primeira vez | A Nossa Vida

primeira vez

Retrato de Pilarsantos
23.02.2012 | 10:34
Pilarsantos:
Membro desde: 23.02.2012

Muito bom dia.
Sou a Pilar, tenho 19 anos de idade e é a primeira vez que escrevo aqui no fórum à cerca de uma primeira vez de toma da pílula.
Continuando..perdi a minha virgindade à cerca de 7 meses, onde namoro à cerca de 1 ano e meio. Sempre tive problemas em falar da minha intimidade, e por isso mesmo nunca contei nem estou pronta para contar à minha mãe que já não sou virgem.
Como já tenho relações sexuais, resolvi arranjar um pretexto para uma ida ao ginecologista, e esse pretexto foi as dores mestruais.
Após longas queixas de dores mestruais (um pretexto e ao mesmo tempo uma realidade) à minha mãe, ela marcou-me uma consulta no ginecologista.
Adiante..sempre sofri de dores mestruais, talvez porque a primeira vez que me apareceu o período tinha eu 10 anos de idade. Tive uma evolução enorme física e hormonal também. Sofro também de acne, que não se resolve com cremes, já experimentei cremes de supermercados, farmácias e inclusive cremes requisitados pelos dermatologistas.
Com a ida ao ginecologista, falei-lhe que perdi a virgindade à 7 meses, que sofria de dores mestruais, período anormais (ditos irregulates), aparecimento de sangue fora do período mestrual e também dores na prática sexual. Falei também que pratico relações sexuais sem proteção, mas com coito interrompido. Ao fim da minha explicação, o médico analisou-me, fazendo uma ecografia vaginal mas preferiu não realizar o teste do papanicolau, porque a minha mãe iria desconfiar (ela ficou na recepção à minha espera), ao fim da ecografia, o médico receitou-me uma pílula para tomar no primeiro dia após a mestruação, mas no entanto a minha mestruação desapareceu à cerca de 5 dias, e ainda não começei a toma pois o meu pai só recebeu ontem. A minha dúvida é: será que se começar a toma hoje que a pílula faz efeito? Será que não corro riscos se não praticar coito interrompido? Quando aparecerá de novo a minha mestruação?

Obrigada,
bjs


Retrato de lune et étoile
Qui, 23/02/2012 - 10:56
lune et étoile:
Membro desde: 30.07.2008

em relação a pilula não te posso ajudar.
mas fica o aviso coito interrompido não é nenhum método de proteção quem anda a chuva molha se, e se não queres ter uma surpresa deviam se proteger melhor com preservativo e depois quando vier a menstruação a pilula, mas não te esqueças que a pilula tem de ser tomada sempre a mesma hora e não convém esquecer nenhuma.

Retrato de sofiarita
Qui, 23/02/2012 - 11:13
sofiarita:
Membro desde: 31.05.2011

A pílula de que tu falas é uma pílula contracetiva certo? Se assim for terás mesmo que a tomar no primeiro dia de menstruação. Esta poderá estar atrasada por motivos emocionais (por exemplo). Mas para despistar, talvez devesses fazer um teste de gravidez. E lembra-te: no primeiro mês de utilização da pílula não estás totalmente protegida. Deves usar ainda outro método contracetivo (por exemplo preservativo). O coito interrompido é um método extremamente falível, que poderá resultar em gravidez. Espero que tenha ajudado.

Retrato de pintinhas isabela
Qui, 23/02/2012 - 11:35
pintinhas isabela:
Membro desde: 17.12.2009

como ja foi dito, o coito interrompido é extremamente falivel!!! sabias que antes de o homem atingir o orgasmo (ejaculação) é libertada uma secreção para "limpar" a uretra (por onde tambem sai a urina) e que essa secreção pode conter espermatozoides? no minimo, se querem praticar coito interrompido, associem um espermicida.
adiante, quanto a toma da pilula, a primeira vez deve ser no primeiro dia do ciclo (da mestruação) e o primeiro mes ainda não estas completamente protegida. depois os esquecimentos, vomitos, diarreia, antibioticos e certos chás cortam o efeito da pilula...

"A Constante é que as pessoas mentem, a variável é o motivo..."

Retrato de ZetaJones
Qui, 23/02/2012 - 11:43
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

minha opinião estás a ser muito inconsciente pois estas a ter relações sexuais sem qualquer metodo contraceptivo e não tão menos grave estas a ter relações sexuais sem te protegeres tambem de qualquer doença sexualmente transmissivel, acho imcomptecencia do medico não te ter alertado para isso, enfim...
Quanto á pilula tem mesmo que ser no primeiro dia do periodo que deves tomar, se fizeres consulta de planeamento familiar no posto médico tens direito a levantar lá a pilula gratuita.

