O lado obscuro da internet (proibido a pessoas sensíveis) | A Nossa Vida

O lado obscuro da internet (proibido a pessoas sensíveis)

Retrato de Kika22
24.10.2011 | 17:29
Kika22:
Membro desde: 17.05.2011

Boa tarde a todos os usuários Smile
Venho trazer aqui um tema que penso que nunca tenha sido abordado aqui no forum, sobre o lado negro da internet.
Para quem nunca ouviu falar passo a explicar.
Deep Web (também conhecido como Deepnet, Darknet, Undernet ou invisible net) é o nome dado aos sites e comunidades virtuais que não são encontrados por mecanismos de busca convencionais, ou seja, não estão na superfície da internet. Simplificando melhor, sites que não são achados no Google, e só conseguem ser encontrados por meios avançados de busca ou por sistema de encriptação avançados. Usando de metatags especificas é possível ocultar um site ou fórum de buscadores. As maiorias dos Deep Sites não usam endereços comuns e muitas vezes não usam o formato HTML, o que dificulta muito sua busca. Por incrível que pareça, a Deep Web parece ser maior do que a surface da web. O pesquisador americano Michael Bergman, uma das maiores autoridades no assunto, diz acreditar que a Deep Web é cerca de 500 vezes maior do que a internet que temos acesso. A questão é, o que a Deep Web pode esconder?
É claro que muitos dos sites ocultos podem ser apenas páginas comuns, de grupos específicos que não querem ser incomodados pela grande massa de usuários comuns de internet, mas a Deep Web também é o lar dos criminosos da internet. Hackers trocando vírus, pedófilos compartilhando pornografia infantil, venda de drogas, seitas satânicas, comércio de órgãos, redes de terrorismo... Todos agindo livremente na internet, longe dos olhos dos usuários comuns.

Após este esclarecimento do que é a deep web tenho só a salientar que Deep Net não é recomendada para usuários comuns. isto é importanto porque para além de poderem ser apanhados por vários vírus, podem ser incomodados com imagens e videos de pedófilos, criminosos, canibais e coisas horrendas.
Mas obviamente como tudo não tem só o lado mau, tem também livros que nunca foram publicados, experiências científicas, documentos políticos etc etc etc...

Dizem que a deep net é muitas vezes maior que a net convencional e feita por camadas.

Para quem entende alguma coisa de informática poderá se aventurar por essas bandas, mas terá que instalar programas para entrar lá.

Fiz uma pesquisa mais alargada mas o post já vai longo, vou vos deixar com uns vídeos que encontrei no youtube sobre o que se pode ver por lá no primeiro vídeo tem o texto em baixo na descrição do video:
http://www.youtube.com/watch?v=7Lk1oADD1y0&feature=related

o segundo vídeo é o hidden wiki género de um motor de busca lá:
http://www.youtube.com/watch?v=Eq-xAtDXWxg

P.s- eu nunca entrei na deep web sou apenas uma curiosa, mas não quero entrar com o meu computador e o medo é superior à curiosidade Laughing


Retrato de Konigvs
Seg, 24/10/2011 - 18:11
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Muito interessante o tópico. Não tinha grande conhecimento sobre o assunto, mas não creio que como referiste que muitas pessoas acreditem que a "deep web" seja maior do que a grande generalidade dos sites. Acho que isso é altamente especulável e que não faz grande sentido. Em cada mil pessoas quantas é que necessitam de andar camufladas na net? Acho que nem deve chegar a 1%. Claro que há atividades ilícitas, e outras que são privadas e muito fechadas, mas isso será uma grande minoria.
A grande generalidade das pessoas usam a net para pesquisa, redes sociais, fazer compras, sexo (a palavra mais procurada no google)blog's, fóruns, sacar cd's e dvd's, ver videos e pouco mais!!
Posso estar a ser muito ingénuo, mas sinceramente é o que me parece. Contudo vou ver os videos para saber mais Wink

Retrato de Ignoto
Seg, 24/10/2011 - 18:37
Ignoto:
Membro desde: 17.11.2008

... da tua parte colocares a fonte de onde fizeste copy/paste de grande parte do texto... mas isso sou eu, o seu a seu dono.

********** Derrete-se na boca e não nas mãos **********

Retrato de ysa84
Seg, 24/10/2011 - 18:52
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Só não percebo o porque do tópico. É só para dares a conhecer?

Retrato de Kika22
Seg, 24/10/2011 - 21:37
Kika22:
Membro desde: 17.05.2011

Peço desculpa lapso meu tirei de um forum mas tb não é original de lá
http://forum.antinovaordemmundial.com/Topico-deep-web-o-lado-obscuro-da-....

