Declaração de IRS da Entidade Patronal não coincide | A Nossa Vida

Declaração de IRS da Entidade Patronal não coincide

Retrato de Bemzinho
11.04.2016 | 11:17
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Bom dia,

Ontem tentei entregar a minha declaração de IRS e deparei-me com uma situação que nunca me tinha acontecido.
O meu marido trabalhou numa empresa até Março e quando foi despedido trouxe logo a declaração dos descontos para efeitos de IRS, só que o que está nessa declaração não é o que aparece nas Finanças. Os valores estão todos diferentes desde a sobretaxa, ao valor para a Segurança Social, tudo mesmo tudo. não há um valor que coincida.
A minha dúvida é o que podemos fazer?
Alterar o valor para o que está na declaração passado pela entidade patronal ou deixar ficar o que está preenchido no site das Finanças?


Retrato de babysitterOeiras
Seg, 11/04/2016 - 12:24
babysitterOeiras:
Membro desde: 12.03.2013

Olá,

O seu marido deverá confirmar primeiro com a entidade se o que entregaram está correcto pois no site das finanças estão outros valores, caso a entidade confirme que está correcto e que não se tratou de um engano altere então no site das finanças.

Retrato de Bemzinho
Seg, 11/04/2016 - 16:24
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Não sei se ele vai conseguir confirmar isso.
Pois o despedimento dele foi muito difícil, o patrão arranjou-lhe imensos problemas, um verdadeiro vigarista.
O ex-patrão não lhe fez contrato de trabalho, não fazia descontos para a segurança social e nem para as Finanças e isto apesar do meu marido lhe pedir n de vezes.
Até que um dia o meu marido apertou com ele mesmo a sério e finalmente lá lhe começou a fazer os descontos, mas como ele lhe já lhe estava a pedir coisas demais (palavras do ex-patrão), apesar de já lá estar à mais de 6 meses, foi despedido menos de 1 mês depois de lhe ter começado a fazer os descontos.
Só que o despedimento foi por boca sem qualquer documento e sem lhe pagar um tostão.
Felizmente o meu marido tinha provas de estar lá a trabalhar, porque sempre lhe pagou por cheque ou transferência bancária, para além de ter cartões da empresa com o nome dele, endereço de email com o nome dele, etc...
Para que o ex-patrão lhe passasse um documento a despedi-lo o meu marido teve de chamar a polícia, a conselho do ACT, caso contrário seria considerado abandono do posto de trabalho, pois o patrão não o deixava entrar nas instalações.
Até teve de ser o ACT a passar-lhe o papel para o subsidio de desemprego, pois o patrão recusou-se.
O meu marido foi inclusive aconselhado a avançar com o caso para Tribunal do Trabalho, mas acabou por ficar por ali, porque infelizmente estas coisas vencem-nos pelo cansaço, é tudo muito desgastante psicologicamente e fisicamente, isto para além do tempo que as coisas demoram e o dinheiro que se gasta a andar de um lado para outro.
Na minha opinião, isto foi mesmo feito e propósito, só para lhe arranjar mais problemas.

Retrato de Laiica
Seg, 11/04/2016 - 18:22
Laiica:
Membro desde: 16.06.2010

Boa tarde,

Se fosse eu alterava os valores para os que constam no papel que a empresa entregou, caso haja algum problema, tens a prova de que a empresa é que se enganou.

Retrato de babysitterOeiras
Ter, 12/04/2016 - 10:04
babysitterOeiras:
Membro desde: 12.03.2013

Sendo assim é melhor alterar no site das finanças para os valores que o patrão lhe deu. Sempre tem a prova de que foi a própia empresa que lhe indicou esses valores.

Se houver problemas chamam o seu marido ás finanças e ele lá pode e deve explicar tudo.

Retrato de Bemzinho
Ter, 12/04/2016 - 11:09
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Obrigada pelas respostas.
Eu vou comparar os valores com os recibos e vou alterar.