a vossa experiencia... como faxem?? | A Nossa Vida

a vossa experiencia... como faxem??

Retrato de Tuxamg
03.01.2010 | 16:58
Tuxamg:
Membro desde: 14.03.2009

ola a tds...
vivo a um ano com meu namorado e compramos cas os dois...

a nivel de finanças ele ganha um pouko mais do que eu e eu infelizmente tenho de ajudar os meus pais, e com as despesas mensais pouko ou nada me sobra no final do mes.

quando fomos morar juntos o acordo foi de criar uma conta conjunta em qu no final do mes depositavamos os dois X valor para as despesas de casa, comida etc.

o restante dos nossos ordenados fika na nossa conta particular k cada um sabe o k fax...
eu como disse tenho k ajudar os meus pais e como trabalho longe de casa tambem tenho mais despesas e o saldo final é k fico sem quase euros nenhuns para qq miminho para mim...

Ele no entanto consegue sempre amealhar mais do que suficiente, por vezes ainda comenta o facto...
Sinto-me mal... com esta situaçao... eu nao quero os euros dele...

Mas por vexes ele faz estravagancias em k nao o posso acompanhar... e nao se inibe de as faxer mesmo soxinho... é normal esta situaçao????

ele dix k as nossas contas sao separadas pk n somos casados.. ok... mas vivemos juntos nao sera mm coisa???????

fique ciente k o k se passa nao é eu querer o dinheiro dele... mas pk é k ele tenta faxer uma vida acima do nivel k eu lhe posso acompanhar????

fiko tao triste.....


Retrato de Angel83
Dom, 03/01/2010 - 17:21
Angel83:
Membro desde: 24.03.2009

Olá Tuxamg!

Bem... eu vivi junta 6meses antes de casarmos e desde o inicio k as nossas contas sao juntas... nao tem logica haver contas separadas... pk mesmo k keiramos uns miminhos...utilizamos da nossa conta conjunta!
Ajudas os teus pais... mas um dia podem ser os pais dele a precisarem... tas numa situaçao em k eu nao te posso ajudar mt pk na minha cabeça, casais k tao juntos (k é o mm k tar casado) nao tem logica haverem contas separadas... mas pronto...
E o facto de ele fazer extravagancias sozinho mesmo sabendo k nao podes acompanhar... se ele nao te incluir nelas...demonstra k é um pouko egoista! Sad
Pensa bem, tem uma conversa com ele e tenta demonstrar k as atitudes dele te magoam...
Desculpa se disse alguma coisa k nao devia... mas pronto...so kis ajudar Smile
Bjinhos grandes e nao fica triste, ok?

Amo-vos com todas as minhas forças

Retrato de cmapp
Dom, 03/01/2010 - 17:45
cmapp:
Membro desde: 25.10.2008

Nós guardamos as nossas contas de solteiros mas vamos gastando o dinheiro das 2. A dele é mais para os gastos do dia a dia a minha é para tentar poupar. Aias eu digo a minha e a dele mas a verdade é somos os 2 titulares.

Somos casados (ou viver juntos) acho normal. Lembro-me duma vez um tio fazer um comentário sobre uma prenda que a mulher lhe deu, sabia o preço já que foi tirado da conta deles. Neste aspecto é chato pq não há surpresa mas a vida é assim.

Uma coisa q não acho piada é a situação da minha irmã: vivem juntos e têm um filho. Mas qdo vou as compras a minha irmã paga as coisas dela como bolachas, chocolates etc e ele as dele como o pão, os doces. Isso não tem piada no fim das compras caso foi comprado com o cartão da minha irmã ela faz as contas e diz ao namorado quanto lhe deve. Acho tão ridiculo.
Outra coisa minha irmã tá em França e tem uma conta aqui ele sabe mas ela nunca lhe disse o verdadeiro montante que ela possue (são 20000€ ou +), parece que tem medo que lhe rouba o dinheiro acham isso normal qdo se moram juntos e se têm um filho.

Tens de explicar ao teu namorado que não tens o dinheiro e não pode fazer tudo o que ele quer. Pode ser que hoje ele consegue poupar mais mas se amanhã fica desempregado? (ou q não desejo...). Neste caso quem irá pagar tudo? As vezes é o marido que ganha mais mas noutro diua a situação muda e é ammulher tem de haver compromissos.

Fala com ele é a melhor solução.