Mas basta escreverem deep web e encontram muita coisa sobre, respondendo ao primeiro comentário pelos estudos que já foram feitos dizem que é muitas vezes maior que aquilo a que conseguimos aceder através do google.

Bem eu abri o tópico para partilhar uma coisa que até à tempos atrás desconhecia, ressalvo que não não sigo nada que tenha a ver com teorias da conspiração antes que alguém o refira lool

A ideia foi apenas e só dar a conhecer que a internet não é só aquilo que nós vimos existe um outro lado que a maioria desconhece, como eu desconhecia.

edit: encontrei outro com mais informação para quem quiser ler: http://averdadeaqui.wordpress.com/2011/07/27/deep-web/

"Music doesn't lie. If there is something to be changed in this world, then it can only happen through music" Jimi Hendrix

Retrato de Anonymous
Seg, 24/10/2011 - 21:39
:
Membro desde:

...desconhecia este "deep web".
E, apesar de ter ficado curiosa, estou como tu, o medo é maior que a curiosidade. Neutral

Retrato de Carr
Seg, 24/10/2011 - 21:47
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Quem se aventurar, cuidado pra nao acabarem com a net cortada, ou pior.... e nao se esqueçam que muitos dos sites que o Google indexa, verifica pra saber se são sites maliciosos ou não. Nesse tipo de redes, (internet profunda) não ha qualquer protecção.

Já tinha ouvido falar dessas redes, basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais, aliás, é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente, logo, há muita coisa ilegal.

ps: por exemplo, acções como aceder à conta bancaria pela net, depois disso, são pra esquecer

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 03:26
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

2 coisas sobre o assunto Smile

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Wink Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro Smile

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso Smile
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Smile Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum Wink

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 03:28
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010
Carr wrote:

Já tinha ouvido falar dessas redes, basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais, aliás, é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente, logo, há muita coisa ilegal.

ps: por exemplo, acções como aceder à conta bancaria pela net, depois disso, são pra esquecer

Mais uma coisa:

"é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente"? really? É que quem sabe o que faz pode navegar anonimamente na net "normal" Wink

Quanto ao aceder às contas bancárias, se fosse só depois _disso_ que é para esquecer, estava meio mundo muito bem Grin

Retrato de _Paulo_
Ter, 25/10/2011 - 03:34
_Paulo_:
Membro desde: 14.01.2010

Ideia wrote: 2 coisas sobre o assunto

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum

Nem mais nem menos!

Nem ia comentar por ter achado o tópico completamente descabido e alarmista, ainda por cima copiado e sem fontes!

PS: Tenho tanto medo da net, que desde que instalei o windows 8, ainda não me dei ao trabalho de instalar um antivírus!

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 03:47
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Ideia wrote: 2 coisas sobre o assunto

Primeiro, sobre o tópico:
Olha, eu sinceramente, (e como informática), acho que não devias ter vindo falar disto, uma coisa que tu própria dizes que é perigosa para quem não sabe usar Num fórum público, onde qualquer pessoa, de qualquer idade pode aceder, e tendo em conta que a grande maioria destas pessoas (experiência própria) nem na privacidade do facebook sabem mexer.

Mas isso é a minha opinião, claro

E agora, a deep web simplificada, de uma forma não alarmista:
Apareceu a Internet. Tem páginas e outras coisas. Depois apareceram os motores de busca, que têm indexada PARTE dessas páginas.
O que não aparece neles.. é deep web lol

É como dizer que há os telefones. Há as listas telefónicas. O meu numero não vem na lista. Por si só isto não tem nada de mau nem de perigoso
Obviamente os criminosos não vêm nas páginas amarelas! Nem nas brancas!
Mas muita gente também não, só porque não quer partilhar o seu número e morada com toda a gente... e isso não é por si só uma coisa má Nem espectacular, estranha, nova.
De facto se as pessoas não "souberem" que a deep web existe, é porque nunca pensaram muito sobre o que é a web - porque o resto é senso comum

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.

Retrato de ysa84
Ter, 25/10/2011 - 03:48
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Paulo e Ideia

haja gente que pense como eu... Ainda to para perceber o que ela queria dizer com este tópico "impróprio para pessoas sensiveis"... buuuu que medinho! Mais um pouco e vejo escrito que as fotos que são postadas aqui aparecem no google com uma simples pesquisa (como já vi no fórum ao lado)...

Retrato de _Paulo_
Ter, 25/10/2011 - 03:53
_Paulo_:
Membro desde: 14.01.2010
Carr wrote:

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.

Se usares o Emule, estás a trabalhar em "deep net"! Tens lá de tudo!

