10 formas de tornar um espaço pequeno num maior

Espaços pequenos

Querem fazer com que uma divisão da casa pareça maior do que é na realidade? Aprendam os principais truques que os decoradores usam.

1. Comprem peças com arrumação

Na ocasião de selecionarem mobília para a casa ou divisão, tentem sempre considerar o que é que um móvel ou peça decorativa pode ter como função. Neste caso, idealmente quanto mais versátil for o móvel, melhor. Por exemplo: optar por um otomano com arrumação é melhor do que adquirir apenas uma mesa de apoio.

Peças arrumadas

2. Pintem o espaço em tons claros

As cores escuras fazem os espaços mais pequenos. Quanto mais clara for a cor, maior vai parecer a divisão. Os tons cremes e pastéis são ótimos para iluminar uma divisão pequena.

Paredes claras e quadros

3. Incluam espelhos

Os espelhos são excelentes para dar dimensão a uma divisão. Colocar um espelho num local estratégico, como na parede que está ao fundo de uma porta, transmite uma sensação de infinito.

Quarto com espelho

4. Deixem a mobília respirar

Dêem espaço à mobília. Colocar tudo colado à parede pode não ser a melhor opção. Dêem espaço à volta das peças de mobília. Em vez do sofá parecer espremido contra a parede, se for colocado no centro da sala, dará uma sensação de flutuar no espaço da divisão que o rodeia.

Quarto pequeno

5. Sempre versáteis

Tudo que dobre, diminua ou seja removível é uma ótima solução para um espaço pequeno. Optar por uma mesa de jantar que pode tornar-se mais pequena, ou por um banco corrido que possa arrumar-se por debaixo da mesa, são soluções muito inteligentes para manter um espaço pequeno, espaçoso.

Cozinha com muita cor

6. Optem por uma paleta monocromática

Pintar as paredes, o teto, as portas, os aros, rodapés e lambrins no mesmo tom monocromático (mesma cor em tons distintos) é excelente para dar dimensão à divisão. Utilizar o branco e dois tons de bege é uma solução elegante e espaçosa.

Sala decorada em tons claros

7. Acrescentem interesse ao teto

Dar interesse ao teto com textura ou com um elemento decorativo, pode ser também uma boa forma de tornarem uma divisão maior, para além de atrair o olhar para o teto, e não apenas para a divisão, adiciona interesse ao facto de um teto ser apenas branco.

Candeeiro de tecto

8. Aproveitem o espaço exterior

Se puderem dar uma perspetiva ao local, façam-no. Uma janela descoberta não restringe tanto o olhar à divisão, pois este continua até obter no próximo objeto, que bem pode ser no exterior. Se têm um belo jardim, vista ou varanda, não o escondam com as cortinas.

Candeeiros de papel e mesa de madeira

9. Equilibrem

Um espaço pequeno não requer muitas coisas pequenas, requer um equilíbrio, e não exclui uma peça dominante, como um sofá dominante, e menos, mas cadeiras maiores.

Sofá com almofadas

10. Mantenham tudo arrumado

Manter tudo organizado e arrumado é uma forma de manter o espaço livre, e por consequência maior. Arrumem tudo com interesse, como colocar os livros por cores, ou disporem recipientes interessantes para a arrumação diversa.

Parteleiras coloridas

Média: 4.4 (71 votos)