Cupcakes | A Nossa Vida

Cupcakes

Retrato de Amy
14.04.2010 | 15:50
Amy:
Membro desde: 02.06.2008

Olá meninas!!

Já conhecia os cupcakes, e apesar de parecerem deliciosos, nunca me dei ao trabalho de procurar a receita. No outro dia por acaso estava a ver as notícias e no fim aparece uma de uma loja que abriu em Lisboa só de Cupcakes (já agora, é esta a loja: http://merrycupcakes.blogspot.com/).
Bem, depois de ver aquelas imagens todas não adiei mais, fui à net procurar receitinhas para estes bolinhos. Como os cupcakes mais famosos são os da Magnolia Bakery tentei procurar uma receita parecida, com o buttercream às corzinhas e enfeites e mais não sei o que que lhes dá aquele toque de "quero comer um já!"

Ainda não fiz nenhuma das receitas que encontrei porque não é preciso só força de vontade lol, é preciso aquela tralha toda com que se fazem os queques! E ainda não fui comprar isso...

Alguém daqui já experimentou fazer ou já comeu? Que tal? É bom como parece? Para a semana sou bem capaz de fazer e depois digo como correu!

Deixo aqui umas fotos para abrir o apetite!


Retrato de mazdan
Qua, 14/04/2010 - 16:24
mazdan:
Membro desde: 13.04.2010

Olá Amy!
Por acaso também li sobre essa loja esta semana e achei super interessante! As imagens eram deliciosas! A localização é no centro comercial do Campo Pequeno!

Eu ainda não fui até lá mas assim que tiver oportunidade vou experimentar os Merry Cupcakes!

Se fizeres a receita em casa, conta como correu! Eu, infelizmente, não sou muito prendada!

Beijinho

Beleza, saúde e bem estar
http://www.bigvanitybox.com/

Retrato de LI_MA
Qua, 14/04/2010 - 20:07
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

O que lhes dá o bom aspecto são o creme no topo e as decorações porque o resto não passa de um queque. A cobertura é que varia consoante a cor e sabor... Sinceramente como não gosto muito de coberturas nem de cremes não me entusiasmam!!!

Retrato de Delicia do Mar
Qua, 14/04/2010 - 23:55
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007

olá!

pois eu concordo com a lima: a parte de baixo é massa de queque ao gosto de cada um e depois o que faz deles especiais é a imaginação para fazer a cobertura!

mas o que me leva a escrever é o seguinte: o que é buttercream? creme de manteiga? como assim?
eu já comi buttermilk, mas também não sei exactamente o que era.
há em portugal?

Hug

Retrato de Delicia do Mar
Qui, 15/04/2010 - 00:14
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007

mais cedo perguntava, mais cedo a informação me vinha parar às mãos!

Para fazer o buttermilk, utilizei 500ml de leite e 3 colheres de sopa de sumo de limão. Misturar bem o leite com o sumo de limão, deixar repousar à temperatura ambiente por 15 minutos, até talhar.

daqui:
http://baunilha-caramelo.blogspot.com/

Hug

Retrato de Amy
Qui, 15/04/2010 - 10:53
Amy:
Membro desde: 02.06.2008

Olá! o buttercream é o que os cupcakes levam por cima.

A receita é esta (Magnolia Bakery): 1 copo de manteiga sem sal, 6 a 8 copos de açúcar em pó, 1/2 copo de leite, e 2 colheres de chá de extracto de baunilha.

Colocar a manteiga numa taça grande. Juntar 4 copos de açúcar e depois o leite e a manteiga. Bater com velocidade média até estar cremoso, durante certa de 3-5 minutos. Gradualmente, adicional o açúcar que sobra, 1 copo de cada vez, batendo bem após cada adição (cerca de 2 minutos) até o creme ter uma boa consistência para o objectivo. Pode não ser necessário adicionar todo o açúcar. Se desejar pode adicionar gotas de colorante para dar cor.