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 03:56
Carr:
Membro desde: 10.08.2011
_Paulo_ wrote:
Carr wrote:

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.

Se usares o Emule, estás a trabalhar em "deep net"! Tens lá de tudo!

Pornografia infatil no emule? Nunca encontrei.. talvez porque nunca procurei.

Na deep web, esses sites quase vêm ter com a pessoa.....

Retrato de ysa84
Ter, 25/10/2011 - 04:03
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Sites que vêm ter com a pessoa? De pornografia infantil talvez nunca me tenha acontecido mas de pornografia já... E não na Deep Net... Desconhecia realmente a existência de tal coisa mas não vejo o alarmismo disto. Existe? Sim. Ok... Existe tanta coisa má no mundo e a net é veículo de tantas coisas dessas... Não seria preciso um mestrado para saber que algo mais do que o que está aos nossos olhos se passaria certo? Não quero ofender ninguém mas parece-me realmente demais...

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 04:07
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010
Carr wrote:

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.

E tu, já foste? Não deves ter ido, porque referes-te a ela como se fosse um "sitio", um lugar onde se vai, com porta de entrada, e com ligação de umas páginas para as outras.
Aliás, como já vi ali atrás: como se se pudesse NAVEGAR na deep web!
E se pensas isso, ou nunca usaste, ou nem sequer leste o que escrevi:\

Ah, e por acaso, agora que falas disso, já vi essas coisas todas que falas pela net "normal" Sad Pessoalmente preferia que estivessem TODAS não indexadas, para que, por exemplo, crianças nunca tropeçassem nelas sem querer. Mas não é o caso...

Tenho pena que não tenhas percebido. A deep web não É nada de especial. Tem aquilo que as pessoas lá põem, bom ou mau. Mas a "outra" web (que é a mesma lol) tem O MESMO! Percebes? Ou não?
A diferença é que não está indexada aos motores de busca, e portanto, não vais achar nada disso se fores ao google pesquisar "Quero comprar um fígado humano e matar o meu vizinho". Got it?
Eu apresentei O QUE ERA a deep web de uma forma simples e leve, porque É uma coisa simples!

Eu se for a um bar mal frequentado sei o que lá vou encontrar. Mas é simples. É um bar, frequentado por um certo tipo de pessoas. Tenho duas hipóteses: ir, não ir.
Aí tens, mais uma analogia só para ti Smile

Haja alguém que compreende! Grin

Carr wrote:

Pornografia infatil no emule? Nunca encontrei.. talvez porque nunca procurei.

Na deep web, esses sites quase vêm ter com a pessoa.....

Sim, quem diz emule diz qualquer programa do género - e podes encontrar neles DE TUDO o que te lembres e mais um par de botas.
Olha, há bocado a minha mãe foi ali a um site completamente normal e uns quantos sites de porno abriram-se ao mesmo tempo. Vieram ter com ela, e ela não estava em nenhum lado obscuro. Se vêm nos sites indexados, que seria dos não indexados lol

Retrato de _Paulo_
Ter, 25/10/2011 - 04:18
_Paulo_:
Membro desde: 14.01.2010
Carr wrote:
_Paulo_ wrote:
Carr wrote:

Se achas que a deep web nao tem nada de especial, ou fora do normal, então é pq nunca foste lá... desde pornografia infantil aos montes, entre outras coisas, fotos macabras, vendas de orgãos, etc. Apresentas o assunto de uma forma extremamente simples e leve, quando nao é. É bom que as pessoas tenham noção do que vão encontrar... analogias com listas telefónicas e desdramatizações nao me parecem de todo, adequadas.

Se usares o Emule, estás a trabalhar em "deep net"! Tens lá de tudo!

Pornografia infatil no emule? Nunca encontrei.. talvez porque nunca procurei.

Na deep web, esses sites quase vêm ter com a pessoa.....

Mas afinal, tu já navegaste na deep????
O Emule tem carradas de filmes de assassinatos, suicídios, masoquismo,.....
Depende do tipo de pesquisa que fizeres, mas já me aconteceu varias vezes estar a sacar um filme, e o conteúdo não corresponder ao esperado.

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 04:34
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Bem......estares a falar de pop up's de pornografia normal que a tua mãe viu por acidente, desculpa, mas nao tem nada a ver..... acho q todos somos grandinhos pra nao ficarmos chocados com isso. Queres comparar isso com videos de pornografia infantil? É q se sim, a discussão acaba aqui.....

