Problema hepático / fígado em gato idoso | A Nossa Vida

Problema hepático / fígado em gato idoso

Retrato de Denos
17.06.2011 | 19:36
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Olá... A minha gatinha tem 15 anos de idade e recentemente fui ao veterinário e fez-se exames ao sangue e ela tem um problema de funcionamento do fígado. Já se fizeram várias análises ao sangue e todas confirmaram o problema :(... Alguém têm um gato nestas condições? Gostava de partilhar a experiência porque a verdade é que estou morta de medo que ela morra, porque sempre viveu comigo desde que vivo sozinha e é a minha grande companheira Nailbite . Bigada


Retrato de CorpseBride
Sex, 17/06/2011 - 23:18
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

... eu não tenho gatos, mas compreendo muito bem a preocupação de perderes a tua amiga.

Que sintomas é que ela tem?
O veterinário disse-te mais alguma coisa acerca do problema dela? Se há medicação que se possa fazer, precauções a tomar para que ela possa ter uma vida o mais normal possível?

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de vaniachabi
Sáb, 18/06/2011 - 03:17
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

Ola

Um amigo meu tem um gato com problemas hepaticos.Sei que fez uma medicação e depois de controlado come uma ração especifica da royal canin que se chama Hepatic. De resto não sei mais nada sobre o assunto. De qualquer das formas se eu fosse a ti perguntava directamente ao vet qual o prognóstico para o teu gato com o problema dele.

Retrato de Denos
Sáb, 25/06/2011 - 14:28
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Olá. Obrigada pelas respostas! Os veterinários não sabem bem porquê,só sabem que as enzimas do fígado estão muito elevadas.Mas a verdade é que ela está de dia para dia mais magra e não quer comer nada. Já lhe comprei comida específica da Specific (kidney suport) para o problema dela, só que ela não gosta nada dela... e os gatos preferem morrer à fome do que comer algo que não gostam... feitio de gato :). Vou ver se encontro essa da Royal Canin que a Vânia falou, pode ser que ela goste... s: Enfim é mm desolador ver um animal que tanto gostamos ficar de dia para dia mais magro e apático e nós não podermos fazer nada por ele... beijinhos!

Retrato de vaniachabi
Sáb, 25/06/2011 - 17:48
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

ola.

A ração da royal é mais palatavel do que a da specific, não é por acaso que quase todos os gatos pegam bem na ração. Esta ração é mais cara e só encontras em veterinários tal como essa da specific. Antes de comprares um saco vai a um vet e nem que peças uma amostra a ver se ela come. se comer compras o saco de 1,5kg.

Retrato de Denos
Sáb, 25/06/2011 - 17:54
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Vania, obrigada! Espero é que exista em húmido, porque a minha gata não gosta de secos... Frustrated Por acaso não sabes se existe?

Retrato de vaniachabi
Seg, 27/06/2011 - 00:29
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

ola. Acho q existe em humidos, mas o ideal era misturares. è que a comida só da humida é muito prejudicial para eles. Tanto a specific tem latinhas de humidos como a royal também tem. Sei que a Hills também tem latinhas de humidos. Estas três marcas tem produtos especificos para doenças cronicas.

Editei só para te dizer que a Hills tem uma latinha de comida propria para para gatos com problemas hepaticos. O nome é: Hills a/d

Procura nos vets. eu tenho sempre preferencia pela marca Royal canin, mas a specific e hills também são muito boas.

Retrato de Denos
Seg, 27/06/2011 - 15:49
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Obrigada Vânia, já liguei para o hospital veterenário para eles me arranjarem essas macras, a ver.... Worried . Bigada!!!!