Eu sei que os cupcakes não são mais que queques ou muffins com uma cobertura engraçada, até porque cupcake quer dizer bolo de copo. Mas parecem tão deliciosos!

Retrato de Sucre sur le gâteau
Qui, 15/04/2010 - 11:31
Sucre sur le gâteau:
Membro desde: 04.06.2009

Cupcakes?!!! nham nham nham
Adoro!

Os verdadeiros cupcakes, não são feitos com as receitas de queques, a sua textura final é completamente diferente.
Enquanto os nosso queques são mais secos e firmes, os cupcakes são extremamente fofos, dás uma trinca e desfaz-se na boca.
O melhor que comi?
Em Londres, numa bakery de Porto bello Road, só cupcakes , cupcake de chocolate com cream cheese de baunilha, simplesmente divinal.

Para fazer o buttercream, convém usarem margarina própria para cremes, encontra-se nas lojas especializadas de artigos para bolos, no Porto tem por exemplo na Januario.

Aqui fica a prova... lol

Virgínia

Ps: Editei porque tinha um erro enooorme...

Retrato de Bruna1
Qui, 15/04/2010 - 14:51
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Meninas, no Continente já existe à venda Buttercream já preparado. No El Corte Ingles também vende, mas é quase o dobro do preço. Aliás, também vende natas azedas já preparadas, não é preciso fazer em casa e estar à espera que talhe, até porque não fica exactamente igual.

Beijocas

Retrato de essenciadobolo
Qui, 15/04/2010 - 15:05
essenciadobolo:
Membro desde: 25.09.2008

Na minha opinião nada melhor do que ser tudo feito caseiro, só assim conseguem controlar a cozedura para ficarem fofos e até o buttercream (feito com manteiga propria) que sendo feito por nós fica simplesmente... hummmmm Smile

Há imensas receitas mas penso que só experimentando é que acabam por escolher uma que consigam depois "dar o vosso toque".

Depois é uma questão de gosto e de "gulodice" Smile para decorar.
bjokas

Retrato de Amy
Qui, 15/04/2010 - 15:33
Amy:
Membro desde: 02.06.2008

Obrigado pela dica Bruna1! Como adoro fazer doces, primeiro vou experimentar fazer o buttercream caseiro que não parece nada difícil, mas se não ficar bom compro esse! É mesmo continente? Ou outra marca? Sabes? Obrigada!

Outra coisa, sempre usei manteiga sem sal da normal para fazer bolos e cremes, mas qual a manteiga que usam? Tipo que marca e onde compram? Nunca usei manteiga especial para pastelaria, a normal nunca me deixou ficar mal, mas já agora gostava de experimentar essa!

Essenciadobolo, concordo, prefiro tudo caseiro, só em último caso é que recorro ao já feito! Assim sabemos o que usamos e não leva os conservantes, melhorantes e essas coisas que os produtos comprados costumam ter! Mas pronto, às vezes lá compro uma ou outra coisa já feita.

Já agora para a Sucre sur le gâteau e a essenciadobolo, têm alguma receita de cupcakes de chocolate (ou outra) que queiram partilham? Ou é tudo segredo dos deuses

Por acaso uma coisa que me queixo um bocado é que com a pouca oferta que existe de chocolate para culinária no supermercado tudo o que faço de chocolate acaba por saber ao mesmo, muito bom, mas ao mesmo, porque o sabor do chocolate é sempre igual. O chocolate das pastelarias sabe sempre diferente.

Ah, Sucre sur le gâteau, esse cupcake parece divinal!

Retrato de Delicia do Mar
Qui, 15/04/2010 - 20:20
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007
Sucre sur le gâteau wrote:

O melhor que comi?
Em Londres, numa bakery de Porto bello Road, só cupcakes Grin , cupcake de chocolate com cream cheese de baunilha, simplesmente divinal. Drooling

já estive também, mas não entrei! fui totó!

