Gestao Familiar - como gerir o nosso $$$ - preciso de opinioes | A Nossa Vida

Gestao Familiar - como gerir o nosso $$$ - preciso de opinioes

Retrato de Ystérica
24.08.2009 | 10:23
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Bom dia meninas,

A questao k aqui vos coloco nao é onde gastar o $$$ mas sim como decidir onde e como guardar o dinheiro?

O que se passa é o seguinte...

Em solteiros eu e o meu marido tínhamos cada um a nossa conta e uma conta nossa onde depositávamos $ todos os meses ou se nao quando se podia...

Agora em casados já tivemos uma acesa discussao à conta disso e fiquei agustiada. Passo a explicar:

No sabado, comprei uma camisa para o meu marido e uma camisolinha para mim. Cheguei a casa ofereci-lhe a camisa e ele nada. Ora eu comentei "ouve lá, o meu obrigado esposa?!" Resposta dele : "entao e o obrigado marido pela camisola que tambem compraste para ti?!"

Ora engoli em seco...

Notei que depois daí ele ficou todo amuado e eu nao gosto de chibinhos entao perguntei-lhe o que se passava e ele disse me que nao percebia porque tinha de me agradecer a camisa se o $ é dos 2.
E eu respondi-lhe "mas a tua camisa comprei com o meu salario". Resposra dele "o teu salario tambem é meu..."

Engoli novamente em seco e tive uma conversa com ele...

A minha ideia era...Mediante o valor salarial de cada um de nos, continuar a depositar $ na nossa conta, cada um teria de depositar X na conta e daí pagaríamos todas as despesas de casa e do mes e ficarmos sempre com algum do "nosso salário, a nossa conta" para as nossas coisinhas, as nossas prendinhas, as nossas surpresas.

Ele percebeu a ideia e até pediu desculpa pela maneira como falou e abordou as coisas e eu fiquei na dúvida se a minha maneira de ver as coisas estará correcta ou nao...

Costumam dizer que qdo casamos as contas passam a ser UM SÓ mas terá de ser na sua totalidade? não faz sentido continuarmos a ter a nossa independencia economica?

Opinioes...


Retrato de M.Neves
Seg, 24/08/2009 - 10:35
M.Neves:
Membro desde: 22.09.2007

Olá!

Eu vivo com o meu namorado há 6 anos... temos casa, carro,etc em conjunto... o que fazemos é o seguinte:

cada um tem a sua conta bancária e uma conta em conjunto, no total temos 3 contas.

Todos os meses colocamos na nossa conta um determinado valor. Qd tinhamos salários iguais, colocávamos o mesmo valor na nossa conta conjunta. Hoje, como os salários não são os mesmos, colocamos a mesma percentagem.

Se eu fico com 100 euros por mês na minha conta e compro uns sapatos que me custam 90euros, o problema é meu. Eu gosto de, todos os meses comprar uma coisinha para mim... o M. prefere guardar e depois comprar uma camisa por 200euros... eu se lhe quizer oferecer alguma coisa, faço-o da minha "poupança"...

As prendas aos nossos amigos e pais saem da conta conjunta.

Nunca tivemos discussões deste género pois conversamos sobre a forma de gerir o nosso dinheiro logo desde o início.

Boa sorte!

Márcia & Martijn
12 de Setembro de 2009

Retrato de immargarida
Seg, 24/08/2009 - 10:39
immargarida:
Membro desde: 09.06.2009

Eu faço exactamente isso, eu e o meu noivo quando fomos morar juntos optámos por abrir uma conta conjunta onde cada um coloca x todos os meses para as despesas da casa mas mesmo assim cada um tem a sua conta individual na qual deixamos algum dh para o que quisermos comprar, porque como dizes pudemos querer comprar uma surpresa ou uma prenda e ele n tem de saber o valor certo?
Eu acho que cada um deve ter como dizes a sua independência monetária.

Beijocas

Retrato de Ystérica
Seg, 24/08/2009 - 10:42
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Bem, no fundo aquilo que fazem é aquilo que eu quero fazer e que fazíamos quando namorávamos, ora eu nunca pensei que esta bomba sairia desta forma depois de casarmos. Sao estas pequenas grandes coisas que devem ser muito bem faladas e geridas em solteiros e que nós nao damos qualquer importancia mas de facto sao muito importantes.

Serve de exemplo aos solteiros.

