Gatinho bebé | A Nossa Vida

Gatinho bebé

Retrato de Láu9
10.02.2013 | 10:32
Láu9:
Membro desde: 26.11.2012

Olá meninas e meninos!
Venho mais uma vez pedir os vossos conselhos, que eu tanto adoro! Laughing
Então é assim: eu tenho uma gatinha com 7 meses, muito mimada e muito fofinha. Já não consigo imaginar-me sem ela, quando vou viajar vai comigo e quando estou em casa andamos sempre as duas. Daydream Eu já sei todos os cuidados necessários e assim, e tenho todo o cuidado com ela.
Agora surgiram mais dúvidas: a gata dos pais do meu namorado está grávida e eles só querem ficar com 1 gatinho mas partindo do princípio que a menina vai ter mais do que 1 gatinho (claro!!!), vão ter de dar os outros. Então eu ofereci-me logo para ficar com um deles, se possível agora um menino (que eventualmente será castrado porque a minha gatinha não está ainda esterilizada). As dúvidas são então as seguintes: será que vou precisar de comprar mais uma caixinha para a areia ou será que esta caixinha que a minha gatinha usa dá e só precisarei de trocar a areia com mais frequência? E quanto à comida: ao início terão de ter alimentação diferente ou podem comer os dois da mesma ração (seca e húmida)? E mesmo quando aos pratinhos, terão de ter cada um o seu? (já me disseram que sim mas que depois acabam por comer do que calha, lol). E já agora: a minha gatinha é muito mimadinha e um bocadinho ciumenta (por culpa minha, que a mimei demais... lol). Isso será um problema? Outra coisa: disseram-me que os gatos não se "atiram" às gatas mas que o contrário é possível. E a minha gata é um bocadinho "ordinária" para as outras gatas, começa a tentar arranhá-las e assim. Mas nunca esteve com um gato.
Se puderem, ajudem-me! E se houver alguma coisa que eu deva saber e que não tenha perguntado, digam-me, por favor! Kiss
Desde já obrigada. Beijinhos Hug


Retrato de FloribelaCS
Dom, 10/02/2013 - 11:00
FloribelaCS:
Membro desde: 28.03.2012

O mesmo caixote de arei dá para os dois. E o mesmo prato também. Mas vão comer comidas diferentes, pelo menos quando ela começar a comer ração para adulto. É normal que ela inicialmente não seja meiga comele, e o tente morder e assim, por ciumes, tens que lhe dar educação e quando ela lhe fizer mal ralhas com ela. Ela depois habitua-se.

Vive cada dia intensamente..Como se fosse o último

A melhor madrinha, Sparkly

Afilhada linda, Filipaaa

Retrato de margarid.a
Dom, 10/02/2013 - 15:15
margarid.a:
Membro desde: 22.01.2012

Olá.
Eu tinha unicamente uma gatinha com 2 anos até que decidi adotar outra gatinha. já estão juntas à 7 meses e toda a minha vida tive gatos. posso dizer-te que:

- deverás ter duas caixas de areia por se tratarem de dois gatinhos de sexo diferente. cada um tem necessidade de marcar o seu próprio território de formas diferentes e a caixinha deve ser um sitio tranquilo, para que ambos possam ser incentivados a fazer as suas necessidades. se algo não lhes agradar (odores diferentes, xixi e coco que não seja deles então arriscas-te a que façam as necessidades fora da caixa, o que não convém. depois de estarem os dois castrados não teras esse problema e poderão fazer os dois na mesma caixinha.

- em relação à alimentação, um gatinho so é considerado adulto depois de um ano de idade. por isso, para já poderão comer a mesma ração. convém que castres os dois na mesma altura porque aí a comida também deverá ser diferente, principalmente para o macho que tem mais tendência a infeções urinarias e daí ser necessário uma alimentação cuidada.

- em relação aos pratinhos, mesmo que tenhas dois, eles vao acabar por comer num pratinho qualquer. no entanto convem teres dois porque tendencialmente vao optar por comer no seu pratinho.

- as gatas são de faco bastante territoriais, mas isso não significa que os gatos sejam mais "mansos". no teu caso o que deverás ter em atenção é a diferença de idades e as necessidades diferentes que cada um vai ter nos primeiros tempos: um so quer brincadeira e animação, o outro quer miminhos e paciencia porque esta a explorar e a aprender tudo. provavelmente ela ira estranhar e bufar ou ate mesmo querer brincar com o bebe (poderá ser um pouco violenta, mas não é por mal). terás de ter atenção redobrada nos primeiros tempos.

boa sorte!

