Máquina de secar roupa. Sim ou não? | A Nossa Vida

Máquina de secar roupa. Sim ou não?

Retrato de mariana_oliveira
14.12.2009 | 11:52
mariana_oliveira:
Membro desde: 12.01.2009

Olá meninas

Ando há bastante tempo a poderar a hipótese de comprar uma máquina de secar roupa mas tenho um problema que tem a ver com falta de espaço. Já tenho os sitios ocupados por uma máquina de lavar roupa e por uma de lavar louça (e sao os unicos sitios com escoamento).

Por isso a máquina de secar, a ser comprada, só tenho duas hipóteses. Ou meto ao fundo da marquise que é muito estreita ou meto numa espécie de arrecadação que tenho, que é fechada, lgo ao lado da marquise.

O quê que acontece... na marquise tem de ser uma máquina pequenina (vi umas de 3kg com 50 cm à venda) e na arrecadação pode ser uma normal mas nao tem ventilação e teria de comprar um aparelho que apanhasse o vapor que sai do tubo de condensação da maquina.

Então as minhas perguntas eram:

A máquina de secar compensa? As meninas que não têm como secam a roupa? É que em minha casa demoro quase 1 semana a secar a roupa no estendal dentro de casa, quando esta a chover e se estiver assim o tempo húmido como hoje, mas com sol, tenho de a por logo de manhã e tirar ao fim da tarde senao à noite fica tudo húmido outra vez, e fazer isso pelo menos 3 dias até ficar mais ou menos seca. Gostaria de opiniões de quem tem máquina de secar e de quem não tem.

Para quem tem:

Alguém tem dessas máquinas de secar pequeninas? E gosta, como se dá com ela, etc.

Alguém tem desses extractores de vapor por não terem uma janela ao lado da máquina? E funcionam bem ou tiveram de usar outra opção?

Obrigado pela vossa ajuda
Smile


Retrato de xanasilvapepita
Seg, 14/12/2009 - 12:00
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009

...não compensa!Tenho máquina de secar roupa pq tal como tu tinha o mesmo problema...mas na realidade poucas são as coisas q dão para escares na máquina ou seja,metade da roupa encolhe!!!Para não falar q não gosto do cheiro q fica na roupa.
A minha máquina tem capacidade para tres máquinas de lavar roupa e para a encher é qs impossivel visto q a maior parte da roupa não dá para colocar a secar na máquina!!!Até toalhas de banhos encolhe...por isso para mim de qs nada me vale!!!

Beijo

Retrato de Maggy_84
Seg, 14/12/2009 - 12:03
Maggy_84:
Membro desde: 09.09.2009

As máquinas de secar dão mesmo muito jeito nesta época do ano. Eu tenho uma que não precisa de tubo escoamento. Tem uma gaveta onde guarda toda a água que é retirada da máquina e de vez em quando tiramos a água em excesso.

Mas a máquina só a utilizo neste tempo, senão a conta da luz é vê-la aumentar....

Quanto às máquinas mais pequenas não te consigo ajudar, mas já viste em alguma loja de electrodomésticos? Eles tem os catálogos e certamente te irão poder aconselhar melhor.

Beijinhos

Retrato de Ignoto
Seg, 14/12/2009 - 12:04
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008

...eu mais a maria botamos tudo na máquina de secar, seja de inverno ou de verão, não temos pachorra para andar a estender e a recolher depois, e ainda pra mais moramos num R/C e o quintal é abrigado, não apanha muito sol, por isso, vai sempre para o secador, e vai tudo, não tenho cá preocupações com encolher e tal, até agora tem servido sempre bem

a nossa é de exaustão, mas há umas de condensação que não precisas de saída, funciona tipo desumificador, a água fica toda num depósito.

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de Clara1981
Seg, 14/12/2009 - 12:08
Clara1981:
Membro desde: 27.05.2008

...o desumidificador. Até agora funciona e a roupa demora 1 dia a secar, estando num compartimento pequeno e fechado.