Retrato de Denos
Ter, 12/07/2011 - 18:29
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Olá! só para dizer que comprei royal canin renal, que pelos vistos serve também como comida para problemas hepáticos, e ela gostou das pequenas couvetes, mas infelizmente já enjoou e agora estou a dar-lhe as saquetas que existem de da royal canin de frango e atum, a quais espero que ela coma... Nailbite

Também já lhe dei umas latitas de uma marca dos veterenários de galinha também para renal e ela adorou no início, mas depois também já enjoou. Que saga a minha! Frustrated

Também me disseram que da Hills não há comida húmida só seca, algo que a minha gata não gosta, por isso não me parece boa ideia comprar.

Já estou quase sem opções e a ficar desesperada! Eu gosto tanto da minha gatinha, que nem sei o que fazer Crying , e pelos vistos não há muito porque já falei com 2 veterinários e ambos são da opinião que só se pode fazer dieta... e deixar estar.

Se tiverem algum caso parecido com o meu gostaria de saber... Obrigada.

Retrato de vaniachabi
Qua, 13/07/2011 - 00:42
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

olha vai variando de entre as várias marcas. Um dia dás-lhe uma variedade, outro dia outra. Não há muito a fazer pq ela tem de se alimentar. Se não comer irá desidratar e precisar de ficar internada...

Retrato de Bruna1
Qua, 13/07/2011 - 11:15
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Desculpem a minha ignorância, pois nunca tive gatos.

Visto que ela tem de fazer dieta, não pode comer peixe cozido? Ou fará mal?

Retrato de vaniachabi
Qui, 14/07/2011 - 00:32
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

Ola

Não pode comer nem peixe nem carne. É demasiada proteína. Muitas vezes é o excesso de proteína que danifica o fígado. Por isso é que os veterinários recomendam a ração em vez da comida caseira, porque a carne e o peixe tem proteína em demasia e os animais não conseguem absorve-la.

Retrato de Bruna1
Qui, 14/07/2011 - 09:50
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Não sabia. E se misturares ração húmida com seca, ele não comerá? Aos pouquinhos ias diminuindo a húmida até ele se habituar à seca.

É difícil quando eles não querem comer, mas tenta.

Retrato de Denos
Qui, 14/07/2011 - 12:38
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Vânia e Bruna, súper obrigada pelos conselhos, tem sido fantásticas!!! Já encontrei a tal da hills que a Vânia me aconselhou! vou hj buscá-la a uma clínica. Smile vamos ver se a minha menina vais gostar Nailbite
Vou lá agora. Depois dou notícias. Bigada!!!!

Retrato de vaniachabi
Sex, 15/07/2011 - 00:53
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

outra dica, se tiveres uma maquina picadora(tipo aquelas 123)rala a ração e mistura com os húmidos. também é normal que ela não coma grandes quantidades de uma só vez. se tiveres oportunidade faz-lhe várias refeições por dia.

Retrato de quatro patas
Seg, 08/08/2011 - 16:15
quatro patas:
Membro desde: 08.08.2011

Ola,

Tenho o gato idoso que teve os niveis do figado super elevados, e tb foi diabético, tomou insulina e não deu resultado, depois experimentou-se comprimidos em vez de insulina e resultou . Actualmente não toma nada e pesa 7 Kg Smile foi castrado depois de todos este problemas e apesar de comer racao dieta esta bem gordinho, mas bem disposto e mauzao!
O problema de figado passou com tratamento de LEGAPHYTON é um medicamento para o figado e rim. Aconselho a dar, pois ajuda muito!
Se ele não engorda aconselho a fazer exame para vers e não é diabético, porque o meu zeca tb cada vez emagrecia mais e o vet primeiro so fez analise ao figado. mais tarde levei a outro vet que fez exame completo. caso queira contactar-me: [email protected]

Retrato de Soledade Fonseca
Sáb, 24/09/2011 - 19:47
Soledade Fonseca:
Membro desde: 24.09.2011

Olá,

Sou nova no forum, entrei exactamente porque andava a procurar pessoas que tivessem gatos com o mesmo problema.

