Será o final do meu casamento? | A Nossa Vida

Será o final do meu casamento?

Retrato de Sissy78
28.12.2018 | 17:01
Sissy78:
Membro desde: 23.05.2011

Boa tarde! Venho desabafar aqui, porque realmente não sei o que fazer, o que pensar... Em 2004 conheci o meu marido, estávamos distantes um do outro, mas tudo fizémos para ficar juntos e construir uma vida a dois... Agora que penso friamente, tudo fiz, porque eu é que deixei a minha família... os meus amigos... o meu emprego... a minha casa própria... para trás. Como ainda não tinha vendido a minha casa.. fomos morar com os meus sogros. Tudo correu muito bem, até ao casamento em 2007. Nessa altura descobri a minha verdadeira sogra que tudo fez para destruir o dia, incluindo dizer na cara do filho que não estava a gostar do casamento... puxar-me o braço porque não fui de imediato entregar as lembranças aos familiares dela... enfim. No dia a seguir, uma briga enorme entre nós e só não desisti de tudo porque ele me apoiou.
Os anos passaram, comprámos casa e fui mãe em 2009, e a minha sogra sempre a intrometer-se... de repente, eu sentia que nem tinha voz, nem poder de decisão, mesmo na minha casa, pois ele perguntava a opinião de tudo o que ia fazer à mãe.
Com o passar do tempo, deixámos ter fazer amor tão frequentemente... e com isto digo passarem-se 2 a 3 meses entre cada vez. Continuava a gostar dele e em 2017 fomos pais novamente - vespera de ter o menino diz-me que não ia estar comigo na maternidade e a mãe apoiou-o... só respondi - "Eu ainda não os faço sozinha...". Acabou por ir, mas assim que nasceu e apesar de eu ainda estar acamada foi-se embora, deixando-me sozinha com o bebé, que se engasgou e eu rasguei os pontos para conseguir tocar na campainha e virá-lo minimamente. Não me chegou a tirar uma única foto com o nosso segundo filho na maternidade.
Não me faz elogios... antes pelo contrário, quando pode destrata-me; não há carinhos... so há quando lhos peço. Não faz surpresas, não me dá um beijo assim do nada. Estou doente e não me pergunta se já marquei os exames sequer...
Passei +/- 10 anos da minha vida a pedir carinho, atenção... a brigar por isso... e quando pedia lá me dava qualquer coisa. depois pára. Neste momento estamos há 3 meses sem fazer amor.
De um momento para o outro, olho para ele e sinto amizade e carinho por ser pai dos meus filhos...
Acho que não sou capaz de viver uma vida inteira assim... já lho disse inclusivé que só sinto uma amizade por ele e isso só não chega... ele respondeu que me ama e que não o deixe, porque se mata... agora tem andado de volta de mim, a dar carinhos e a ajudar em casa (mas já antes o fez e voltámos ao mesmo). Ainda não cedi, nem vou ceder tão cedo, pois já não sinto amor.

Estarei a ser insensível ao querer ser feliz? Estarei a ser má mãe (um menino tem 9 anos e o outro 1 ano e meio)? Gostava de lhe dar mais estabilidade do que um divórcio... mas daí a não ser feliz...
Sinceramente, não sei mesmo o que fazer...


Retrato de Konigvs
Sáb, 29/12/2018 - 08:10
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

A minha primeira pergunta é: se as coisas já não andavam nada bem, se sentias que esse é um casamento sem futuro, por que é que decidiste ter outro filho?
Isso são coisas que me fazem imensa confusão.

Depois quem me lê sabe que sou da opinião que não se deve desistir de uma relação à mínima contrariedade, mas, se em dez aos as coisas não mudaram, se não há afetos muito menos sexo, se não te sentes feliz... E para os filhos, pior que um divórcio, é crescer num lar onde os pais não gostam um do outro e passam a vida a chatear-se.

Retrato de Sissy78
Seg, 31/12/2018 - 09:37
Sissy78:
Membro desde: 23.05.2011

Sim, tens toda a razão; a questão é que andámos a tentar imensos anos, sem nunca conseguir ter o segundo filho, e apesar de toda esta situação, eu acomodei-me e deixei andar porque ainda o amava... e quando já não acreditava mais que fosse possível engravidar (depois de tratamentos falhados inclusivé), aconteceu...
Enfim, é como dizes, vou tentar fazer com que isto funcione - não sei se o vou amar novamente, mas vou tentar com todas as minhas forças. Falei com ele e ele tem tentado mudar... já é ponto assente para ele que a tentativa de mudança tem mesmo que ser real e não apenas intenção de uns dias.
Vamos ver... Lá está não quero desistir, principalmente com 2 crianças pequenas pois é importante que tenham alguma estabilidade e referência familiar.

