. | A Nossa Vida

.

Retrato de Marlen Sofia
15.10.2012 | 12:17
Marlen Sofia:
Membro desde: 25.10.2010

.


Retrato de laisydaisy
Seg, 15/10/2012 - 12:57
laisydaisy:
Membro desde: 04.11.2011

Desculpa a sinceridade... mas como é que pensas em ficar gravida e não teres trabalho?! Como vais sustentar a criança?!
Acho que seria mais importante primeiro encontrares um trabalho do que te preocupares em receber ajudas...

Retrato de Cannelli
Seg, 15/10/2012 - 13:36
Cannelli:
Membro desde: 10.10.2012

Sinceramente todas as ajudas que o estado dava, estão a ser retiradas! E cada vez será pior!

Peço desculpa, mas não me parece correcto da tua parte veres uma criança como meio para obter dinheiro! Desculpa a sinceridade, mas foi isso que vi na minha antiga escola. E acredite que é muito duro, muito mesmo, ver o sofrimento desses jovens, que acabam por ter a noção que não passam de uma forma de os pais obterem dinheiro e que não lhe importam!

Retrato de liliand
Seg, 15/10/2012 - 14:51
liliand:
Membro desde: 01.12.2009

Marlen Sofia

Percebo a sua vontade, mas com tão pouco tempo de subsídio, se não tiver uma boa estrutura que suporte financeiramente os gastos associados, talvez seja melhor ponderar a decisão.

Os cortes nos apoios tendem a ser cada vez mais significativos. Acabando o subsídio, durante a gravidez, penso que não tem apoios, a não ser o acompanhamento gratuito da gravida no centro de saúde. Depois, se tiverem poucos rendimentos pode solicitar o subsídio social na parentalidade
http://www2.seg-social.pt/left.asp?02.11.05
ou o subsídio normal de maternidade:
http://www2.seg-social.pt/left.asp?02.08

Não deve haver mais nada.

Cumprimentos,
Lília

Retrato de sgomes
Seg, 15/10/2012 - 16:35
sgomes:
Membro desde: 20.08.2008

Olá
Infelizmente não há grandes ajudas do estado para incentivar a natalidade. Há um apoio social à parentalidade.

Também quero engravidar nos próximos meses e espero poder continuar a trabalhar durante toda a gravidez e que o bebé seja bem comportado e saudável para que o possa trabalhar após o nascimento.

Vai ser difícil, mas são opções que se tomam. Não é por não ter o apoio do estado e por não ter a estabilidade no emprego que vou prescindir de ser mãe.
Se estivermos à espera da altura ideal bem que fico para tia. Smile

Mas também não somos nenhuma fábrica de bebés, nem somos irresponsáveis a ponto de ter uma criança só porque sim. Foi muito ponderado, muito esperado e é muito desejado.

Felizmente ser pai/mãe "ainda" não é só para os ricos...

Retrato de Mily
Seg, 15/10/2012 - 18:18
Mily:
Membro desde: 22.08.2008

Como alguém disse, não podemos esperar pela altura ideal e temos de arriscar, mas na tua situação (a não ser o teu companheiro vos consiga sustentar) não arriscava...

Afinal de contas, se tivesses pelo menos 12 meses de subsídio e pudesses passar a gravidez tranquila e procurar trabalho calmamente, era uma coisa, mas com apenas 5 meses, é muito arriscado...

A única ajuda do estado, é o abono pré-natal que pode ser no máximo +/- 150€/mês e varia com os rendimentos do agregado e depois o subsídio de maternidade por 4/5 meses, mas depois dos 5 meses só irás ter o abono e é quase impossível arranjar trabalho grávida para depois de 4 meses ficares de baixa, além de que a chegada de uma criança traz imensa despesa...

Afilhada da Rainha Sparkly!