Retrato de nenda
Ter, 25/10/2011 - 08:46
nenda:
Membro desde: 26.11.2009

eu não ia responder... Mas... ao ler o titulo do topico pensei q a autora ia falar de outro assunto: O LADO OBSCURO DE QUEM NAVEGA NA WEB NORMAL TODOS OS DIAS!!!! Porque sim 90% da pessoa, e como alguem falou não sabem se quer mexer na privacidade do facebook... quem diz facebook diz tudo o resto... porque colocam todo o tipo de dados acessiveia a QUALQUER PESSOA, fotos desde filhos a eles proprios nas mais diversas opções... isto em sites, blogs, comunidades e afins... AQUI SIM HÀ UM LADO OBSCURO QUE A MAIORIA DESCONHECE!!! Porque todos estes dados, podem ser consultados por qualquer pessoa! SIM QUALQUER PESSOA, desde pedofilos a criminosos!! E depois há crianças q desaparecem e outras coisas q nem vou falar!!!!! E 100% destas pessoas jamais colocaria uma foto do filho (por ex) num placar na rua, para todos verem! Mas meus amigos é a mesma!!!! E PIOR É AS PESSOAS NÂO TEREM ESSA NOÇÂO!!!

Quanto ao achar coisas ilegais, não é preciso muito para as achar na web normal!!!!

Retrato de _Paulo_
Ter, 25/10/2011 - 13:07
_Paulo_:
Membro desde: 14.01.2010

Já que se fala em privacidade, façam o teste ao vosso Facebook!

http://www.takethislollipop.com/

Eu tenho muito poucas informações disponíveis, mas mesmo assim fui descoberto.
Não é preciso assustar, mas só a parte "limpa" da net dá muito que falar!

"Ever tried. Ever failed. No matter.
Try again. Fail again. Fail better."
[Samuel Beckett]

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 15:23
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

Carr wrote: Bem......estares a falar de pop up's de pornografia normal que a tua mãe viu por acidente, desculpa, mas nao tem nada a ver..... acho q todos somos grandinhos pra nao ficarmos chocados com isso. Queres comparar isso com videos de pornografia infantil? É q se sim, a discussão acaba aqui.....

Não tem nada a ver, tens razão, mas e se fosse uma minha filha de 3 anos em vez da minha mãe? Era tramado, eu não gostava. "Ah, vou pô-la a jogar aqui um joguinho bué fofo para crianças... ups, então mas o que foi isto que abriu aqui?!?" Acontece todos os dias. Sabes qual é a diferença? Tu sabes que encontras isso na "deep web" (lol), não queres encontrar, NÃO VAIS!
Outro ponto de vista é: sabes que podes encontrar, não queres encontrar, por isso partilhas com toda a gente! LOL
E sim, também encontrar videos _desses_ na net "normal".

nenda wrote: eu não ia responder... Mas... ao ler o titulo do topico pensei q a autora ia falar de outro assunto: O LADO OBSCURO DE QUEM NAVEGA NA WEB NORMAL TODOS OS DIAS!!!! Porque sim 90% da pessoa, e como alguem falou não sabem se quer mexer na privacidade do facebook... quem diz facebook diz tudo o resto... porque colocam todo o tipo de dados acessiveia a QUALQUER PESSOA, fotos desde filhos a eles proprios nas mais diversas opções... isto em sites, blogs, comunidades e afins... AQUI SIM HÀ UM LADO OBSCURO QUE A MAIORIA DESCONHECE!!! Porque todos estes dados, podem ser consultados por qualquer pessoa! SIM QUALQUER PESSOA, desde pedofilos a criminosos!! E depois há crianças q desaparecem e outras coisas q nem vou falar!!!!! E 100% destas pessoas jamais colocaria uma foto do filho (por ex) num placar na rua, para todos verem! Mas meus amigos é a mesma!!!! E PIOR É AS PESSOAS NÂO TEREM ESSA NOÇÂO!!!

Quanto ao achar coisas ilegais, não é preciso muito para as achar na web normal!!!!

A nenda tem toda a razão!
Mais uma vez, vou voltar a repetir - a deep web não é nada de mal. É parte da web, só que não está indexada. Simples, simples.
O pior é o que se pode fazer com essa parte - mas ainda pior do que isso é o que se pode fazer com a parte indexada.

Preocupas-te assim tanto com os vídeos de pornografia infantil que encontraste (?) na deep web? Eu preocupo-me muito mais, diariamente, com as fotos quase pornografia infantil que as mãezinhas põem no facebook SEM PRIVACIDADE (seria o mínimo a pedir), de modo a qualquer pessoa (inclusive, pedófilos!) poder ver. E infelizmente tenho disso às mãos cheias.
Estás a perder o ponto aqui. Ninguém disse aqui que concordava e apoiava essas coisas todas de que falaram. Não apoio na deep web, não apoio na web visível, e não apoio fora da web.
Mas não é disso que se trata.
É assustador? É. Mas não é a deep web que é assustadora - é o facto de existirem essas coisas, que existem indexadas ou não! Podes encontra-las fácil, fácil tanto na net superficial como na outra (que mais uma vez são a mesma.)