MNeves obrigada

Isa Bastos

Retrato de Fudge
Seg, 24/08/2009 - 10:44
Fudge:
Membro desde: 14.07.2009

Eu concordo contigo. Claro q ao casar legalmente serà em comunhão de bens mas acho q é sempre bom ficarmos com a nossa continha para podermos comprar o q queremos. Jà houvi demasiadas historias em q depois de se separarem ouve muito problemas sobre a devisão das finanças.
Acho tb q o teu marido te deve agradecer, simplesmente por o facto de te lembrares dele…gostar de o ver bonitinho..e não comprar algo sò para ti!;)
Bjinhos

Retrato de pingota
Seg, 24/08/2009 - 10:48
pingota:
Membro desde: 24.03.2009

Bem, é complicado, realmente também já pensei nisso, ainda não casei, mas já falamos nisso.
Acho que tens razão, tudo bem que agora são um só e a trabalhar para o mesmo, mas será mesmo obrigatório juntar os tostões todos e depois andar com essas discussões parvas? Acho que não há necessidade.
Eu e o meu namorado estamos a pagar casa, temos a nossa conta para as despesas da casa, depois cada um tem a sua conta onde entram os ordenados, vamo-nos governando, quando eu precisar do dinheiro do ordenado dele vou lá buscar e pronto.
Felicidades, e não se chateiem com essas coisas, já deviam ter conversado esses pormenores antes do casamento.

Felicidades para esta nova etapa da vida.
Beijinhos

Retrato de Ystérica
Seg, 24/08/2009 - 10:55
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

A questao é que eu ja tinha puxado esse assunto antes do casamento e ele dizia que era na boa, ia ser tudo na mesma e que até era estupidez falarmos sobre isso porque se até à data estava tudo bem era assim que continuaria.

E tambem agr nao vale a pena bater no ceguinho...devia-se ter falado mas nao se falou...pensei k tudo estaria encaminhado...

Penso que o problema tenha ficado resolvido mas gostaria de saber as vossas opinioes sobre o tema.

Isa Bastos

Retrato de CrisIsa
Seg, 24/08/2009 - 10:56
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Bem acho que esse tipo de discussao é o prato do dia entre casais....como gerir o dinheiro do casal?! Dificil esta tarefa...
Eu solteira de mmento ainda nao tenho problemas desses e espero nunca vir a ter. Temos uma conta conjunta tal como todas voces ha muitos anos e desde que começamos a comprar as coisinhas para casa colocamos mais dinheiro. Desde essa altua quem gasta mais dinheiro sou eu...pois sou eu que mimo a casa com as coisinhas que acho necessário!!!!! Pelo menos até agora, apesar do meu namorado achar que nao necessitavamos de certas coisas, nunca me disse seja la o que for para demonstrar desagrado para qualquer coisa que comprei!!!!
realmente a atitude do teu marido foi de certeza um poquinho injusta....mas a verdade é que nada como tratarem disso ja antes que a proxima discussao seja pior!!!
Isto lidar com os homens é preciso cuidado!
Boa sorte linda!!!!

Retrato de Claudia_Paulo
Seg, 24/08/2009 - 11:01
Claudia_Paulo:
Membro desde: 28.01.2008

Cada um de nós tem a sua conta (a conta de solteiro), o que fizemos foi depois de casado cada um de nós passou a ser 2º "proprietário" da conta do outro, ou seja, na minha conta coloquei o nome do meu marido e na conta do meu marido foi colocado o meu nome.
O nosso salário continua a ir para a nossa respectiva conta. As despesas são divididas pelas contas. Por ex: a prestação da casa sai da minha conta bem como as despesas da luz, agua, gás...
Da conta dele sai a prestação do carro, despesas com gasolina (pro meu carro e pro dele), despesa mensal com alimentação, ...

Quanto acontece um imprevisto, uma despesa que não estavamos à espera sai da conta que tiver mais dinheiro.
Todos os meses sai X da minha conta para a poupança visto que da conta dele saem mais despesas (€).

Retrato de CDM
Seg, 24/08/2009 - 11:02
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Isa...

Por acaso nunca tive qualquer discussão sobre esse assunto.

Antes de vivermos juntos nem conta conjunta tivemos!

O que se passa agora é, os nossos ordenado são depositados na nossa conta conjunta e depois, cada um transfere para a sua própria conta aquilo que precisa para as despesas de almoços, gasóleo, etc... Tentamos tirar apenas o que precisamos para estas despesas para conseguirmos poupar o máximo para outras coisas, prendas para nós, ir ao teatro, jantar fora, coisas para a casa...

