Limpeza da Casa | A Nossa Vida

Limpeza da Casa

Retrato de iohanna
06.01.2012 | 09:39
iohanna:
Membro desde: 31.01.2010

Olá a todas/os!

Gostava de planear as limpezas da minha casa para 2012 Smile comecei a fazer a minha agenda da casa e falta-me este separador! Em conversas com colegas verifiquei que a frequência de limpezas varia muito de “casa” para “casa”…

Assim, gostaria que me ajudassem no planeamento “normal” da limpeza da casa de banho, dos quartos, cozinha, limpeza de azulejos, mudança de toalhas e lençóis, limpeza de cortinas,…

Desde já obrigada!


Retrato de Marshmallow
Sex, 06/01/2012 - 09:50
Marshmallow:
Membro desde: 27.11.2011

Em minha casa os lençois e casa de banhos são limpos todas as semanas. As limpezas mais profundas, como o pó, arrumar quartos, limpar a fundo a cozinha, etc, limpamos +/- de 2 em 2 semanas.
É preciso ter em consideração que moro num apartamento que não é muito grande e somos só duas pessoas.

Retrato de kikinha_kutxi
Sex, 06/01/2012 - 10:03
kikinha_kutxi:
Membro desde: 27.10.2010

Todas as semanas mudo as roupas de cama (somos só dois mas temos sempre visitas dos pequenos que dormem na outra cama), toalhas de banho tambem mudo todas as semanas... Bom semanalmente limpo o pó, as casas de banho, aspiro e lavo o chão(de tijoleira), de quinze em quinze dias além disso lavo o chão de madeira e limpo a cozinha a fundo,e limpo os vidros bj

Porque tu és o melhor do mundo Kutxi
-----------------------------------------------------------------
Afilhada da minha querida (lagarta) C.A.S.C.S
Madrinha da mais doce FiPipoca

Retrato de Andreia_Lelo
Sex, 06/01/2012 - 10:22
Andreia_Lelo:
Membro desde: 18.02.2010

Acho k isso varia muito do uso k se dá à casa, do tamanho dela, de certas caracteristicas. Cá em casa somos só os 2 mas é um ultimo andar e nas traseiras existem muitas arvores. Não sei se é derivado a isso ou nao mas a minha casa ganha imenso pó. Dum dia para o outro. Limpo o pó a fundo sempre uma x por semana, por norma ao sabado. Mas as xs a meio da semana dou um jeitinho com o pano pois irrita me ver o movel tv (em wengue) com pó. Casas de banho tb sao limpas a fundo uma x por semana, nos restantes dias dou um jeito só. Mudo os lencois todas as semanas e as toalhas tb (as das mãos mudo mais pk o meu marido as xs suja as quando chega do trabalho e vai lavar as mãos). Vidros é mais ou menos uma x por mês. Aspiro tb uma x por semana e aproveito para lavar o chão. Mas quase todos os dias varro a sala (se vir alguma migalha é o suficiente) e apanho os cabelos da casa de banho do nosso quarto. O chão em madeira normalmente lavo com produto para madeiras de 2 em 2 semanas ou de 3 em 3. Conforme achar k precisa.

Retrato de Xana_magueti
Sex, 06/01/2012 - 10:26
Xana_magueti:
Membro desde: 02.09.2011

Cá em casa não é diferente do que já disseram as outras meninas. Semanalmente troco as toalhas dos 2 wc's os lençois das camas e os panos da cozinha.
Pó e aspirar sempre á sexta ou sábado,para ir mantendo utilizo toalhitas para passar na tv e mesa e utilizo a swiffer apenas para apanhar o maior.
Cozinha e wc's limpo a fundo incluindo azulejos de quinze em quinze dias lá pego em lexivía e liquido verde é tudo a eito.
Geralmente cortinados mantas cobertores e edredons lavo na primavera,tapetes da sala o mais pesado no verão,os restantes cozinha e banhos ponho na máquina semanalmente.
Quanto a vidros é de mês a mês.
O resto roupas e afins mando engomar alguma confesso.

Também somos apenas duas pessoas eu e a minha filhota:).
Brevemente estamos de partida e aí começa o pesadelo:
MUDANÇAS!

Beijo.

Xana e Miguel 12.10.2012
In love
Um dia encontrei aquele H que tanto procurei <3

Retrato de iohanna
Sex, 06/01/2012 - 10:35
iohanna:
Membro desde: 31.01.2010

Obrigado pelas respostas!

Eu relação a roupas:
costumo mudar lençois e toalhas todas as semanas; panos da cozinha 2x/semana. Panos de limpar a casa, depois de usados coloco numa bacia com lixivia e depois lavo.

