Casados e em camas separadas: na minha cama ou na tua?

Mulher que não consegue dormir

Se estão numa situação de dormirem em camas separadas, saibam que partilham este hábito com 23% dos casais casados e é um fenómeno que demonstra uma tendência para aumentar. Até Katie Holmes e Tom Cruise dormem em quartos separados. Esta opção é mais comum do que se pensa, embora muitos casais por vezes não a partilhem com outros devido ao estigma social que pode causar.

Em estudos feitos acerca desta nova tendência conclui-se que muitas vezes não tem nada a ver com o sexo ou com o facto de já não gostarem um do outro (isso é outra história), mas sim com o facto de um dos parceiros ressonar, com o facto de o bebé chorar, de se mexerem muito durante o sono, por um acordar mais cedo que o outro, e em alguns casos é simplesmente pelo facto de que um casal a dormir junto não consegue dormir tão bem como se o fizer separado.

Existe uma corrente de psicólogos e conselheiros matrimoniais que afirmam que pelo facto de um casal dormir separado pode perder alguma da sua intimidade que surge naturalmente com o facto de partilhar uma cama, bem como o sentido de que o casal faz parte de toda uma vida. No entanto se se sentirem felizes em adoptar um sistema de quartos separados será que isso faz com que exista algo de errado?

Na geração de casais actuais existe uma grande revolução ao nível das formas de como se vive o casamento, já não existe apenas uma forma padronizada de ser feliz dentro de um casamento ou de ter uma boa vida sexual: tudo depende do casal e da forma como gerem a relação.

No entanto, antes de decidirem que cada um vai dormir num quarto separado por causa de problemas de apneia do sono ou de alguma condição médica com solução, devem sempre procurar resolver o problema medicamente.

No entanto antes de partilharem quartos separados existem soluções que podem tentar como:

  • Uma cama com colchões individuais
  • Uma cama maior com muito espaço disponível
  • Removam os electrodomésticos e aparelhos electrónicos do quarto como TV, DVD, telemóvel, etc.
  • Se algum de vocês ressonar ou sofrer de apneia do sono então devem tentar resolver este problema e as causas que o podem provocar como por exemplo: a pessoa que ressona pode ter de perder peso.
  • Conversarem acerca dos diferentes hábitos e horários de cada um é essencial, pois é necessário respeitarem o descanso um do outro, especialmente se tiverem horários de deitar e acordar distintos.

Se mesmo assim nada funcionar, talvez a solução esteja nos quartos separados, mas antes de tomarem essa decisão devem conversar abertamente um com o outro e colocar bem claras as condições desta mudança e os benefícios e malefícios que ela pode provocar no casamento.

Média: 4 (9 votos)