Como vender com sucesso no eBay

Maquina fotográfica

O eBay dispensa apresentações, é o centro comercial (de compra e venda) mais popular, abrangente e bem-sucedido do mundo online. Está presente em 37 países e é grande para toda a gente. Actualmente, existe um vendedor para cada 78 compradores.

O modelo de negócio do eBay permite que empresas de pequena e média dimensão e pessoas a título individual (que gerem pequenos negócios a partir de casa) exerçam com êxito a sua actividade, assim como, auxilia muitos lojistas do comércio tradicional (lojas de rua), a escoarem os seus produtos através da exportação, cobrindo deste modo um mercado bem mais abrangente.

Posto isto, o eBay é o local indicado para venderem os vossos produtos: novos ou usados. Quantos produtos têm em casa que adorariam dispensá-los, ou que já não necessitam? No eBay podem ser autênticos comerciantes sem terem de abdicar de tudo o resto, pois conseguem fazê-lo em part-time e ganhar algum dinheiro extra.

A competitividade é enorme, mas imaginem os frutos que poderão ser colhidos. Não tenham medo em arriscar, afinal, o que podem perder?

O que se pode vender no eBay?

No eBay pode vender quase tudo. Listamos de seguida o que não é possível vender:

  • Artigos ilegais (drogas ilícitas);
  • Produtos fiscalizados pelo governo (bebidas alcoólicas, cigarros, armas ou remédios que exijam prescrição médica);
  • Partes do corpo humano ou restos mortais (já foi tentada a venda de um pé de um tio falecido!);
  • Algo que não existe na forma concreta (já foi tentada a venda da alma de uma pessoa!);

No fundo não podem vender nada que vá contra a lei e ordem mundial: se bem que existem artigos questionáveis – como, por exemplo, a venda da virgindade de uma mulher, que, de facto, foi licitada.

Contudo, para fazerem uma venda com sucesso, não é necessário ser tão radical, basta que sejam perspicazes e conhecedores de um segmento de mercado que pode ser melhor explorado e aproveitado. Ensinamos-lhes já tudo, confiram o nosso guia prático adiante!

Como começar a vender no eBay

Se pretendem fazer das vendas do eNay um negócio, é muito arriscado escolher aleatoriamente um segmento de mercado e criar um negócio do nada; e se o objectivo é uma dedicação plena à actividade, precisam de adoptar critérios sólidos de avaliação e realizar um bom planeamento daquilo que realmente pretendem, pois mais importante do que um bom projecto de e-commerce, é o perfil e o grau de comprometimento do empreendedor com o seu negócio. E o sucesso do negócio só será possível, se vocês gostarem do que fazem. Se pretendem apenas vender um produto, é como num negócio: façam o vosso melhor para conseguirem um bom resultado.

Como já salientamos, poderão criar um negócio de e-commerce bem-sucedido apenas em part-time ou por mero lazer, ou apenas vender um produto ou outro, esporadicamente. Tudo depende do que pretendem com as vendas no eBay.

Existem na Internet, negócios que podem ser lucrativos e até dar algum dinheiro; outros que oferecerem alguma margem de retorno financeiro e são excelentes complementos à atividade profissional principal; e existem, também, aqueles cujas características inviabilizam um modelo lucrativo e deverão ser encarados mais como um passatempo.

Em qualquer uma das opções devem seguir uma determinado processo:

Guia prático de recomendações

Desenvolvemos um guia prático de recomendações para ser seguido escrupulosamente de forma a conseguirem vender com sucesso no eBay.

Pesquisem o Mercado eBay

Vender um artigo com sucesso no eBay requer conhecimentos acerca do mercado em geral. Caso contrário, não conseguirão vender um artigo pelo seu verdadeiro valor – ou perderão tempo tentando vender um artigo que não vale a pena. Têm que conhecer o artigo e as motivações de quem o procura, para que possam destacar-se entre os milhares de produtos semelhantes à venda no eBay.