Divisões da casa:

todos os dias:
faço a cama;
coloco desinfectante na sanita;
limpo a banca da cozinha;
varro a cozinha.

1x/semana:
casas de banho mais a fundo e a meio da semana dou-lhe um jeitinho só com o cif spray casas de banho e um paninho;
limpo bancada da cozinha por baixo dos electrodomesticos;
aspiro a casa;
passo o chão a pano;
limpo o pó;

1x/mês
limpo o quarto das visitas;
limpo mais a fundo a cozinha;
arrasto moveis;
limpo vidros.

de 3 em 3 meses lavo tapetes e cortinas. (as minhas colegas só lavam de meio em meio ano... será que estou a exagerar?)

Editei para dizer que somos 2, numa casa com 3 quartos (um deles transformado em escritório), uma sala de estar separada da sala de jantar, uma cozinha não muito grande e com 2 casas de banho. Tem cave, mas neste momento nós não fazemos uso dela e esta com coisas da minha irmã. Arrumamos de longe a longe e em familia, e o mesmo acontece com a garagem! Como não tem entrada pela casa até me esqueço dessas divisões. Tenho patio e frentes, mas essas arrumações ficam a cargo do E. que é o jardineiro de serviço! A casa já é antiga (era da minha avó), mas esta bem conservada. E agora um aparte vou redecorá-la este ano e tou a ver que para me orientar vou ter que recorrer muito a este forum!

Retrato de _Joanna_
Sex, 06/01/2012 - 10:40
_Joanna_:
Membro desde: 02.05.2011

Olá,
bem eu tenho que admitir que sou a maniaca das limpezas. A sensação de casa limpa/suja é algo que me persegue :).
Somos dois num apartamento t2 não muito grande.
Mas bem vou dizer o que faço: todas as semanas limpo as casas de banho, o pó dos quartos, sala e hall, limpo os parapeitos das janelas por fora e por dentro, rodapés e portas (só mesmo uma passadela com o pano humido de pronto), aspiro todos os cómodos (casas de banho incluidas), passo o pronto madeiras no chão dos quartos, passo a esfregona no resto da casa com cif limão (que gosto muito). A cozinha limpo uma vez por semana a fundo porque tenho um cãozinho e fico sempre com a sensação que tenho que desinfectar tudo Frustrated . Mudo toalhas da casa de banho, lençois e pijamas uma vez por semana também. Depois limpo os vidros uma vez por mês. E penso que é mais ou menos isso... Thinking

Retrato de Xana_magueti
Sex, 06/01/2012 - 10:50
Xana_magueti:
Membro desde: 02.09.2011

Depende a minha mãe tinha o hábito mensal de sacar cortinas mantas paninhos para pôr a lavar e até de pincel ia limpar rodapés.
As portas dela são daquelas em vidro trabalhado o que dá uma trabalheira a limpar.
Eu já não sou tão extremista o apartamento que tenho actualmente é um t3 mas pequeno,um dos quartos é o depósito da tralha:) e o local do estendal.
Desde que abra a porta de casa e sinta o cheiro do limpo e veja o chão transitável não stresso muito. A minha filha já adora aspirar e limpar chão:).

Xana e Miguel 12.10.2012
In love
Um dia encontrei aquele H que tanto procurei <3

Retrato de Mariaines
Sex, 06/01/2012 - 12:21
Mariaines:
Membro desde: 01.07.2009

Olá,

Eu moro numa moradia, com jardim de 150mm2.
Somos 5, dois adultos e três crianças, 13; 10 e 2 anos.
Tenho ginásio 3 vezes por semana e trabalho a 1 hora de casa.
Todos os dias arrumo e aspiro a sala e cozinha.
Recolho a roupa suja todos os dias; mudo lençois todas as semanas e relativamente às tolhas e panos da loiça é relatico, à semanas que é uma vês à outras que é duas ou três vezes por semana.
Casas de banho e pó desculpa, mas tenho de limpar todos as semanas, nas traseiras de minha casa é um pinhal e o pós aparece por todo o lado.
O chão é todo em madeira e ao fim de dois dias já está cheio de cotão, por isso aspiro e limpo com as esfregona.
Optei por ir fazendo as coias do andar de baixo durante a semana e o andar de cima ao fim de semana.
Espero ter ajudado.