Não vemos o nosso orçamento familiar como, o teu e o meu ordenado, vemos como um só. E não interessa se eu ganho mais ou menos, o orçamento é dos 2.

Bjs

Carla

Retrato de BRDSR
Seg, 24/08/2009 - 11:02
BRDSR:
Membro desde: 16.11.2008

Olá linda, bem isto é uma questão mt delicada, pois todos somos diferentes!
Mas deixo o meu exemplo.
Já vivo com o meu menino á 2 anos. Ambos temos as nossas contas e ainda não temos contas conjuntas, mas nem o vamos fazer tão cedo..... O k puderewmos fazer é ter uma conta conjunta, mas de poupança para os nossos filhos!
O meu menino, deposita algum na minha conta e ambos usamos a mesma conta. ele anda com o cartão multibanco e eu com o de credito, ou vice-versa!
Eu pago as minhas coisas com o meu ordenado, e as despesas de casa dividimos! Até ver, nunca atiramos á cara um do outro, ai este dinheiro é meu e este é teu.....Não faz sentido....... Ele usa o meu dinehiro e eu o dele. Pra nos não faz diferença..... Se for preciso, até do o meu ordenado ao meu menino se ele precisar!!
Isto do dinheiro, temos de ter mt calma.
Concordo com a outra noivinha! Por algum de parte para as nossas despesas e mimos que gostamos de dar é uma boa ideia! O resto, o resto usam em conjunto onde for preciso!

Mas compreendo o que sentes Isa, foi mais a maneira dele falar pra ti..... Realmente se ele só tivesse agradecido era o suficiente.

Mas pronto. VocÊs chegam a um entendimento

Retrato de CorpseBride
Seg, 24/08/2009 - 11:21
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Por acaso - e só mesmo por acaso - nada mudou em termos burocráticos nas nossas contas bancárias. Cada um tem o seu dinheiro na sua conta, e o todo ele é dos dois. O que acaba por acontecer é cada um ficar incumbido de pagar determinada parte das contas.
Para prendas, extras, etc, cada um gere aquilo que tem na sua conta e está resolvido.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de rita_lopes
Seg, 24/08/2009 - 11:48
rita_lopes:
Membro desde: 10.07.2009

Temos a conta conjunta para as despesas...casa,agua,luz etc etc,onde depositamos cada um metado do valor necessario para pagar essa soma.O restante dinheiro temos em contas separadas assim nao ha brigas

Retrato de A Little Girl
Seg, 24/08/2009 - 11:48
A Little Girl:
Membro desde: 09.02.2009

CorpseBride wrote: Por acaso - e só mesmo por acaso - nada mudou em termos burocráticos nas nossas contas bancárias. Cada um tem o seu dinheiro na sua conta, e o todo ele é dos dois. O que acaba por acontecer é cada um ficar incumbido de pagar determinada parte das contas.
Para prendas, extras, etc, cada um gere aquilo que tem na sua conta e está resolvido.

Simples e eficaz...cá em casa as coisas também funcionam assim...

Retrato de Ystérica
Seg, 24/08/2009 - 12:38
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

é as despesas estarem divididas pelos dois e nao cair ao encargo só de um...
Ja tirei boas conclusoes pelos vossos comentários e tambem axo k afinal a minha ideia nao é assim tão descabida...

Isa Bastos

Retrato de alentejana_girl
Seg, 24/08/2009 - 12:39
alentejana_girl:
Membro desde: 17.10.2007

Olá meninas.

Pois no meu caso não houve nem há conta conjunta, ou melhor, cada um tinha a sua conta (de solteiros) e acrescentou o nome do outro a conta: o meu nome passou a constar na conta do meu marido e o nome dele passou a constar na minha conta. Funciona muito bem porque eu pago certas contas (como a alimentação, roupa, saúde, etc) enquanto ele paga outras contas (prestação da casa, gás, luz, etc). Quando um não pode pagar o que está estipulado paga o outro e quando surgem outras coisas paga o que tem mais dinheiro na conta). Já em solteiros funcionavamos assim: quem comprava era quem podia. Nunca tivemos quaisquer problemas, fuincionamos na perfeição assim. Mas esta foi uma questão que debatemos em solteiros e ficou acordado assim. Mas conheço MUITOS casais em que esta questão é motivo de muitas brigas e discussões. Penso que o melhor é chegar a acordo e cumprir o estipulado.

