10 ideias originais para receber a família no Natal | A Nossa Vida

10 ideias originais para receber a família no Natal

Natal significa fraternidade, significa sentimentos como amor, carinho, tradição e cumplicidade. Ao juntarmos estes fatores, não é difícil de concluir que estamos a falar de família. No Natal, é tradição juntar a família, aliás, muitas vezes esta é a única época do ano em que todos têm a oportunidade de se juntarem. Por isso, para tornar este Natal ainda mais especial, nada como receber a família em casa com muito carinho… e também com alguma originalidade!

1. Colocar os seus nomes na árvore de Natal, ou algo que os identifique

Para quem não sabe, a árvore é o símbolo da família, por isso, quando decorar a árvore de Natal porque não pendurar um enfeite com o nome de cada familiar no pinheiro ou então colocar uma fotografia de cada pessoa? É um ato muito bonito, para além de ser uma excelente forma de honrar a família numa época que é, por excelência, da família e da sua união.

2. Confecionar os pratos favoritos de cada um

Por muito extravagante que pareça, o Natal é uma altura do ano em que se come todas as delícias que se evitam durante o resto do ano, ou seja, as tradições gastronómicas são muito fortes nesta quadra. É natural que haja autênticos banquetes e mesas recheadas e será um verdadeiro ato de carinho não esquecer os pratos favoritos dos nossos familiares, por isso, prepar-lhes uma pequena surpresa! Pode mesmo ser um míni bolo-rei se só há uma pessoa que goste desse doce ou então as bonitas e deliciosas bolachas de canela natalícias que todos adoram.

3. Respeitar a tradição do Pai Natal

Não há Natal sem Pai Natal. Ao receber a família em casa, sejam os convidados miúdos ou graúdos, todos se rendem à magia do Natal e será sempre super divertido e inesquecível arranjar um Pai Natal para fazer uma visitinha – normalmente é sempre o mais forte da família ou o mais velhote! Não se esqueçam da fatiota… tem de ser o mais genuíno possível!

4. Relembrar o passado e vasculhar álbuns de família

Esta pode ser uma atividade muito divertida e nostálgica para fazer na noite ou no dia de Natal. Recordar os acontecimentos passados e ver fotografias antigas pode proporcionar momentos únicos, pois, esta é a melhor altura do ano para recordações. Uma tradição a manter…

5. Preparar a casa para as crianças

O Natal é para todos mas, sem dúvida, é sempre mais valorizado e vivido mais intensamente pelas crianças, por isso, é nelas que temos de investir! Receber as crianças com as suas guloseimas favoritas, com um presente especial, um filme natalício ou uma atividade especialmente pensada para elas irá proporcionar-lhes um ambiente de Natal único!

6. Troca de presentes

A crise não é, nem pode ser desculpa para tudo. Os presentes para serem bonitos e agradáveis não precisam de ser caros. Por vezes, até podemos criar presentes originais com as nossas próprias mãos e o que importa é o valor sentimental das coisas, e não o seu preço! Não nos podemos esquecer que o Natal é sinónimo de amor e não consumismo, por isso, arregace as mangas e, neste Natal, crie os seus próprios presentes para oferecer!

7. Recordar e respeitar as tradições da família

Não há ato mais carinhoso para receber a família no Natal do que voltar às suas origens, pois são as origens que a uniram! Não há nada como festejar a quadra natalícia da mesma forma que se festejava quando os mais adultos ainda eram crianças, fazer as receitas da avozinha, e contar todas essas histórias de antigamente aos mais pequenos. As tradições são o maior tesouro da família: devem ser preservadas e passadas de geração em geração.

8. Fazer uma caça ao tesouro

Este tipo de brincadeiras são facilmente associadas às crianças, no entanto, costuma-se dizer que no Natal, todos somos um pouco crianças. Os presentes não precisam de ser trocados de forma tradicional, por isso, porque não experimentar esta ideia muito original: organizar uma caça ao tesouro para toda a família! Será, certamente, uma experiência e um Natal inesquecível.

9. Manter presente as músicas de Natal

As músicas de Natal devem ser ouvidas, cantadas e recordadas. Receber a família com muita música, muita cantoria e até fazer um “míni-concerto” são ideias ótimas e muito originais. A música é algo que sempre marcou e continua a marcar a época natalícia, por isso, escolha a sua banda sonora para este Natal!

10. Troca de mensagens natalícias

São lindas e maravilhosas todas as mensagens de Natal que são trocadas nesta época, quer através dos tradicionais postais enviados pelo correio, quer pelas mensagens contemporâneas que seguem por SMS ou e-mail. Colocar uma mensagem na árvore de Natal destinada a cada membro da família ou como marcador de mesa é algo que todos vão adorar receber e guardar para mais tarde recordar.

Amor, família, amizade, carinho e tradição devem ser os mais importantes ingredientes do Natal: celebre-os em grande!

Leia também...