Piquena

Retrato de Loira
Sex, 06/01/2012 - 12:52
Loira:
Membro desde: 31.01.2008

Lá por casa (nossa):
Tenho empregada que vai actualmente apenas 3 vezes por semana (pq como ja disse actualmente estou deslocada e quem lá fica é o meu namorado) para passar a ferro, lavar as WC, limpar toda a cozinha, 1x por semana não passa a ferro mas lava todos os vidros!
Os panos da cozinha são trocados dia sim/dia nao!
Quando lá estava os lençois eram trocados 2x por semana (2f e 5f) juntamente com os lençois de banho e todas as toalhas, actualmente é 1x.
Aspira sempre que vai, lava sempre o chão!
Os tapete grande e pesados da sala são lavados 1 vez por ano (sao muito pesados e temos uma empresa que os vai buscar sempre na mesma altura), os cortinados dos quartos/salas têm de ser limpos na lavandaria, por isso nao faço a minima ideia. Quem trata disso é a empregada!

Aqui nesta casa:
Tenho tb empregada q vem todos os dias mas mantenho o mesmo método de lá de baixo salvo os lençois sao trocados 2x por semana (2f e 5f) juntamente com os lençois de banho e todas as toalhas! A minha fronha é mudada todos os dias pq tenho a pele muito oleosa/acneica e uso um creme que é fundamental que se faça isso!

Semanalmente, nas 2 casas, elas limpam toda a despensa e vao vendo as datas de validade dos produtos!

A cozinha/WC são sempre limpas na totalidade (salvo os armários que são 2x/mes) visto que os armarios sao em inox e nao entra lá uma migalha!

O que eu faço é dar um jeito à bancada quando termino de jantar, ponho a loiça na maquina e já está!

Para mim é fundamental estar tudo limpo porque nunca me avisam quando vão lá a casa, mt menos nesta casa que estou agora que tenho sempre colegas de trabalho e é "perigoso" lol Grin

Gosto de ti|@

Retrato de Rose Mary
Sex, 06/01/2012 - 15:06
Rose Mary:
Membro desde: 29.08.2008

Boa tarde!

Já que se fala em limpezas, aproveito para perguntar se conhecem algum produto bom para limpar as juntas dos azulejos e tijoleira, que não vá corroer o brilho dos mesmos?

Cá em casa é assim:
Quartos: 1x p/semana de Inverno e 2x p/semana de Verão.
Wc's: 2x p/ semana
Sala e Hall: 1x p/ semana
Vidros: 1x p/ mês
Cozinha e Marquise: 2 a 3x p/ semana

Limpezas gerais:
Azulejos - 1x p/ mês
Paredes - 1x p/ mês
Cortinas - 2x p/ ano
Tapetes - 3 em 3 meses
Frigorífico - 2 em 2 meses
Armários - 3 em 3 meses

De momento acho que é tudo. Smile

Rose Mary ♥

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

Retrato de FisioLucy
Sex, 06/01/2012 - 16:22
FisioLucy:
Membro desde: 04.11.2009

Bem, eu devo ser a badalhoca cá do sítio...
1º: Nunca troquei os lençóis semanalmente, sem ser no Verão! De Inverno, dormimos sempre de pijama, qual é o motivo pelo qual tenha de trocar a cada 7 noites...?
Eu troco de 15/15 dias...

2º: As toalhas do WC são usadas para nos secarmos, apenas ficam húmidas. Como se estendem logo depois do banho, acham mesmo que vale a pena trocar TODAS as semanas...?
Eu troco de 15/15 dias...

4º: Os panos da cozinha são usados (à semelhança das toalhas do WC) para secar. Não andam sujos de comida, óleos, molhos, etc... Limpo a bancada com um pano específico. Para que iria trocá-los 2x/semana...?
Eu troco só ao fim-de-semana e é quando não é de 15/15 dias.

Bem, no que toca às limpezas propriamente ditas, aspiro, limpo pó, lavo WC's e chão todas as semanas. E aspiro tudo, parapeitos, chão, colchão, sofá...

Retrato de MMBM
Sex, 06/01/2012 - 17:12
MMBM:
Membro desde: 14.09.2010

Eu por norma limpo a casa ao fim de semana: aspirar, esfergar, limpar o pó, mudar os lencóis e tolhas de banho.

Como apenas somos só 2, quando não tenho tempo apenas limpo o quarto, a wc privativa e comum, sala e cozinha.

Quanto ás limpezas gerais ainda não fiz, mudei para uma casa nova em Outubro.

ROSE, como limpas os ajuleijos e as paredes 1x por vezes, como fazes para os azuleijos ficarem brilhantes e como limpas as paredes, que detergentes utilizas?

Retrato de Anuskas
Sex, 06/01/2012 - 17:51
Anuskas:
Membro desde: 22.06.2010

Não és nada badalhoca, depende da forma como se utiliza a casa. Por exemplo, vejo pessoas que a cozinhar sujam tudo e apanham qualquer pano para limpar. Eu já não faço dessa maneira, tento sujar o mínimo e os panos da loiça são mesmo só para limpar a loiça.