Bjinhos

Retrato de Tuxamg
Dom, 03/01/2010 - 17:55
Tuxamg:
Membro desde: 14.03.2009

pelos vossos comentarios... sinto-me tao mal com td isto... esta destruir a nossa relaçao... ele dix sempre k nao me falta nada e é verdade, mas tenho eu k lhe andar sempre a pedir??
essa situaçao de dividir tambem me aborrece mt, ate pk qd vamos a lgum lado, jantar ou assim optamos por ser so um de nos a pagar... ou eu ou ele...
por vexes estou mesmo nas ultimas mas prefiro pagar do que dividir pk me parece mesmo mt mal...
Tivemos uma pequena discussao sobre o assunto, mas eu fico com a ideia k ele tem medo k eu lhe fique com os euros....

so me apetece é sair de casa...

sinto-me mt infelix...

Retrato de Angel83
Dom, 03/01/2010 - 18:20
Angel83:
Membro desde: 24.03.2009

Tem calma nina...
Se ele pensa isso de ti ... será k gosta mesmo de ti e k ker mesmo partilhar toda a sua vida ctg?????
É k um casal é para partilhar TUDO!!! Bom ou mau ... e dividir contas????
Nem no namoro faziamos isso!!! O meu maridinho(na altura namorado) pagava umas vezes e eu outras vezes) ... e agr depois d vivermos juntos entao é k nao ha nada disso!
Se eu preciso de dinheiro para alguma coisa uso a nossa conta e ele igual ...pois ambos os ordenados vao para a mesma conta! Smile
É certo k para fazermos surpresas..o outro fica sempre a saber o preço da prenda...mas assim como assim...de certeza k acabariamos por contar...pk nos partilhamos tudinho! E é assim k deve ser um casal(penso eu)...
Pensa bem nina se mereces isso k andas a passar!
E em vez de discutirem, tentem conversar com calma... e depois decides o que será melhor pa ti!
Pk senao kk dia tens um filho e como serão as despesas?
És tu k pagas a maioria das coisas? Enfim...Pensem bem...pk parece-me a mim k o teu marido é egoista k até dói! Sad
Bjinhosssss

Amo-vos com todas as minhas forças

Retrato de Tuxamg
Dom, 03/01/2010 - 18:44
Tuxamg:
Membro desde: 14.03.2009

obrigado pelo coment...
nos também funcionamos mais ou menos assim...

mas tudo se desmoronou a partir do momento em k ele vai faxer uma saida com os amigos "a concerto" e eu disse k n tinha euros p gastar nisso e a soluçao foi simples... vai so ele...

eu jamais teria uma atitude assim...

enfim... vou ponderar e pensar no k faxer...

Retrato de morena38
Dom, 03/01/2010 - 19:18
morena38:
Membro desde: 30.06.2009

eu tb moro junta e kada um tem a sua conta pk antes ja as tinhamos antes de namorarmos. e tb concordo cm as meninas, tens k conversar cm ele e ver as coisas a ele, ele esta a fazer coisas k fazia knd era solteiro. knd nos casamos ou juntamos temos k partilhar tudo, seja despesas seja o k for e knd um esta desempregado so tem k ajudar ainda mais. eu nesse aspecto tenho tido sorte, meu marido ajuda-me imenso nas despesas ou no k for preciso knd n tenho euros e vice-versa. eu estou no desemprego e tb tenho k ajudar meus pais k moram conosco. ele tem k pensar k um dia, oxala k n seja preciso, pode calhar a porta dos pais dele ou memso dele se calha a ir pra rua. como a vida está so temos k poupar nas coisas k n nos fazem mta falta. eu sou assim, knd posso comprar uma peça de roupa ou o k seja compro, se n posso n compro. e meu marido tb aprendeu isso cmg, pk ele knd era solteiro, gastava mts euros em jogos e videos, e knd começou a namorar e a viver junto cmg mudou isso. e vamos de vez enknd ao cinema.

espero k tenhas sorte

que este ano seja o ano das novas futuras estrelinhas a brilhar.