_Paulo_ wrote: Já que se fala em privacidade, façam o teste ao vosso Facebook!

http://www.takethislollipop.com/

Eu tenho muito poucas informações disponíveis, mas mesmo assim fui descoberto.
Não é preciso assustar, mas só a parte "limpa" da net dá muito que falar!

É isto

Desde que li no primeiro post que se podia aceder à "deep web" com PROGRAMAS ESPECIAIS, que vi que quem estava a dar as informações estava a complicar. E que também não sabia o que era. Portanto vim explicar o que é, nada mais que isso. Não vi apoiar, nem atacar.

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 17:21
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Para a Ideia:

não sei se te apercebeste, nao nao fui que iniciei o tópico... não fui eu q vim falar do assunto, e dps disse às pessoas pra nao irem lá... O tópico foi aberto por outra utilizadora, e também sendo eu informática, achei por bem esclarecer que não é apenas uma rede "diferente" como dás a entender, com lados bons e maus, uma coisa muito simples, e q nao faz mal a ninguém. (quando ate é uma rede que está cheia de virus!)

Mais uma vez, nao iniciei o topico, apenas respondi no sentido de ajudar, esclarecer as meninas q aqui comentaram.

Mas como nao tenho muita paciencia pra discursos moralistas.. deixo apenas uma noticia do PÚBLICO de ontem, sobre este mesmo tema:

http://www.publico.pt/Tecnologia/anonymous-atacam-40-sites-com-pornograf...

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 19:27
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

Carr wrote: Para a Ideia:

não sei se te apercebeste, nao nao fui que iniciei o tópico... não fui eu q vim falar do assunto, e dps disse às pessoas pra nao irem lá... O tópico foi aberto por outra utilizadora, e também sendo eu informática, achei por bem esclarecer que não é apenas uma rede "diferente" como dás a entender, com lados bons e maus, uma coisa muito simples, e q nao faz mal a ninguém. (quando ate é uma rede que está cheia de virus!)

Mais uma vez, nao iniciei o topico, apenas respondi no sentido de ajudar, esclarecer as meninas q aqui comentaram.

Mas como nao tenho muita paciencia pra discursos moralistas.. deixo apenas uma noticia do PÚBLICO de ontem, sobre este mesmo tema:

http://www.publico.pt/Tecnologia/anonymous-atacam-40-sites-com-pornograf...

Enquanto informática, encontra o erro nesta frase:
"(quando ate é uma rede que está cheia de virus!)"
"é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente"

Para mim tens uma forma de ajudar um bocadinho... assustadora e no fundo, não explicaste nada. Aliás, só deitaste mais achas na fogueira. Mas tu é que sabes, nada a acrescentar

Quanto ao assunto, se alguém tiver dúvidas sobre o assunto estou disponível para esclarecer o que souber

Editei para dizer mais uma coisa (que pensei que já tinha dito, mas não).
Quando comecei a usar internet, nos anos 90, ainda não haviam motores de busca. Aliás, haviam uns "inicio de" motores de busca. Ou seja, nessa altura TUDO era deep web Porque nada estava inexado. Se encontrava algo era porque tinha o endereço, alguém ou algo mo tinha dado E isso meus caros, é a deep web.
Depois é que apareceu o google, e outros, e agora quando queremos algo é fácil, pesquisamos e está lá Mas nem tudo é pesquisável.

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 19:51
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Para a Ideia:

Nos anos 90, a Deep web nao era o que é hoje, certo?...

Estão noticias no PÚBLICO acerca deste mesmo tema (Darknet) e a noticia fala mesmo de pornografia infantil. (ver: http://www.publico.pt/Tecnologia/anonymous-atacam-40-sites-com-pornograf...) Logo aí eu não estou a assustar, é a verdade.

Virus, tentativas de acesso ao computador da pessoa para roubar todo o tipo de coisas, também nao estou a inventar, é a verdade.

Perder toda a informação que tem no computador (documentos, fotos) porque o sistema tá infectado e deixa de conseguir aceder, também não tou a inventar.

Para ti é algo que tem um lado bom e mau (claro), e que é muito simples, muito simples, mas para outras pessoas que têm menos conhecimentos que tu pode não ser.