-

Retrato de Panther
Dom, 10/02/2013 - 17:16
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Se a sua gatinha já tem 7 meses, o ideal é esterilizá-la brevemente, Se fosse esterilizada antes de ter o primeiro cio, diminuía em muito a probabilidade de ela vir a ter tumores mamários.
Estando esterilizada também será mais fácil aceitar outro gatinho no mesmo território.

Independentemente de esterilizar a gatinha, é muito complicado ter um macho dentro de casa sem estar castrado, porque mais tarde ou mais cedo começam a marcar.

Pessoalmente, não vejo grandes diferenças entre machos e fêmeas, pelo menos quando estão esterilizados. Já conheci personalidades de todos os feitios, tanto num sexo como noutro.

Há muitos gatos que após a fase de se habituarem, utilizam sem problemas a mesma caixa de areia (quando estão ambos esterilizados), no entanto, há estudos que defendem que deve-se ter uma caixa por cada gato, mesmo que ambos usem as mesmas, mas que isso ajudará a sentirem-se mais à vontade no wc, o que não acontecendo, pode potenciar problemas urinários.

Quanto aos comedouros, eu tenho sempre um comedouro para cada gato, porque mantenho também a ração controlada. Sou eu a dar, logo, quando o faço coloco a quantidade indicada em cada taça e eles já sabem qual é a taça de cada um.

Na ração depende. Se esterilizar a sua gatinha, pode ser aconselhável mudar para outra ração e nesse caso o gatinho terá ainda que fazer junior até ser castrado.

A maior parte dos gatos acaba por se habituar a ter outro companheiro e quando isso acontece, é muito positivo, porque fazem mesmo muita companhia um ao outro. Mas mesmo quando ficam os melhores amigos, inicialmente há sempre tendência a existir patadas e ruídos. Faz parte.
Só é grave quando se enrolam mesmo a lutar, lutas de sangue. Atenção que as brincadeiras entre eles podem ser muito violentas e à primeira vista pode-nos parecer que estão agressivos, mas estarem mesmo apenas a brincar.

Quanto à ninhada, os gatinhos só devem ser dados após completarem as 8 semanas de idade. Vão começar a comer antes disso, mas precisam de mais essas semanas para terem aquelas brincadeiras entre eles, que os ajudarão a ter as bases da sociabilização. Ajuda a que saibam quando é que estão a aleijar quando mordem/arranham, por exemplo.

É preciso que tenham também muito cuidado a selecionar os futuros donos dos outros gatinhos. Há imensa gente que diz "ah eu posso ficar com um" mas a verdade é que depois, ou daí a uns meses percebem que é uma grande responsabilidade, ou fartam-se, ou deixam-nos andar pela rua sem cuidados, entre tantos outros exemplos. Infelizmente, não há assim tão bons donos responsáveis quanto isso. Aconselho a utilização de termo de responsabilidade, que não fazendo milagres, ajuda muito a fazer uma triagem a futuros donos. Estou disponível para dar um exemplo de um termo de responsabilidade e para ajudar nas triagens, se quiserem.

Também era muito importante que ponderassem a esterilização da gata mãe, previne e evita uma série de doenças e, já existem muitos mais gatos para dar do que pessoas dispostas e/ou responsáveis para os adoptarem Sad
Nesta época de cios, é típico dentro em breve começarem a nascer imensas ninhadas, não faltando gatinhos para serem adoptados.
E, infelizmente, continuam na mesma muitos outros gatos espetaculares, que "sobraram" das ninhadas do ano passado (já para não falar das dos outros anos) e até mesmo os tais que não foram para donos responsáveis, que vão aparecendo também à procura de novos donos...

Retrato de Láu9
Seg, 11/02/2013 - 10:04
Láu9:
Membro desde: 26.11.2012

Olá meninas! Muito obrigada.
Agora só fiquei com mais uma dúvida: disse que os gatinhos só devem ser dados com 8 semanas e que eles aí já começam a comer. Mas já comem ração? Ah, a gata mãe uma vez levou uma vacina que supostamente é uma pílula... eu nunca ouvi falar mas sei que ela uma vez engravidou e abortou em seguida, até agora, que está de novo grávida. E os donos não têm cuidado nenhum: ela está nos anexos da casa deles, come ração e restos de comida, quando eles chegam do trabalho soltam-a e deixam-a andar pelo terreno deles e depois ela vai pedir para entrar para a garagem da casa e às vezes fica lá toda a noite. E já não depende de mim cuidar dela, apesar de ter grande vontade de fazer isso...

