Desemprego - Cursos/Formações | A Nossa Vida

Desemprego - Cursos/Formações

Retrato de Cynic
26.04.2013 | 15:16
Cynic:
Membro desde: 26.04.2013

Boa tarde!
Desempregados e restantes, gostaria que alguém que tenha conhecimento acerca desses cursos, formações e
estágios profissionais que estão associadas com o iefp e afins, me ajudassem a tirar algumas das minhas dúvidas!
Actualmente estou desempregado, na altura sai da escola e deixei o secundário por terminar para começar a trabalhar após ter-me
surgido uma oportunidade para tal (isto em 2008), mas acabei por ficar desempregado devido á falência da empresa no ano passado.

Actualmente embora eu envie currículos, e-mails, e me inscreva em agências de emprego não tenho tido sucesso.
Então achei que frequentar um desses tipos de curso/formação poderia ser uma mais valia para mim pelo menos neste momento tanto no aspecto pessoal/profissional, como também no aspecto financeiro. A situação cá em casa não é das melhores, os meus pais também estão desempregados, excepto a minha irmã e claro que o dinheiro faz falta, lógico! E, se tivesse a oportunidade de frequentar um desses cursos que me oferecesse também algum suporte financeiro, bolsa, subsidio, seria o ideal.

Alguém tem conhecimento do tipo de "programas" que ofereçam esse tipo de formação/curso disponíveis no iepf (não necessariamente), mas que estejam
dentro desses parâmetros? O impulso jovem enquadra-se? Pelo que sei através desse programa as empresas recrutam jovens "com" algum tipo de formação para
estagiar nas empresas deles e eu não tenho qualquer tipo de formação. Se estiver errado, corrijam-me.

Eu hoje fui ao centro de emprego aqui de Braga para me informar e saber que tipo de opções me pudessem interessar mas parece que eles lá só tratam desse tipo de assuntos ás segundas e quintas feiras de manhã vai se lá saber porquê.

Cumprimentos


Retrato de sonia isabel c. r.
Sex, 26/04/2013 - 17:11
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Cynic , antes de mais está já inscrito no iefp?Primeiro temos de nos inscrever ,depois é real eles tÊm uns dias específicos para gerir as dúvidas e inscrição em cursos remunerados. È assim aqui na minha zona também.

Comigo aconteceu ter-me inscrito no iefp e como estava a usufruir dum subsídio foram eles que me integraram num desses cursos,mas no meu caso tive algum azar pois a proposta que tinham para mim no momento abrangia mais a conclusão do estudos pois como diz, eu também não terminei o secundário então propunham isso e uma formação prof mas em contra partida nada de subsídios apenas apoios de alimentação e outros.

No seu caso se tiver mais de 23 anos são capazes de lhe falar dos cursos efa que se destinam a adultos e já incluem esse apoio ,por norma duram 1ano e qualquer coisa estes cursos. Há mais modalidades mas não lhe posso dar nomes pois eles dividem categorias para tudo, para mais jovens ,mais velhos, para estudar ou apenas para uma formação, há cursos de um ano e há cursos de 3... tudo depende,mas o facto é que os remunerados que penso que procura,o recomendado é mesmo ir lá no dia que tratam isso que assim inscreve-se logo escolhe logo oque quer e fica logo apto para chamarem.

ps:na altura que me falaram do efa o subsidio rondava um valor a partir dos 180eur.penso que é a média que poderá encontrar

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Cynic
Sex, 26/04/2013 - 18:07
Cynic:
Membro desde: 26.04.2013

Sim Sónia, eu estou inscrito no centro de emprego desde que fiquei desempregado. Tenho 21 anos, e esses cursos aos quais te referes, os efa, fazem parte do Centro de Novas Oportunidades e tem como objectivo concluir o 12º ou fazer duplo certificado por norma em horário pós-laboral, e creio que agora têm todos duração de 3 anos se não estou em erro, e não têm qualquer tipo de apoio para além de subsidio de transporte.

Mas sei que existem entidades também filiadas ao iefp que oferecem cursos teóricos e práticos dos quais passas a maior parte do tempo nas empresas a desenvolver as tuas aptidões na área entre outros e recebes quase como um ordenado.

Claro que preciso do dinheiro, e se pudesse conjugar o facto de estar a fazer formação e desenvolver aptidões em determinada área e em troca receber, neste momento era o ideal tendo em conta que arranjar emprego não está tarefa fácil. Irónico que arranjei mais depressa emprego sem qualquer tipo de experiência do que agora com experiência. E uma das razões que me leva a isso, é querer evitar entregar o meu carro quando já o tenho pago cerca de metade, mas se tiver que ser será.

O impulso jovem acho que só abrange quem tenha o 12º, embora tenha enviado e-mail para eles me poderem esclarecem em relação a isso. (estou á espera de resposta)

http://www.impulsojovemportugal.pt/passaporte-emprego/9.htm?cod=outros

Retrato de Patyxiomar
Sex, 26/04/2013 - 18:27
Patyxiomar:
Membro desde: 05.10.2012

Boa tarde,

os cursos do iefp encontram-se todos bloqueados, desde que saiu a reprovação do Trb constitucional foi tudo congelado.