Retrato de Filipa crispim
Seg, 14/12/2009 - 12:14
Filipa crispim:
Membro desde: 08.11.2008

eu tenho makina e ainda nao a usei desde k casei, mas tenho experiencia pla da mha mae k é igual a mha. na mha mae tb ma usavamos a makina, compramos-a pk o meu pai trabalhava fora e qdo vinha tinha de se lavar e secar a roupa mais rapidamente pa ele poder levar em grandes quantidades visto k xegava a ficar 1 mes fora.

a mha tb é dessas pekeninas, e tem mesmo de ter saida pa rua po tubo k trax pk deita mto cutao enqto ta a trabalhar.

eu seco a mha roupa mt bem é ao pe da lareira. pa teres uma ideia tenho dois estendais dakeles de casa, "obrigo" o meu marido a acender a lareira todos dos dias e por noite (entre as 18h e as2h da maha) consigo secar duas makinas de roupa o k eu axo um espetaculo. a sala fica feia c akilo tudo ali, parece a feira mas da resultado e tem mesmo de ser pk devido à roupa demorar mto a secar ja tnha ali montes e montes de roupa pa lavar acumulada no wc.

espero ter ajudado. outra coisa das makinas pekenas de secar é k demoras 1h e 30 minutos mais ou menos pa secar 2calças de ganga... mas se a roupa tiver p ex uma tarde axim k sai da makina na rua ja é mas facil de secar na makina.

Retrato de Ines_A
Seg, 14/12/2009 - 12:21
Ines_A:
Membro desde: 08.04.2008

Este tópico veio mesmo a calhar! Tongue

Eu também ando a pensar comprar uma, mas a minha terá de ser de condensação, pois não tenho janelas, nem tubos nem nada que se parece onde possa colocar a máquina ao pé. Ainda ando a magicar um lugar onde a poderei colocar! Esse tem sido o principal entrave à compra...

Se compensará ou não? Ainda estou para descobrir... Sei que não se pode colocar lá todo o tipo de roupa, camisolas de lã por ex é para esquecer, mas que outro tipo de roupa é que se pode colocar ou não numa máquina de secar? Toalhas da casa de banho, por ex? Algodões? Meias? Panos de cozinha? Lençóis de flanela? Gangas? Etc?

Obrigada!!

Retrato de DMRS
Seg, 14/12/2009 - 12:28
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

eu tb ando de olho numa Wink

ate agr tenho num estandal dentro de casa mas daqui a pouco o meu filhote vai precisar do quarto e a roupa tem que sair de lá Smile

em relaçao a nao teres + sitios para escoamento na cozinha..se tiveres espaço para a maquina(nem q seja por cima da de lavar roupa) podes tb comprar uma maq de secar roupa como a dos meus pais... tem 2 opçoes: ou o escoamento normal (nao está ligado a lado nenhum sequer) ou entao tem uma caixa que acumula a agua (eles so a usam assim o sitio onde ela está tb n ha escoamento possivel)

a mim da-me imenso jeito ter maq pk tenho roupa minha, do home e do meu filhote (eles sujam-se imenso) e qd está no estendal as vezes ate tenho que ligar o aquecedor para secar + depressa... mas ela nem demora muito a secar... no verao 1+meio dia no inverno entre 2 a 3 dias... mas sempre com a janela um pouquinho aberta por causa da humidade...

Retrato de mariana_oliveira
Seg, 14/12/2009 - 12:38
mariana_oliveira:
Membro desde: 12.01.2009

Meninas obrigado pelos vossos comentários! Estou a ver que as opiniões dividem-se Smile

Filipa crispim dizes que tens dessas pequenas. É de que marca? E usa-se bem? Dizes que deita muito cotão. Como assim?

Obrigado a todas que responderam até agora

Grin

Retrato de SASF
Seg, 14/12/2009 - 13:07
SASF:
Membro desde: 15.08.2009

Meninas eu já tenho uma, ainda não utilizei mas penso que compensará sempre se usada no horário certo e se for com o tamanho apropriado, se temos uma maquina de lavar de 7kg não vamos comprar uma de secar de 8 ou 9kg aí já não compensa, mas relativamente ás peças que se pode secar lá, as maquinas recentes têm programas especificos para secar lãs e tecidos especiais até tem programa especial bébés/jeans, etc. A minha maquina é uma Zanussi e não foi mt cara e tem programador horário para poder ligar na altura do bi-horário e é classe B, porque maquinas de secar roupa classe A, penso que ainda não vi nenhuma. Mas no entanto estando bom tempo como tenho terraço bastante grande e ensolarado penso que só a vou usar na altura de inverno mais chuvoso.

Retrato de Filipa crispim
Seg, 14/12/2009 - 17:40
Filipa crispim:
Membro desde: 08.11.2008

a marca é "samar", é uma das mais baratas, muito simples e sem nada de muitos programas, alias so tens 2 programas e o tempo pa seleccionar.

usa-se bem sim. deita um pco pelo tubo k é pa "ligar" à rua mas tb nao é nada do outro mundo.

Retrato de LadoLunar
Ter, 15/12/2009 - 10:02
LadoLunar:
Membro desde: 11.02.2009

Eu comprei recentemente uma dessas máquinas, de 3kg da marca White Knight também só com dois programas (uma mais quente e outro mais frio) e tempo para seleccionar.