Beijocas

Casada Alentejana_girl

Retrato de marcia_silva78
Seg, 24/08/2009 - 12:40
marcia_silva78:
Membro desde: 27.07.2009

Olá

Eu ja vivo com o meu menino há 7 anos, e tem corrido sempre tudo bem.
Cada um tem a sua conta e temos uma conta conjunta. Todos os meses ele transfere para mim (sabes k há bancos k obrigam à domiciliação do ordenado, logo tem k ser uma conta k tenha entradas de dinheiro todos os meses) o valor referente a metade das despesas mensais k temos e o k sobra fica para ele, ou se ele achar k não necessita de todo passa para a nossa conta. E eu igual, ao fim do mês se sobrar alguma coisa (ás vezes é dificil) passo tbm para a nossa conta.
Quando temos k comprar alguma coisa fora das despesas mensais (prendas de aniversário ou natal, oficina, seguro carro, etc, etc) vamos buscar á nossa conta. Fazemos assim tbm com o subsidio de ferias e natal, vai todo para a conta conjunta, pois só vamos lá quando precisamos para extras.

Sempre correu tudo bem. Agora já temos uma filhota e continuamos a fazer igual. A unica alteração é o dinheirito dela k estamos a depositar numa conta à parte, para qd ela for grande a ver se tem lá algum.

Se me apetecer comprar qualquer coisa para mim ou para ele, e k ache k passa do meu plafond pago com o cartão da nossa conta (sou sempre eu k ando com ele ihihihihihi). Ele não se importa, pois se as vezes compro coisas para mim baratinhas, depois quando vou comprar para ele compensa.

Bjs e boa gestão. Acho na minha opinião k estás no bom caminho.

P.S. Desculpa o testamento.

Retrato de ensemble minnesang
Seg, 24/08/2009 - 13:27
ensemble minnesang:
Membro desde: 13.08.2008

anocas_99 wrote:

CorpseBride wrote: Por acaso - e só mesmo por acaso - nada mudou em termos burocráticos nas nossas contas bancárias. Cada um tem o seu dinheiro na sua conta, e o todo ele é dos dois. O que acaba por acontecer é cada um ficar incumbido de pagar determinada parte das contas.
Para prendas, extras, etc, cada um gere aquilo que tem na sua conta e está resolvido.

Simples e eficaz...cá em casa as coisas também funcionam assim...

Ainda não casei, mas vivemos juntos há 3 anos e meio. Falámos sobre este assunto e felizmente concordámos facilmente que o mais simples é cada um manter a sua conta: pagamos todas as despesas da casa a meias, e cada um gasta consigo próprio o que bem entender, de acordo com o rendimento!

Assim não tenho de me preocupar se estou a gastar o dinheiro dele nas despesas que são só minhas, como as aulas de Canto (caríssimas) e outras formações, cds e partituras, cabeleireiro, vestidos de cerimónia, etc. Com as despesas pessoais dele, como as propinas (ainda está a estudar Guitarra Clássica), materiais para a Guitarra (também caríssimos), cds e dvds, etc., é igual: são despesas dele que não envolvem o meu dinheiro.

Claro que em caso de emergências já aconteceu cada um de nós pagar uma despesa inesperada do outro, e em nenhum dos casos pedimos o dinheiro um ao outro. Ou seja, em caso de problemas, consideramos que o dinheiro de cada um é do outro também! Para estas e para outras é que vivemos juntos!

Beijinhos financeiros*

Ensemble MinneSang
[email protected]
96 5373342, 91 9697571, 93 1620 554
www.ensembleminnesang.com, http://facebook.com/ensemble.minnesang

Retrato de Estrelinha2009
Seg, 24/08/2009 - 14:08
Estrelinha2009:
Membro desde: 30.05.2009

ola a todas ora cá está um tema, dificil para mim....

na casa(minha) onde vamos viver todas as despesas( água....) estao no meu nome e pagas por mim,,,,
o meu vencimento é para ja muito superior ao dele...ainda nao temos conta conjunta, mas lendo o k li acho que é melhor ter uma... o k acham???
obrigada
estrelinha

Retrato de Ystérica
Seg, 24/08/2009 - 14:38
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Como ja pudeste observar, as opinioes divergem bastante no que diz repeito a este tema. Umas pessoas Têm uma só conta, outras duas (cada uma a sua) e outras 3. cada qual tem de encontrar uma solução mais adequada.