Retrato de Pérola_Branca
Seg, 15/10/2012 - 19:37
Pérola_Branca:
Membro desde: 10.09.2012

Vou dar-te uma opinião muito sincera... aprendi na vida que não há momentos certos para NADA!

O ser humano adapta-se ás situações.

Não sei as tuas condições de vida, é certo.
Não me pareces ser uma pessoa com extremas dificuldades, 1º ponto pensas em engravidar, (inconscientemente se não tivesses mesmo mesmo condições nenhumas, não pensavas em tal).

Se é o teu sonho, porque não?
Eu andava sempre a dizer que não podia ser, porque isto ou aquilo, e olha quando tinha todas as condições e mais algumas, tive uma gravidez ectópica que me deixou de rastos, aliás ainda hoje não está totalmente resolvido. E sei lá eu se algum dia vou poder vir a ser mãe?

Por isso se esperas pelo momento certo e não concretizas os teus sonhos, e se tens o minimo de condições, segue em frente, pois quando estiveres melhor a vida pode não sorrir como nós queriamos que sorrisse... esta foi a lição que retirei.

Retrato de sonia isabel c. r.
Seg, 15/10/2012 - 20:04
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
Pérola_Branca wrote:

Vou dar-te uma opinião muito sincera... aprendi na vida que não há momentos certos para NADA!

O ser humano adapta-se ás situações.

Não sei as tuas condições de vida, é certo.
Não me pareces ser uma pessoa com extremas dificuldades, 1º ponto pensas em engravidar, (inconscientemente se não tivesses mesmo mesmo condições nenhumas, não pensavas em tal).

Se é o teu sonho, porque não?
Eu andava sempre a dizer que não podia ser, porque isto ou aquilo, e olha quando tinha todas as condições e mais algumas, tive uma gravidez ectópica que me deixou de rastos, aliás ainda hoje não está totalmente resolvido. E sei lá eu se algum dia vou poder vir a ser mãe?

Por isso se esperas pelo momento certo e não concretizas os teus sonhos, e se tens o minimo de condições, segue em frente, pois quando estiveres melhor a vida pode não sorrir como nós queriamos que sorrisse... esta foi a lição que retirei.

sublinho...acho que dizer 'o país não está para isso ,a crise etc ou o desemprego coisa e tal' não é digamos grande resposta a esta autora. isso já toda a gente sabe. quem está empregado e quer ter filhos pode até ir fazê-los e quando vem o bebé cá para fora já podem os pais estar desempregados também quem é que adivinha isso??

além do mais pensem lá bem se pensarmos em ser pais só tendo trabalho neste momento em portugal contem lá quanta gente podia ser pai/mãe... até dá para rir o cenário ridiculo que seria.

sim senhora, não devemos ser pais se não temos condições ,mas tal como disseram alguns, ela não pensarianisso se estiver a passar 'fome' se o pai também tiver em casa e afins... há quem possa há quem não possa... pode não ficar confortável grávida e a receber só apoios do estado mas isso já é com ela. acho que é gracas ao excesso de 'criação de problemas' que o país vai ficar velho pois além de não haver incentivo 'monetário' e apoios ao casal e tudo mais,as pessoas metem só problemas e chegam a fazer a cabeca a outros,não me refiro aqui propriamente mas já vi desistirem de sonhos por menos...

a vida é so uma. o dinheiro é dinheiro e não vai connosco quando chegar a nossa hora...mesmo que tenhamos pouco vamos ter que viver com isso mas vale a pena deixar de parte ser se mãe?se isso tem um prazo de validade também?conheco demasiadas pessoas que gostariam de ser mães ,algumas até com todo o dinheiro disponível e não podem...tem estabilidade e nao teem no fundo 'nada'. e isso ensina-nos muita coisa...isto só para dizer que não acho tão descabido que esta rapariga queira ser mãe além do mais para ela pensar nisso tem que ter dois palmos de testa antes de por ca um filho que sabe que dependera dela-...teve azar de ficar desempregada ,mas espera por outro trab de contrato a 3 meses e de novo ficar instável ? e entao espera ate quando. acho que ha demasiados factores para se analisar antes de dizerms que a ideia dela não é normal