Retrato de ysa84
Ter, 25/10/2011 - 20:04
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Não sou informática mas Virus, tentativas de acesso ao PC e perder dados acontece em qualquer lado com qualquer sistema, em qualquer PC e em qualquer net!

Com ou sem anti-virus, com ou sem Firewall...

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 20:50
Carr:
Membro desde: 10.08.2011
ysa84 wrote:

Não sou informática mas Virus, tentativas de acesso ao PC e perder dados acontece em qualquer lado com qualquer sistema, em qualquer PC e em qualquer net!

Com ou sem anti-virus, com ou sem Firewall...

Claro, realmente tudo pode acontecer. Apenas tentei alertar mas desisto. Afinal é uma rede "muito simples", com coisas "boas ou más" e o que acontece lá pode acontecer em qualquer lado, ou seja, é quase igual. Tentei explicar q nao é bem assim, mas desisto.

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 21:02
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

Carr wrote: Para a Ideia:

Nos anos 90, a Deep web nao era o que é hoje, certo?...

Estão noticias no PÚBLICO acerca deste mesmo tema (Darknet) e a noticia fala mesmo de pornografia infantil. (ver: http://www.publico.pt/Tecnologia/anonymous-atacam-40-sites-com-pornograf...) Logo aí eu não estou a assustar, é a verdade.

Virus, tentativas de acesso ao computador da pessoa para roubar todo o tipo de coisas, também nao estou a inventar, é a verdade.

Perder toda a informação que tem no computador (documentos, fotos) porque o sistema tá infectado e deixa de conseguir aceder, também não tou a inventar.

Para ti é algo que tem um lado bom e mau (claro), e que é muito simples, muito simples, mas para outras pessoas que têm menos conhecimentos que tu pode não ser.

Claro que não, proporcionalmente haviam menos coisas boas e menos coisas más. Mas haviam, dos 2 tipos. E tudo era deep web.
Às vezes não percebo se estás a discutir só por discutir ou se realmente não me percebes - não falei dos anos 90 para dizer que a deep web de hoje é uma coisa boa, ou igual a essa altura. mas para mais uma vez mostrar que a deep web não é nada - era o que tinhamos antes, páginas. Sem estarem em listas pesquisáveis. That's all.

Engraçado, vamos falar dos Anonymous? Eles atacam sites com pornografia infantil, que não existem só na deep web, mas também por aí ao pontapé (escusas de dizer que não sabes se existem porque nunca procuraste - se não procurar fizesse com que as coisas não existissem, a deep web não existia! lol) na web pesquisável. Por outro lado estamos a falar de um grupo, que se move principalmente pela deep web, e que ataca coisas como a sony - deep web?
É verdade, essa noticia fala de pornografia infantil. É assustador. Muito do que se passa na deep web é assustador - e muito do que se passa na web pesquisável também. E infelizmente, o que se passa fora da web também! Não estás a assustar?

Carr wrote: Quem se aventurar, cuidado pra nao acabarem com a net cortada, ou pior.... e nao se esqueçam que muitos dos sites que o Google indexa, verifica pra saber se são sites maliciosos ou não. Nesse tipo de redes, (internet profunda) não ha qualquer protecção.

Já tinha ouvido falar dessas redes, basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais, aliás, é uma rede em que, quem sabe o q faz pode navegar anonimamente, logo, há muita coisa ilegal.

ps: por exemplo, acções como aceder à conta bancaria pela net, depois disso, são pra esquecer

Não estás a assustar pouco! Quem se aventurar, e passar pela porta (LOL) da deep web, cuidado! Pode acabar com a net cortada!

Quanto à protecção, a net normal tem muita falta de protecção, virus, tentativas de acesso ao computador da pessoa para roubar todo o tipo de coisas. Por isso, não, não estás a inventar, mas é uma dramatização associar isso à deep web, quando isso existe nesta net pesquisável!

Quanto à legalidade (essas redes!) "basicamente são pra comprar droga e outras coisas ilegais" mentira pura. Basicamente são para.. bem, para nada, a deep web não serve PARA nada. É net, que não está indexada. Será que isto é assim tão difícil de compreender?
Tenho páginas completamente não pesquisáveis, e sem nada ilegal, isso assusta-te? Quero que só lá vá quem sabe o caminho, quem eu lá mando ir.
Obviamente, esse é o mesmo intuito de quem faz essas coisas ilegais, portanto, claro que essas pessoas estão também NORMALMENTE não indexadas
Mas não são tudo o que há, e não é de forma alguma o "intuito" da deep web! (Que não tem intuito nenhum, visto que nem sequer foi algo que foi criado).

