Como comprar um bom filtro de água

Copo com água

O filtro de água é um equipamento indispensável para a remoção das impurezas que normalmente se encontram na água da rede pública. Saibam como comprar o melhor filtro de água e melhorem a qualidade do consumo de água no lar. Ao fazerem-no, estão a cuidar da vossa saúde e bem-estar.

A importância dos filtros de água

Os filtros de água são acessórios muito úteis na remoção dos contaminantes comuns que se encontram na água que sai das torneiras lá de casa. Eles são de fácil instalação e manutenção e garantem uma água potável com a máxima qualidade.

Normalmente, a “água da companhia” é tratada com cloro e está repleta de bactérias e outras substâncias prejudiciais à saúde humana. De entre os vários poluentes e contaminantes que se encontram na água, destacam-se o chumbo, o clorofórmio, o mercúrio, o arsénio, o selénio, o amoníaco, o cianeto, o cobre, os nitratos, os herbicidas e as bactérias, como por exemplo a E-Coli.

A água engarrafada pode ser uma alternativa segura à água da torneira, mas, apesar de muitas marcas serem anunciadas como puras e naturais, elas são menos reguladas do que a água que é fornecida pela companhia e a longo prazo acabam por ser um investimento mais dispendioso.

Assim sendo, para poupar dinheiro em água e eliminar o risco de contaminação provocada pelos seus poluentes, é necessária a instalação de filtros específicos para terem sempre água pura e potável em casa.

Tipos de filtros de água

Atualmente, existem vários tipos de filtros de água no mercado, uns mais caros e que exigem pouca manutenção e outros mais baratos que necessitam de ser trocados com uma maior regularidade. Dos mais importantes, destacam-se os seguintes:

1. Filtros de carbono

Os filtros de carbono, também conhecidos como filtros de carvão, são uma das alternativas mais económicas e eficazes na filtragem da água da rede pública. Eles são fáceis de instalar e removem as principais impurezas que estão contidas na água. Normalmente, os filtros de carbono oferecem uma proteção antibacteriana suplementar e podem durar em média cerca de 6 a 9 meses. Existem dois tipos de filtros de carbono: o filtro de carbono ativado e o filtro de carbono granular.

  • O filtro de carbono ativado – O filtro de carbono ativado é conhecido por remover eficazmente alguns químicos orgânicos específicos, como os pesticidas residuais. Também elimina os resíduos de cloro e trata dos problemas gerais que estão relacionados com o sabor e o odor da água.
  • O filtro de carbono granular – Estudos recentes afirmam que o filtro de carbono granular é um método de absorção de impurezas muito eficaz. Este filtro utiliza um conjunto de grãos de carvão vegetal que reduz o cloro e a ferrugem à passagem da água.

2. Filtros de garrafa

Os filtros de garrafa foram construídos para melhorar o gosto e o odor da água que provém da rede pública. Eles são práticos, económicos, eliminam a existência do cloro, do chumbo e do clorofórmio e retêm os detritos ou sedimentos principais da “água da companhia”. É também de destacar que os filtros de garrafa são os filtros de água menos eficazes quando se trata da remoção de contaminantes nocivos.

3. Filtros de água do lava-loiças

Estes filtros são colocados por baixo dos lava-loiças, filtram muita água, não ocupam espaço na bancada de cozinha e precisam de ser instalados por parte de um técnico profissional, uma vez que obrigam a alterações na canalização. Este tipo de filtro limpa as impurezas e reduz a quantidade de cloro e calcário existente na água, o que prolonga a vida útil dos eletrodomésticos, como a máquina de lavar loiça, a máquina de lavar roupa e o frigorífico/refrigerador. Este tipo de filtro é capaz de reter 100% das partículas sólidas que se encontram presentes na água e 90% ou mais do cloro.

4. Filtros de osmose reversa

Os filtros de osmose reversa utilizam uma membrana semipermeável ultrafina para remover os contaminantes que possam estar presentes na água. Eles dissolvem os sólidos, permitem a passagem do oxigénio e garantem a remoção do arsénio. Normalmente, este processo remove todos os minerais da água, é bastante lento, pouco eficiente (pode gastar 5 litros de água para produzir um litro de água limpo) e exige muita pressão. Por outro lado, a membrana ultrafina precisa de ser substituída regularmente, ocupa um espaço excessivo no armário e o fluxo de água é lento.

5. Filtros de água à saída

Os filtros de água à saída, como os filtros de água para torneira ou filtros de água do lava-loiças, são os filtros mais populares e acessíveis do mercado. De fácil instalação, constituem-se como uma boa escolha para filtrar a água de beber ou de cozinhar e permitem poupar na conta da água no final do mês. Para instalar um filtro de água, basta desaparafusar o filtro original à saída do espumador da torneira e colocar no seu lugar o novo filtro. As grandes desvantagens deste tipo de filtros estão relacionadas com o facto de não encaixarem em todas as torneiras e de diminuírem o caudal da água.

6. Filtros de água à entrada

Os filtros de água à entrada ou filtros de água para toda a casa são uma opção viável na remoção de sedimentos e de ferrugem que possam estar presentes na água da rede pública. Normalmente, este filtro tem uma capacidade de longa duração, não remove impurezas como compostos orgânicos e requer alterações na canalização.

7. Filtros de raios ultra violetas

O filtro de raios ultra violetas é normalmente utilizado pelas pessoas que não confiam na qualidade da água que é fornecida pela empresa de tratamento de águas de uma determinada localidade. Este filtro tem a capacidade de reter as bactérias que se encontram na água e utiliza raios ultra violetas para as eliminar. Trata-se de um sistema que é capaz de eliminar coliformes totais, fecais e bactérias patogénicas como o Vibrio cholerae.

Aspetos a ter em conta na compra de um filtro de água

Para comprarem um filtro de água apropriado para a vossa casa, é preciso considerar os aspetos seguintes:

  • Saibam quais são os contaminantes que se encontram na água do lar. Assim, a escolha dos filtros de água será mais fácil de ser realizada.
  • Procurem lojas que ofereçam uma ampla variedade de marcas e modelos de filtros de água. As marcas mais conceituadas são: a Whirlpool, a GE, a Kenmore, a Aquasana, a Brita, a Culligan, a Pur, entre outras.
  • Experimentem os filtros de água pretendidos e certifiquem-se de que eles são fáceis de utilizar.
  • Aprendam como é que os filtros são instalados (geralmente são de fácil instalação), caso contrário terão de contratar os serviços de um técnico especializado e isso é uma opção mais dispendiosa.
  • Escolham filtros de água que sejam de fácil manutenção, pois assim terão menos trabalho na sua substituição.
  • Optem por filtros de água com indicadores eletrónicos de mudança de filtro, assim serão avisados quando chegar a hora de mudar os respetivos filtros.
Média: 4.2 (33 votos)

Artigos relacionados

Olá a todos! Tenho pensado muito seriamente em passar a beber água da torneira, porque para além de ser mais económico é mais prático e mais...
Sabiam que é possível poupar dinheiro na conta do final do mês; cuidar do meio ambiente e preservar a água como um bem insubstituível? Para...
Ola meninas comprei estes dois cheirinhos lol para ver se realmente há diferença e tambem porque acho o frasco da comfort um pouco mais prático,...
Olá gente gostava de saber se alguem aqui tem um purificador de agjá por osmose INVERSA e o k que acham estão contentes. Realmente valeu a pena o...
Olá Alguem me sabe dizer quanto se gasta para acertar tudo em relação a agua e luz quando se vai para uma casa? Obrigado