Comecem por praticar um preço baixo

Antes de leiloar um determinado produto, devem perguntar a vocês próprios qual era o valor mais baixo que estavam dispostos a aceitar por aquele produto/artigo que estão a vender. Um preço baixo é sempre um bom ponto de partida, vai atrair mais ofertas e a um ritmo muito mais rápido, dentro do primeiro dia das listagens. A não ser que seja uma semana muito má, o artigo normalmente acabará com centenas de ofertas públicas e a um custo aceitável para o vendedor. Usem a curiosidade das pessoas a vosso favor.

Criem um título chamativo

O vosso título é de extrema importância, uma vez que, é a primeira coisa que chama a atenção do comprador e o encoraja a clicar na vossa listagem. Sejam criativos.

Escrevam uma descrição perfeita

Depois de conhecerem o mercado por dentro e fora, devem aplicar toda a informação que recolheram: boa descrição do vosso artigo e utilização de palavras-chave que descrevam o produto. Pois, muitos compradores e colecionadores usam a pesquisa avançada para conhecer as descrições e os títulos. Se pesquisaram detalhadamente o mercado, saberão que tipo de coisas os compradores procuram e pretendem, e, dessa forma, saberão o que não colocar na vossa descrição porque simplesmente não terá qualquer procura.

Tirem bastantes fotografias e com qualidade

Um outro pormenor que faz toda a diferença e distancia a vossa listagem das demais são as fotografias que seleccionam para alienar o artigo, pois, e, seguindo a antiga máxima, uma imagem vale mais que mil palavras (a qualidade das vossas fotografias é muito importante para perspectivar uma venda com sucesso).

Lembrem-se que um comprador não tem como visualizar ao vivo o artigo. Por causa disso, deverão adoptar formas de suscitar o desejo de compra: ilustrando cada característica do vosso artigo com uma fotografia bem tirada e apresentando descrições detalhadas.

Os artigos poderão terminar com um preço mais elevado por terem fotografias grandes e cheias de informações.

Uma outra vantagem em ter fotografias profissionais alocadas aos vossos produtos no eBay é a de que lhes possibilita alternar com texto, de modo a facilitar o acompanhamento textual do vosso artigo.

Utilizem uma imagem apelativa

A imagem do produto que desejam vender no eBay também desempenha um papel importante no interesse que o vosso artigo poderá desencadear junto dos compradores. Uma listagem interessante, quer no seu conteúdo, quer na sua aparência, farão com que as atenções dos possíveis compradores se fixem durante mais tempo nos produtos que vocês estão a vender.

Evitem os erros comuns, como colocar um texto seco e amorfo sem qualquer atracção visual, isso provocará a monotonia na leitura e fará com que as pessoas não visualizem o vosso artigo. Em vez de colocarem “Caixa de madeira bonita”, deve, colocar “Caixa de madeira artesanal vencedora de prémio do artesanato em 2008.” Por outro lado, cores e gráficos a mais também são prejudiciais, pois que poderão levar à saturação do leitor que rejeita logo a possibilidade em clicar no artigo.

A importância do vosso artigo na listagem

Se no final da descrição do artigo que querem vender, vocês ainda não estão com vontade de o comprar, isso quer dizer que ainda falta algo na vossa descrição. Lembrem-se: se não se convencem a vocês próprios, não conseguirão convencer os outros.

Aprendam tudo sobre taxas de envio

Deverão saber toda a informação relacionada com as taxas de envio que os vossos produtos poderão ter para qualquer local do mundo e depois colocar essas especificações na listagem dos vossos produtos, constitui uma enorme mais-valia.

Sejam profissionais

Ao vender no eBay, sejam, acima de tudo, profissionais. Para terem sucesso nas vendas no eBay deverão seguir todas as regras e oferecer a satisfação ao cliente. Esta é a chave do êxito e fará com que os vossos negócios não parem de crescer.

Desta forma estarão prontos para ter a vossa própria loja online.

Média: 4.5 (40 votos)