O meu gatinho morreu num acidente em casa... | A Nossa Vida

O meu gatinho morreu num acidente em casa...

Retrato de Nikiad
22.10.2014 | 12:17
Nikiad:
Membro desde: 24.05.2011

Desculpem desde já o testamento, o desabafo.

O meu querido pequenino Óscar... tinha apenas 5 meses mas já era a alegria da casa. Com a sua alegria, doçura e vivacidade conquistou-nos, conquistou o nosso coração e a sua morte prematura e de uma forma tão cruel é uma dor imensa que não consigo ultrapassar nem me consigo conformar com a estupidez do que lhe aconteceu...

Ontem de manhã, como era normal, abrimos-lhe a porta para ele ir dar a sua voltinha ao quintal. Antes de irmos para o trabalho, pelas 9h, fomos chamá-lo, pois normalmente não ficava na rua, mas sim em casa. Ontem por acaso ficou no quintal, pois quando o chamei ele não quis entrar.

Há hora de almoço fomos almoçar a casa e eu fui ao quintal chamá-lo, qual não é o meu choque quando imediatamente os meus olhos captam qualquer coisa de anormal numa das janelas da casa. O meu pequenino estava entalado na janela (era uma daquelas janelas basculantes que abrem só um pouco em cima). Em pânico fui logo até lá e lá estava ele, entalado, já morto, já frio, já hirto... morreu entalado por baixo das costelas, asfixiado... Tirei-o com todo o cuidado, abracei-o e chorei, chorei muito.

Não imagino o quanto possa ter sofrido, não consigo deixar de pensar nisso... não sei se foram minutos ou horas... havia xixi na janela, aquele xixi que os gatos fazem quando estão em pânico. Só sei que deve ter sofrido muito. Na posição em que ele estava dava para perceber que quanto mais se mexeu mais se entalou, um horror.

Não consegui salvá-lo, não consegui protegê-lo, não cheguei a tempo. Nunca imaginei que aquela janela pudesse ser uma armadilha fatal para o meu pequenino. Não consigo tirar da minha cabeça a imagem dele ali pendurado, os seus olhos semicerrados... Vejo-o em cada canto, em cada sombra. Hoje de manhã foi o pior, acordar e ele não estar lá.

O meu querido, o meu pequenino. Levei-o para casa bebé, tinha sido abandonado pela mãe. Só queria colo, só queria mimo. A maior alegria dele era ver-nos chegar a casa, era sentir movimento na cozinha, era andar atrás de nós, sempre a ronronar, sempre a dar-nos "turrinhas". Tinha tanto para viver, tínhamos tanto para viver com ele. Agora só o vazio, a dor e as recordações.

O meu pequenino Óscar partiu, mas a nossa vida vai estar para sempre marcada pela sua lembrança querida!

Adeus meu querido!


Retrato de c-goncalves
Qua, 22/10/2014 - 13:42
c-goncalves:
Membro desde: 14.07.2013

Não consigo imaginar a dor. Os meus sentimentos. Também tenho uma gatinha, e não me imagino sem ela. Tudo de bom e muita força

Retrato de Daniela Basílio
Qua, 22/10/2014 - 14:24
Daniela Basílio:
Membro desde: 27.09.2014

Querida lamento muito o que aconteceu Sad

Quem ama os animais, sabe bem o que custa perdê-los, ou quando estão doentes, é uma tristeza enorme.

Eu amo muito os animais, e também já passei por muito à "custa" deste amor. Até com pardais que criei à mão. Enfim...

Pouca gente vai entender. Mas realmente acredito e imagino o sofrimento que está a passar. Ao fim de algum tempo connosco parece que são são da família não é?

Ainda é muito cedo para falar nisto, mas quem sabe daqui a algum tempo, quando a dor maior passar, poderia voltar a ter outro gatinho (sei que não substitui), mas poderia começar de novo, dando todo o amor e carinho a um novo animal. Isto talvez a pudesse ajudar, não a esquecer o Óscar, mas a acalmar a sua dor.

Bom nem toda a gente consegue ter um novo animal depois de uma situação destas, mas quem sabe se não regressaria de novo a alegria a sua casa?

Espero que tudo fique bem consigo, estas coisas acontecem, os animais, principalmente gatinhos são muito mexidos, querem andar de um lado para o outro, sempre dentro e fora de casa, e enfim, tudo pode acontecer. Mas sei que custa muito Sad

Tudo de bom para si, espero realmente que daqui para a frente consiga acalmar a sua dor, dê tempo e tudo passa.

Beijo

Retrato de cattus
Qua, 22/10/2014 - 14:26
cattus:
Membro desde: 29.05.2013

Lamento imenso a sua perda! Nem consigo imaginar o que sentiu...

Fez muito bem em partilhar, será mais aspecto a ter em atenção para quem tem dessas janelas... Nunca imaginei tal cenário Sad

O pequeno Óscar vai estar sempre nos vossos corações e quando se sentirem preparados arranjem mais um pequenote, não substitui o Óscar mas será uma alegria nas vossas vidas...

Retrato de Nikiad
Qui, 23/10/2014 - 10:19
Nikiad:
Membro desde: 24.05.2011

Muito obrigada pelas vossas mensagens de apoio! É um conforto saber que há quem ame os animais da mesma forma e entenda a dor e todo o processo de luto quando os perdemos.

Infelizmente a maioria das pessoas não entende e não reconhece o luto por um animal de estimação e comentários como "Era só um gato" são comuns e mostram esse não reconhecimento, como se fosse um acontecimento trivial e de pouca importância.

Sei que com o tempo a dor irá atenuar e um dia esta saudade dolorosa vai dar lugar à saudade que nos faz sorrir ao recordar os bons momentos vividos! Sei também que vou ter outro gatinho, sim vou, que há-de aparecer na minha vida tal como apareceu o meu pequenino Óscar e essa vai ser a melhor forma de o homenagear, dando todo o meu amor e carinho a outro animal!

Sempre que lá em casa passo pela janela, fico incrédula como é que aquilo foi acontecer... não me consigo conformar... parece que de certa forma eu também ali fiquei presa... e a minha mente ficou sim, pois quando dou por mim os meus pensamentos estão a divagar sobre como terão sido os últimos momentos dele Sad

Uma vez mais um grande obrigada pelo vosso apoio e compreensão!