Não sei se me fiz entender mas depende do uso que se dá à casa e do cuidado que se tem e ainda de quantos somos em casa e do tempo que permanecemos em casa e do nº de refeições que fazemos e ... Enfim é subjetivo!

Retrato de Rose Mary
Sex, 06/01/2012 - 17:54
Rose Mary:
Membro desde: 29.08.2008

Olá MMBM!

Nas paredes passo a Swiffer para tirar o pó e passo um pano húmido com cif líquido diluido em água. Não precisas de fazer isso todos os meses.
Os azulejos limpo com Sonasol Oxigénio Activo e depois passo o Ajax para lhe dar brilho.

Rose Mary ♥

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

Retrato de Rose Mary
Sex, 06/01/2012 - 17:58
Rose Mary:
Membro desde: 29.08.2008

Agora com "a badalhoca cá do sítio..." dei uma boa gargalhada! Laughing

Rose Mary ♥

"Somos feitos de carne, mas temos de viver como se fôssemos de ferro."

Retrato de Rute Cris
Sex, 06/01/2012 - 18:28
Rute Cris:
Membro desde: 31.05.2010
FisioLucy wrote:

Bem, eu devo ser a badalhoca cá do sítio...
1º: Nunca troquei os lençóis semanalmente, sem ser no Verão! De Inverno, dormimos sempre de pijama, qual é o motivo pelo qual tenha de trocar a cada 7 noites...?
Eu troco de 15/15 dias...

2º: As toalhas do WC são usadas para nos secarmos, apenas ficam húmidas. Como se estendem logo depois do banho, acham mesmo que vale a pena trocar TODAS as semanas...?
Eu troco de 15/15 dias...

4º: Os panos da cozinha são usados (à semelhança das toalhas do WC) para secar. Não andam sujos de comida, óleos, molhos, etc... Limpo a bancada com um pano específico. Para que iria trocá-los 2x/semana...?
Eu troco só ao fim-de-semana e é quando não é de 15/15 dias.

Bem, no que toca às limpezas propriamente ditas, aspiro, limpo pó, lavo WC's e chão todas as semanas. E aspiro tudo, parapeitos, chão, colchão, sofá...

Não és nada badalhoca... Foste foi SINCERA Wink

Madrinha da querida C.A.S.C.S.
Afilhada da fofix Sparkly :p do Exmo Sr El_lobo e da dona Sofia1984

Retrato de MMBM
Sex, 06/01/2012 - 18:28
MMBM:
Membro desde: 14.09.2010

Eu gosto de fazer limpeza, acabo por descontrair após uma semana de correria.

O que detesto mesmo é limpar o pó... Limpo agora, passado umas horas está igual Sad Sad e os meus móveis são escuros pior... Eu limpo com um pano seco ou então com um pano humido, sem adicionar oleo ou coisas parecidas...

Também vos acontece isso?

Retrato de Rute Cris
Sex, 06/01/2012 - 18:47
Rute Cris:
Membro desde: 31.05.2010

Acho que vou roubar o lugar à FisioLucy de 'badalhoca do sítio'

Vou ser sincera. Voces são domesticas ou trabalham fora? Porque sinceramente não estou a ver terem vida social, trabalhar fora num horario normal (8h/dia), darem atenção devida a marido /filhos, cozinhar e dormir e ainda fazer isso tudo.

Eu não vivo para a casa, a casa é para se viver.
Na minha casa funciona assim:
Casa arrumada e limpa - quem suja ou desarruma, arruma logo de seguida. Evita-se logo as trabalheiras com arrumações.
Depois de tomar banho, lavo logo a banheira, aspiro o chão e dou um jeito assim por cima nas loiças.
Cozinha é arrumada todos os dias.
Toalhas - Estendo e volto a usar.
Lençois de cama - cof cof nem sei quando os mudo, mudo quando olho e penso: é altura de mudar.
Chão é aspirado sempre que me dá na cabeça, mas ta sempre limpo.
Pó - sempre que vejo pó em casa, limpo.

Limpezas a fundo - WCs ao fim de semana ou sexta feira.

Não tenho uma ordem para limpar a casa, vou limpando e mantenho-a sempre limpa.

