Como se habituarem a dormir um com o outro

casal a dormir na rua

Começar uma vida a dois na mesma cama por vezes pode ser difícil especialmente se durante muito tempo ambos tiveram a sua própria cama.

Usualmente os hábitos de sono e mecanismos subconscientes são o produto de anos de habituação, condicionando um determinado comportamento. Por exemplo, se viverem numa cidade é certo que o barulho das ruas e dos carros já não são suficientes para os acordar, pois já se habituaram a eles. No entanto, se forem passar uns dias a uma aldeia remota, o silêncio ou o cantar dos pássaros pode ser o suficiente para não terem uma noite de sono descansada. E neste caso só pensarão que na cidade é que se dorme bem.

Existem irmãos que dormem juntos durante toda a vida e que sozinhos não conseguem dormir tão bem como na presença um do outro; sendo esta situação o reverso daquela que por vezes surge quando um casal começa a dormir na mesma cama.

E então qual será a solução? A solução é simples: TEMPO. Antes de mais têm de remover todas as circunstâncias que associam a presença de outra pessoa à insónia. Este processo não pode simplesmente ser forçado senão não funcionará, pois a nível consciente ambos anseiam pela presença um do outro, mas inconscientemente os vossos cérebros ainda não estão habituados a dormir com um “intruso”.

De qualquer forma podem sempre recondicionar o vosso subconsciente, mas para isso acontecer terá de ser através de um período de tempo, maior ou menor dependendo de cada casal, e com o mínimo de ansiedade associada a este processo.

Uma das soluções iniciais para recondicionar o vosso subconsciente passa por evitarem ir para a cama sem sono, pois a ansiedade associada ao facto de não conseguirem dormir na presença de outro tomará conta dos vossos pensamentos, tornando o adormecer ainda mais difícil. Por isso, durante os primeiros tempos só devem ir para a cama com um certo grau de exaustão, pois adormecer será bem mais fácil. Depois quando forem para a cama, em vez de tentarem dormir tentem ficar acordados, esta acção faz com que a preocupação de não conseguir adormecer seja contrariada, pois na vossa cabeça estará a ideia de não poderem adormecer em vez da que vos diz que não conseguirão.

Para além destas medidas é necessário terem um local sossegado para dormir: sem electrodomésticos, telefones ou outros aparelhos eléctricos. O quarto deve ser um local de repouso, uma espécie de santuário do descanso. Pintem as paredes com uma cor calmante, coloquem uma temperatura agradável, tenham um colchão confortável, sem ser de molas, para que não sintam os movimentos um do outro.

Lembrem-se que tudo leva o seu tempo, e se mesmo com algumas destas dicas não conseguirem dormir juntos, consultar um médico ou um terapeuta do sono pode ser a solução, pois podem existir problemas médicos associados a este problema, ou mesmo psicológicos - por vezes muito fáceis de ultrapassar com a ajuda de um profissional.

Média: 4.3 (7 votos)

Artigos relacionados

Chegar a um consenso para a decoração do quarto de casal onde ambos vão passar bastante tempo, por vezes devido às personalidades distintas, pode...
Olá a todas, gostava de perguntar uma coisa ás meninas casadas ou k já vivam juntas com o seu respectivo: conseguem dormir bem? passo a explicar: em...
Quando existem problemas de sono, especialmente num casal, isto tende a afetar a relação e a qualidade de vida. Quando não se dormem as horas...
ola meninas... vou passar um fim de semana a Lisboa com o namorado, para comemorar os 9 anos de namoro Queria que me ajudassem a ver um sitio para...
Ola, marcamos hotel em Castelo Branco e queria conhecer ali as redondezas. Falaram me em: - Idanha a nova; - Aldeia de Monsanto; - Penha Garcia...
...