O lado obscuro da internet (proibido a pessoas sensíveis) | A Nossa Vida

O lado obscuro da internet (proibido a pessoas sensíveis)

Retrato de Kika22
24.10.2011 | 16:29
Kika22:
Membro desde: 17.05.2011

Boa tarde a todos os usuários Smile
Venho trazer aqui um tema que penso que nunca tenha sido abordado aqui no forum, sobre o lado negro da internet.
Para quem nunca ouviu falar passo a explicar.
Deep Web (também conhecido como Deepnet, Darknet, Undernet ou invisible net) é o nome dado aos sites e comunidades virtuais que não são encontrados por mecanismos de busca convencionais, ou seja, não estão na superfície da internet. Simplificando melhor, sites que não são achados no Google, e só conseguem ser encontrados por meios avançados de busca ou por sistema de encriptação avançados. Usando de metatags especificas é possível ocultar um site ou fórum de buscadores. As maiorias dos Deep Sites não usam endereços comuns e muitas vezes não usam o formato HTML, o que dificulta muito sua busca. Por incrível que pareça, a Deep Web parece ser maior do que a surface da web. O pesquisador americano Michael Bergman, uma das maiores autoridades no assunto, diz acreditar que a Deep Web é cerca de 500 vezes maior do que a internet que temos acesso. A questão é, o que a Deep Web pode esconder?
É claro que muitos dos sites ocultos podem ser apenas páginas comuns, de grupos específicos que não querem ser incomodados pela grande massa de usuários comuns de internet, mas a Deep Web também é o lar dos criminosos da internet. Hackers trocando vírus, pedófilos compartilhando pornografia infantil, venda de drogas, seitas satânicas, comércio de órgãos, redes de terrorismo... Todos agindo livremente na internet, longe dos olhos dos usuários comuns.

Após este esclarecimento do que é a deep web tenho só a salientar que Deep Net não é recomendada para usuários comuns. isto é importanto porque para além de poderem ser apanhados por vários vírus, podem ser incomodados com imagens e videos de pedófilos, criminosos, canibais e coisas horrendas.
Mas obviamente como tudo não tem só o lado mau, tem também livros que nunca foram publicados, experiências científicas, documentos políticos etc etc etc...

Dizem que a deep net é muitas vezes maior que a net convencional e feita por camadas.

Para quem entende alguma coisa de informática poderá se aventurar por essas bandas, mas terá que instalar programas para entrar lá.

Fiz uma pesquisa mais alargada mas o post já vai longo, vou vos deixar com uns vídeos que encontrei no youtube sobre o que se pode ver por lá no primeiro vídeo tem o texto em baixo na descrição do video:
http://www.youtube.com/watch?v=7Lk1oADD1y0&feature=related

o segundo vídeo é o hidden wiki género de um motor de busca lá:
http://www.youtube.com/watch?v=Eq-xAtDXWxg

P.s- eu nunca entrei na deep web sou apenas uma curiosa, mas não quero entrar com o meu computador e o medo é superior à curiosidade Laughing


Retrato de Konigvs
Seg, 24/10/2011 - 17:11
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Muito interessante o tópico. Não tinha grande conhecimento sobre o assunto, mas não creio que como referiste que muitas pessoas acreditem que a "deep web" seja maior do que a grande generalidade dos sites. Acho que isso é altamente especulável e que não faz grande sentido. Em cada mil pessoas quantas é que necessitam de andar camufladas na net? Acho que nem deve chegar a 1%. Claro que há atividades ilícitas, e outras que são privadas e muito fechadas, mas isso será uma grande minoria.
A grande generalidade das pessoas usam a net para pesquisa, redes sociais, fazer compras, sexo (a palavra mais procurada no google)blog's, fóruns, sacar cd's e dvd's, ver videos e pouco mais!!
Posso estar a ser muito ingénuo, mas sinceramente é o que me parece. Contudo vou ver os videos para saber mais Wink

"O homem pode amar o seu semelhante até ao ponto de morrer por ele; mas não o ama tanto que trabalhe em seu favor."

Retrato de Ignoto
Seg, 24/10/2011 - 17:37
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008

... da tua parte colocares a fonte de onde fizeste copy/paste de grande parte do texto... mas isso sou eu, o seu a seu dono.

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de ysa84
Seg, 24/10/2011 - 17:52
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Só não percebo o porque do tópico. É só para dares a conhecer?

Retrato de Kika22
Seg, 24/10/2011 - 20:37
Kika22:
Membro desde: 17.05.2011

Peço desculpa lapso meu tirei de um forum mas tb não é original de lá
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-deep-web-o-lado-obscuro-da-....

Mas basta escreverem deep web e encontram muita coisa sobre, respondendo ao primeiro comentário pelos estudos que já foram feitos dizem que é muitas vezes maior que aquilo a que conseguimos aceder através do google.

Bem eu abri o tópico para partilhar uma coisa que até à tempos atrás desconhecia, ressalvo que não não sigo nada que tenha a ver com teorias da conspiração antes que alguém o refira lool

A ideia foi apenas e só dar a conhecer que a internet não é só aquilo que nós vimos existe um outro lado que a maioria desconhece, como eu desconhecia.

edit: encontrei outro com mais informação para quem quiser ler: http://averdadeaqui.wordpress.com/2011/07/27/deep-web/

"Music doesn't lie. If there is something to be changed in this world, then it can only happen through music" Jimi Hendrix

Retrato de Anonymous
Seg, 24/10/2011 - 20:39
:
Membro desde:

...desconhecia este "deep web".
E, apesar de ter ficado curiosa, estou como tu, o medo é maior que a curiosidade. Neutral

Retrato de Carr
Seg, 24/10/2011 - 20:47
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Quem se aventurar, cuidado pra nao acabarem com a net cortada, ou pior.... e nao se esqueçam que muitos dos sites que o Google indexa, verifica pra saber se são sites maliciosos ou não. Nesse tipo de redes, (internet profunda) não ha qualquer protecção.

Já tinha ouvido falar dessas redes, basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais, aliás, é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente, logo, há muita coisa ilegal.

ps: por exemplo, acções como aceder à conta bancaria pela net, depois disso, são pra esquecer

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 02:26
Ideia:
Membro desde: 09.07.2010

2 coisas sobre o assunto Smile

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Wink Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro Smile

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso Smile
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Smile Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum Wink

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 02:28
Ideia:
Membro desde: 09.07.2010
Carr wrote:

Já tinha ouvido falar dessas redes, basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais, aliás, é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente, logo, há muita coisa ilegal.

ps: por exemplo, acções como aceder à conta bancaria pela net, depois disso, são pra esquecer

Mais uma coisa:

"é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente"? really? É que quem sabe o que faz pode navegar anonimamente na net "normal" Wink

Quanto ao aceder às contas bancárias, se fosse só depois _disso_ que é para esquecer, estava meio mundo muito bem Grin

Retrato de _Paulo_
Ter, 25/10/2011 - 02:34
_Paulo_:
Membro desde: 14.01.2010

Ideia wrote: 2 coisas sobre o assunto

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum

Nem mais nem menos!

Nem ia comentar por ter achado o tópico completamente descabido e alarmista, ainda por cima copiado e sem fontes!

PS: Tenho tanto medo da net, que desde que instalei o windows 8, ainda não me dei ao trabalho de instalar um antivírus!

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 02:47
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Ideia wrote: 2 coisas sobre o assunto

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.