"Perder toda a informação que tem no computador (documentos, fotos) porque o sistema tá infectado e deixa de conseguir aceder, também não tou a inventar."
Se o computador e a internet forem usados sem cuidado, com ou sem entradas na deep web, corre-se o risco disso acontecer. Sim, mesmo sem ir à deep web! (Pasmem os mais incautos! UAU! :o )

"Para ti é algo que tem um lado bom e mau (claro), e que é muito simples, muito simples, mas para outras pessoas que têm menos conhecimentos que tu pode não ser."
Olha, eu sei disso, por isso é que expliquei o que era de forma simples! E aposto que muita gente percebeu. Há bocado expliquei à minha mãe o que era a deep web e ela percebeu em 2 minutos.
Claro que também o posso explicar de um modo complicado e profundamente cientifico, mas o que é que ganhava com isso? As pessoas ficavam mais esclarecidas?
Para mim é algo que pode ser usado para o bem e para o mau (visto que é um meio), e não é para mim que é simples - na realidade é simples. Não depende dos conhecimentos. A minha mãe tem conhecimentos informáticos mínimos e percebeu Claro que depende de quem está a explicar. Se eu vier dizer o diabo da deep web e não explicar nada... ui, deve ser complicado para quem está do outro lado, na proporção dos seus conhecimentos técnicos.

ysa84 wrote: Não sou informática mas Virus, tentativas de acesso ao PC e perder dados acontece em qualquer lado com qualquer sistema, em qualquer PC e em qualquer net!

Com ou sem anti-virus, com ou sem Firewall...

Verdade
Já me estou a imaginar dizer aos clientes "olhe, não instale anti-virus, mantenha-se antes na net normal, não vá à deep, e está safo!"
E claro, acrescentar "não se esqueça que se vir uma página não indexada ao google lhe podem cortar a conta da internet"

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 22:05
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Para a Ideia:

Acho piada como dizes que navegaste lá nos anos 90, mas tens noção da rapidez do crescimento da internet, desde os tais anos 90 até agora?

Se fosses à Darknet HOJE saberias que a probablidade de encontrar pornografia infantil, virus, sofrer tentativas de acesso ao computador, é MUITO MAIOR, muito maior, do que na rede normal. Já sei que mais uma vez vais dizer que «tou a tentar assustar!!», tou a «dramatizar!», e para ti é tudo tão simples, com lados bons e maus.... Já pensaste que por exemplo, sabes usar a tua firewall, ou sabes usar proxys, mas ha quem nao saiba aqui no forum? O que é tudo extremamente simples pra ti, pode nao ser pra toda gente.. e definitivamente nao é uma rede normal, como a rede que as pessoas tao habituadas a navegar!

Mas ja vi q é tempo perdido.

Retrato de Ideia
Ter, 25/10/2011 - 22:50
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010
Carr wrote:

Para a Ideia:

Acho piada como dizes que navegaste lá nos anos 90, mas tens noção da rapidez do crescimento da internet, desde os tais anos 90 até agora?

Se fosses à Darknet HOJE saberias que a probablidade de encontrar pornografia infantil, virus, sofrer tentativas de acesso ao computador, é MUITO MAIOR, muito maior, do que na rede normal. Já sei que mais uma vez vais dizer que «tou a tentar assustar!!», tou a «dramatizar!», e para ti é tudo tão simples, com lados bons e maus.... Já pensaste que por exemplo, sabes usar a tua firewall, ou sabes usar proxys, mas ha quem nao saiba aqui no forum? O que é tudo extremamente simples pra ti, pode nao ser pra toda gente.. e definitivamente nao é uma rede normal, como a rede que as pessoas tao habituadas a navegar!

Mas ja vi q é tempo perdido.

Não, não tenho noção, como já se notou pelo meu discurso, sou um bocado burra, tenho palas, não sei do que estou a falar, e não pesquiso tudo o que digo quando tenho dúvidas!

Mas que mania: navegar LÁ?!
Eu não disse que naveguei LÁ nos anos 90, disse que nos anos 90 toda a net era deep web, na assumpção do que é deep web. Eu já naveguei LÁ (!!) hoje, e tu, já? Já te perguntaram isso mais do que uma vez lol
Não só LÁ fui hoje, como não me aconteceu nada disso que estás a falar, mas fartei-me de ler coisas muito úteis. Devo ser especial, ou então és tu que és especial!!!
E tu, já foste hoje? O TEU computador sobreviveu?
Eu não disse que deviam andar a navegar por onde não devem, só expliquei o que é.
O que é que saber usar firewall ou proxy's tem a ver (btw, nem uso firewall Smile ) com saber O QUE É deep web? A deep web É simples, ninguém disse que era simples ANDAR POR LÁ! Viste isso em algo que eu disse? Eu disse como LÁ ir? Ou que era fácil?
Não, até nem disse, e porquê? Porque não quero ninguém a andar a passear por lá sem saber ao que vai. Mas também não fui eu que comecei este tópico, a alarmar para algo que não sei explicar e do qual tenho medo, para que mais pessoas possam não saber o que é, ter medo, e quem sabe! Ir aventurar-se nisso!