Retrato de pintinhas isabela
Qui, 23/02/2012 - 11:45
pintinhas isabela:
Membro desde: 17.12.2009
ZetaJones wrote:

se fizeres consulta de planeamento familiar no posto médico tens direito a levantar lá a pilula gratuita.

depende da pilula. há pilulas que não são disponibilizadas nos centros de saude.
então da nova geração são mesmo muito poucas

"A Constante é que as pessoas mentem, a variável é o motivo..."

Retrato de rosa_choke
Qui, 23/02/2012 - 11:46
rosa_choke:
Membro desde: 21.02.2011

já foi dito o coito interrompido não é nenhum método contraceptivo,a pilula como é a primeira vez tens de a começar a tomar no primeiro dia da menstruação,não tens de a comprar,a pilula é dada gratuitamente nos centros de saúde.E mesmo tomando a pilula aconselho-te sempre o uso de preservativo.

Retrato de ZetaJones
Qui, 23/02/2012 - 11:48
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

pois, eu por acaso nunca tive esse entrave pois a que eu tomava havia disponivel no posto médico, mas tambem julgo que o médico de familia ao consultar a utente e sendo conhecedor das sua dificuldes financeiras lhe receite alguma com os mesmo componentes e que esteja disponivel gratuitamente no posto medico, penso eu não sei

Retrato de pintinhas isabela
Qui, 23/02/2012 - 11:53
pintinhas isabela:
Membro desde: 17.12.2009
ZetaJones wrote:

pois, eu por acaso nunca tive esse entrave pois a que eu tomava havia disponivel no posto médico, mas tambem julgo que o médico de familia ao consultar a utente e sendo conhecedor das sua dificuldes financeiras lhe receite alguma com os mesmo componentes e que esteja disponivel gratuitamente no posto medico, penso eu não sei

depende do médico e depende dos prémios que o laboratório estiver a oferecer, acredita Smile
o que pode acontecer nas novas pilulas (de nova geração) é o medico ter amostras disponiveis e ceder, mas neste mes pode ter e nos proximos não.

"A Constante é que as pessoas mentem, a variável é o motivo..."

Retrato de Ana93
Qui, 23/02/2012 - 11:56
Ana93:
Membro desde: 22.02.2012

Olá Pilar!
O coito interrompido não é um método seguro, como já te disseram, e, como tal, corres alguns riscos.
Vou começar a tomar a pílula pela primeira vez em breve também =)
A minha ginecologista disse que o primeiro comprimido deveria ser tomado no primeiro dia da menstruação, por isso acho que deves esperar pela próxima menstruação para iniciares a pílula.
Referiste que sofrias de acne e que nenhum creme dava resultado. Eu também me identifico com isso. Já experimentei de tudo o que havia e até hoje estou igual (ou pior até). A minha dermatologista receitou-me agora pílula e isotretinoína. Conheço quem já tenha tomado isotretinoína e diz maravilhas deste medicamento =) Não sei se já experimentaste, mas fala com a tua médica para ver o que acha.

Retrato de ZetaJones
Qui, 23/02/2012 - 14:07
ZetaJones:
Membro desde: 06.10.2011

como é que o médico do centro de saude pode ter medicamentos como amostras e oferecer ao doente???? isso pode-se passar no medico particular agora no centro de saude nunca ouvi tal coisa

Retrato de pintinhas isabela
Qui, 23/02/2012 - 14:42
pintinhas isabela:
Membro desde: 17.12.2009

mas acontece tal como no privado.

"A Constante é que as pessoas mentem, a variável é o motivo..."

Retrato de Sofia1984
Qui, 23/02/2012 - 16:53
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Pilarsantos wrote: A minha dúvida é: será que se começar a toma hoje que a pílula faz efeito? Será que não corro riscos se não praticar coito interrompido? Quando aparecerá de novo a minha mestruação?
Obrigada,
bjs

Não deves tomar a pílula sem ser na data que o médico te disse, ou seja, no primeiro dia da menstruação, pois ao tomares fora dessa data estás a "aldrabar" o organismo que precisa de doses certas de certas hormonas para evitar que a ovulação ocorra.Com a toma da pílula vais ficar com ciclos regulares de 28 dias, em que irás estar menstruada sempre na pausa de 7 dias entre uma carteira de comprimidos e a seguinte.( para blisters de 21 comprimidos).
De qualquer das formas os médicos dizem para tomar num doa ao certo, mas se optares por não seguir as suas indicações (não recomendável) usa SEMPRE preservativo. Se decidires tomar agora não estás protegida , como tb não estarias se tomasses no dia em que o médico te mandou porque o teu organismo ainda não regulou os ciclos como vai regular depois, com a continuação da toma.

Portanto faças o que fizeres usa preservativo e conta que se ele furar, não estás protegida de uma gravidez.Muito menos se continuares a praticar coito interrompido!!
Independentemente do dia em que começares a tomar a pílula, a menstruação deverá aparecer quando acabar o blister. Acabas de tomar os comprimidos todos e naquela pausa entre uma carteirinha e outra, vem o período.