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=04339004&oid=9|76|111&c=1150977

Não acho que demore mais ou menos tempo que a que a minha mãe tem, que é das normais (5 kg) só realmente que deita muito mais cotão.

É optima para secar toalhas, roupa interior, lençois, etc. Para mim é uma excelente ajuda porque não tenho lareira nem desumidificador e a maquina ficou-me no mesmo preço que um desumidificador.

As roupas que dizem que não podem ir à máquina (camisolas, etc) não ponho lá. Deixo secar normalmente como sempre. Mas parecendo que não o facto de poder secar facilmente o resto já é muito bom.

Filipa crispim:
Pareceu-me que não usas muito a tua mas a tua mãe sim. Já te estragou/encolheu alguma peça? Os últimos 20 min do temporizador são secagem a frio, já experimentaste nalguma peça que supostamente não possa ir à secagem? E vale a pena?

Obrigado.

Bjs

Luar
L'amour c'est toi, L'amour c'est moi
http://www.amour-moi-toi.blogspot.com/

Retrato de Nexa
Sex, 01/01/2010 - 23:47
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Eu acho que compensa. Eu tenho máquina de lavar e secar por isso para a roupa ficar seca é só continuar o programa e já está. Dá muito jeito especialmente nesta altura do ano em que nada do que estendo no pátio seca em tempo útil...
Não tenho problemas com as roupas delicadas porque as peças mais delicadas lavo à mão, logo também não as ponho na máquina para secar. A máquina tem também vários programas consoante o tipo de roupa, o que ajuda a evitar algum "acidente" com alguma peça.

Retrato de cmapp
Sáb, 02/01/2010 - 10:25
cmapp:
Membro desde: 25.10.2008

Já pensei em comprar uma mas para já dá para secar a roupa. neste momento com o frio coloco o estendal dentro de casa na sala, não temos aquecimento mas está lá um radiador electrico para qdo precisamos.

Minha irmã comprou uma quando teve o bébé pq simplesmente não secava nada (ela está em Paris).
Acho que depende tb da roupa que tens, um exemplo, nós temos cada um 3 pijamas de inverno por isso pode perfeitamente cada um demorar 15 dias a secar q não há problema e é igual para o resto da roupa.

penso que qdo temos filhos sobretudo pequenos é uma grande ajuda.
Não vejo problema em comprar uma agora são mais baratas e dão sempre jeito.

Retrato de xanasilvapepita
Dom, 03/01/2010 - 15:59
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009

Para as meninas q realmente ainda não compraram máquina vi ,no outro dia,no Izzi um estendal eléctrico,custa cerca de 29.90 euros!(Penso q não gasta mt luz mas não tomei mt atenção)...é uma solucção um pouco mais económica do q a máquina e não encolhe a roupa!

Bjinhos Kiss Kiss

Retrato de Kynia
Seg, 04/01/2010 - 10:56
Kynia:
Membro desde: 24.09.2009
xanasilvapepita wrote:

Para as meninas q realmente ainda não compraram máquina vi ,no outro dia,no Izzi um estendal eléctrico,custa cerca de 29.90 euros!(Penso q não gasta mt luz mas não tomei mt atenção)...é uma solucção um pouco mais económica do q a máquina e não encolhe a roupa!

Bjinhos Kiss :*

Por acaso já vi desses estendais á venda. Mas tenho receio que a roupa fique com a marca dos ferros. Que fique queimada por estar muito tempo na mesma posição.
Não conheço quem tenha para me informar...

Um dia esqueço-me dos "e" e dos "se's" e faço apenas o que o meu coração quer.

Retrato de Imcosta
Qua, 06/01/2010 - 00:44
Imcosta:
Membro desde: 31.08.2008

Olha, eu tenho máquina e dá imenso jeito no inverno. A roupa fica seca em menos de 3horas. É um alivio.

A minha tb não tem escoamento, tem um depósito que acumula a água e depois é só despejar.

As roupas de lã, lençóis das camas, panos de cozinha, toalhas sai tudo muito macio mas concordo com um comentário que alguém deixou: prefiro o cheiro da roupa depois de um dia de sol.

Relativamente a encolher, é só ter cuidado com a temperatura escolhida. Eu uso sempre a temperatura mais baixa. Mas no inicio tive alguns dissabores.

Retrato de Ancaje
Qua, 06/01/2010 - 01:43
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Olá meninas,

Eu vou mudar de casa para a semana e estava a pensar em comprar daquelas máquinas que lavam e secam a roupa! Alguma de vocês já teve ou conhece quem tenha? Será que é eficaz?