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Seg, 15/10/2012 - 22:24
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

Onde é que um casal - onde há muitos infelizmente nesta situação em Portugal - a viver com um orçamento de mil euros por mês, a pagar renda/prestação da casa, despesas de água, luz, alimentação,etc, a não ir de férias nem a comprar roupa porque não há dinheiro e ainda a contar com a ajuda dos pais, vai buscar dinheiro para sustentar um filho? Onde? Não é aos cofres do Tesouro de certeza, porque o Estado de Direito Social está a chegar ao fim e já só deita gotículas da pipa da qual durante anos e anos a fio, sob o pretexto dum país saído dum regime opressor e dum Estado amigo do povo, tudo deu a quem não merecia, desprezava e não necessitava.
Também não é a abanar as árvores para ver se cai dinheiro, nem a endividar-se, porque as pessoas conseguem comprar um carro a crédito, um LDC a crédito e até futilidades que não interessam a ninguém com crédito, mesmo que não ponderem que no dia a seguir não vão ter como pagar, mas não conseguem financiar as despesas que um filho acarreta com empréstimos para fraldas, para leite em pó e para papas...

Edit: erros[/quote]

muito bem, mas de estatísticas vive o mundo... eu não falo para o ar ou baseada em estatísticas, falo do mundo real, onde há casais com ordenados mínimos e conseguem-se sustentar...portugal não é apenas porto lisboa...o que quer dizer que em muitas zonas mais empobrecidas do país criam-se crianças com o básico. elas nascem na mesma e criam-se . eu nasci no meio bastante humilde no interior do pais, hoje uma criança com12 anos tem coisas que eu na idade dela nunca tinha tocado a não ser com os olhos na televisão. e ao contrário do que se possa pensar orgulho-me da minha mãe ter decidido criar uma filha e ter outra a seguir com pouco, mas se não fosse ela não existiria. acho que se ela fosse pelas estatísticas nunca tinha sido mãe porque ela não era rica, nem sempre tinha trabalho e nunca pediu nada a ninguem.

e quanto as pessoas que engravidam sem querer? e que por qualquer razão não querem ou não podem abortar?dêem o filho a um casal com mais dinheiro e possibilidades?

sermos racionais é fácil e seguir os números é fácil. eu poderia ser das 1ras pessoas a basear-me nisso já que não quereria dar uma infancia igual a minha a um filho meu. mas que sei eu do mundo?sei lá se amanha cá estarei,a tempo de realizar algum objectivo. já fui muito de seguir o 'racional e certo' , hoje em dia vejo que existem muitos mais factores que o desemprego que podem destruir a nossa vida, podemos ficar doentes, podemos até morrer 'amanhã'. não quero com isto dizer que devemos justificar ter um filho como se fosse uma utopia. mas acho que dados e numeros não deviam definir sempre as decisões do ser humano . no tempo da minha irmã as fraldas já eram caras, não se cmprava sempre usava-se de pano. há medidas a tomar. só acho que reger a nossa vida pelo 'racional' ou pelo estavel não dará em nada. uma coisa é ter consciência outra é viver com medo de tudo.

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Seg, 15/10/2012 - 23:26
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
El_Lobo wrote:

Não são meramente estatísticas mas amostras da vida real...
Referes que há pessoas que se aguentam com o salário mínimo, mas achas que são felizes? Achas que chegar a meio do mês e andar a contar os tostões é vida para alguém?

Referes que antigamente as pessoas passavam fome e conseguiam ter filhos, mas a pobreza e miséria eram dados adquiridos, nasciam com as pessoas. Hoje, salvos os vagabundos, ninguém morre de fome, mas a pobreza e miséria são consequências...

