IRS primeira vez - rendimentos apenas de juros e fundos | A Nossa Vida

IRS primeira vez - rendimentos apenas de juros e fundos

Retrato de Guilhao
23.02.2019 | 17:56
Guilhao:
Membro desde: 23.02.2019

Sou estudante e tenho mais de 25 anos pelo que nem entro no agregado familiar dos meus pais no IRS. Os rendimentos que tenho são de juros dos certificados do tesouro e um fundo de investimento imobiliário que paga dividendos. Ambos têm retenção na fonte portanto não tenho d fazer nada. Mas, além disso, tenho também o MFS Meridian Funds - Global Equity Fund A1 EUR que não paga dividendos e tenho de ser eu a declarar as mais valias, na altura em que o vender. 

O que quero saber é o que tenho de fazer caso decida agora vender pois estão em alta, para me precaver de uma possível queda para breve.


Retrato de Miliui
Qua, 13/03/2019 - 17:33
Miliui:
Membro desde: 08.01.2013

Olá

Se tens rendimentos de certificados e fundos de rendimentos que pagam imposto á taxa liberatória podes e deves pois ainda podes recuperar uma parte desse imposto (tendo em conta que não tens mais rendimentos) Relativamente ao fundo eu não sei que tipo de fundo é esse mas a lei preve que os subscritores de fundos de investimento não têm de declarar estes rendimentos no IRS. Segundo o disposto no n.º 2 e n.º 14 do artigo 22.º do EBF, os rendimentos respeitantes a Unidades de Participação em Fundos de Investimento Mobiliário (FIM) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII) estão isentos de IRS, desde que obtidos fora do âmbito de uma atividade comercial, industrial ou agrícola