é uma loja muito bonita. parece a casa dos pin & pon!

Hug

Retrato de Bruna1
Seg, 19/04/2010 - 15:09
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Se não me engano a marca é a Milram. Quanto ao chocolate, experimente o Lindt ou o Pantagruel, são boas marcas.
Já que gostas tanto de cozinhar, dá uma espreitadela ao site da Flagrante Delícia e tem receitas fantásticas, a fulana tirou o curso numa das melhores escolas da Europa.

Beijinhos

Retrato de Delicia do Mar
Ter, 20/04/2010 - 00:10
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007

pois... é tripeira!
mas desde que ançou o livro, desapareceu. deve estar na invicya de féroas! Grin

Retrato de essenciadobolo
Ter, 27/04/2010 - 10:28
essenciadobolo:
Membro desde: 25.09.2008

Ora como pediram aqui fica a receita que uso normalmente, não é segredo dos deuses porque partilhar só nos ajuda a crescer e a melhorar casa vez mais, pelo menos é a minha opinião Smile

A receita sai sempre bem, mas com o tempo e a pratica vão percebendo a melhor cozedura pois nem todos os fornos são iguais, de modo a ficarem bem fofos e humidos.

Espero que gostem

Receita para 12 queques de chocolate infalivel Smile
150gr de manteiga
1 chávena (225ml) de açúcar
3/4 chávena (225ml) de cacau (eu uso chocolate a 70% bem forte)
2 ovos
1 chávena (225ml) de farinha
1 colher de chá de fermento

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Numa taça misture o manteiga e o açúcar, batendo até obter uma consistência fofa. Adicione o cacau, os ovos e a farinha. Misture bem.
Com uma colher de sopa encha 12 forminhas de queques forradas com forminhas de papel.
Leve ao forno cerca de 10 a 15 minutos, até estarem cozidos, mas moles no centro.
Retire e deixe arrefecer um pouco, servindo-os ainda mornos ou à temperatura ambiente.

Nota: com uma bola de gelado ficam divinais, e para porem a decoração podem usar imensas coisas é mesmo uma questão de imaginação e de pesquisarem.

Bjos

Retrato de mazdan
Qua, 28/04/2010 - 00:39
mazdan:
Membro desde: 13.04.2010

Beleza, saúde e bem estar
http://www.bigvanitybox.com/

Retrato de Delicia do Mar
Dom, 09/05/2010 - 21:38
Delicia do Mar:
Membro desde: 30.01.2007

olá!

apresento os meus cupckakes (receita da essenciadobolo)!

fiz apenas duas pequenas alterações: ao cacau, acrescentei uma colher de café de café solúvel e uma pitada de pimenta.
ainda não os provei... estão a arrefecer.
mas têm um cheirinho

edit: já provei. algo deve ter corrido mal. acho que ficaram demasiado tempo no forno, porque ficaram um pouco secos. estava à espera de uma massa mais húmida, mas sabem bem!! acompanhei com gelado de baunilha e morango. não fiz qulaquer cobertura, porque a quantidade de manteiga da massa já me assustou bastante!

Retrato de Sucre sur le gâteau
Seg, 10/05/2010 - 14:18
Sucre sur le gâteau:
Membro desde: 04.06.2009

Só agora consegui vir aqui deixar a receita.
Após experimentar várias receitas de cupcakes a que acho que fica mais parecida com os verdadeiros cucpcakes é a do Devil's Food Cake. Ficam mesmo muito fofos.