Ah e ja agora. Vivo num T3 com 3 wcs (um deles raramente uso) so uso o de serviço e o da suite

Madrinha da querida C.A.S.C.S.
Afilhada da fofix Sparkly :p do Exmo Sr El_lobo e da dona Sofia1984

Retrato de Anuskas
Sex, 06/01/2012 - 19:55
Anuskas:
Membro desde: 22.06.2010
Rute Cris wrote:

Acho que vou roubar o lugar à FisioLucy de 'badalhoca do sítio'

Vou ser sincera. Voces são domesticas ou trabalham fora? Porque sinceramente não estou a ver terem vida social, trabalhar fora num horario normal (8h/dia), darem atenção devida a marido /filhos, cozinhar e dormir e ainda fazer isso tudo.

Eu não vivo para a casa, a casa é para se viver.
Na minha casa funciona assim:
Casa arrumada e limpa - quem suja ou desarruma, arruma logo de seguida. Evita-se logo as trabalheiras com arrumações.
Depois de tomar banho, lavo logo a banheira, aspiro o chão e dou um jeito assim por cima nas loiças.
Cozinha é arrumada todos os dias.
Toalhas - Estendo e volto a usar.
Lençois de cama - cof cof nem sei quando os mudo, mudo quando olho e penso: é altura de mudar.
Chão é aspirado sempre que me dá na cabeça, mas ta sempre limpo.
Pó - sempre que vejo pó em casa, limpo.

Limpezas a fundo - WCs ao fim de semana ou sexta feira.

Não tenho uma ordem para limpar a casa, vou limpando e mantenho-a sempre limpa.

Ah e ja agora. Vivo num T3 com 3 wcs (um deles raramente uso) so uso o de serviço e o da suite

Sim eu trabalho fora e sem horas para acabar. Eu faço mais ou menos como tu, tenho sempre tudo arrumado porque arrumo logo depois de usar, estendo as toalhas do banho para secar, não tenho coisas desnecessárias a monte etc. Vai-se fazendo e assim custa menos!

Retrato de IARANUNES1
Sex, 06/01/2012 - 20:27
IARANUNES1:
Membro desde: 31.08.2011

Também entro para a equipa das badalhocas!

Os lençóis e toalhas, só troco de 15 em 15 dias (no verão, troco os de cama uma vez por semana). Toalha de mãos, normalmente tenho duas em uso e de manhã estendo a molhada e ponho a seca no lugar. Os panos de cozinha, troco quando penso que está na hora ou quando apetece variar, pois é imprevisível, uma vez que sou muito cuidadosa mas tenho um marido descuidado e desastrado e assim, a toalha da mesa tanto pode durar duas semanas limpa como pode ter que ser trocada com um dia de uso! Assim também o pano da loiça, que nem sequer é usado na loiça e sim quando estamos a trabalhar na cozinha (mas apenas para secar mãos limpas - tenho sabonete líquido junto ao detergente e lavamos imenso as mãos enquanto fazemos a comida, justamente para evitar sujar tudo com mãos sujas e tb pq tenho a paranoia de que quando se pega em carne crua, não se pega em outra coisa sem antes lavar as mãos) - estes panos vou juntando até completarem uma máquina e lavo somente panos de cozinha pois faz-me impressão lavar outra roupa com panos de cozinha. As mantas do sofá é que estou sempre a trocar, normalmente 2 a 3 vezes por semana, pois tenho cães que são "cães de sofá". Sou sincera, cortinas, só lavo 2 vezes ao ano.

Gosto de ter a casa sempre apresentável (para mim mesma e para minha família/matilha pois é raro receber visitas e mais raro ainda receber visita que chega sem avisar) e por isso tenho uma rotina que é, logo de manhã, durante uma hora, dou a volta na casa: faço a cama, passo toalhita na casa de banho, arrumo a cozinha e a tralha que sempre se espalha pela sala, estico os panos do sofá, varro e lavo o chão (sim, todos os dias, por causa dos cães). Além disso, tento que caiba dentro desta uma hora (se não der, faço ao fim do dia - penso que se mantiver o ritmo e organização e não deixar acumular, consigo fazer assim) e faço também a limpeza mais a fundo de um cômodo: às segundas, o quarto de dormir (tirar pó, trocar lençóis quando necessário e escolho algo para aprofundar: ou limpar a janela, ou tirar o pó por cima do roupeiro, ou passar óleo nas laterais dos móveis - mas só uma destas coisas por semana!), às quartas a cozinha (e, além de limpar bancadas, tirar pó e lavar bem o chão, escolho algo: limpar janelas, arrastar frigorífico e arca, arrastar máquinas de lavar, limpar forno...), e às sextas é a vez da sala e faço sempre uma tarefa mais detalhada ou mais a fundo. Digo que depois que adoptei este método, tudo tem corrido muito bem e até sinto mais disposição depois de começar o dia com esta "ida ao ginásio" caseira Smile

Sábado é dia de lavar a casa de banho com tudo a que tem direito e deixar aquele cheirinho a limpo. Aí sim, mesmo que não troque as toalhas de banho, troco as toalhas de mão.