morena38

http://www.morenaecaramelo.blogspot.com/

Retrato de nesvale
Dom, 03/01/2010 - 20:41
nesvale:
Membro desde: 09.01.2009

Eu concordo com a angel! Um casal que vive junto é igual a estar casado e o dinheiro que entra é dos 2. No meu caso sou eu quem ganha mais e por acaso não temos conta conjunta, temos cada um a sua, de solteiros, mas isso não quer dizer que o dinheiro não seja partilhado. Umas vezes pago eu, outras ele, quando o meu acaba paga ele, e vice-versa. Mesmo com contas separadas claro que acabamos por saber o que cada um gasta em mimos pessoais ou em prendas porque contamos essas coisas um ao outro.
Às vezes lá temos as nossas discussões por causa do maldito dinheiro mas tentamos sempre chegar a uma decisão que agrade aos 2. Ainda esta semana... ele queria porque queria um tv nova e eu não queria porque ainda nem cama comprámos! Mas o moço andava tão chato e tão amuado que eu lá lhe fiz a vontade e fomos comprá-la! Ele recebeu agora 2 ordenados e dinheiro que a mãe lhe deu no natal, podia ter comprado a tv sem eu dizer que sim, mas lá está, somos um casal. O dinheiro é dos 2 e temos de concordar onde o gastar! Aliás, nós cá em casa nem uma t-shirt compramos sem falar um com o outro! Smile

Retrato de Bellinhah
Dom, 03/01/2010 - 21:38
Bellinhah:
Membro desde: 26.12.2007

Imagina que ficavas desempregada, como é o meu caso..então como seria????? Neste momento só temos o ordenado dele e mesmo assim o meu marido age como se tivessemos os dois a ganhar!Como ele diz sempre o dinheiro é dos dois, nunca diz que o dinheiro é dele, nem me atira nada à cara por estarmos nesta situação. Pelo contrário, eu é que tenho alturas que não me sinto bem e não compro coisas supérfulas para meu uso exclusivo, pois axo que não seria mt justo..farta-se de trabalhar e eu a gastar desmedidamente? Aí nao!
Às vezes saimos e ele até costuma dizer "vê lá precisas de mais alguma coisa"..porque ele sabe que se eu também tivesse a trabalhar, abria mais os cordões à bolsa para comprar uns mimos para mim.
Uma relação é isto, é partilhar, é fazer com que o outro se sinta bem a nosso lado e não mal.
Como diz a Angel e não posso deixar de concordar, ele demonstra ser uma pessoa muito egoísta e não parece estar verdadeiramente entregue à vossa relação.
È bom resolverem esse problema antes de virem os filhos, porque aí o dinheirinho vai ser sempre pouco! E deves ver se realmente ele gosta de ti como tu dele, porque a agir dessa maneira deixa muito a desejar.

Retrato de Nexa
Dom, 03/01/2010 - 21:51
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Eu acho que a questão da gestão financeira é essencial a um bom relacionamento, porque este é sempre o ponto que mais discussão gera. Não te vou dizer qual é a melhor maneira de gerir porque isso depende do casal e pelo que disseste vocês já definiram a vossa, têm uma conta comum para onde tiram x todos os meses, foi esse o vosso acordo, o restante dinheiro é de cada um e acordaram que cabia a cada um decidir como gastar. É isso que acontece, aceitaste a tarefa de ajudar os teus pais mas o teu namorado está à vontade no que toca aos seus gastos, é só isso que ele faz. Talvez as coisas melhorem se traçarem objectivos em comum mais a longo prazo, como a troca de um carro, férias, poupança o que seja (cada casal tem objectivos diferentes), pode ser que ele se sinta motivado a contribuir para algo que poderºao partilhar os 2 no futuro.

Retrato de DMRS
Dom, 03/01/2010 - 22:54
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

viver junto para mim é o mesmo que estar casado.
logo o nosso dinheiro é gerido pelos dois.

temos duas contas conjuntas ou seja, numa entra o ordenado na outra colocamos todo o dinheiro que sobra para poupar-mos.
nesse dinheiro nao se toca (esta la para o casorio ou emergencia) e neste momento é a nossa prioridade poupar para isso.
na conta ordenado temos o suficiente para nós os tres.
um nao compra nda de "extravagante" sem perguntar a opiniao do outro.
se oferecemos prendas nenhum se opoe nem manda "bocas".

mas isto é a nossa vivencia e foi esta a maneira que nós arranjamos para nós e com a qual nos sentimos felizes e bem.

