Problema | A Nossa Vida

Problema

Retrato de marinho1998
09.03.2018 | 20:36
marinho1998:
Membro desde: 09.03.2018

Boa noite,
antes de tudo vou-me apresentar. Tenho 19 anos, sou estudante universitário e posso dizer que em termos de vida universitária as coisas estão a correr mesmo muito bem. Estou na área de gestão. Sempre gostei de empresas, mas quando olhamos de fora não sabemos nem um pouco o que é, a vida direccionou-me para isso e foi isso que segui. Percebi isso várias vezes e sou grato pelas quantidades de vezes que a vida me quis "empurrar" para o caminho certo. Sempre joguei futebol desde pequeno ate ao ano passado em que tive uma lesão grave ni joelho, fui operado e as coisas ate estavam a correr bastante bem, quando estava quase a voltar a jogar o joelho começou a dar sinais de fraqueza e as coisas não correram bem, tentei lutar mas sem resultado e deixei. Voltei a jogar este ano, passado 1 ano parado para combater o que tenho sentimento estes meses todos. A verdade é que as coisas também não têm corrido bem, tenho tido várias lesões e não são simples lesões. Mas sinceramente o futebol já não significa o que já significou, nem de perto. Sinceramente o fracasso na recuperação ensinou-me muita coisa... Passei mesmo por muita coisa. Quando a recuperação começou a correr mal comecei a ter sonhos sobre a recuperação, como se estivesse a jogar e o joelho não aguentasse, o meu corpo não aguentasse e isso esgotava-me psicologicamente. Eu dedicava a minha vida a recuperação, estava apenas focado nisso... Mudei muito depois disso, tanto fisicamente como psicologicamente. Psicologicamente sem dúvida gosto mais da minha maneira de ser e fisicamente não foi para melhor. Por vezes olho para tras e vejo que as coisas podiam ter sido diferentes mas sinceramente o meu pensamento é que tudo acontece por uma razâo. Acredito que o que se passou foi para me direcionar para outras prioridades e perceber que o meu futuro passa por lutar na faculdade em vez de dentro de campo. Mas a vida é para andar para a frente, em certa parte estou satisfeito com a minha familia, somos muito unidos apesar de o meu pai trabalhar fora do pais e fazer falta cá, estou também satisfeito com a minha vida universitária mas eu tenho um problema que eu não sei como apareceu, nem o que fazer para combate-lo...
Sinto-me como se estivesse dentro de um buraco... Eu sou uma pessoa caseira, bastante caseira mas parece que em casa é o sitio onde eu não me sinto bem. Parece que em casa tou com uma depressão... Nada me diverte. Sinto-me impotente, quando estou com outras pessoas da minha idade ou saio sinto-me bastante bem, como se me sentisse livre, independente. Mas em casa é como se fosse uma prisão. Quando chega o fim de semana, eu já sei que vai ser sempre igual e que não me irei sentir bem ou que me vou sentir assim... Não sei como combater isto, gostava de pensar se devo mudar de vida. Sair deste sufoco porque eu sinto que quanto mais tempo passa mais me canso disto e pior me sinto e não sei se isto terá um final feliz para mim..... Será que tenho de arranjar amizades novas para sair? Será que se passa algo comigo e devo ir a um psicólogo? Será que se passa algo neste casa? Sera que tenho de arranjar uma companhia para ter coisas novas na vida de forma a me acompanhar nas minhas saídas?


Retrato de ssnsusana
Dom, 08/04/2018 - 10:33
ssnsusana:
Membro desde: 08.01.2012

O grande problema da maior parte das pessoas hoje em dia, é que precisam sempre de outras pessoas para se sentirem felizes e realizadas. Mas a verdade é que primeiro tens de aprender a ser feliz sozinho e a lidar com que te perturba. As relações e as amizades só servem para encobrir o que estás a sentir, e se voltares a ficar sozinho entras na mesma espiral negativa.
Por isso, se te sentes num buraco, significa que algo em casa te perturba. Seja a ausência do teu pai, seja outra coisa qualquer, precisas de falar com alguém sobre isso. Se tiveres a facilidade de recorrer a um psicólogo que te possa ajudar a interpretar o que estás a sentir e porquê, é mais fácil combateres esse sentimento. O primeiro passo e o mais difícil já o deste, que é assumir que não estás bem e que precisas de ajuda. Não sei como é a relação com o resto da família, mas talvez fosse importante partilhares com eles como te sentes.
A depressão é uma doença desvalorizada por muita gente, mas com trabalho interior, consegues valorizar-te e ultrapassar.
Um grande beijinho e força!