A minha educação sempre me foi dada no sentido de casar, UMA SÓ CONTA mas nao consigo partilhar dessa opiniao.
Acho importante e fundamental as despesas a dois e não menos importante cada um de nós continuar com a sua automia financeira.
Nao me vejo a explicar cada centavo gasto e tambem nao kero estar constantemente a perguntar ao meu marido "olha, faltam 100euros na conta, que é k compraste?".

O meu marido partilhava da opiniao de que o salario dele era meu e o meu era dele mas eu ja nao sou da mesma opiniao. As despesas essas sim sao dos dois mas o salario nao...afinal o salario provém do nosso trabalho...nós tambem nao dividimos empregos, ele tem o dele e eu o meu...

Isa Bastos

Retrato de amartins
Seg, 24/08/2009 - 14:39
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

Este é daqueles assuntos em que o casal tem de estar em sintonia.

Claro que as circunstancias mudam. Podem surgir situações inesperadas como desemprego, baixas médicas, despesas inesperadas, mudanças de rumo traçadas...

Como se costuma dizer, a vida dá muitas voltas. E quem quer assumir um compromisso de vida tem de ter visão de maratona e não de 100metros em velocidade...

Na minha opinião passa muito por uma solução de equilíbrio entre o que é ter e manter identidade própria e viver uma vida numa comunidade de dois. Cabe a cada casal descobrir como concretizar esta noção.

Retrato de Nexa
Seg, 24/08/2009 - 15:06
Nexa:
Membro desde: 21.07.2008

Nesta tua questão eu acho que não há um certo ou um errado.
Só posso dizer como nós gerimos. O nosso ordenado é comum, ou seja serve para todas as despesas e é com o total dos ordenados que contamos (não existe o teu e o meu), inclusive quando lhe ofereço (ou ele me oferece) alguma coisa.
Ambos tinhamos contas pessoais, que continuam a existir, mas desde que vivemos juntos que abrimos uma conta comum. É para essa conta comum que vão as nossas poupanças, nas outras contas fazemos apenas manutenção.
O teu marido pensa como eu, tu tens uma outra ideia, nenhum deixa de ter razão (parece-me) apenas têm ideias diferentes que se calhar já deviam ter sido confrontadas antes. Tens de chegar a um acordo, considerando os prós e contras, acho que é o mais razoavel

Retrato de CrisIsa
Seg, 24/08/2009 - 15:25
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

A verdade meninas é que se pensarmos um pouco ha uma simples questão:
"porque casamos???" Nao é para começarmos a ser um só? As vezes da-me confusao qd as pessoas continuam a fazer a msm vida de solteiras em casadas numa situação financeira. Jamais me passaria ir a um restaurante e pagar a conta a meias com o meu marido!!!! Acham isso normal??? Sem querer criticar ninguem...a verdade é que o objectivo é pasarmos a ser um só...cm os msm problemas....com a partilha de tudo....
Ou será que ha noivinhas que pensam: " se eu ficar sem dinheiro se um dia me separar depois como é???" Será que ha alguem aqui que vai casar pensando que se vai separar??? Estou a colocar estas questões pk a verdade é q conheço pessoas assim...a mim a verdade é que sabendo que isso pode acontecer jamais penso nisso!!!!
O dinheir é sem duvida a causa da maioria das discussoes....mas é nele que podemos encontrar se a pessoa q escolhemos p nos é akilo q estavamos a espera!!!!!

Retrato de Ystérica
Seg, 24/08/2009 - 16:44
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Obrigada pelo teu comentário bastante construtivo e da qual tirei uma lição.
A minha questao nao esta em nao querer partilhar o que em solteira era só meu mas sim não deixarmos de ter a nossa autonomia financeira.

Temos a nossa conta conjunta para todas as despesas do mes... dos 2 mas tambem temos as nossas contas à parte para as nossas prendinhas, jantares a 2 e fins de semana surpresa por ex.

Sei lá... este assunto é mais um tema controverso, com opinioes diferentes....

Acho que o que deixou mais descontente foi a atitude, a forma como abordou o tema...

Isa Bastos

Retrato de Pepa
Seg, 24/08/2009 - 17:36
Pepa:
Membro desde: 27.12.2007

Não ia reponder, porque já aqui foram relatadas situações idênticas à minha e não vale a pena estar a repetir ;). Mas ao ler este artigo, pareceu-me adequado:

http://www.ionline.pt/conteudo/19580-casamento-enriquecer-dois-e-preciso...