Retrato de Kynia
Seg, 04/01/2010 - 12:36
Kynia:
Membro desde: 24.09.2009

No meu caso vivo á 3 anos com o meu rapaz. No primeiro ano e meio cada um tinha a sua conta. Mas eu como ganho menos que ele nunca tinha dinheiro. Tinha de pagar a prestação do carro, metade da renda de casa, mais a comida, luz e outras despesas e ficava com 70€ para os meus gastos era impensavel. Mas como era eu que ganhava menos nunca "pedi" para juntar as contas, penso que não tinha de ser eu a fazer esse passo. É claro que ele nunca me atirou á cara de não poder ir jantar fora ou fazer outra coisa. Eu dizia que não podia ir porque não tinha dinheiro, e ele ou pagava a minha conta ou simplesmente não iamos.

Depois comprámos um apartamento em conjunto e por autoria dele decidimos fechar todas as contas e abrir uma em nosso nome. Não é ser interesseira (até porque não sou uma gastadora, nunca fui habituada a gastar o dinheiro que não tinha) mas é tão bom chegar a meio do mês e nã ter de contar os tostões.

Ele nunca, mas nunca me atirou á cara o facto de eu ganhar menos, muito pelo contrário ele sempre disse que sem o meu ordenado ele próprio não poderia sair de casa dos pais, não podia ser independente. É bom ouvir isto.

Um dia esqueço-me dos "e" e dos "se's" e faço apenas o que o meu coração quer.

Retrato de DACP
Seg, 04/01/2010 - 12:50
DACP:
Membro desde: 23.06.2008

Infelizmente o dinheiro é tema de discussão entre muitos casais. Na minha opnião estas discussões acontecem por falta de diálogo, por egoismo , por falta de companheirismo , em suma por falta de se saber viver como um casal.

Eu penso que as despesas devem ser pagas em conjunto. Todas as despesas, incluindo miminhos pessoais e ofertas ao namorado(a)/marido(a). Tem é de existir bom senso, claro! A poupança também deve ser dos dois, senão nada faz sentido... Afinal casamos e namoramos para quê? Para continuarmos a fazer a nossa vida individualmente? Não acho certo... e não compreendo como se iniciam estas discussões mesquinhas...
Ao fim de 5anos de namoro, companheirismo e muita compreensão se estas discussões surgissem é porque eu ou ele andávamos muito iludidos em relação um ao outro.

Aconselho o dialogo e a resolução dessa situação a dois. A forma como se vão orientar só a vocês vos diz respeito, porque cada casal é um casal, cada casal tem as suas prioridades e convém que sejam comuns!

Retrato de ella
Ter, 05/01/2010 - 11:05
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Tuxamg:
Acho que esta iniciativa devia partir dele.
Mais do que amor, (apesar de não termos conta conjunta) nós partilhamos os problemas um do outro, e se um de nós fica sem dinheiro por algum motivo, o outro apoia e tem funcionado assim.
O que um tem é do outro, não só o dinheiro... se eu fico sem computador, partilhamos o dele, se ele fica sem carro partilha o meu...
É impensavel para ele ver-me passar necessidade e fica todo contente em poder ajudar.
Eu acho que quando alguem nao tem esse tipo de conceito pode ficar com a impressao que queres aproveitar-se do seu dinheiro. Por isso é como a Nexa disse, tem que haver objectivos em comum a longo prazo.

boa sorte

Retrato de Yara2
Seg, 11/01/2010 - 01:18
Yara2:
Membro desde: 05.02.2008

Eu trabalho mas nao tenho emprego certo, ganho mediante os trabalhos que vou fazendo e vou recebendo.
Ele tem o vencimento certinho....
Mantivemos os nossos cartoes multibannco e as nossas contas individuais embora sejamos titulares das contas um do outro e abrimos uma conta com o dinheiro que recebemos do casamento...

Ele paga a casa que comprou há 7 anos e por isso enquanto nao comprarmos uma nossa, ele diz que a despesa da casa é dele e paga o carro dele que comprou ha 4 anos. Como casamos em adquiridos, ele nao quer que eu pague essas despesas para caso haja alguma coisa ser tudo claro...

O resto e mediante os pagamentos que me sao feitos dos meus trabalhos, fazemos à vez. A internet, a luz e a agua pago eu. O gas e a Zon paga ele.

As compras no supermercado é tambem à vez. Uma vez paga ele, outra pago eu, e é assim todo o mês...

Quanto as prendas que damos um ao outro, eu pago as prendas que lhe dou e ele paga as prendas que me dá e nao precisamos de falar em preços...

Quando estou algum mes que nao recebo porque nao fiz nenhum trabalho ou assim, ele compreende e paga tudo ele.
No outro mes, pago eu mais coisas...

