Mamoplastia de Redução | A Nossa Vida

Mamoplastia de Redução

Retrato de Joana18
02.04.2010 | 23:22
Joana18:
Membro desde: 02.04.2010

Olá!
Tenho 18 anos e umas quantas questões sobre a mamoplastia de redução. Desde os meus 13 anos que sofro do problema de ter o peito muito grande. Neste momento visto um 44 a pender para o 46 (não visto 46 porque não encontro em lado nenhum esses números).
Marquei uma consulta com a minha médica de família para ela me dar exames e raios-x que necessito de fazer para ver se já tenho algum problema mais grave na coluna (já tenho muitas dores, pelo que tenho dias que só estou bem deitada, e outros em que nem deitada estou bem).
Não sei como isto funciona, pelo que a minha mãe me informa é cirurgia pela Caixa, mas ainda não entendi bem o que isso significa, mas sei que significa listas de espera. Portanto tenho umas quantas questões que gostaria que alguém me tentasse explicar, pois há informações que não encontro na internet.
- Como funcionam estas cirurgias "pela Caixa"? Como sei se me vão deixar apta para fazer a tal cirurgia ou se tenho que esperar uns anos para juntar dinheiro e fazer pela privada?
- Como estão actualmente as listas de espera? Quanto tempo demoram os casos prioritários e não prioritários? Quais são esses casos prioritários?
- Posso escolher o tamanho que quero que fique o peito após a operação? Ou, como é pela Caixa, não posso ter essa opção?
- Já li em vários locais que se fizer a operação antes de ter filhos, mais tarde não poderei amamentar. É verdade ou não passa de um mito? [isso seria uma condicionante pois gostaria muito de amamentar um dia que tenha filhos]
- Tenho uma má cicatrização, actualmente pois sempre foi bastante boa, apenas tive uns problemas, e agora tudo me deixa cicatriz. Corro o risco de ficar com cicatrizes visíveis?
- Caso eu decida não fazer a operação, ou não possa, que implicações mais graves poderá isso ter para a minha saúde?

Desde já peço imensas desculpas pelo testamento e por tantas questões, e obrigada pela paciência Smile


Retrato de Denos
Sáb, 03/04/2010 - 02:28
Denos:
Membro desde: 23.02.2008

Xiii de facto deve ser complicado e acredito que as dores devem ser desesperantes! Nem percebo como é que há mulheres que se aventuram em colocar o que outras sabem que é doloroso e complicado. Surprise

Hoje em dia as listas de espera já não são o que eram há anos atrás, que se esperavam anos por uma intervenção. Porém sei que os casos "estéticos" ficam para trás nas lista de cirurgias, mas nem que esperes um ano, provavelmente é melhor que pagar cerca de 5.000€ numa clínica privada.

Segundo sei, hoje em dia uma cirurgia de redução ou de aumento do peito não impede uma mulher de amamentar. Hoje em dias as coisas não são como ir a um supermercado às compras, mas são certamente menos preocupantes.

Penso que em relação às cicatrizes ficas sempre com cicatrizes visíveis à volta da auréola e uma na parte inferior do peito. Podes ver na imagem em anexo. Isto pelo menos é o comum.

Porém, apesar de tudo deves fazer estas questões ao teu médico de família e ao especialista que te consultar no hospital público que te for fazer a operação. Eles saberão informar-te muito melhor acerca da redução mamária que te irá aconetcer.

Espero que corra tudo bem!

Retrato de Joana18
Sáb, 03/04/2010 - 21:29
Joana18:
Membro desde: 02.04.2010

Obrigada pelas informações!
Estou ansiosa por que chegue o dia Smile

Retrato de carladias193
Qua, 10/01/2018 - 16:00
carladias193:
Membro desde: 22.07.2013

ola a todas, gostava de saber quem ja fez a reducao mamaria pelo hospital de Sao Joao demorou muito tempo?
Ja fui a uma consulta de enfermagem sera que ira demorar muito agora?

obrigada a quem responnder

Retrato de Luena
Qui, 11/01/2018 - 11:26
Luena:
Membro desde: 19.08.2011

Olá Joana18

Fiz uma cirurgia de redução há 4 anos atrás. Não te vou falar da minha cirurgia (em termos de cicatrização) porque não foi exemplo para ninguém.
Quanto às questões que colocas..

