Gata Persa deixou de usar a caixa de areia | A Nossa Vida

Gata Persa deixou de usar a caixa de areia

Retrato de BNP
05.12.2017 | 14:51
BNP:
Membro desde: 06.11.2012

Olá!

Eu tenho uma gata Persa com 3 anos e meio. É um gato de interior, só sai de casa para ir ao veterinário.
Desde pequenina que sempre utilizou a caixa de areia, sem falhar nunca.
Há cerca de um mês e meio esteve com problemas intestinais, diarreia e vómitos. E quando fazia diarreia não chegava a ir à caixa (assumia eu que não dava tempo...). Levei-a ao veterinário, fez análises e foi medicada para uma possível bactéria nos intestinos, possível pois as análises não revelaram nada de diferente. Uma semana depois, estava bem. No entanto, agora deixou de fazer o cocó na caixa de areia e vai sempre fazer à porta de entrada de casa. Nas últimas 3 noites, inclusivamente, sempre durante a madrugada, mais ou menos à mesma hora. O xixi faz normalmente na caixa.
Já li vários artigos na internet que dão motivos explicativos, no entanto, nenhum deles encaixa na minha gata. A areia está sempre limpa, não mudei a marca, não tenho animais nem pessoas estranhas a frequentar a minha casa...
Alguém tem ideia do que se passa e como posso mudar este comportamento?

Obrigada!


Retrato de Claudiclocas
Qui, 07/12/2017 - 00:25
Claudiclocas:
Membro desde: 21.04.2011

Já li que quando os gatos deixam de fazer xixi na areia é porque podem ter problemas urinários que causem dor ao urinar. Como associam a dor ao fazer na areia, começam a fazer fora. Será que não é uma situação idêntica, mas relacionada com problemas intestinais?
De qualquer modo o melhor é sempre ouvir a opinião do vet...

Retrato de BNP
Qui, 07/12/2017 - 09:47
BNP:
Membro desde: 06.11.2012

Eu já a levei ao veterinário e não tem problema nenhum. O médico só soube me sugerir colocar uma caixa de areia na porta de casa, mas eu não posso fazer isso porque vivo num apartamento muito pequeno e à entrada não tem jeito nenhum colocar uma caixa. Além do mais, ela sempre fez tudo direitinho numa caixa só...

Retrato de Claudiclocas
Seg, 11/12/2017 - 23:07
Claudiclocas:
Membro desde: 21.04.2011

Que estranho... Assim só me ocorre que possa haver algum novo vizinho com gato e ela esteja a tentar marcar território. Ou alguma mudança na alimentação?
Mas desde que continue a comer, a beber e a brincar como habitualmente, não deve ser nada de grave.