Ingredientes
• ½ xícara de cacau em pó
• 2 xícaras de farinha de trigo
• 1 pitada de bicarbonato de sódio (só mesmo um bocadinho)
• ½ colher (chá) de fermento em pó
• 100 g de manteiga
• 1 e ¼ xícaras de açúcar
• 2 ovos XL
• ½ xícara de leite
• ½ xícara de água quente
• 2 colheres (chá) de essência de baunilha
• ½ colher (chá) de sal
• 1 colher (chá) de vinagre branco

Peneire a farinha de trigo, cacau em pó, fermento, sal e bicarbonato. Reserve.
Coloque a manteiga em uma batedeira e bata até estar cremosa.
Acrescente o açúcar e continue batendo para que a mistura fique bem clara e leve.
Acrescente os ovos um a um esperando o anterior estar bem incorporado.
Depois, acrescente a baunilha e bata novamente.
Misture o vinagre à água fervente.
Com a batedeira ligada em velocidade média vá acrescentando alternadamente a mistura de farinha, a água fervente e o leite. Comece e termine com a mistura de farinha.
Não se preocupe se a massa parecer muito líquida em alguns momentos.
Coloca-se nas fominhas e leva-se ao forno a 180ºC por cerca de 30min, verifiquem a cozedura com um palito, pois o tempo de cozedura pode variar de forno para forno.

Se quiserem fazer a versão bolo, convem dividirem a massa por duas formas iguais.

Bons bolos Wink

Virgínia

Retrato de mazdan
Qua, 01/09/2010 - 10:42
mazdan:
Membro desde: 13.04.2010

Já agora devo acrescentar, que os Merry Cupcakes para além do Campo Pequeno também abriram um balcão no Colombo, passei ontem por lá e foi difícil resistir Wink

Beleza, saúde e bem estar
http://www.bigvanitybox.com/

Retrato de andreia13
Sex, 12/11/2010 - 14:55
andreia13:
Membro desde: 11.12.2008

tive no continente e nehum empregado sabia o q era o buttercream, sabem me dizer onde posso encontrar, a zona? e nos frescos nos secos??? ajudem me1!!!! Grin

obrigada

ps: quero fazer p amanha!!!!!!!!

Retrato de Isa85
Sex, 12/11/2010 - 15:37
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008

boa noite

confesso que so de ver as fotos dos cupcakes começo a salivar...
já há algum tempo que andava mortinha por provar 1

recentemente, descobri uma loja de cupcakes no CC Vasco da Gama chamada Bake My Day
ao que parece existe também loja no El Corte Ingles e no Monumental

provei... e fiquei rendida!!! até ver o red velvet é o meu preferido e o preferido do meu marido é o de chocolate
falta-me provar o de baunilha e o de cenoura
eles não têm site, mas têm página de facebook: http://ja-jp.facebook.com/bakemyday

e aqui ficam umas fotos

Retrato de Isa85
Sex, 12/11/2010 - 15:40
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008
mazdan wrote:

Já agora devo acrescentar, que os Merry Cupcakes para além do Campo Pequeno também abriram um balcão no Colombo, passei ontem por lá e foi difícil resistir ;)

Recentemente também provei os da Merry Cupcakes...
sinceramente, não achei tão bons em comparação com os da Bake my Day, além de que nalguns casos ficam mais caros

Onem decidi aventurar-me e fiz os meus proprios cupcakes Smile
ora, digam lá o que acham?

fotos:
1 - cupcakes da Merry Cupcakes
2 - cupcakes feitos por mim

Retrato de Mermaid_MM
Dom, 14/11/2010 - 17:14
Mermaid_MM:
Membro desde: 20.05.2009

Está com 1 ar muuuuuito delicioso e profissional!!! O corante compra-se em qualquer supermercado? Parabéns!! Drooling Drooling

Retrato de Isa85
Seg, 15/11/2010 - 00:26
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008

Olá
obrigado Smile
o corante, podes comprar liquido e de várias cores no supermercado
eu usei corante da marca Wilton, em pasta, penso que só se vende em lojas de bolos, etc... eu comprei na Casa de Bolos, perto do Campo Pequeno: http://casadebolos.blogspot.com/

Retrato de anasbageri
Seg, 15/11/2010 - 06:52
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010
andreia13 wrote:

tive no continente e nehum empregado sabia o q era o buttercream, sabem me dizer onde posso encontrar, a zona? e nos frescos nos secos??? ajudem me1!!!! Grin

obrigada

ps: quero fazer p amanha!!!!!!!!