Obrigada pela opinião.

Retrato de Konigvs
Seg, 31/12/2018 - 13:59
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Eu acho que , chegados ao ponto do desencantamento, dificilmente as pessoas se voltam a encantar e as coisas voltam a ser como eram. Acho que se podem entender, dar-se bem, respeitar-se, ser amigas, mas voltar ao que era nos tempos de encantamento, tenho para mim que não...
Por mais que se mude o óleo e faça as manutenções a tempo e horas, um motor com 400 mil Km nunca voltará a ser 0 Km.

(é verdade, acabei de comparar uma relação ao motor de um carro!)

Retrato de MOPA
Qua, 02/01/2019 - 11:42
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá!
Queres dar uma oportunidade ao casamento pelos filhos. Ok. Compreendo a situação porque os filhos mudam tudo. Tenta. Se voltar tudo ao mesmo o melhor mesmo é dar a oportunidade um ao outro de serem felizes…
Se te divorciares não estás a ser egoísta. Estás a pensar na felicidade. É melhor estar separada e ser feliz, e ao seres feliz fazes os teus filhos felizes, do que estar casada e sentires-te miserável todos os dias. Que felicidade é que podes dar as teus filhos se não és feliz? Quer dizer, podes tentar disfarçar a tristeza, mas disfarçar todos os dias e fingires que és feliz para os teus filhos verem não é fácil. Há-de haver o dia em que rebentas porque não aguentas mais.
Quanto à sogra, tens que a meter na linha, com respeito claro. Tens que colocar limites. Tu mandas na tua casa não é ela. Fala com o teu marido. Ele até pode contar as coisas à mãe, a última palavra é sempre vossa. Tens que o fazer ver que a vida é vossa e não vossa e da mãe dele. Tens que meter travões a sogra. Claro que ela não vai gostar e vai fazer birras pois tem o controlo do filho, vai fazer-se de vitima, mas com esperteza e classe da tua parte vais conseguir coloca-la no devido lugar. Nos meus primeiros tempos de casada tive que meter os sogros no devido lugar (sempre com respeito e classe), porque se não o fizesse tinha todos os fins de semana os sogros a mostrar a nossa casa como se fosse a casa deles à respetiva família e amigos (deles claro) … eliminei logo o mal pela raiz logo na primeira tentativa (e já vinham a caminho da nossa casa).
Tudo a correr bem!

Retrato de lisa santos
Dom, 06/01/2019 - 00:58
lisa santos:
Membro desde: 04.11.2009

Infelizmente compreendo.te
Quando conheci o meu marido ele parecia apaixonado por mim, no entanto conforme o tempo foi avançando vi que as coisas não eram assim. Nada de beijos ou carinhos sem ele dar autorização. Na parte sexual sinto me aniquilada. Eu chego a implorar.. . nota se a total falta de desejo dele. Sinto que ele me vê de forma fratrnal, enquanto eu o desejo e amo de forma muito intensa. Sinto me de rastos...eEle já me deu a entender que não necessita de fazer amor comigo. Não sei o que fazer para ele me desejar.

Retrato de Konigvs
Dom, 06/01/2019 - 07:47
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Estranhamente agora cada vez mais mulheres também se queixam das "dores de cabeça" dos homens....