Retrato de Panther
Seg, 11/02/2013 - 13:09
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Sim, normalmente lá para as 6 semanas já começam a comer a ração Smile
Às 8 semanas já costumam comer sem qualquer problema.

Essas "vacinas" (são injecções) são super perigosas, porque potenciam tumores/infecções nas gatas.

Se os donos não se preocupam com ela, não a querem colocar para adopção? Realmente ela mereciam ter alguém que se preocupasse mais com ela...

Não consegue pelo menos esterilizá-la? Escusava de andar a ter ninhadas e de estar a correr o risco de lhe surgir algum problemas relacionado com o sistema reprodutor... Nem que fosse através de uma associação, explicando a situação.

Retrato de Láu9
Seg, 11/02/2013 - 14:32
Láu9:
Membro desde: 26.11.2012

Sim, a minha gatinha vai ser esterilizada. Aliás, já fui falar com a veterinária, para saber custos, cuidados a ter e os riscos do procedimento e agora só falta mesmo ir lá levá-la. Laughing
E perguntei também o mesmo para o caso de ser um gatinho. Quanto a isso está tudo resolvido. Agora estou é com outra dúvida: quando pensei em adoptar um dos gatinhos, pensei em tudo mesmo. As dúvidas que eu tinha era mais relativamente às caixinhas e pratinhos... Mas agora tenho outra dúvida. Estive a pensar bem e penso que ter mais um gatinho não vai alterar em muito o dinheiro mensal que eu gasto com a minha gatinha (comida, higiene, etc). Depois claro que estou a contar com as idas ao veterinário (as idas "normais") e estou sempre a contar com alguma doença inesperada que exija uma ida imediata ao veterinário e cuidados de saúde. Mas agora os pais do meu namorado perguntaram-me se não queria antes ficar com dois porque tenho a casa grande, segundo eles, a minha gatinha é a gata mais bem tratada que já viram (trato-a muito bem, claro!!!) e eles sabem que eu adoro gatinhos. Estive a pensar relativamente aos custos e não terei problema em manter 3 gatos. Claro que o que interessa em primeiro lugar é o amor e carinho e atenção que se lhes dá mas também não os podemos deixar passar fome nem adoecer, não é? Laughing Só que agora vem outra dúvida: será que se vão dar bem? Será que vão ser muito difíceis de controlar? Será que vão fazer muitas asneiras? Eu queria muito ficar com dois mas tenho alguns receios. E depois há o resto: eu vivo em casa dos meus pais (penso mudar-me no final deste ano) e o meu pai adora esta gatinha e a minha mãe também, só que a minha mãe não lhe toca porque lhe faz impressão mas fala com ela, dá-lhe comida e deixa a gatinha andar atrás dela pela casa toda. E agora quando eu falei num novo membro da família a minha mãe apenas me pediu para me responsabilizar com os custos que um novo animal pode trazer. E eu assumi e vou assumir a responsabilidade, tal como faço com esta. Mas dois novos membros da família... que acham? Estou a meter-me numa grande aventura ou vale a pena arriscar? Laughing O que fariam vocês?

Ah, e quanto à gatinha que está grávida, eu muitas vezes comento com o meu namorado que ela devia ir ao veterinário, devia ser permitida na casa mais vezes e devia ser mais bem tratada. Quando eu vou lá para casa vou buscá-la aos anexos e trago-a para a garagem e fico lá com ela um bocado. Ela é muito fofinha e querida. Os pais dele também gostam dela, só que faltam esses cuidados... a mãe dele já disse que a tentou levar para casa mas como foi uma gata que já veio crescida para casa deles e já vinha habituada da rua, agora em casa só parte coisas e faz as necessidades em todo o lado. E eles dizem que não têm tempo para a habituar (isto é verdade, saem os dois por volta das 6h da madrugada e chegam já por voltas das 7h)...

Retrato de Láu9
Seg, 11/02/2013 - 14:34
Láu9:
Membro desde: 26.11.2012

Ah, e já agora deixo uma fotografia da minha princesa. Grin

Retrato de FloribelaCS
Seg, 11/02/2013 - 15:28
FloribelaCS:
Membro desde: 28.03.2012

A minha mãe tem 4 lá em casa. Dois machos e duas fêmeas, de idades diferentes. Ás vezes andam um bocadito a bulha e mordem-se, mas é a maneira deles de brincar. Dão-se todos bem, além de comerem todos do mesmo prato e usarem todos a mesma areia.

Vive cada dia intensamente..Como se fosse o último

A melhor madrinha, Sparkly

Afilhada linda, Filipaaa

Post