Já tentaste pedir "creme de manteiga"?

Hug

Retrato de andreia13
Qui, 18/11/2010 - 12:09
andreia13:
Membro desde: 11.12.2008

perguntei no continente ninguem sabe o que e.... sera normal??

meninas ninguem?

Retrato de Catarina Neves
Seg, 29/11/2010 - 00:48
Catarina Neves:
Membro desde: 06.05.2008

... de receitas, bem como os elementos de decoração para os cupcakes Wink

Eu andava doida para experimentar mas... fiquei um pouco desiludida. Achei-os demasiado doces ;( Irei experimentar outra vez, um dia destes e quero provar os da Bake MY Day Wink

As meninas do Norte, podem experimentar os Merry no Marshopping e os Bake no Gaiashopping Wink

Ahhh... e eu também posso provar aqueles que vocês fizerem, sem esforço nenhum Wink

eheheheh

Retrato de Amy
Sáb, 11/12/2010 - 21:20
Amy:
Membro desde: 02.06.2008

Bem, já tentei fazer várias vezes o dito buttercream, mas apesar de ser uma receita simples, saí-me sempre mal, muito doce. Acabei por desistir

Mas devo dizer que abriu na quarta um quiosque Bake My Day no Fórum Aveiro e, não é que por acaso eu até passei lá nesse dia? Nem queria acreditar, já andava doida para experimentar há imenso tempo! Comprei logo uma caixa de 4! E acabaram logo... São tão bons!! Tinha medo que fossem muito doces, mas não, são mesmo bons! Estou desesperada para lá ir outra vez! Acho que vou trazer a montra toda!!

Provei o Red Velvet, o de baunilha, o de chocolate e o de limão. São todos maravilhosos. Tenho de provar o de cenoura e o de Oreo.

Catarina, quando lá for trago-te! É só dizeres os sabores!

Fiquei completamente rendida!

Retrato de Isa85
Ter, 14/02/2012 - 14:36
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008

Olá
Alguém sabe o que aconteceu à Bake My Day??
Aqui há uns meses atrás a pagina do facebook desapareceu... depois a loja do Vasco da Gama tinha sempre um letreiro a dizer: Fechado para inventário. Acabou por fechar... não sei se aocnteceu o mesmo a todas as outras lojas Sad
Adorava os cupcakes deles...

Bem, à conta disso, agora nem compro e acabo por fazer sempre em casa Smile

Retrato de Amy
Ter, 14/02/2012 - 15:26
Amy:
Membro desde: 02.06.2008

Adorava os cupcakes deles, era mesmo bons. Fiquei muito desgostosa quando fecharam pois não encontro nenhuns iguais... Sad

ISA85, os teus ficam iguais aos deles?

Retrato de Tiaz
Ter, 14/02/2012 - 15:47
Tiaz:
Membro desde: 24.11.2011

Este tópico é um atentado ao diabético.... aiiii que delicia... por acaso não sabem receitas de cupcakes mais light's.. é que também queria unssss.

Retrato de Isa85
Ter, 14/02/2012 - 16:39
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008

Amy wrote: Adorava os cupcakes deles, era mesmo bons. Fiquei muito desgostosa quando fecharam pois não encontro nenhuns iguais...

ISA85, os teus ficam iguais aos deles?

O meu marido acha que ficam melhores, mas a opinião dele é suspeita Mas por acaso, smepre que tneho feito, tem saído muito bem!

Como tenho Bimby, tento sempre adaptar as receitas: http://www.sweetmykitchen.blogspot.com/
Mas sem bimby não é dificil de fazer, ja que basicamente é envolver, bater, etc