Tempo de espera: No meu caso, eu fui à médica de família em junho e naquele mesmo dia ela enviou a minha ficha para o sistema SIGIC (que são as operações feita pelo estado em hospitais parceiros sejam eles públicos ou privados). Em setembro, fui a uma consulta no hospital de São José e o médico depois de me ver, aprovou a minha cirurgia. Sim, a primeira consulta basicamente serve para ver se realmente se justifica uma operação de redução ou não. Em Janeiro, recebi uma carta da SIGIC com 3 hospitais à escola e o tempo de espera de cada um. Uns tinham apenas 15 dias de espera. Nem respondi à SIGIC, fui diretamente ao hospital que não tinha tempo de espera e nesse dia fiz logo a primeira consulta, a medica pediu uns exames e umas análises e marcou logo a operação para a semana a seguir. em fevereiro fui logo operada.

A primeira carta que a SIGIC te manda diz qual é valor que eles cobram. Por exemplo, na carta que recebi dizia que eles pagavam 75% da operação (os restantes % teria que pagar eu e o preço varia de hospital para hospital e de médico para médico). Se não estiveres de acordo, podes responder que não consegues suportar este custo e voltas para a lista de espera até ter um hospital/ médico disponível a fazer essa cirurgia sem qualquer custo.

O tamanho é definido pelo médico consoante a tua estrutura mas claro que tens sempre uma palavra a dizer. Não te vão "desmamar" sem o teu consentimento.

Podes sim ter filhos após uma cirurgia de redução, o que ouviste é mito. Apenas nas cirurgias de aumento (com implantes mamários) é que não podes amamentar e até nesse caso pode depender do tipo de material do implante e do local onde o cirurgião pôs os implantes. Tenho primas com silicone que depois deram de mama. Mas se pensas em ter filhos, aconselho-te a tê-los primeiros, porque depois de amamentares, o teu peito pode diminuir bastante. E até mesmo os médicos te vão dizer isso.

Em relação à cicatrização não te vou falar da minha, se depois da tua cirurgia quiseres trocar dúvidas estarei aqui mas de momento não quero falar sobre isso. A cicatrização é diferente de pessoa para pessoa e também do teu estado de saúde no momento.

Desejo-te boa sorte!

Luena

Retrato de carladias193
Qui, 11/01/2018 - 14:14
carladias193:
Membro desde: 22.07.2013

Ola luena, obrigada por me responder.. A minha co sukta foi em novembro e fui aceite ja fiz a ecografia mamografia e as analises que pediam depois recebi carta paa ir a uma consulta de enfermagen ao hospital de valongo ( vou fazer pelo hospital de sao joao) agora e so esperar mas aquela ansiedade mata-e fogo nao sei o tempo de espera e nao marco coisas pra depois nap puder ir ( carta de conducao)
Eu acho que esta pra breve mas tenho aquela ansiedade que nem e bom , em cicratizes opah vai dependendo do organismo das pessoas nem quero pensar senao comeco a ter receio e medo fogo.

Se nao for indiscricao qual foi o tamanho que meteu ?

Retrato de Pinho8
Seg, 19/02/2018 - 13:05
Pinho8:
Membro desde: 18.02.2018

Ola, Carla Dias.

Eu estou a pensar fazer uma reducao mamaria no hospital de S. Joao. A minha medica de familia disse para eu pensar num hospital na zona do Porto/ Gaia (agora é possivel escolher o hospital para onde a medica nos pode mandar). Estou a pensar escolher esse hospital por uma questão de proximidade. Ja foste alguma consulta la? Como correu? Tenho receio que nao me operem, tenho nocao que existem casos bem piores que o meu e ouvi dizer que estamos numa fase de cortes.

Obrigada

Post