Viveste o antigamente? Falas do antigamente como se o conhecesses, mas antigamente os pobres andavam descalços e hoje os pobres andam de Samsung Galaxy e têm carros, mesmo que passem fome durante uns dias...Não vás por aí...

Pelos teus comentários a favor do " tenha filhos sem dinheiro e amanhã vê-se", parece-me que adoptas a postura da regra de três simples "tenho 10 mas gasto 20", do "amanhã é outro dia e logo se vê", etc, ainda muito enraizada na mentalidade do "novorriquismo" português - real ou aparente - do ter hoje e pagar amanhã, fruto da má capacidade de gestão...

Falar é fácil, é fácil enchermo-nos de heroísmos e de dizer por exemplo que se ficaria sem comer para matar a fome aos filhos, mas a verdade é que quem prega essas coisas é como o padre falso moralista que apregoa uma coisa na missa aos fiéis e faz outra completamente diferente cá fora...Além de que quem o faz fá-lo de barriga cheia...

Tu que falas do antigamente das dificuldades da vida como se as conhecesses bem, alguma vez ficaste um dia sem comer? Não digo fazer dieta, mas não ter que comer e enganar a fome com água e sentir tonturas e formigueiro de fraqueza nas pernas?

Se não passaste por isso não me venhas falar de dificuldades, porque está visto que não deves saber bem o que isso é. ;)

não passei, mas não fui filha de pais licenciados ,subsidiados ou que fosse. e sim pessoas que tinham que viver o dia a dia com o que havia. obviamente que muita e muita gente passou pior ! não sei porque estão aqui referências que não fiz como ter filho sem dinheiro. conclusões que foram tiradas porque dá jeito. não disse a ninguém para terem filhos sem dinheiro.

eu falo como a geração que está agora a criar vida e falo como pessoa que não quer embalar nessas ideias de pessimismo pelo simples facto do cenário ser pessimista já por si só! ora se pensar assim não tenho qualquer razão porque cá andar e nunca hei de ser ninguém. pois só ganhando o euromilhões ou encontrar uma grande cunha é que posso ponderar,já nem digo ter certeza,de conseguir trabalhar nos próximos 30anos 40. já sou das pessoas que não faz qualquer crédito a nada sabendo de todos os perigos que acarreta e não gasto 20 em vez de 10 porque não sei se terei 5 para me governar. isto tudo são bases tiradas a pressão só porque não concordo com o ver-se o mundo tão negativamente. não pode dizer se passei dificuldades ou não com base em passar fome e afins. cada caso é um caso sem dúvida que casais que não têm para si ,são loucos em quererm trazer um filho ao mundo, mas eu acho que expliquei bem a minha primeira resposta ao tópico dizendo que nós não sabemos o caso da autora. pode muito bem ter capacidades para tê-lo, e estar apenas interessada em saber se terá apoios na gravidez,duvido que queira viver apenas deles.

se nem sequer está exposto aqui as condições da autora muito menos pode referir que a mandei ter filhos sem dinheiro.

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Seg, 15/10/2012 - 23:32
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

se não passei fome penso eu que foi também graças à minha mãe ter seguido a filosofia do 'falso padre moralista'...e ela nem ia muito a missa... não estive cá no antigamente mas estar a trazer os problemas de antigamente é fazer como a minha avó que continua a não aceitar o divórcio . falar assim é fácil para quem pode falar disso com grandes lições, então gostava mesmo de ver as sábias gerações que teem essas ideias e os pés assentes na terra ajudarem os mais novos que chegaram agora. dava jeito já que nada sabemos da vida.

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Bxuxas
Ter, 16/10/2012 - 09:41
Bxuxas:
Membro desde: 30.04.2012

Tens aqui muita gente negativa
Não sabemos, o pai da criança até pode ter condições para estares em casa sem pensar em €€.

Bem, mas se não tens condições, faz o melhor pela tua família, e o melhor, é teres filhos noutro pais.