Eu identifico-me com esse artigo, mas cada caso é um caso, e pode variar de casal para casal, afinal não somos todos iguais!

beijinhos >:D< >:D< >:D<

*** Pepa

Retrato de CrisIsa
Seg, 24/08/2009 - 20:31
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

é verdade cada qual acaba por seguir aquilo que acha melhor....a verdade é que vamos manter as nossas continhas...o bolo ira para a conta em conjunto,...mas eu quero ter um cantinho com algum meu!!! so para comprar as prendinhas ao meu menino!!!!

Retrato de Ystérica
Ter, 25/08/2009 - 09:27
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Gostei muito do artigo. Tirei dele mais uma liçao.
Agradeço as vossas participações...daqui em diante é lutar para ser sempre feliz.

Um beijo a todas

Isa Bastos

Retrato de amartins
Ter, 25/08/2009 - 14:39
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

CrisIsa wrote: A verdade meninas é que se pensarmos um pouco ha uma simples questão:
"porque casamos???" Nao é para começarmos a ser um só? As vezes da-me confusao qd as pessoas continuam a fazer a msm vida de solteiras em casadas numa situação financeira. Jamais me passaria ir a um restaurante e pagar a conta a meias com o meu marido!!!! Acham isso normal??? Sem querer criticar ninguem...a verdade é que o objectivo é pasarmos a ser um só...cm os msm problemas....com a partilha de tudo....
Ou será que ha noivinhas que pensam: " se eu ficar sem dinheiro se um dia me separar depois como é???" Será que ha alguem aqui que vai casar pensando que se vai separar??? Estou a colocar estas questões pk a verdade é q conheço pessoas assim...a mim a verdade é que sabendo que isso pode acontecer jamais penso nisso!!!!
O dinheir é sem duvida a causa da maioria das discussoes....mas é nele que podemos encontrar se a pessoa q escolhemos p nos é akilo q estavamos a espera!!!!!

Não, não é mesmo para sermos um só.
Casei pelo civil e lá não vi nada disso. Posso estar equivocada , mas pareceu-me ser um contrato que regulava direitos e deveres entre duas pessoas diferentes.

Casarei pela Igreja e sei que o objectivo de um casamento católico é de dois seres diferentes criarem e viverem uma comunhão de vida e amor.
Um mais um não resulta num só. Resulta numa nova criação, na tal comunhão de vida e amor.
Esta é a minha visão do casamento e não é por acaso que o meu marido tem a mesma visão. É porque nos escolhemos assim.

O facto de mantermos ou não contas individuais não me parece indício de estar a preparar a separação. Parece-me de alguém que sabe o que quer e o que lhe serve.

Retrato de CrisIsa
Ter, 25/08/2009 - 16:19
CrisIsa:
Membro desde: 16.11.2008

Olha tal como disse inumeras vezes aqui acho que cada qual deve escolher aquilo que melhor se adequa a sua situação.
Dei a minha opiniaão e nao quis atingir ninguem!!!! Acho que é para isso que este topico serve!!!!
Cada qual é livre....e cada qual faz aquilo que acha melhor!!! Eu apesar de dizer depois desse topico que aqui sinalizou que mantenho e vou manter a minha conta de solteira quero ter a uma conta em conjunta. nao quero chegar a casa e dizer...va dá cá x ou y para a luz, agua...bla bla...ou no meio do restaurante dividir uma conta à meias. Eu nem em namoro faço isso....temos um x tds os meses q vai p uma conta e pronto....a partir dai cd um gere essa conta! Confiamos um no outro e sei que estaremos unidos mesmo se o dinheiro um dia faltar!!!!!

Retrato de Ystérica
Ter, 25/08/2009 - 16:26
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

um aplauso =D> às tuas palavras.

Eu tambem sou da opiniao de que a/s conta/s (bancaria) ser/em junta/s ou separada/s acho que tb nada terá a ver com o casal dar se bem ou nao mas sim de opções tomadas sim...EM CASAL.

Nos antigamentes a conta tinha (obrigatoriamente) que ser só uma porque a mulher nao trabalhava e dependia do salario do marido. Hoje em dia nao, cada um trabalha, cada um é autónomo.

Estou Feliz!

Isa Bastos

Retrato de Ystérica
Ter, 25/08/2009 - 16:32
Ystérica:
Membro desde: 09.12.2008

Imagino que o teu comentário de "pagar o jantar a meias" tenha sido um hipérbole porque nao imagino niguem e fazê lo depois de casar mesmo com contas separadas.

Isa Bastos