Cadela grávida | A Nossa Vida

Cadela grávida

Retrato de Catonina-lina
09.06.2014 | 14:08
Catonina-lina:
Membro desde: 08.06.2014

Minha cadela está com o cio e no dia 24 de maio saiu da minha casa e depois vi-a com um cão.
Eu nãp se está gravida, e se estiver como faço quando ela for parir??? Tenho de ter algum cuidado com ela???


Retrato de XanaCD
Seg, 09/06/2014 - 14:38
XanaCD:
Membro desde: 13.01.2013

Aconselho-a a levar a sua cadela ao veterinário e esterilizá-la o quanto antes para não nascerem cachorros nem desta vez nem no futuro.
Ter em casa uma cadela a parir cachorros não é tão simples como imaginamos. Vai dar muito trabalho e despesa. E depois a quem vai dar os cachorros? Já há tantos por aí sem dono.
Pense nisso.

Retrato de Catonina-lina
Seg, 09/06/2014 - 14:46
Catonina-lina:
Membro desde: 08.06.2014

Eu por enquanto não a esterializei porque queria que a minha cadela tivesse companhia como passa muito tempo sozinha e só depois de ter os filhos é que a esterializa-la. E o que eu queria saber era saber se ela está mesmo gravida e os cuidados a ter com ela.

Retrato de yuna
Ter, 10/06/2014 - 21:10
yuna:
Membro desde: 11.03.2011

primeiro cuidado a ter: preparar a carteira

foi uma cruza não planeada. qual o porte do macho em relação
à femea? o macho é portador de alguma doença genética? que idade tem a sua cadela?

a gestação da cadela dura entre 55 a 62 dias. conte desde a primeira cruza. deve marcar uma consulta num centro veterinario com serviço de reprodução assitida. só poderá saber se está prenhe atravez de raio-x a partir do 25º dia de gestação. a viabilidade dos cachorros deve ser controlada através de ecografias abdominais que o veterinário irá planear

a partir do 25º dia de gestação deverá iniciar a alimentação especial. neste caso uma ração adaptada à gestação (pode comprar em qualquer veterinário) e deverá fazer uma transição da ração que ela faz para esta durante 5 dias e depois mante-la até os cachorros terem 2 meses (idade que podem sair da sua casa, nunca antes). esta alimentação é importantíssima para que ela tenho um parto e amamentação saudável.

com o planeamento feito no veterinário, eles esclaressem todas as duvidas

sabendo o numero aproximado de fetos, na altura do parto deve ter atenção a quantos nascem. o trabalho de parto dura cerca de 12 horas e cada cachorro deve nascer com um intervalo de até 2h, mais pode indicar dificuldades e deve ter o seu veterinário em linha.

os sinais de que o parto está a correr mal são tremores, apatia, vómitos, desmaios, mostrar demasia dor abdominal. caso isto acontece deve ir ao veterinário e ele avaliará a necessidade de efectuar uma cesariana. aqui terá os riscos anestésicos de qualquer cirurgia agravado com a urgência. o risco de perder os bebés também é maior

os cachorros são cegos e surdos até aos 8 dias de idade, começam a desmamar com cerca de 35 dias, e só devem sair da ninhada com 60 dias pelo menos.

caso a cadela não tenha leite suficiente, ou não sobreviva ao parto (bate na madeira!), os cachorros terão de ser amamentados artificialmente com leite especial de 4h em 4h até aos 30 dias

se não quiser viver todo este processo de 4 meses, faça como lhe disseram acima, e fale com o veterinário para marcar uma estilização para quanto antes (antes que os embriões se formem) e tudo isto desaparece. dizer que a cadela precisa de companhia não é desculpa...

boa sorte

Tosquiadora Profissional, Lisboa e Margem Sul

Retrato de aira_nigami
Qua, 11/06/2014 - 17:56
aira_nigami:
Membro desde: 25.01.2012

Concordo em tudo com a yuna! Pode sempre depois adoptar outro cão/cadela para fazer companhia à sua.

Retrato de Catonina-lina
Qui, 12/06/2014 - 22:20
Catonina-lina:
Membro desde: 08.06.2014

Voces são tào pesimistas.
Para começar ja tive uma cadela antes e teve muitos filhos e nunca foi ao veterinário. Querem o k??Assustar-me???
Ide passear. se eu escrevi foi para ter mais conselhos.

Retrato de yuna
Sex, 13/06/2014 - 00:52
yuna:
Membro desde: 11.03.2011

obrigada por me ajudar a perceber que é inutil perder o meu tempo a escrever conselhos (que até podiam ser copy paste da net, mas por acaso foi tudo texto fluente que escrevi)
achei que seria melhor para si estar preparada para todos os cenários

se não queria saber nada disso, porque é que perguntou?

sinceramente.....

Tosquiadora Profissional, Lisboa e Margem Sul

Retrato de aira_nigami
Sex, 13/06/2014 - 13:21
aira_nigami:
Membro desde: 25.01.2012

Quer-me parecer que o que a yuna lhe deu foi isso mesmo, conselhos. O facto de já ter tido uma cadela que teve muitos filhos e não teve problemas não significa que corra sempre bem. Na verdade, a probabilidade de as cadelas(e não só) terem problemas durate o parto não é assim tão baixa... acontece com alguma frequência. Portanto não vejo mal nenhum, se gosta assim tanto da sua cadela,em saber e ter os cuidados necessários para que ela não corra riscos desncessários. Não foi questão de querer assustar e sim alertar.Agora, que era desnecessária essa sua atitude, era.

P.s.- Não é ser pessimista, é ter cautela e não contar com o ovo no cu da galinha, como se costuma dizer...

Retrato de Catonina-lina
Ter, 08/07/2014 - 17:43
Catonina-lina:
Membro desde: 08.06.2014

Voces estam a dizer que eu nao gosto mesmo da minha cadela??!!??!!
Por-favor vcs sao tao pesimistas...

Retrato de phiatorres
Qua, 09/07/2014 - 10:18
phiatorres:
Membro desde: 11.11.2011

Eu gosto da minha cadela e por isso a esterilizei! E olhe que ela tem lop, por isso podia cruzá-la com um cão da mesma raça e tentar ganhar alguns trocos...mas não, acho que a criação é para quem sabe, e não, não é apenas juntar cão+cadela.
A gravidez pode correr mal, o parto pode correr mal...os cachorros podem morrer, a cadela pode morrer...há toda uma série de coisas que podem acontecer e isto não é ser pessimista, é ser realista!
E depois a quem vai dar os cachorros? Vai ficar com todos, mesmo que sejam 10? Consegue garantir que arranja bons donos para todos? É que donos, se calhar até arranja...mas BONS, arranja mesmo?
Os nossos cães não pedem para ser nossos, é da nossa resposabilidade cuidar bem deles.

Post