emigrar para Belgica | A Nossa Vida

emigrar para Belgica

Retrato de Cristiana Ramalho
28.07.2014 | 18:00
Cristiana Ramalho:
Membro desde: 28.07.2014

Ola,
Será que alguém me poder ajudar na procura de um trabalho na Bélgica?? Tenho duas filhas e o meu marido esta na Noruega, visto que o custo de vida la é muito elevado impossibilita a nossa ida para lá. A escolha da Bélgica deve-se ao fato do meu pai estar la a trabalhar à relativamente pouco tempo.. como devem calcular não conhecemos ninguém que nos possa ajudar.. eu falo bem inglês e percebo razoavelmente o francês...sou trabalhadora e trabalho em qualquer coisa pois hoje em dia temos de agarrar todas as oportunidades que nos dão.. espero que alguém me possa ajudar.. obrigada


Retrato de tfvs
Ter, 05/08/2014 - 20:30
tfvs:
Membro desde: 06.01.2014

Olá! eu moro na Bélgica. O que gostavas de saber ao certo sobre a procura de emprego?

Retrato de Cristiana Ramalho
Qua, 06/08/2014 - 08:22
Cristiana Ramalho:
Membro desde: 28.07.2014

Ola Smile

Bom o que eu queria saber a nível de trabalho na Bélgica é se é muito difícil os portugueses arranjarem trabalho.. por exemplo na area de limpezas.. eu tenho duas filhas uma com 4 anos e outra com 1 ano. Queria arriscar aa belgica ja como referi por ter la o meu pai. Se bem que primeiro teria de arranjar casa pois o meu pai neste momento esta num estudio e nao podemos estar todos juntos. O meu receio e eu la chegar e nao encontrar nada pois meu pai ja mee dissse que para as mulheres as coisas não tao fáceis.. e como tenho duas filhas mais complicado é. Depois na NET não encontro nada que me ajude para arranjar trabalho e meu pai também não conhece ninguém.. ou seja estou num impasse e não sei mesmo como conseguir algo que me ajude.

Obrigada

Retrato de tfvs
Qua, 06/08/2014 - 21:25
tfvs:
Membro desde: 06.01.2014

Então vamos ver se te consigo ajudar Smile
Não acho que esteja mais difícil para as mulheres, depende do que procuras. Neste caso limpezas há bastante oferta mas consoante o sitio onde ficares tens ou de falar francês (na Valónia) ou neerlandês (Flandres). Ou ambas as línguas. Se estiveres em Bruxelas convém dominar o francês.O inglês ajuda, mas geralmente para limpezas, babysitting e etc preferem quem saiba pelo menos uma das línguas oficiais medianamente ou fluentemente.
Arranjar casa não é difícil, mas consoante a cidade em que fiques prepara-te para gastar algum dinheiro Sad A habitação aqui é um pouco cara, mas lá está depende da cidade e do que procuras. Aconselho-te a registar/procurar emprego numa das seguintes agências:

- Actiris (Região Bruxelas) http://www.actiris.be/
- Leforem (Valónia) https://www.leforem.be/
- Vdab (Flandres) http://www.vdab.be/francais/

Estas são as agências oficiais.

Depois tens grupos no facebook, onde Portugueses partilham ofertas de emprego e outras coisas:
- https://www.facebook.com/groups/216591488367447/
- https://www.facebook.com/groups/115878045134562/

Aconselho-te também a espreitar esses grupos.

Em relação às tuas filhotas, podes ficar descansada que a Bélgica tem um bom sistema de apoio a pais e crianças, mesmo em caso de desemprego, mas pronto, tens de ter trabalhado antes.

Diz-me no que te posso ajudar mais Wink

Retrato de vanla
Sáb, 20/09/2014 - 20:07
vanla:
Membro desde: 19.09.2014

Olá tfvs.
Também considero mudar-me para a Bélgica (para a Flandres) mas gostava de ouvir alguém "no terreno" e pareces-me a pessoa indicada Smile
Quais foram os maiores obstáculos que encontraste? No caso da Flandres, a língua pode mesmo ser um problema?
Desde já obrigada.

Retrato de tfvs
Dom, 21/09/2014 - 08:02
tfvs:
Membro desde: 06.01.2014
vanla wrote:

Olá tfvs.
Também considero mudar-me para a Bélgica (para a Flandres) mas gostava de ouvir alguém "no terreno" e pareces-me a pessoa indicada Smile
Quais foram os maiores obstáculos que encontraste? No caso da Flandres, a língua pode mesmo ser um problema?
Desde já obrigada.

O maior obstáculo foi sem dúvida a lingua. O neerlandês é dificil. Eles falam inglês nas lojas, restaurantes e etc às vezes, mas sem dúvida que o melhor mesmo é aprender a lingua. Assim que consegui fiz logo um curso de neerlandês.
Não é propriamente um obstáculo, mas também me fez confusão os horários das lojas e etc. São muito limitados, e por vezes tens de ir em horário de trabalho para tratar de assuntos importantes.
Mas viver na Flandres tem coisas muito boas, que ultrapassam largamente as coisas más. Nunca me vi rejeitada por ser estrangeira (pelo contrário!), e as pessoas são muito abertas.

Pergunta o que quiseres, tanto por aqui como por mensagem privada Smile

Retrato de Ana Sousa Pinheiro
Qua, 21/01/2015 - 21:31
Ana Sousa Pinheiro:
Membro desde: 13.09.2013

Podia me ajudar??? Meu marido esta n às Bélgica E Eu queria ir para lá para fazer una vida lá pois temos uma filha e em portugal nao Tá fácil.