Assegurem o melhor seguro automóvel

Casal com o novo carro

Com o casamento vem a casa e o carro e, no que toca ao transporte automóvel, os recém-casados podem ver-se em várias situações: pode ser o momento ideal para adquirirem a sua primeira viatura, para trocarem o carro antigo por um novo ou semi-novo, podem ver-se agora com dois carros. Independentemente da vossa situação, é importante analisarem bem a escolha do seguro automóvel porque, apesar de ser obrigatório, não é obrigatório que sobrecarregue o vosso orçamento mensal.

A obrigatoriedade do seguro automóvel

Escusado será dizer que o seguro automóvel é obrigado por lei (Decreto-Lei n.º 291/2007 de 21 de Agosto) e igual em todas as seguradoras, ou seja, garante o pagamento de danos materiais e corporais a terceiros até 600 mil euros. Comprovado pela “Carta Verde”, o certificado provisório, o aviso-recibo ou o certificado de responsabilidade civil, o seguro automóvel é válido em Portugal, na União Europeia e nos 44 países da Carta Verde. Todas as seguradoras oferecem coberturas extra – responsabilidade civil facultativa, danos próprios, ocupantes do veículo, assistência em viagem, quebra isolada de vidros, actos de vandalismo e fenómenos da natureza – que pretendem ir de encontro às necessidades específicas de cada condutor.

Como é calculado o prémio do seguro?

Se todas as seguradoras oferecem o mesmo serviço, porque é que os preços variam tanto? O preço do seguro – ou prémio da responsabilidade civil – é calculado com base em vários factores: o tipo de automóvel, a cilindrada e o ano de matrícula; a idade, sexo, local de residência, anos de carta e histórico de sinistralidade do tomador do seguro, assim como o valor do capital contratado. Se desejarem alguma cobertura extra, o preço final do seguro vai, naturalmente, aumentar.

Como conseguirem o melhor preço?

Conseguir o melhor preço para o vosso seguro automóvel implica consultarem várias seguradoras – só assim poderão avaliar as diferentes opções e tomar a decisão mais acertada e, claro, a mais económica. Por norma, os condutores com sinistros declarados são penalizados com prémios mais altos, ou seja, se um de vocês não tem qualquer participação de acidente, talvez não seja má ideia efectuar o seguro nesse nome. Devem ainda pesar muito bem as vantagens e desvantagens de cada cobertura extra, ou seja, se fazem muitas e longas deslocações de carro, talvez a assistência em viagem seja um bom investimento; se não têm garagem e têm de deixar o carro na rua, um seguro contra a quebra isolada de vidros ou actos de vandalismo pode fazer todo o sentido. Em adição, algumas seguradoras oferecem preços atractivos para clientes com mais do que uma viatura. Caso contrário, podem poupar algum dinheiro ao contratarem apenas o seguro básico.

Seguradoras tradicionais vs. seguradoras low-cost

Nos dias de hoje, a escolha de uma seguradora pode não ser tarefa fácil, tendo em conta a quantidade de empresas existentes: começando pelas tradicionais, passando pelos seguros oferecidos pelos bancos e até os hipermercados, terminando nas denominadas “seguradoras do futuro” ou “seguradoras low-cost”. As tradicionais ganham em experiência, know-how e presença física; os bancos juntam o útil ao agradável ao oferecer no mesmo espaço o crédito e o seguro automóvel; as low-cost, precisamente por causa da ausência de uma presença física (operam exclusivamente via Internet e/ou call center) conquistaram os consumidores graças aos seus preços muito competitivos; os seguros de hipermercado são os mais recentes e procuraram juntar o melhor de todos os seus concorrentes (balcão, Internet e call center). O mercado tradicional teve de reagir face a toda esta nova concorrência e, aos poucos, está a fazê-lo, ora com simuladores online, ora com apoio a clientes 24 horas por dia.

O mercado do seguro automóvel

Descobrir o melhor seguro automóvel para as vossas necessidades e orçamento requer uma pesquisa exaustiva do mercado mas, felizmente, já não implica terem de andar de porta em porta a pedir orçamentos, basta aproveitarem os muitos simuladores online para poupar tempo e chegar rapidamente a conclusões. Dada a actual competitividade, não descurem nenhuma das hipóteses, mesmo que isso signifique deslocarem-se a um balcão ou telefonar para o apoio a clientes – é o indicado para tirarem todas as vossas dúvidas e pode ser a diferença entre um seguro mais caro e um mais barato.

Seguradoras Low-cost

Seguradoras Tradicionais

*Tem simulador online.

Média: 4.4 (12 votos)