Como escolher um frigorífico / refrigerador

Comprar um novo frigorífico/refrigerador para a casa pode ser uma peripécia. Existem inúmeros modelos e opções quando se trata de comprar um frigorífico. Nós ajudamos a escolher um frigorífico de acordo com as características mais importantes.  

Encastrável ou não

Existem 2 tipos de frigoríficos: encastráveis ou não encastráveis. Os frigoríficos encastráveis são usualmente mais dispendiosos e são mais limitados no que diz respeito a mudá-los de lugar. Os não encastráveis têm mais destaque na cozinha, mas também são mais fáceis de relocalizar, ou de mandar reparar caso seja necessário fazê-lo. Não se esqueçam que um frigorífico também necessita de espaço para ventilação.

Espaço na cozinha

Antes de escolherem um frigorífico, é essencial que meçam a altura, largura e profundidade do espaço onde o pretendem colocar, isto porque cada modelo de frigorífico tem uma altura, profundidade e largura distinta. Os frigoríficos simples usualmente medem cerca de  1,7 m de altura, 60 a 70 cm de largura e usualmente têm 60 cm de profundidade. Um combinado (frigorífico+congelador) pode medir  1,35 a 2 m de altura, 55 a 60 cm de largura e tem, normalmente, 60 cm de profundidade. Um frigorífico tipo americano tem uma dimensão média de cerca de 2 m de altura, 90 cm de largura e 85 cm de profundidade.

Para quantas pessoas

O espaço que um frigorífico tem disponível é medido em litros – de produtos frescos e congelados que consegue armazenar –, usualmente calcula-se cerca de 50 litros por cada pessoa.

Um frigorífico simples (de 1 ou 2 portas) é aconselhado para um casal sem filhos. É usualmente um frigorífico de capacidade de 180 a 200 litros. Pode ser de apenas uma porta, existindo no interior um espaço de congelação de 2 ou 3 estrelas, apenas para conservar produtos pré-congelados. Um frigorífico simples pode também ser de 2 portas, tendo 2 compartimentos separados, sendo normalmente o congelador o espaço de menor dimensão. O congelador pode ser de 3 estrelas (ideal para conservar produtos congelados e frescos), ou de 4 estrelas (conserva uma quantidade um pouco maior de diversos alimentos).

Se o frigorífico for para 2 a 6 pessoas, é aconselhado um frigorífico combinado de 225 a 320 litros, com uma maior dimensão que um frigorífico simples. Um frigorífico combinado é composto por um refrigerador e um congelador. Este frigorífico também permite uma melhor conservação das verduras e frutas. Idealmente deve ter um congelador de 4 estrelas não apenas para conservar, mas também para congelar os alimentos.

Para mais de 6 pessoas, ou apenas pelo estilo, um frigorífico americano é o ideal. Tem entre 400 a 700 litros, mas também ocupa um espaço muito maior. Ainda possui muito mais espaço de conservação e é excelente no que diz respeito à qualidade da congelação.

Pesquisar, pesquisar  

Mesmo que não pensem em comprar um frigorífico online, façam pesquisas na Internet, para terem ideia dos modelos, tipos de frigoríficos, suas qualidades e preços. Existem frigoríficos que variam entre 300€ a 10.000€, tudo depende do que procuram para as vossas necessidades.

Olhar para a etiqueta

Obrigatória, a etiqueta informativa exibe o consumo elétrico do eletrodoméstico, o número de estrelas, o volume útil, o nível de ruído, entre outras informações.

Consumo energético

O consumo energético (elétrico) encontra-se descrito pelas letras A, B, C, D, E, F e G.

  • A - B: muito económico
  • C: valor intermédio
  • D -E - F - G: pouco económico

Significado das estrelas do frigorífico

O número das estrelas do frigorífico define o prazo máximo de conservação dos produtos congelados. A duração máxima da conservação dos alimentos, aumenta usualmente de acordo com o volume e número de estrelas do frigorífico. Cada conjunto de estrelas corresponde a uma determinada temperatura e, por consequência, ao tempo de conservação dos alimentos. Apenas os congeladores de 4 estrelas permitem congelar os alimentos, os restantes apenas conservam os produtos já congelados.