Quando vamos viajar, ele ainda nao recebeu o subsidio e eu fiz poucos trabalhos, fazemos assim: tiramos genero emprestado da conta conjunta o dinheiro das viagens. Depois combinamos que quando ganharmos o dinheiro da viagem repomos na conta. E repomos mesmo...
Vocês devem estar a perguntar-se: Porque fazemos isto se a conta é conjunta e dos dois? Porque somos da opiniao que de uma conta conjunta que se tira e nao se poe nada, rapido acaba o dinheiro.
Entao tiramos emprestado porqe na hora podemos nao ter para pagar mas depois repomos. Das ultimas ferias ele ja repos a viagem dele toda e eu ainda so repus metade...

Beijinhos.

Retrato de CDM
Seg, 11/01/2010 - 17:52
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Este é sempre um assunto delicado para alguns casais.

Felizmente nunca tive problemas com esta questão...

Desculpa a minha sinceridade, mas viver junto não é a mesma coisa? A casa não é dos 2? Não querem partilhar uma vida?

Apenas posso falar da minha própria experiência...

Fui habituada desde a casa dos meus pais, que só havia uma carteira!
E é assim que funcionamos.

O que se passa em nossa casa é, os nossos ordenado são depositados na nossa conta conjunta e depois, cada um transfere para a sua própria conta aquilo que precisa para as despesas de almoços, gasóleo, etc... Tentamos tirar apenas o que precisamos para estas despesas para conseguirmos poupar o máximo para outras coisas, prendas para nós, ir ao teatro, jantar fora, coisas para a casa...

Não vemos o nosso orçamento familiar como, o teu e o meu ordenado, vemos como um só. E não interessa se eu ganho mais ou menos, o orçamento é dos 2.

Penso que cada casal deve descobrir o seu equilíbrio!

Acho que deves procurar falar com ele e dizeres aquilo que sentes em relação a esta situação.

Podes tirar mais alguns testemunhos daqui: http://anossavida.pt/forum/gestao-familiar-como-gerir-nosso

Bjs

Carla

Retrato de rhiha
Sex, 22/01/2010 - 13:54
rhiha:
Membro desde: 19.09.2007

Bem, antes de mais, quero pedir desculpa se disser alguma coisa q não deva.. mas o q contas parece-me tão irreal q até me dá comichões!
Desculpa a minha opinião, mas a mim parece-me q há uma parte da vida dele (vida bancária, vida dos "mimos" q oferece a ele próprio, vida de partilhar por partilhar), q ele está a manter longe de ti, para mim isto parece-me de extremo egoísmo e imaturidade!

Agora o meu caso - nós em solteiros tínhamos cada um a sua conta, mas ele já tinha uma casa nessa altura, onde eu costumava ir passar muitos fins-semana e estava completamente à vontade la! Para não passar a sentir-me mal, de vez em quando eu pegava numa conta da luz (por exemplo) e pagava, ou de compras, qd sabia q a maioria seria ele a consumir - mas eu tb consumia de tudo qd lá estáva, percebes? Quando decidimos começar a juntar dinheiro pr o casamento, abrimos uma conta apenas pr poupança. Neste momento (já casados e com uma casa nossa), temos uma conta cada um e uma conta conjunta. Esta conta conjunta tem a ver com o crédito habitação, q na altura obrigou a uma domiciliação de ordenado - ficou o ordenado dele. Quando ele recebe o ordenado da conjunta, passa uma parte pr a conta dele (pr juntar dinheiro pr as minhas prendas Smile ir lanchar.. qq pequena coisa q surja), qd eu recebo na minha conta pessoal, passo a maioria pr a nossa conjunta. Fico com mais dinheiro na minha do que ele na dele pessoal, pq deixo dinheiro já a contar com o meu passe, pílula, líquido das lentes de contacto, e outras coisas do género Smile Mas podia comprar estas coisas da nossa, só não o faço pelo sentido prático - cm trabalho em lisboa e acabo sp por comprar estas coisas lá perto, é melhor ter dinheiro no meu e deixar o cartão da conta conjunta em casa pr qq coisa necessária. A minha conta "pessoal" é daqueles q na realidade são duas contas agregadas - uma à ordem, outra a prazo. O q significa q usamos esta a prazo como a nossa conta de poupança! Smile

