te passar um relatório actualizado, mas com as férias à porta não deve ser tarefa fácil e também não sei se ele é ou não acessível.
Boa sorte.

tita05

Retrato de Tawny
Qui, 28/07/2016 - 02:11
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Era exactamente o que queria fazer, mas infelizmente não fiquei internada perto de casa porque fui transferida, pelo que uma ida ao hospital pedir os exames é praticamente impossível, e também já pedi o relatório com urgência (mal sai do hospital) e o meu neurocirurgião disse-me que tinha que entregar o pedido no gabinete do utente e que poderia demorar tanto 2 semanas como meses, já vamos nos meses...inclusive já liguei para lá a ver se o meu pedido não se tinha perdido e disseram-me que continuava em lista de espera. Disse que precisava dele com urgência para apresentá-lo agora e a resposta foi "não é a única nessa situação, vai ter que aguardar, que nós enviamos para casa depois". Como não tenho médico de família, todos os meses sou atendida por um médico diferente no centro de saúde e quando tentei pedir um relatório, disseram-me que tinha que marcar consulta e só daqui a um mês...

Como se não bastasse, as poucas pessoas que conheço que foram chamadas a junta médica apresentaram-se pertissimo da minha casa, a mim mandaram-me para longe (o que não faz sentido se há um local para o mesmo efeito a 5 minutos da minha residência), e não podendo ir de carro tenho que apanhar um comboio (que para a minha coluna vai ser optimo) e ainda andar um bom bocado. Vou tentar ligar para lá a explicar a situação a ver se há hipótese de trocarem o local...

Não sei que tipo de perguntas fazem por lá porque é a primeira vez que estou de baixa, mas o que eu sei é que sim eu já ando, felizmente, e que já consigo ser auto suficiente, já consigo fazer uma vida relativamente normal. Mas o que eu também sei é que se estou mais do que um par de horas em pé tenho dores (trabalho de pé), que se tento agarrar num garrafão de 5 litros sinto logo uma guinada na zona lombar (no trabalho tenho que descarregar paletes e carregar caixas de um lado para o outro), etc etc. Vai ser lindo se com 24 anos não me deixarem curar como deve ser uma lesão na coluna, espera-me uma vida com dores. Estou agora à 4 meses de baixa, estava a pensar ficar cerca de 6, o que me foi recomendado como mínimo pelo médico devido ao meu trabalho! Não estou em casa por me saber bem não fazer nada e receber, aliás o que recebi até agora não me compensa o semestre da faculdade que não pude assistir e perdi, mas que tive que pagar, nem a carta de condução que estava a tirar e perdi por não poder ir às aulas e que já tinha pago! Enfim.

Mas uma certeza eu tenho, isto foi um acidente por parte de terceiros, que foram dados como culpados pelas seguradoras e só ainda não recebi uma indemnização porque o processo ainda está a ser tratado e ainda estão a aguardar receber o bem dito relatório médico do neurocirurgião. Estou a receber por parte da SS na condição que assim que receber da seguradora tenho que devolver os valores em questão. Se me cortarem a baixa agora, penso que seja possível estar de baixa (com dias justificados no trabalho) mas sem receber, e é isso que vou fazer, e depois caio encima da seguradora em como têm que me pagar.

Retrato de tita05
Qui, 28/07/2016 - 09:51
tita05:
Membro desde: 18.08.2011

Isso não está fácil realmente.
Mas foste operada num hospital publico? Não tens nenhum outro hospital que fique mais perto de ti? Como hj em dia os sistemas já estão interligados eventualmente podem-te conseguir imprimir os relatórios dos exames para teres alguma coisa para levar...
E no teu centro de saúde não há "casos urgentes" em que possas falar com um médico para te passar um relatório a explicar os procedimentos a que foste sujeita e que face ao teu trabalho ainda não estás em condições de ir trabalhar? Estas coisas só mesmo indo lá...vai até lá e insiste.
Realmente caso a baixa te seja "cortada" podes manter a baixa para efeitos de justificação de faltas no trabalho sendo que a mesma não é remunerada...mas é sempre chato estares sem qualquer fonte de rendimento quando tens justificação para continuares de baixa.
Também, caso a decisão da SS seja essa, podes recorrer e aí eventualmente já ficas com mais tempo para reunir exames e documentação.
Tudo a correr bem e boa recuperação.

tita05

Retrato de Tawny
Qui, 28/07/2016 - 15:53
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Obrigado pelas dicas, vou tentar fazer isso sim, pode ser que tenha alguma sorte, mas realmente não está fácil, não nos facilitam a vida em nada... Beijinhos

Retrato de Jonikas
Qua, 03/08/2016 - 18:14
Jonikas:
Membro desde: 12.03.2016

Tawny também espero uma convocatória, quanto tempo demorou a tua a chegar?

Retrato de Tawny
Sex, 05/08/2016 - 18:58
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Eu estou de baixa deste de Março, recebi a carta para me ir apresentar em fins de Julho só, por isso ainda estive 4 meses sem ser chamada

Retrato de Tawny
Sex, 05/08/2016 - 18:58
Tawny:
Membro desde: 23.08.2011

Eu estou de baixa deste de Março, recebi a carta para me ir apresentar em fins de Julho só, por isso ainda estive 4 meses sem ser chamada

Post