placa a gaz ou vitroceramica | A Nossa Vida

placa a gaz ou vitroceramica

Retrato de L´Tiago
02.09.2015 | 01:17
L´Tiago:
Membro desde: 22.07.2015

ola a todos
queria uma ajudinha do pessoal mais experiente, vou ter de colocar uma placa para cozinhar e gostava de saber qual fica mais em conta a de gaz ( botija ) ou vitrocerâmica. la em casa é tudo elétrico, não temos gaz, e também só somos 2. obrigado


Retrato de tita05
Qua, 02/09/2015 - 10:31
tita05:
Membro desde: 18.08.2011

Olá,
Na minha opinião nem uma coisa nem outra. Sugeria de indução.
A gás não me parece ser muito prático andar sempre para trás e para a frente a comprar botijas e depois parece sempre que o gás acaba a meio do banho Smile
Entre vitrocerâmica e indução, claramente a indução é mais eficiente e acabas por gastar menos.
Situações que tens de ter em conta, a indução requer tachos e panelas específicos, por isso se vais comprar tem isso em atenção se já tens verifica se são compatíveis. Outro ponto será a potência eléctrica que tens em casa, para ter a certeza de que quando ligas a placa por exemplo ao mesmo tempo que o forno o quadro não vai abaixo. Verifica qual a potência máxima admissível que a casa permite.

Espero ter ajudado.

tita05

Retrato de Sofia1984
Qua, 02/09/2015 - 10:35
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

se falarmos apenas em números, o gás sai mais barato do que a electricidade.
Mas não é prático a questão das botijas, pelos motivos que dizes: nunca sabes quando vai acabar. Eu tinha um senhor que me trazia o gaz a casa. e tinha de tentar controlar o tempo da botija. Agora nesta casa pude novamente optar mas com gás canalizado é diferente e não trocava o gás pela indução. Mantive-me no gás, mantive as panelas...tudo normal Smile

Entre vitrocerâmica e indução, penso que indução será melhor pois não tem de estar ligado durante todo o tempo...ligas, colocas os tachos em cima, e passado um bocado desligas e aquilo mantém quente por muito tempo, o que faz poupar na luz.

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Lillith
Qua, 02/09/2015 - 11:31
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Gás para mim nem pensar.
Indução é a solução que eu escolheria. A electricidade é cara, é verdade, mas cozinhamos em menos tempo (e a diferença é enorme, e se as panelas forem boas, então é que se nota). Além disso é a facilidade de limpeza, poupamos imenso tempo em tudo, a cozinhar e a limpar.
PAra mim tempo é dinheiro, logo indução compensa sempre.

Retrato de Bemzinho
Qua, 02/09/2015 - 15:57
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Boa tarde,

Na minha opinião indução é melhor. Poupa mais energia do que a vitrocerâmica, mas atenção que nem todos os tachos e panelas servem.
Para saberes se os teus tachos e panelas são compatíveis faz o teste do iman. Colocas um iman no fundo da panela e se ficar lá agarrado é porque é compatível, senão tens de comprar panelas novas.
Mas entre isso e andar com uma botija de gás às costas, penso que é preferível investires em panelas novas.
Tenho uma amiga que também fez obras e mudou a placa de gás para indução e está muito satisfeita, ela diz que no inicio aquecia o leite tão depressa que quando ela dava conta já tinha vindo por fora.
A minha mãe tem vitrocerâmica e para além de gastar mais energia, demora mais tempo a aquecer, mas isso como a minha mãe diz é uma questão de habito.
A minha placa é a gás, felizmente não é de botija, quando comprei a casa já tinha os electrodomesticos todos por isso não tive escolha, mas quando tiver de trocar, compro de indução.

Retrato de samanuel235
Ter, 06/06/2017 - 17:07
samanuel235:
Membro desde: 06.06.2017

Se está a pensar fazer remodelações em sua casa, descubra já a nova rede social da área da construção civil em www.mestredobras.pt