Eu e o meu marido temos modos diferentes de ver as coisas, e já mts vezes discutimos por dinheiro, mas sempre vivemos como se tudo o q temos fosse dos dois, pr usufruto e alegria dos dois! e não me passa pela cabeça ir fazer qq coisa boa sem ele! E sei q o contrário é igual, e acho natural ser assim! Para acabar, apenas um exemplo - no último aniversário dele, ofereci-lhe uma smartbox de experiências marítimas (eu sabia q ele queria ir fazer mergulho perto da nossa costa). Ele adorou o presente, mas o primeiro comentário dele foi - desculpa, mas importaste q troquemos esta smartbox por outra? é q assim só posso ser eu a usufruir! Smile é claro q o chateei, e não o deixei fazer isso - é o aniversário dele Smile

Retrato de celi82
Sáb, 20/02/2010 - 19:17
celi82:
Membro desde: 13.11.2009

eu sou nova por aki, tenho por habito (vicio) ler este e outros foruns mas nunca tive coragem para participar, mas agora axo q devo partilhar a minha experiencia...
estou casada a 3 anos mas antes d isso vivemos juntos outros 3, e desde o dia em q sai de casa dos meus pais e vim ter com ele ao estranjeiro as nossas contas d "solteiro" deixaram de existir e passamos a ter apenas uma conta conjuta, e eu tb ajudei durante algum tempo a minha mae q estava a passar necessidade, e para tu veres qd vim ter com ele ao estranjeiro estive 7 meses sem trabalho e foi ele sozinho q suporto todas as depesas, e nunca m deixou faltar com nada, mas qt a isso nunca houve discuçoes nem problemas pq sempre falamos antes de nos juntarmos q qd isso viesse a acontecer era o mesmo q estarmos casado...
mas la esta isso depende d casal para casal, ja os meus cunhados tb sao casados e continuam a ter contas separadas.
tudo isto para dizer q devias ter uma conversa seria com o teu companheiro e explicares q ñ te sentes bem com essa situçao...
espero ter ajudado!!
(grande testamento) desculpem

Retrato de ritinhamag
Qua, 07/04/2010 - 20:41
ritinhamag:
Membro desde: 03.02.2010

Quando casei tinha uma conta de solteira, e ele igual!
Estou casada ha um ano quase 2, e quando casamos abrimos uma conta conjunta com o dinheiro que recebemos do casamento, aquela conta é dos 2, depositamos lá o nosso ordenado, é de la que pagamos as despesas fazemos as viagens vamos jantar etc etc. Quanto às contas de solteiros e como aquele era um dinheiro que nada tinha a ver com o casamento ou com o "nos" mas sim o "eu" sempre que eu quero alguma coisa e acho que nao vale a pena retirar da nossa conta retiro de la e ele faz igual!!! Grin

mas como ja foi dito, cada um é como cada qual

Retrato de Andreia T
Seg, 03/05/2010 - 00:54
Andreia T:
Membro desde: 01.05.2010

Boa noite

É um tema delicado, mas um casal deve falar de finanças antes se juntar...talvez esse seja algo onde muitos falham, e depois vem o desentendimento.
Sempre falei muito disso com o meu João.
Neste momento já comprámos casa, mas ainda não moramos juntos,
Abrimos uma conta habitação, mas mantivemos as nossas contas de solteiros.
Todos os meses transferimos um determinado valor para o banco da casa, e na nossa conta pessoal fica o valor para gastos.
Cabe a cada um decidir se que ou não meter mais na conta da casa. Esse dinheiro extra usamos para alguma mobilia que vejamos, ou alguma promoção a não perder - para a casa.

Neste momento ganhamos os dois o mesmo, e temos ambos o mesmo valor em despesas mensais pelo que não há duvida que contribuimos com o mesmo valor para a casa.
Contudo m dia vimos um programa de uns economistas sobre como gerir um orçamento familiar, e eles indicaram logo que o 1º ponto é: se um dos membros ganha mais 10% que o outro, deve contribuir com mais 10% para a casa, do que o outro.

Com o passar do tempo, as despesas v\ao confluir quase todas para a conta da casa, mas por agora ainda temos menos de metade do nosso orçamento lá.

Esta situação pela qual optamos só funciona se houver muita confiança, pois há sempre um elemento que gere mais esta 3ª conta (no nosso caso, ate sou eu).

Biju

Obrigada a todas.
Biju,
Andreia T

Post