Temos mais dois quartos, mas como quase não são utilizados, só às vezes passo lá uma vassoura e lavo.

Apenas a rotina do tratamento das roupas é que ainda não arranjei coragem para cumprir... gostava de lavar uma máquina de roupa por semana (fora a das mantas), mas quando chove às terças ou quando a roupa é muita, tenho de lavar noutro dia qualquer e supostamente a quinta era para passar, mas a coragem mais falta do que comparece e geralmente acumulo umas duas ou três semanas (sou terrível!), mas nem pensar em passar a montanha toda de uma vez! Passo 3 de cada peça e um bônus de exterminar uma categoria (por exemplo: passar todas as calças).

Não gosto de varrer pq demora mais e levanta mais poeira, mas como a energia está cara, baixei uma lei de só usar o aspirador uma vez por semana.

Retrato de Xana_magueti
Sex, 06/01/2012 - 20:55
Xana_magueti:
Membro desde: 02.09.2011

[quote=FisioLucy]Bem, eu devo ser a badalhoca cá do sítio...
1º: Nunca troquei os lençóis semanalmente, sem ser no Verão! De Inverno, dormimos sempre de pijama, qual é o motivo pelo qual tenha de trocar a cada 7 noites...?
Eu troco de 15/15 dias...

2º: As toalhas do WC são usadas para nos secarmos, apenas ficam húmidas. Como se estendem logo depois do banho, acham mesmo que vale a pena trocar TODAS as semanas...?
Eu troco de 15/15 dias...

4º: Os panos da cozinha são usados (à semelhança das toalhas do WC) para secar. Não andam sujos de comida, óleos, molhos, etc... Limpo a bancada com um pano específico. Para que iria trocá-los 2x/semana...?
Eu troco só ao fim-de-semana e é quando não é de 15/15 dias.

Bem, no que toca às limpezas propriamente ditas, aspiro, limpo pó, lavo WC's e chão todas as semanas.
Mais nada :).
Mudo semanalmente lençois porque tanto eu como a filhota temos bronquite crónica. Porque de resto vivemos a "casa".
Smile concordo contigo em tudo.
Mania da limpeza sem exageros...

Xana e Miguel 12.10.2012
In love
Um dia encontrei aquele H que tanto procurei <3

Retrato de Mamuila
Sex, 06/01/2012 - 21:36
Mamuila:
Membro desde: 22.02.2010

Aqui em casa mudam-se os lençóis todas as semanas, de inverno de 15 em 15 dias. Toalhas de casa de banho todas as semanas, panos na cozinha sempre que olho para eles e me parece que já não estão bons (as vezes um bocado de tara minha). Cortinados umas duas vezes por ano, e tapetes...bem! Tapete da sala que é grande, para aí uma vez por ano, os do quarto andam na maquina para aí uma vez por mês, os da cozinha e casa de banho, ui, é uma desgraça, não sei como ainda duram, pois ando constantemente com eles na maquina. Acho que é mesmo tara!
Quanto ao resto das coisas, dedico todos os dias, duas horas por dia à casa, tipo uma menina comentou, mas sem ser tão organizadinho como ela. Aqui o pó também "nasce".
Resta-me dizer que somos três, é um T2, trabalho 7 h por dia, e recebo muitas visitas, a maior parte das vezes inesperadas mesmo.

Mamuila

Retrato de _Marta_
Sex, 06/01/2012 - 21:47
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Limpezas? Quando dá, quando apetece, às vezes quando tem mesmo de ser. Não somos maníacos por limpezas e não gostamos de ser escravos de uma casa sempre limpa e sempre arrumada. A casa é para ser vivida, e a vida idem aspas aspas.
Não tenho propriamente rotinas de limpeza e arrumação, nem ando a contar os dias para mudar lençóis ou toalhas. Mais simples, não há!