Obrigada!

Retrato de Imcosta
Qua, 06/01/2010 - 13:26
Imcosta:
Membro desde: 31.08.2008

O meu namorado tem uma dessas e pessoalmente não gosto.

- Uma máquina de roupa cheia, tem que ser repartida pq não dá para secar tudo ao mesmo tempo.
- A roupa sai muito mais amarrotada
- Como faço mais de uma máquina em minha casa (em que tenho uma máq de lavar e uma de secar), posso fazer as duas coisas ao mesmo tempo - lavar uma roupa e secar outra.

Retrato de Ancaje
Qui, 07/01/2010 - 20:49
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Obrigada pelo teu comentário, como não conheço ninguém que tenha este tipo de máquina, as desvantagens que ela tem ultrapassam-me, mas começo a ver que não é só vantagens...

Mais uma vez obrigada!

Retrato de xanasilvapepita
Sex, 08/01/2010 - 10:24
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009
Imcosta wrote:

Olha, eu tenho máquina e dá imenso jeito no inverno. A roupa fica seca em menos de 3horas. É um alivio.

A minha tb não tem escoamento, tem um depósito que acumula a água e depois é só despejar.

As roupas de lã, lençóis das camas, panos de cozinha, toalhas sai tudo muito macio mas concordo com um comentário que alguém deixou: prefiro o cheiro da roupa depois de um dia de sol.

Relativamente a encolher, é só ter cuidado com a temperatura escolhida. Eu uso sempre a temperatura mais baixa. Mas no inicio tive alguns dissabores.

Eu como sou de extremos,claro está,ponho tudo no máximo,e obviamente q encolhe!
A minha máquina só teem 3 ou 4 progamas mas o meu problema é:se utilizo um programa mais baixo tenho q por a secadora a secar mais de 3 vezes pq a roupa não está completamente seca... Sad ,e mesmo n programa máximo tenho q por a secar no minimo 2 vezes!Secalhar é a minha secadora q não vale nada... Sad

Retrato de LadoLunar
Seg, 11/01/2010 - 10:41
LadoLunar:
Membro desde: 11.02.2009
xanasilvapepita wrote:

Eu como sou de extremos,claro está,ponho tudo no máximo,e obviamente q encolhe!
A minha máquina só teem 3 ou 4 progamas mas o meu problema é:se utilizo um programa mais baixo tenho q por a secadora a secar mais de 3 vezes pq a roupa não está completamente seca... Sad ,e mesmo n programa máximo tenho q por a secar no minimo 2 vezes!Secalhar é a minha secadora q não vale nada... :(

A minha é das pequeninas (3kg) e só tem 2 programas. Seco lá tudo menos, claro, as roupas que dizem na etiqueta que não podem ir. Geralmente também meto ao máximo senão demora o dobro do tempo para secar. A da minha mãe é de 5kg e é a mesma coisa. Acho que não tem a ver com a qualidade da secadora (acho) e sim com o tamanho e tipo de roupa em causa e também da quantidade de roupa que se põe na máquina.

Eu por mim estou muito satisfeita. Então agora esta semana tem sido óptimo ter máquina em casa porque temos tido temperaturas muito baixas e chuva (ontem aqui a máxima foi de 3º) e nada como poder secar a roupa no mesmo dia, por muito tempo que demore Grin

Ancaje wrote:

Olá meninas,
Eu vou mudar de casa para a semana e estava a pensar em comprar daquelas máquinas que lavam e secam a roupa! Alguma de vocês já teve ou conhece quem tenha? Será que é eficaz?
Obrigada!

Olha a minha mãe antes de ter as máquinas separadas teve uma de lavar e secar e honestamente não recomendo.
- por cada ciclo de lavagem tens dois de secagem porque a máquina só seca cerca de metade do peso que lava (enquanto que se tiveres por exemplo uma máquina de lavar de 5kg e uma se secar tb de 5 kg consegues secar tudo - desde que a roupa possa ser seca na máquina) - logo consomes mais electricidade
- consomia mais água que uma máquina normal na lavagem
- e quando avaria, perdem-se logo duas máquinas... com a nossa foi assim e a minha mãe acabou por trocar por duas independentes

Smile

Retrato de Nexa
Seg, 11/01/2010 - 13:59
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Ancaje:
A grande vantagem da maquina de lavar/secar é o espaço que se poupa, eu não poderia ter as duas máquinas em separado devido ao espaço.
Se te for possível é melhor ter a maquina de lavar e a secadora principalmente porque não podes secar a carga completa da máquina, tens de a dividir.