Deixou de comer a comida de que mais gostava, experimentei outras, come muito pouco, pensei que fosse algo na boca, ele não se mostrava afectado, não tinha vómitos nem diarreia, urinava normalmente, comia, dormia, brincava, fazia o que sempre fez só comia menos e todos pensámos, até na loja onde compro a ração há 7 anos, que era da idade, estava a ficar mais velhinho, até esperimentei a indoor para >7 anos por isso, e também estava gordo, não fazia mal. Foi há 2 semanas e hoje o vet fez análises e disse que o figado está alterado e também diabetes mas não tem a certeza se um é causa ou efeito do outro. Ficou a tomar um antibiotico e a latinha da hill's que tem que comer pelo menos 1 inteira por dia, e ele não quer, dá-lhe vómitos, e com a seringa ainda pior, fica muito stressado quando a vê e antes de lhe tocar já estar a abrir a boca para vomitar. Estive desde as 11h que viemos do vet até agora a dar-lhe o comprimido, e a tentar dar-lhe comida. Se 10 em 10 minutos lá lhe enfio uma colherinha pela boca abaixo seguida de um grão de ração de uma amostra que ainda vai comendo. Fiquei tão cansada que adormeci e sonhei que ele ia morrer e acordei tão aflita. Ele é o melhor gato do mundo, obediente 100%, parece que entende o que lhe digo, um gesto muito subtil ou um inclinar de cabeça e ele entende, nunca estragou ou sujou nada, sempre utilizou a sua wc com muita limpeza, tinha hora certa para lá ir e assim que terminava dava 2 ou 3 miados para me chamar para eu ir limpar, e assim durante todos estes anos, nenhum vizinho nunca deu conta sequer que havia um gato na minha casa nem pelo cheiro nem pelo barulho. Enfim estou muito triste com medo que algo lhe aconteça porque eu pessoalmente, já estava em maré de azar, desempregada, sem dinheiro, com uma filha com 14 anos a passar problemas na escola, um marido que me despreza e..., bem o meu conforto e da minha filha era o nosso animal, lindo. Eu tenho uns fotos e uns videos que hei-de colocar, vão ver como é meigo e carinhoso. Mas a vet fez uma cara muito feia, de preocupação e eu tenho a sensação que os problemas de figado nos gatos são sempre graves. Estou a escrever e tenho os olhos embaciados, não consigo parar de chorar... Depois volto e gostava de saber como se resolveram problemas que outros tivessem tido como o meu. Obrigada!

Retrato de Denos
Dom, 25/09/2011 - 17:32
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Olá Soledade. Sei bem o que estás a passar, pois já passei por isso, a minha menina tinha 15 aninhos... passamos uma vida juntas, no bom e no mau. Também tive de lhe dar comida à seringa, e correr tudo que era clinicas e hospitais veterinários para encontrar algo que ela comesse. Por experiência própria sei que eles não gostam da comida da Hills porque não tem muito cheiro, e devido a estarem enjoados sem apetite por causa do fígado, não comem nada que não seja muito palativo. Aqui as meninas ajudaram-me muito com as sugestões, e o que de facto a minha gatinha preferia e comeu durante uns tempos foi da Royal Canin renal, que faz o mesmo efeito que a hepática. Dei-lhe saquetas que há de atum e frango e ela lá ia comendo. também durante uma fase gostou de outra renal em latinhas da purina porque tinha muito sabor e um cheiro muito bom. A verdade é que ela melhorou do fígado os valores dela andavam em 400 e desceram consideravelmente com a dieta, os veterenários do hospital onde ela estava a ser tratada ficaram muito espantados com o resultado, por isso não percas a esperança. Infelizmente a minha gatinha também sofreu de um linfoma devido a uma mastite que não foi removida quando deveria ter sido, por isso não esteve comigo tanto tempo quanto desejaria :(. No entanto o teu menino é novo, e ainda tem força para lutar contra esse problema do fígado! Não desistas, e opta por comida renal húmida para gatos, que faz o mesmo efeito, eles preferem mais porque tem mais cheiro e sabor e vais ver que o teu gatinho vai ficar bom!
beijo grande! e boa sorte!