Retrato de phiona
Sex, 06/01/2012 - 21:58
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

olá,
eu n tnh rotinas fixas...
moro num T2, tnh gatos... o qe faço praticamente todos os dias é passar a mopa no chão p causa do pelo deles e passo toalhitas na loiça do wc durante a semana. sao 5 min.

ao sabado em 2horitas faço o chamado "mais a fundo", aspiro, limpo pó, troco lençóis, esfrego wc, sacudir tapetes, etc...
troco toalhas todas as semanas porque mesmo estendidas n secam bem e ganham cheiros. troco lençóis +- de 2 em 2 semanas, mas n é fixo. panos de cozinha, troco qd é preciso.

a bancada da cozinha limpo de vez em quando, n é fixo tb.
por exemplo, ás vezes a cozinha fica cheia de vapor, jantamos, laço a loiça, pego num pano c/ detergente e passo tudo... como está humido, fica logo impek!

limpo a cozinha todaaaaa 1 vez por ano, assim como limpar vidros e pressianas: tiro 1 dia de ferias e trato disso tudo.

todos os dias faço qq coisita, "dou um jeito" e considero a minha casa limpa e arrumada. Wink

phiona

Retrato de Gardénia
Sex, 06/01/2012 - 22:05
Gardénia:
Membro desde: 10.08.2011

Eu detesto é ver coisas espalhadas. Nesse aspecto, a minha casa está sempre num brinquinho. Mas não perco tempo a arrumá-la, é na hora. Se fui buscar algo e já não preciso, volta-se a colocar no sítio e pronto. O marido faz igual Smile
Já limpá-la é outra história... às x deixo passar tanto tempo que volta e meia lá anda o marido no quarto de rabo para o ar a apanhar cotão...é nessa altura que, definitivamente, está mais que na hora Tongue mas isto não é sempre, claro. Temos a rotina de fazer limpeza aos sábados, mas por x não dá, ou simplesmente não apetece, portanto adia-se. Por vezes adia-se uns dias, por vezes uma semana, por vezes mais (e é nessas alturas que lá vem o cotão) (e com isto devo ter ganho o título de porcalhota cá do sítio :P)

A minha cozinha tb costuma estar sempre alinhadinha. Apenas lavar o chão entra na limpeza semanal, já que todos os dias depois de cozinhar arrumo tudo, passo paninho / tira gorduras quer no fogão quer pelos armários, varro, é conforme dá na veneta Tongue

Enfim, aspirar, lavar, limpar pó é que é um suplício para mim (obviamente que não estamos a incluir aqui o passar a ferro, esse bate aos pontos toda e qualquer horrorosidade doméstica...:P)

Se nos dedicarmos a cuidar do nosso jardim, a transformar o nosso espaço, a nossa vida, num ambiente agradável, perfumado e bonito, será inevitável...
As borboletas virão até nós...

Retrato de Loira
Sex, 06/01/2012 - 22:13
Loira:
Membro desde: 31.01.2008

Cada um limpa conforme a disponibilidade e/ou a necessidade!

Pessoalmente tenho a (grande)sorte de ter empregada desde criança o que me foi incutindo, ao longo da minha educaçao, que temos de ter a casa arrumada.

Não sou maníaca das limpezas, nada disso, mas há uma coisa que não prescindo, que é o cheiro do detergente da roupa acabadinha de lavar. Adoro! Por isso é que mudo lençois de quarto e banho varias vezes!

Esta é a minha pancada!

Gosto de ti|@

Retrato de cpc
Sex, 06/01/2012 - 23:13
cpc:
Membro desde: 21.04.2008
_Marta_ wrote:

Limpezas? Quando dá, quando apetece, às vezes quando tem mesmo de ser.

Basicamente é isso mesmo. Não tenho rotinas. Não tenho horários certos, folgas tb não e tenho uma filha e marido (e restante familia) que não têm culpa disso. Por isso, a maior parte das vezes é : quando tem mesmo de ser.

Retrato de LadoLunar
Sex, 06/01/2012 - 23:14
LadoLunar:
Membro desde: 11.02.2009
iohanna wrote:

Gostava de planear as limpezas da minha casa para 2012 Smile comecei a fazer a minha agenda da casa e falta-me este separador! Em conversas com colegas verifiquei que a frequência de limpezas varia muito de “casa” para “casa”…
Assim, gostaria que me ajudassem no planeamento “normal” da limpeza da casa de banho, dos quartos, cozinha, limpeza de azulejos, mudança de toalhas e lençóis, limpeza de cortinas,…

Eu aproveitei algumas partes de um método de organização doméstica (não sigo religiosamente nem ao pormenor) para organizar a minha rotina doméstica semanal e diária (http://flylady.net/) e por isso pode ser que seja isso que procures. Falo sobre isso aqui:
http://ladoluna.blogspot.com/2010/03/organizacao-domestica.html

A minha rotina é assim

Todos os dias de manhã
-- Faço a cama (porque sou a última a sair dela)
-- Limpo rapidamente o WC, ou seja, enquanto me estou a arranjar de manhã coloco produto na sanita e deixo a actuar e passo um spray com lixivia - do PD - no lavatório e banheira e também deixo a actuar. Depois vou-me vestir e depois despejo o autoclismo e passo água na banheira e lavatório (sem esfregar)
-- Guardo a louça que ficou a secar da noite anterior
-- Lavo a louça do pequeno-almoço

Todos os dias à noite
-- Faço o jantar (a contar para o almoço do dia seguinte pois comemos ambos em casa)
-- Enquanto o meu marido levanta a mesa, dá-lhe uma limpeza com um pano e aspira o tapete da sala (para alem das migalhas temos um gato com muito pêlo e eu tenho alergias respiratórias, por isso aspira-se quase todos os dias a sala) eu lavo a louça, passo um pano nas bancadas (com multiusos) e varro o chão (ou lavo se for preciso).

