Copos básicos para ter num bom bar

Copos

Estes são os copos que devem ter em casa para receber os amigos, preparar um cocktail, beber um vinho ou até oferecer uma água.

Copos de whisky

São copos usados não só para servir whisky mas outras bebidas com gelo. Usualmente são copos baixos, redondos ou quadrados.

Copos de whisky

Copos long drink ou Collins

São copos altos e redondos usualmente utilizados para bebidas alcoólicas misturadas com cola, água ou outros refrigerantes. O facto de o copo ser alto serve para manter o gás do refrigerante durante mais tempo na bebida. Existe também uma variante dos copos long drink que são ainda mais altos estreitos sendo usualmente gelados antes de ser colocada a bebida lá dentro.

Copos long drink ou Collins

Copos de cocktail ou martíni

São copos muito elegantes, específicos para servir martínis ou cocktails com ou sem gelo. O facto de ter um pé alto serve para que se possa pegar no copo por esse mesmo pé evitando que a bebida aqueça. Este copo existe em diversos tamanhos: o mais pequeno serve para servir a bebida mais vezes mantendo-a mais fresca, o maior serve para servir uma maior quantidade de bebida requerendo mais gelo.

Copos de cocktail ou martíni

Copos de vinho não específicos

Estes copos são bons para bons para servir não só vinho mas também para sangrias e outras bebidas que levem vinho à mistura.

Copos de vinho não específicos

Copos de champanhe

Os copos de champanhe existem numa diversidade de estilos e tamanhos. Os copos de champanhe altos (flûte) são ideais para servir não só champanhe, pois preservam o gás do mesmo, mas também para servir cocktails de champanhe.

Copos de vinCopos de champanhe

Copos tulipa, parfait ou cerveja

É um copo curvado e com um formato largamente arredondado. Deve ser o eleito para servir bebidas que contenham fruta e/ou gelado. Também é utilizado para servir cerveja: os copos de cerveja em tulipa são os mais tradicionais e os mais versáteis para os diversos tipos de cerveja.

Copos tulipa, parfait ou cerveja

Copos de porto ou vinho de sobremesa

São usados para beber um pouco de porto ou de licor com a sobremesa. São copos de pequena estatura e podem ser utilizados para pequenos cocktails criativos como vodka com sal.

Copos de porto ou vinho de sobremesa

Copos de brandy

São copos de balão que também podem ser utilizados para beber whisky sem gelo ou aguardente velha. O facto de terem um formato em balão é útil para manter o álcool e o aroma dentro do copo, enquanto se vai apreciando a bebida.

Copos de brandy

Copos de vinho tinto reserva

Estes copos são aconselhados para servir vinho tinto mais encorpado e rico em taninos como o Cabernet Sauvignon. A parte de baixo do copo redonda e a parte de cima alongada permitem ao vinho arejar e suavizar. Este copo permite que os taninos e ácidos se dissipem enquanto os taninos suaves e o aroma frutado do vinho permaneçam.

Copos de vinho tinto reserva

Copo de vinho Burgundy ou Pinot Noir

São copos para os vinhos mais leves e suaves. Estes vinhos, como o Pinot Noir, necessitam de desenvolver o seu aroma, que se dissipa muito rapidamente. Por isso o copo é mais estreito no fundo e depois termina a curvar para dentro, permitindo ao aroma das uvas mais jovens ficar dentro do copo e não desaparecer rapidamente.

Copo de vinho Burgundy ou Pinot Noir

Copos Montrachet

São os copos adequados para um vinho branco mais encorpado como um Chardonnay. Estes copos mais abertos permitem que o ar entre e suavize a acidez dando ênfase ao aroma frutado.

Copos Montrachet

Canecas para irish coffee

São ótimas não só para o irish cofee mas também para bebidas alcoólicas quentes como cacau com brandy.

Canecas para irish coffee

Copos de vodka ou steinhäger

É um copo semelhante ao copo do shot porém um pouco mais alongado. É tradicionalmente usado para servir bebidas destiladas geladas, mas sem gelo; também pode ser usado para tequila pura e outras bebidas.

Copos de vodka ou steinhäger

Copo de shot

Este copo serve bebidas sem gelo e geralmente puras como a Aquavit. Também se podem preparar coquetéis em camadas neste pequeno copo que leva de 35 à 60 ml. Serve também para fazer medições das bebidas para elaborar os coquetéis. O seu similar brasileiro é o copo de pinga.

Copo de shot

Média: 3.9 (10 votos)