Atenção, independentemente dos dias de duração do período, começas sempre a tomar a pílula ao 8º dia após acabar a primeira carteirinha. É sempre ao mesmo dia da semana ou sempre às quintas, ou sempre às sextas...o dia da semana de inicio da nova carteira é sempre o mesmo.

Exemplo:
Se começares a tomar hoje, no dia 14 de março acaba a carteira.Esperas 7 dias e no dia 22 de Março começarias outra. Calha uma quinta feira, na mesma

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Pipa13
Qui, 23/02/2012 - 17:28
Pipa13:
Membro desde: 30.12.2010
pintinhas isabela wrote:

mas acontece tal como no privado.

os delegados de informaçao médica estao sempre nos hospitais e centros de saude...por isso como a pintinhas isabela ja referiu...há muitas amostras no publico de variadissimas coisas (farmacos etc).
em relaçao ao post ...concordo com os outros conselhos... n sao opinioes pk o k foi dito foi a maneira correcta de fazer as coisas...agora é da consciência de cada um...
bjinho

Retrato de Patty-P
Qui, 23/02/2012 - 18:48
Patty-P:
Membro desde: 20.01.2012

ola :)em primeiro lugar sê bem vinda

em relação ao teu problema, deves tomar a pilula como o teu ginecologista te disse, para fazer efeito deves tomar no primeiro dia da menstruação e depois ter cuidados adicionais no primeiro mes de toma. Dou-te de conselho a não usares o metodo do coito interrompido, pois o homem antes de ejacular produz fluidos seminas.
Estes fluidos lubrificam o penis e limpam a uretra preparando-se para a ejaculação, podendo conter ja espermatozoides.
normalmente este metodo produz na mulher um medo inconsciente que o parceiro possa não conseguir interromper o coito antes de ejacular, esse medo dificulta a capacidade da mulher no envolvimento na relação sexual. Assim a mulher acaba por não desfrutar... o facto de estares nervosa e com medo, isso muitas vezes não deixa que tu te descontraias durante a actividade sexual, provocando dores, a mulher nao lubrifica o suficiente.

o meu conselho:
-vai ao planeamento familiar lá tens preservativos gratis, o preservativo previne a gravidez e doenças sexuais.
- Deves voltar ao teu ginecologista, o facto de não teres feito o papanicolau não foi uma atitude correcta dele. Ja iniciaste a tua vida sexual, queixaste-te de dores e vais iniciar a toma da pilula, minha amiga, o teu ginecologista deveria ter-te feito um papanicolau. o medico de familia tb passa P1 e podes fazer fora. Teres dores durante o acto sexual nas primeiras vezes pode ser considerado normal, agora ao fim de 7 meses algo não esta bem.
- toma a pilula como ele te indicou

que pilula ele te receitou?
Smile

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Fernando Pessoa

Retrato de Pilarsantos
Seg, 27/02/2012 - 10:01
Pilarsantos:
Membro desde: 23.02.2012

receitou-me a pilula BELARA

Retrato de Patty-P
Seg, 27/02/2012 - 12:15
Patty-P:
Membro desde: 20.01.2012
Pilarsantos wrote:

receitou-me a pilula BELARA

essa pilula e boa, eu tomei durante 8 anos, agora estou a tomar a Yasmin. Ao fim de 8 anos a Belara estava-me a fazer retenção de liquidos, com esta nova já perdi quase 2kg.
Mas a Belara deixa uma pele limpa, e boa para o cabelo...

"Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos, se a tivéssemos. O perfeito é desumano, porque o humano é imperfeito." Fernando Pessoa

Retrato de xanasantossilva
Seg, 14/05/2012 - 00:22
xanasantossilva:
Membro desde: 13.05.2012

Olá. Se não conseguiste começar a pilúla na data prevista pelo médico o melhor é esperares até ao próximo período. Logo no 1o dia do período, deves começar a tomar, tomas os comprimidos todos e depois aguardas 7 dias. Imagina que a caixa acabou numa quinta, vais começar a tomar outra na sexta-feira da semana a seguir. Quanto ao coito interrompido, este não é uma protecção fiável, uma vez que ocorre sempre a secreção de espermatozóides mesmo antes da ejaculação masculina. O melhor mesmo, como outras meninas já indicaram, é usares preservativo, que pode ser masculino ou feminino. Voltando à pilúla, é normal que o período, o acne, as dores menstruais não se regularizem de imediato, só passados alguns meses da toma, é que vais notar a menstruaçao regular (vem sempre no dia x ), a diminuição do acne e a diminuição ou desaparecimento das dores, ou seja, é um processo gradual que exige tempo e persistÊncia.

Desejo-te felicidades e dou-te um conselho:

Não tenhas medo de falar com a tua mãe sobre isto, tens 19 anos, és mulher feita. Tens de saber assumir os teus actos e a tua mãe tem de te deixar crescer como mulher e como pessoa. A sexualidade é algo natural, nós é que fazemos dela tabu.

Boa sorte

Rosana Santos Silva

Post