Retrato de xanasilvapepita
Ter, 12/01/2010 - 12:00
xanasilvapepita:
Membro desde: 23.09.2009
LadoLunar wrote:

A minha é das pequeninas (3kg) e só tem 2 programas. Seco lá tudo menos, claro, as roupas que dizem na etiqueta que não podem ir. Geralmente também meto ao máximo senão demora o dobro do tempo para secar. A da minha mãe é de 5kg e é a mesma coisa. Acho que não tem a ver com a qualidade da secadora (acho) e sim com o tamanho e tipo de roupa em causa e também da quantidade de roupa que se põe na máquina.

Pois ...mas apesar de na etiqueta (das roupas)não proibir(ou desaconselharem a)alguma roupa encolhe.Coloquei ropa da minha filha no programa extra suave e acho q nada encolheu!Vamos ver...

***Já agora uma questão:****
Alguém conhece umas toalhitas de por nas secadoras q é para perfumar a roupa???
É q eu sei q existem mas nc encontrei á venda?! Worried

Retrato de Pepa
Ter, 19/01/2010 - 11:11
Pepa:
Membro desde: 27.12.2007

Meninas, ando a pensar seriamente a comprar uma maquina de secar. Acontece que tenho pouco espaço na cozinha e só conseguiria meter lá uma maquina das pequenas, só que não consigo encontrar nenhuma!!! Ja corri worten, box, varias lojas de electrodomésticos e não encontro. Quem tem dessas pequeninas, onde compraram??? aconselham??

Bjinhos

*** Pepa

Retrato de cmapp
Ter, 19/01/2010 - 12:51
cmapp:
Membro desde: 25.10.2008

se tens pouco espaço podes colocar a maquina de secar em cima da de lavar ou vice-versa. Meu marido faz reparações de electrodomesticos e ele diz q se tira o tampo de cima da maquina tem lá parafusos para poder colocar outra por cima chama-se por em coluna. Podes ir a uma loja perguntar mais informações.

Retrato de Pepa
Ter, 19/01/2010 - 18:02
Pepa:
Membro desde: 27.12.2007

cmapp

Pois, isso era uma boa hipótese, mas neste caso é totalmente impossível, porque por cima da maquina de lavar roupa tem um armário. O único espaço que tenho livre é apenas o suficiente para colocar uma maquina pequena. Sad

*** Pepa

Retrato de Susanolas
Qua, 20/01/2010 - 23:37
Susanolas:
Membro desde: 27.12.2009

Olá...
Olha máquina de lavar e secar penso que não é uma boa solução pois disseram-me na Rádio Popular que havia muitas desvantagens: apenas podes colocar 5 Kg de roupa, gasta mais luz e tem pouco rendimento. Eu tenho máquina de lavar e comprei em Dezembro máquina de secar separada e dá para lâs. Dá muito jeito. A roupa fica óptima... Boa sorte na escolha.

Retrato de mldl
Seg, 25/01/2010 - 12:03
mldl:
Membro desde: 11.02.2008

Eu, durante algum tempo que leio este tópico. Não comentei porque não tinha máquina de secar, entretanto de tanto escolher e por necessidade comprei uma maquina de secar de classe A e digo-vos estou satisfeita. Não tenho rigorosamente nada a por defeitos. Antes de comprar uma máquina é preciso ver qual a melhor que tem em qualidade/preço. O que me levou a comprar a minha máquina foi que ela seca o necessário, pois tem o detector de humidade, ser classe A, é muito importante isso, pois as minhas maquinas de secar e lavar são classe A e trabalham as duas ao mesmo tempo. O tambor ser de inox e após a secagem, entre 10 a 30 minutos o tambor está sempre em movimento, até eu retirar a roupa da máquina. Nunca escolhem aquelas máquinas que estão durante duas horas e meia a secar, pois essas estragam a maioria da peças de tanto secar o que está seco. A minha máquina com o detector de humidade chega a secar uma máquina de roupa de 7kg em 1h e 10m, no entanto na programação diz 2h e tal, mas ao longo da secagem o tempo vai diminuindo.
Por estas razões, estou totalmente satisfeita com a compra que fiz.
Beijo e boas escolhas.

Retrato de Imcosta
Seg, 25/01/2010 - 14:35
Imcosta:
Membro desde: 31.08.2008

Qual é a marca da tua máquina?

Retrato de Susanolas
Seg, 25/01/2010 - 15:24
Susanolas:
Membro desde: 27.12.2009

Olá... também tenho uma máquina de secar com as mesmas características e é óptima. Também tem detector de humidade, o que é óptimo pois dependendo do tipo de roupa temos tempos de secagem diferentes.
Também estou bastante satisfeita com a minha máquina de secar.

Post