De semana
-- 2ª feira é dia de fazer compras (para aproveitar os 10% do intermarché) e pagar contas. Além disso faço uma máquina de roupa de cor e/ou branca
-- 3ª feira é dia de limpeza geral da casa: aspirar e limpar o pó (com uma peça do aspirador), lavar o WC a sério e lavar o chão da cozinha e marquise)
-- 4ª feira é dia de lavar toalhas e descansar
-- 5ª feira é dia de limpeza detalhada de uma zona da casa (cada semana é uma). Dividi a casa em 5 zonas (uma para cada semana) e não limpo mais de 30 mim. Mas a ideia é limpar em profundidade tudo o que conseguir.
-- 6ª feira também não se faz nada
-- Ao sábado troco lençóis (de 15 em 15 dias) e lavo e ao domingo passo roupa a ferro

De três meses faço uma limpeza profunda ao fogão e forno, de 6 em seis meses lavo os vidros e as cortinas e 1 vez por ano mando limpar os tapetes e as mantas e edredons. E também 1x por ano descongelo o congelador (no verão).

Quanto à agenda
Não sei se estás a seguir algum método específico para fazeres a tua agenda da casa e se estás a fazer só da casa ou pessoal/trabalho/etc. também.
A minha o ano passado era esta
http://ladoluna.blogspot.com/2011/10/mixando-tudo.html

(agora já não ando com o dossier: a parte da agenda está numa moleskine e a parte das finanças no PDA mas o resto continua no dossier que está em casa).

Espero ter ajudado Smile

Retrato de lekas2007
Sex, 06/01/2012 - 23:58
lekas2007:
Membro desde: 19.11.2010
Rute Cris wrote:

Acho que vou roubar o lugar à FisioLucy de 'badalhoca do sítio'

Vou ser sincera. Voces são domesticas ou trabalham fora? Porque sinceramente não estou a ver terem vida social, trabalhar fora num horario normal (8h/dia), darem atenção devida a marido /filhos, cozinhar e dormir e ainda fazer isso tudo.

Eu não vivo para a casa, a casa é para se viver.
Na minha casa funciona assim:
Casa arrumada e limpa - quem suja ou desarruma, arruma logo de seguida. Evita-se logo as trabalheiras com arrumações.
Depois de tomar banho, lavo logo a banheira, aspiro o chão e dou um jeito assim por cima nas loiças.
Cozinha é arrumada todos os dias.
Toalhas - Estendo e volto a usar.
Lençois de cama - cof cof nem sei quando os mudo, mudo quando olho e penso: é altura de mudar.
Chão é aspirado sempre que me dá na cabeça, mas ta sempre limpo.
Pó - sempre que vejo pó em casa, limpo.

Limpezas a fundo - WCs ao fim de semana ou sexta feira.

Não tenho uma ordem para limpar a casa, vou limpando e mantenho-a sempre limpa.

Ah e ja agora. Vivo num T3 com 3 wcs (um deles raramente uso) so uso o de serviço e o da suite

fui eu que disse isto? Grin

somos 6 ca em casa 2 adultos e 4 criancas de 13, 10, 4 e 9 meses.
quando ha organizaçao vamos mantendo tudo limpo, arrumado é k nem sempre. Frustrated Frustrated Frustrated

Retrato de Nexa
Sáb, 07/01/2012 - 00:05
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Eu vou fazendo conforme tenho tempo. Quando tenho um tempinho é o chão (esse é todo de uma vez, não ando a limpar divisões aos bocados), mais um bocadinho são as casas de banho e assim por diante. Mas uma coisa que não consigo mesmo fazer é não trocar os lençois e as toalhas todas as semanas porque acho que ficam sujas, principalmente os lençois com o transpirar de noite. E panos de cozinha tenho vários exactamente para trocar com frequência porque com o uso da cozinha acabam invariavelmente por se sujar. Agora coisas pesadas como cortinas e afins mando para a lavandaria uma vez por ano. Por outro lado há coisas que eu não faço de todo, como passar a ferro, o que me liberta bastante tempo.