No entanto, a partir dos 23A é pago, caso não usufrua de outros rendimentos, o subs transporte, subsidio de refeição e bolsa ate 146€...

Boa sorte

♥ Lucke, a melhor presença até agora ♥ Love my french Bulldog!

Retrato de Cynic
Sex, 26/04/2013 - 18:44
Cynic:
Membro desde: 26.04.2013

Como? Se isso for verdade teriam-me informado hoje no centro.
E obrigado.

Retrato de litabiadiogo
Sex, 26/04/2013 - 19:28
litabiadiogo:
Membro desde: 07.08.2007

Pois ,fui chamada para um que vai começar dia 6 de maio.

Lita Borges

Nunca desistas dos sonhos

Retrato de sonia isabel c. r.
Sex, 26/04/2013 - 19:30
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

disseram-me que o efa pagava o transporte e tudo mais se necessário e assim, e as bolsas realmente variam. mas este não é igual ao novas oportunidades pois o meu pai fez esse e não recebeu um tostão de nada alem de que foi um bocado palhacada pois era poucas aulas semana equase servia apenas para irem marcar presenca.

esse efa já é diferente.Pelo menos é a info que tinha. Ainda há outra modalidade (que agora está a dar) que é o vida activa mas esse destina-se a quem, recebe subsidiod desemprego há um X de tempo que as pessoas fazem apenas como complemento do cv, não recebem nada e duram 3meses...em resumo há muitíssimas modalidades mas estranhamente são todas com contrapartidas. quanto às empresas que fala deve ser aquelas que providenciam estágios remunerados mas até isso tem regras ,como por exemplo não ter feito já um estágio antes etc só ouvi por alto e necesita ter acabado o curso há X tempo...etc só eles mesmo explicam isso bem ,mas eu também consegui o meu 1ro emprego sem eles, estava inscrita há 5meses eles nunca ajudaram lá muito, não tinha os 23 na altura não podia frequentar nada assim com subsídios...

e neste momento com experiencia tambem me encontro com dificuldades e mesmo assim eles continuam a não ajudar. Quando chamam lá aos centros é para informas sobre essas medidas mas estranhamente têm tantas regras que 80%das pessoas não pode entrar nisso. O impulso jovem foi-me falado ,e ouvi que também pedia estudos concluídos entre outros...confirmando o que eu disse de que há muita coisa mas tudo com as regras deles...

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Sex, 26/04/2013 - 19:39
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

se tem 21 eles devem propor-lhe primeiro aqueles cursos que o ajuda a completar o 12 ano+ uma formaçao...é muito aliciante no início como achei mas além de funcionar como escola(dura os 3anos) eles depois de bolsa é mesmo simbólica +alim+transp. Só que uma pessoa se precisar realmemente do lado monetário vai rejeitar. A vantagem é o centro pôr a nossa disposição empresas onde fazermos o estágio aquando do fim do curso e assim é uma vantagem .

Cursos fechados não ouvi falar as pessoas continuam a ser chamadas e a inscrever-se o que pode ter mudado é mesmo regras,bolsas,e por aí... o que pode fazer (tal como disseram a todos no centro) é sempre que puder referir a entidade a que candidata para emprego,que está inscrito no iefp pois as empresas ganham com isso, e assim temos mais chance de ter o lugar em vez de outra pessoa que não esteja inscrita. Mas sou sincera isto para mim é muita parra e pouca uva. Porque quase nos mandam 'fazer' o trabalho deles, pois incentivam imenso a candidatura espontanea para nao terem que se 'preocupar' tanto em chamar nos para ofertas (visao negativa do iefp)

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Patyxiomar
Sex, 26/04/2013 - 19:41
Patyxiomar:
Membro desde: 05.10.2012

Não entendi qual a parte que seria verdade Worried

A informação que nos deram no centro é que os cursos do plano de actividades anual foram bloqueados, professores secretaria etc... no entanto caso hajam alguns a começar é bónus e aproveitem, certamente não estaremos a falar de cursos vida activa nem de cursos de curto prazo, mas os dispendiosos ao estado.

Comecei o curso de cabeleireiro unissexo em final de março e até o material que deveria ser o estado a entregar nos vamos ser nos a comprar a maioria Sad alias já tivemos que comprar o essencial.... informem se , o que houver será mm bónus ;D

A nível dos subsídios, se entendi bem estamos a pedir um efa certo ? informa te pois tens bolsa subsídios etc...

♥ Lucke, a melhor presença até agora ♥ Love my french Bulldog!

Retrato de litabiadiogo
Sex, 26/04/2013 - 21:19
litabiadiogo:
Membro desde: 07.08.2007

eu recebo subsidio desemprego , vou fazer efa que tem duração 15 meses , pagam o subsidio de alimentação e transporte , e também pagam subsidio de acolhimento para quem tem crianças e não tem onde deixar , (pagam atl).

Lita Borges

Nunca desistas dos sonhos

Post