Como comprar um micro-ondas

Para comprar o micro-ondas certo para a vossa casa é necessário terem em atenção algumas características básicas. Hoje em dia ninguém vive sem um forno micro-ondas pois permite descongelar, aquecer ou cozinhar todo o tipo de alimentos.

Qual é o micro-ondas certo para a vossa casa? Ficam aqui algumas características que devem ter em atenção antes de decidirem comprar um.

Capacidade

Usualmente a capacidade de um micro-ondas varie entre os 13 e os 35 litros. Dependendo sempre do tipo de utilização que lhe pretendem dar, devem escolher um maior ou de menor dimensão. Para um casal apenas, é recomendado um micro-ondas de entre 13 e 35 litros para poderem colocar pratos de maior dimensão.

Voltagem

Quanto mais pequeno for o micro-ondas, menos potência necessita para cozinhar, aquecer ou descongelar um alimento. Num micro-ondas são necessários pelo menos 700 watts de potência para se conseguir cozinhar um alimento por completo. Portanto, um forno micro-ondas que sirva eventualmente para cozinhar necessita no mínimo de 700 watts de potência. Esta potência não implica um micro-ondas muito caro, é apenas um micro-ondas básico.

Potência 

Um micro-ondas deve ter pelo menos 3 níveis de potência. A potência 100% é a usualmente utilizada para aquecer os alimentos de maior dimensão, ou mais rapidamente; mas por exemplo, para descongelar ou para aquecer alimentos de pequena dimensão apenas deve ser utilizada 30% de potência; deve ter também uma potência intermédia para aquecer os alimentos de tamanho médio.

Local acrescentar onde vai ser colocado 

Um micro-ondas que não seja de encastrar é o usualmente eleito na compra, pois pode ser colocado e recolocado em qualquer local da cozinha. Porém, os micro-ondas de encastrar são mais caros, mas mais estéticos, pois enquadram-se no layout da cozinha. Os micro-ondas de encastrar também têm a vantagem de serem usualmente mais potentes, e existe a possibilidade de acumularem 2 funções: forno de cozinha e micro-ondas, evitando assim a compra de 2 eletrodomésticos.

Prato rotativo

Se o espaço na cozinha é pouco, optem por um forno micro-ondas com uma capacidade inferior a 17 litros, não reduzindo o tamanho do prato rotativo (28 cm).

Painel de controle

Um microondas com um painel digital não é apenas mais fácil de manipular do que um de botões, é também mais preciso. Optem por micro-ondas fáceis de usar.

Programas

Hoje em dia existem micro-ondas com funções para tudo, algumas que raramente se usam, outras que são importantes. Existem micro-ondas com tudo: sensor de limpeza, medidor da humidade dos alimentos, etc… Mas alguns dos pré-programas que já vêm no micro-ondas, são ótimos para ajudar a cozinhar, pois em vez de estarem a tentar perceber qual a potência necessária para descongelar, basta clicar no programa de descongelamento que o micro-ondas trata de o fazer, sem prejudicar os alimentos.

Média: 2.6 (13 votos)

Artigos relacionados

Ola a todas. Por questoes profissionais, o meu marido decidiu começar a levar o almoco para o trabalho, pois sai-lhe muito mais barato.Queria-vos...
Boa tarde meninas... Numa pesquisa recente, sobre electrodomesticos, encontrei no nosso tio IKEA Forno micro-ondas... Conheçem? Alguem tem?...
olá no outro dia vi um tópico sobre um micro-ondas whrilpool que fritava, alguém sabe qual é o modelo?
Olá! Gostaria de saber para que servem os produtos de micro peeling, e se existem produtos acessíveis à venda em grandes superfícies por exemplo. Se...
Quem não sonha em fzr pedicure em casa sem dar grande trabalho ?!?! Descobri isto no blog mini-saia e parece-me uma pequena maravilha. Alguém tem...