Retrato de Sissy78
Sex, 20/09/2019 - 12:53
Sissy78:
Membro desde: 23.05.2011

Olá Boa tarde... como fomos falando acima, eu tentei e ainda estou a tentar dar hipótese ao meu marido... as coisas melhoraram temporariamente como já tinha previsto... Entretanto fiquei a minha doença agravou, fiquei 3 meses de baixa, durante os quais tive e ainda tenho que me deslocar ao IPO para consultas regulares... estive 6 dias internada, quando o Dr. me disse que tinha que ir para o IPO desmoronei e pedi para ir para casa pois já não via os meus filhos há 6 dias. o Dr. consentiu mas com repouso absoluto... logo no primeiro dia tive que engolir a minha tristeza e dar força ao meu marido quando nos deitámos e fiquei à espera que me dissesse "Vai ficar tudo bem..."... Não, ao contrário... fui eu a dizer-lhe, não porque ele demonstrasse tristeza, mas porque sei que a minha família (pelo menos os miudos precisam de mim)... Durante esses 3 meses não houve carinho da parte dele... um beijo... um abraço... eu pedia um beijo e ele desviava-se porque vinha suado do trabalho... Foi comigo às consultas no IPO...
Tudo isto enfraqueceu novamente o que já estava nas ruas da amargura. Agora adivinhem o que o meu marido me respondeu quando lhe disse que já não sinto amor por ele, apenas amizade e respeito por ser pai dos meus filhos, devido à falta de carinho?... "Quem é amigo? Quem é que te levou ao IPO?"...
Neste momento ele está novamente a tentar demonstrar carinho... mas agora sou eu que não consigo retribuir. Estou muito magoada, fria com ele mesmo. Consigo ser amiga, mas não esposa, amante.
Isto não me parece normal... Perdoo, pelo bem dos meus filhos? Não sei se consigo esquecer e não sei se consigo voltar a olhar para ele como homem.
Já lhe expliquei que já não o amo, apenas sinto amizade e respeito e pedi-lhe o divórcio... diz que não mo dá...
Estou triste com toda esta situação, frágil porque ainda estou a atravessar a doença, mas se há algo que aprendi com esta mesma doença, é que a vida é curta demais e devo procurar ser feliz.

Retrato de gatita5
Sex, 20/09/2019 - 14:14
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Esse homem é um imbecil , manipulador, lamento tudo o que estás a passar , por ti e pelos teus filhos. Não tens possibilidade de estar com a tua família e levar os teus filhos pelo menos durante uns tempos?

Retrato de gatita5
Sex, 20/09/2019 - 14:15
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Muita força

Retrato de Sissy78
Sex, 20/09/2019 - 14:54
Sissy78:
Membro desde: 23.05.2011

Obrigada pela força Gatita5. Não estou a querer levar isto de ânimo leve porque tenho perfeita noção que tenho 2 crianças que não têm culpa de nada, mas... a situação tem vindo a arrastar-se, melhora e volta ao mesmo... isto ao longo de 12 anos de casamento, não desisti, mas há limites.
Estive gravemente doente e... nem um carinho?... tinha que pedir um abraço, um beijo e ainda se desviava porque estava suado?... 3 meses a dormir juntos e nem um abraço me deu? Nem um... eu estou aqui, vai ficar tudo bem?

Infleizmente, há decisões que nos complicam a vida - quando casei optei por vir morar para a cidade dele, a 100km da minha família, e é cá que trabalho. Tenho que continuar por aqui. De qualquer forma, estou a pensar ir passar uns dias com a minha mãe, só para ganhar forças e "ver" tudo de longe.

Ainda não tinha pensado nisso, porque ele parece sempre muito arrependido, mas... sim, tens toda a razão... é um manipulador; tenho que me "libertar" desta relação tóxica, por muito que os meus filhotes sintam. Vou tentar ficar por perto da escola onde estão, pelo menos para não sentirem essa mudança... bem basta tudo o resto pelo que vão ter q passar.

Estou frágil, triste, de rastos, e custa desfazer uma relação de 12 anos, mas... tem que ser, tenho que ser forte e seguir em frente.

Obrigada pela força Gatita5.

Retrato de gatita5
Sex, 20/09/2019 - 17:46
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Lamento.
Esse homem é perigoso, não queria piorar as coisas, mas confias nele sozinho com os teus filhos? Não vai andar a falar mal de ti...
Tu estás frágil com a doença e ainda tens que andar atrás, o apoio devia ser dele, ter iniciativa , ser compreensivo e carinhoso ainda mais na tua situação.
Espero que tudo corra bem, tem cuidado, pessoas como ele assustam-me. Beijinho grande

Retrato de Gaivoto
Sáb, 21/09/2019 - 02:38
Gaivoto:
Membro desde: 31.12.2015

Syssi78: esse homem precisa de apanhar um susto. E mesmo assim não sei se vai lá... Encosta-o à parede e diz-lhe que queres ir explorar novas avenidas, partir para outra...Ele é imaturo quanto baste e não te respeita minímamente. Não vale a pena estares a tentar quadrar o circulo. Tem uma "conversinha de orelha" com ele e dá-lhe a provar a sua própria medicina...O mundo está lá fora à tua espera

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 21/09/2019 - 19:15
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

É para fechar isso! Falência total!

Post