Olha, e tens razão, não é uma rede normal, acima de tudo porque a deep web não é uma rede. É parte de uma rede. Chamada Internet.

De qualquer modo, se eu tornei simples demais uma coisa tão complicada, o que é que tu fizeste? Não só não explicaste o que é (que sinceramente já acredito que não sabes, pelo menos não mais do que o lido nas páginas da conspiração que já foram dadas) como basicamente a tua atitude foi de "não sabem o que é, não vou explicar, mas olhem, se se meterem com isso podem acabar com a net cortada ou cheios de vírus e sem computador".
Parabéns! Achas a minha atitude estranha, mas a tua é algo de espectacular! Grin

E com isto me vou, porque sem firewalls, nem anti vírus, depois desta incursão à deep web o meu computador acabou de se começar a formatar sozinho Smile

E a quem não vai resistir de curiosidade, por ler sobre uma coisa nova, onde não se deve ir, deixo o mesmo conselho para a deep web que para a web convencional:

Não abram nada que não saibam onde vai dar. E não passeiem pelo que não estão preparadas para ver.

As coisas estão lá, seja na deep web ou na outra Smile
Sim, se for à deep web é mais fácil encontrar de tudo... o preço de uma vida humana - é assustador ver escarrapachado em anúncios? Sim, mas nada que não soubesse já sem ser por lá.
Canibalismo - é assustador? MUITO! Mas já sabia que existia, e ninguém me obriga a procurar por isso nem nesta net nem na profunda Wink

Afinal o susto é o quê? Saber que essas coisas existem? Medo que me caiam no colo? O "mercado negro" por exemplo, é novidade para alguém? Os assassinatos contratados, começaram com a internet?! Cultos, só se conseguem reunir na deep web?
Lamento, essas coisas já existiam antes da net, e procuraram o seu lugar para se adaptar às novas tecnologias.

E vê se entendes: só estou a desmistificar o que é a DEEP WEB.

"e definitivamente nao é uma rede normal, como a rede que as pessoas tao habituadas a navegar!" Sem dúvida, ainda por cima não sendo propriamente navegável, já que o factor principal da deep web é não ser pesquisável LOL!
No máximo tens aglomerados de endereços que pessoas juntaram, eu não abro links que não sei do que são, quem abre obviamente arrisca-se. EM QUALQUER _REDE_ =)

Retrato de Carr
Ter, 25/10/2011 - 23:31
Carr:
Membro desde: 10.08.2011

Ideia wrote:

Olha, e tens razão, não é uma rede normal, acima de tudo porque a deep web não é uma rede. É parte de uma rede. Chamada Internet.

Sabes inglês? Sabes o que "Dark Net" (tal como vinha no jornal PÚBLICO) quer dizer? Então faz la a tradução de "dark net" (palavra chave é net) para português. Pois, quer dizer rede.....

Deixo uma breve explicação:

Quote: Darknet refere-se a qualquer tipo de rede fechada, contendo um grupo privado de pessoas com o intuito de se comunicar. Entretanto, desde 2002, o termo evoluiu e tem sido usado para se referir às redes de compartilhamento de arquivos, sejam elas privadas ou acessíveis ao ***público em geral***. O termo A Darknet é usado para se referir coletivamente a todas redes secretas de comunicação.

De uma maneira geral, uma darknet é um grupo que permite compartilhar todo tipo de conteúdo de maneira anônima, sendo impossivel identificar o usuário, e também privativa pois os arquivos disponibilizados são criptografados. As darknets são utilizadas, portanto, para compartilhar informações sigilosas.

Mas vejo que já fizeste umas pesquisas, pois já falas em canibalismo, entre outras coisas..

Estar num forum público, com pessoas que muitas vezes não sabem proteger devidamente o computador, e falar da Darknet como uma coisa simples, sem nada de mais, lados bons e maus, mas muito simples, não acho correcto, porque não é verdade. Mas é a minha opinião, certo? Vale o que vale... e claro q tb podes ter a tua.=)

Retrato de ysa84
Ter, 25/10/2011 - 23:37
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

A Wikipédia é lixada...
Lá em cima, de onde copiaste isso diz assim:

"Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade"