5 formas de preservar as amizades | A Nossa Vida

5 formas de preservar as amizades

Para além da relação amorosa, os amigos são muito importantes para uma vida pessoal saudável. Os amigos estão sempre presentes – não importa se é um bom momento ou um mau. São fantásticos para darem um ombro para chorar ou para sacarem uma boa gargalhada. Os amigos tornam a vida mais fácil de viver. Porém, ser amigo não tem apenas uma direção, implica reciprocidade. Por isso, é mais que justo que se saiba retribuir favores em todas as áreas da vida, incluindo a amizade. Ficam aqui algumas formas de se ser um bom amigo.

1. Crie tempo para conversar

Embora a vida possa ser muito ocupada, há sempre tempo para tudo, e arranjar tempo na agenda preenchida para conversar com os amigos mais chegados é essencial, nunca devendo ser descurado. Quando foi a última vez que conversou sem pressa com um amigo? Se a resposta foi ontem, está no bom caminho; se foi já não me recordo, a sua vida necessita urgentemente de amizade! É essencial que saiba ligar aos seus amigos para saber o que se passa na vida deles. No mínimo, mande uma mensagem de telemóvel ou até através do Facebook, mas não deixe de tentar saber como estão os seus amigos. Arranje tempo para ir tomar um café, para conversar descontraidamente. Os seus amigos apreciarão o gesto e você sentir-se-á bem melhor acerca da sua vida.

2. Saiba ouvir

Se é uma pessoa que dá bons conselhos, ótimo; mas para dar conselhos é necessário ouvir antes. Mais importante do que expressar a sua opinião ou mensagem, é saber ouvir. Antes de começar a contar os seus problemas ou a opinar sobre a vida dos seus amigos, saiba ouvir verdadeiramente o que eles têm para lhe dizer.

3. Saiba dizer a verdade

Depois de saber escutar, é importante que saiba expressar opiniões sinceras. A sua sinceridade é muito importante numa relação de amizade também ela sincera. Mas sinceridade não implica verdades cruéis, implica dizer a verdade de forma a não deixar de rastos essa pessoa. A máxima que não se deve fazer aos outros o que não se gosta que nos façam a nós, deve ser medida nestas ocasiões. Isto porque se a honestidade prevalecer numa relação de amizade, os amigos sabem que podem confiar em si, pois é alguém que, apesar de tudo, vive a vida por regras de honestidade.

4. Faça a pessoa rir

Todas as pessoas têm dias bons e menos bons, e nos menos bons, nada como um amigo bem disposto para nos mudar a visão do dia, e criar um novo alento. Se conhece alguém que está em baixo, saiba que a melhor coisa que pode fazer por essa pessoa é fazê-la rir. Partilhe uma história embaraçosa, conte uma anedota completamente nonsense. Torne a situação que faz com que a pessoa esteja triste ou deprimida, menos pesada, fazendo a pessoa rir um pouco. É uma forma especial de fazer com que a pessoa sinta que afinal ainda existem coisas boas na vida.

5. Saiba quando mimar

Por vezes é preciso uma boa amizade para perceber que faz falta sair e ir beber um copo de vinho, estar com outros amigos, enfim, passar um bom bocado. Se um dos seus amigos ou amigas está menos bem, saiba escutar, mas saiba também animar a pessoa, e proporcionar-lhe momentos que possam ajudar a ultrapassar a crise. Um balde de gelado pode ser boa ideia, convidar a pessoa a passar uns dias em sua casa, dar um passeio, beber uns copos, ver um filme e conversar, seja o que for, faça com que a pessoa saiba que se importa com ela. Faça com que a sua amizade prevaleça, embora possa saber que pode não resolver o problema da pessoa, acredite que a irá ajudar.
A amizade não é uma ciência, e também não precisa de ser paga – necessita sim de tempo e disponibilidade da parte das pessoas que a estimam.

Leia também...