Como escolher uma máquina de lavar loiça

Uma máquina de lavar loiça é um dos electrodomésticos mais eficientes nas lides de uma casa e na composição de uma cozinha. A sua compra é sinónimo de eficácia energética nos consumos, de poupança de água e de ganhos na ocupação do espaço. Não sabem como? Observem o que lhes é apresentado em seguida e chegarão rapidamente à conclusão que o pesadelo de lavar a loiça à mão já deveria ter acabado há muito tempo!

As Máquinas de Lavar Loiça

Para os ajudarem a escolher a máquina de lavar loiça perfeita, existem características que devem ter em atenção:

O espaço

É fundamental considerarem o espaço que o electrodoméstico vai ocupar lá em casa. Tirem as medidas ao local, de forma a não terem nenhuma surpresa desagradável, evitando assim uma série de complicações.

O tamanho

O tamanho apropriado de uma máquina de lavar loiça para uma família numerosa é o grande: 60 cm de largura e o suficiente para 12 lugares para pratos. Contudo, para uma ou duas pessoas, o tamanho apropriado é o pequeno: 45 cm de largura e 9 lugares para pratos.

A estética visual e material

Por conseguinte, a cozinha pode ficar muito mais rica (em termos visuais) e apetrechada (em termos materiais) com a inclusão de um utensílio prático, funcional e adequado. Aqui, podem caprichar de um modo criativo e decorativo. Façam da vossa cozinha, a cozinha ideal!

A variedade

Por último, com o alastrar da tecnologia a tudo que é electrodoméstico e a tudo que é electrónico, nos nossos dias, a variedade na oferta das máquinas de lavar loiça a que todos temos acesso, é enorme. Uma boa máquina de lavar loiça (Classe de energia A-C, para 4 pessoas) custa cerca de 300€, mas também pode optar, se tiver saúde financeira, pela Bosch SMV65T20EU que custa a módica quantia de 1300€. Saiba o que escolher e como escolher.

Critérios de Selecção

Além dos pontos anteriores, que são muito importantes na escolha de uma máquina de lavar loiça, existem outros que devem considerar:

Os modelos mais eficientes em termos de consumo de água e energia, podem ser divididos em subcategorias: as de instalação livre, de encastre e ainda as parcialmente integráveis (embutidas nos armários).

De acordo com as normas europeias, a escolha deve recair sobre os modelos que apresentem uma classificação AAA:

  • Os aparelhos com melhor eficiência energética – Classe A;
  • Os aparelhos com melhor eficiência de lavagem – Classe A;
  • Os aparelhos com melhor eficiência de centrifugação – Classe A.

Além das três classes de eficiência, observem sempre a etiqueta energética, onde é incluída toda a informação que pode ser determinante na escolha:

  • Nome ou marca comercial do fornecedor;
  • Identificação do modelo do fornecedor;
  • Classe de eficiência do aparelho;
  • Etiqueta ecológica Europeia;
  • Consumo de energia em quilowatts hora;
  • Classe de eficiência de lavagem;
  • Classe de eficiência de secagem;
  • Velocidade de centrifugação;
  • Capacidade do aparelho;
  • Consumo de água;
  • Nível de ruído.

Eficácia da máquina de lavar loiça

A eficiência de uma máquina de lavar loiça é um dos seus aspectos mais importantes. O seu consumo faz-se sentir na factura do final do mês, pois, ao total da mesma corresponde cerca de 3% do total de energia eléctrica consumida no sector residencial. Este pormenor faz toda a diferença, uma vez que ao adquirem uma máquina de lavar loiça eficaz, podem poupar imensa electricidade, água e muitos euros na vossa carteira.

Poupe a lavar 

A etiqueta energética vai de A, para os modelos mais poupados, a E, para os mais vorazes. Para pouparem dinheiro no programa que utilizam, é recomendável que passem todos os pratos por água para removerem os restos sólidos de comida. Iniciem o programa de lavagem só quando carregarem completamente a máquina, nem que esperem entre refeições para a encher. Não lavem a loiça com água quente para retirar restos de comida, é um desperdício de água e, nalguns casos, de energia. Poupem água e energia, o ambiente também agradece!

Dicas de utilização

  • Grande parte da loiça que utilizam pode ser lavada na máquina, desde tachos, pratos, talheres, copos, recipientes, entre outros de vidro e porcelana. Porém, existem outros susceptíveis de dano como as loiças com madeira, cerâmica, alumínio, barro, esmalte e verniz. Nestes casos, optem por lavar a loiça à mão;
  • Não coloquem as loiças com a abertura virada para cima: a água e os restos de sujidade podem ficar aí retidos;
  • Não sobreponham as loiças umas nas outras;
  • Tenham cuidado na colocação de utensílios de cabo comprido no cesto dos talheres, pois podem bloquear as pás de lavagem;
  • Utilizem a quantidade de detergente recomendada pelo fabricante (não é por colocarem mais detergente que a loiça fica mais limpa);
  • Limpem o filtro com frequência e reponham, sempre que necessário, o sal e o abrilhantador;
  • Utilizem o detergente, o abrilhantador e o sal regenerador isoladamente, ao invés dos produtos 3 em 1, pois assim as loiças ficam mais brilhantes e sem marcas.

Estão assim reunidas todas as condições para fazerem uma óptima compra. A lavagem da loiça deixa de ser um fardo no final das refeições. Agora conseguirão poupar mais tempo e dinheiro e, dessa forma, já podem fazer programas novos e divertidos.

Média: 3.9 (14 votos)

Artigos relacionados

Olá, gente boa. Tenho uma dúvida. Comprei estes dias uma máquina de lavar loiça e agora não sei que detergente usar, ou melhor: que tipo de...
Já me disseram para esquecer a teka que não valem nada... e já agora máquinas de lavar roupa também.
Boas tardes, Adquiri recentemente uma maquina de lavar loiça, mas a realidade é que somos 2 ca em casa. Gostaria de ter uma ideia como fazem em geral...
Olá!! Comprei uma máquina de lavar loiça Samsung à 3 semanas e tenho utilizado o programa económico mas dura quase 3 horas, será mesmo económico? Já...
Olá a todas Adquiri recentemente uma máquina de lavar loiça (tem dado um jeitao) mas não sei bem que produtos usar. Comecei por experimentar o...