  •  *        -6ºC: conserva produtos congelados por uma semana
  • **       -12ºC: conserva produtos congelados por um mês
  • ***     -18ºC: conserva produtos congelados por 12 meses
  • ****   -18ºC a a -24ºC conserva e congela alimentos frescos por mais de 3 meses. 
  • A -24ºC conserva e congela alimentos frescos até 12 meses.

Nível de ruído ideal

O nível de ruído de um frigorífico é medido em decibéis (dB), sendo considerado muito silencioso se esse nível for inferior a 35 dB; silencioso caso esteja entre 36 a 46 dB; e pouco silencioso a partir dos 47 dB.

Sistema de descongelação

Um frigorífico deve ser descongelado pelo menos uma vez por ano e, para tal, existem diversas opções no que diz respeito ao modelo de cada frigorífico:

  • Manual – O frigorífico tem de ser desligado para poder descongelar.
  • Semiautomática – Descongela, mantendo a área de refrigeração em funcionamento.
  • Automática – De acordo com a acumulação de gelo, o aparelho descongela automaticamente.

Tipo de arrumação pretendida

Existem frigoríficos com tudo e mais alguma coisa, dependendo do seu modelo, o espaço interior pode ter prateleiras de acrílico, plástico, vidro, metal, garrafeira, gavetas, tudo para facilitar uma boa arrumação dos alimentos.

Sistemas de frio

Os sistemas de frio implicam ter um frigorífico com maior ou menor crostas de gelo ou até inexistente. Quanto menos gelo, maior a conservação dos alimentos. Então nas características do frigorífico procurem:

  • Frost – Na zona de congelação o gelo tem tendência a acumular-se, tendo o frigorífico de ser descongelado diversas vezes. A conservação dos alimentos é menos boa.
  • No Frost (frio sem gelo ou frio seco) – O gelo não se acumula na zona de congelação. Permite uma congelação mais rápida, não criando gelo nos alimentos.
  • Frio ventilado – Sistema de ventilação que melhora a circulação do ar refrigerado, mantendo a temperatura homogénea, conservando melhor os alimentos. Nos modelos que não possuem esta função, a zona mais fria encontra-se imediatamente acima da gaveta dos legumes.
  • Frio Dinâmico – Sistema de ar forçado que mantém a temperatura de forma homogénea em todas as zonas do frigorífico.

Amigos do ambiente

Idealmente devem escolher um frigorífico de baixo consumo, de preferência classe A, A+ ou A++. Depois de colocarem o frigorífico em casa, no seu devido espaço, com suficiente dimensão para ele respirar à vontade, é preciso olhar para o manual de instruções e saber o que necessita de ser feito para a manutenção deste eletrodoméstico.

Quando um frigorífico possui a designação 0% CFC significa que não contém clorofluorcarbonetos nos sistemas de refrigeração e isolamento, sendo desta forma muito mais amigo do ambiente.

Prefiram um frigorífico com descongelamento manual em detrimento de um com descongelação automática, porque gasta metade da energia.

Perguntem todos os detalhes

Depois de escolherem o frigorífico para a vossa casa, não se esqueçam de perguntar ao funcionário da loja todos os pormenores relativos à compra.

  • Existe um custo de transporte e entrega?
  • Existe um custo de montagem?
  • Como se processa a garantia: que tipo de cobertura tem e durante quanto tempo existe?
  • Tem existido algum tipo de queixa acerca deste modelo?
  • Se tiver filtro de água: os filtros vêm com o frigorífico, e de quanto em quanto tempo têm de ser mudados?
  • Existe algum tipo de manutenção que é necessári a fazer?
  • Se quisermos devolver o frigorífico, existe o custo de transporte de que parte?
Média: 4.5 (44 votos)