Retrato de Marlen Sofia
Qua, 17/10/2012 - 18:12
Marlen Sofia:
Membro desde: 25.10.2010

expliquei-me mal e fui mal entendida...

nao pretendo obter dinheiro com uma criança...

simplesmente tenho esse desejo e sei k nao tenho hipotese de conseguir estabilizar a minha vida.

se ainda ha quem tenha um emprego estavel e possa ter tudo o que quer e quando quer nem toda a gente está assim.

infelizmente ate trabalhando o meu empregador despede quem engravida estando em contrato...daí eu ter criado este topico.

fico triste que algumas pessoas, pensem que quero ficar com o rabinho alapado em casa e a receber por ter um filho...nao, eu nao sou assim, e nem gosto de estar parada.
por isso eu sei, que se engravidar ninguem da emprego a uma gravida, e primeiro que estabilize a minha vida, perco a minha juventude.

mas obrigada na mesma

Retrato de Marlen Sofia
Qua, 17/10/2012 - 18:20
Marlen Sofia:
Membro desde: 25.10.2010

ja agora obrigada a quem deu força,e soube-me ajudar realmente no que esta certo e errado...

irá ser ponderada um dia que aconteça...e por mais que o país esteja nas condições em que está...todos temos direito de viver a nossa vida, seja com muito ou com pouco.

vida só temos uma e é para vivê-la

Retrato de sonia isabel c. r.
Qua, 17/10/2012 - 21:24
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

pelo que percebi a autora acabou por não confirmar seguir a sua ideia já,ou para daqui a anos ou simplesmente não segui-la. acho que defendeu o mesmo que já tinha dito,que só temos esta vida e que não nos devíamos reger apenas pela economia e problemas do país.

quanto a minha experiência pessoal não dever ser para aqui chamada ,engraçado já que após as minhas primeiras ideias acerca do tópico questionou a minha opinião referindo indirectamente que eu não saberia do que falava (ora se não sabe da minha experiência não sabe até que ponto posso saber do que falo) logo não sou a única em contradição?
o que posso dizer é que foi uma perda de tempo tud isto, já que a autora não vai seguir nem a sua nem a minha ideia, e o nosso diálogo parece-me digno duma sala de audiência já que esta resposta parece um inquérito judicial cheio de análises subentendidas e com um travo de psicologia invertida .

Smile não duvido que tenha toda a inteligência e linguagem técnica para me dar knock out quanto a situacao inglória que todos vivemos,mas posso dizer lhe que quase aposto que em relação a si tenho (neste momento) mais capacidade de entender a situação já que reforço pertenco a classe baixa ou empobrecida como quiserem chamar ,e por isso chamarem me de insconsciente directa ou indirectamente nada me diz pois eu serei daqueles que passarão pelo meio desta maré negra e daí estar a dizer que o cenário é tão mau para os jovens que se eles mergulharem nessa onda saem já do país não voltam e em pouco tempo tudo isto estará desértico

a minha ingénua reflexão baseou-se apenas no facto de ,números maus e análises terríveis todos nós fazemos e escutamos no jornal da noite ,o problema é que se todos continuarem a pensar só nisso não vivemos de todo. gostava que gerisse toda essa inteligência e perícia na elaboração de uma lista para os que não vivem sobrevivem, poderem manter-se à tona,ao invés de nos estar a dar notícias que já todos sabemos. não sei a sua idade nem quero saber mas se for 'desta geração' acho que consideraria mau sinal defendermos a desistência de ser pais quem não pode, entre outras coisas que muita gente não pdoe fazer. é fácil ser-se racional mas então olhando para isto e juntando a análise que fez, quê?estamos aqui neste país a espera de ? fácil listar os problemas. combatê-los não? eu falo assim porque queixas ouvimos já muito, e esperança nada? mas enfim, são opiniões. e como não quero que apareca mais 'coisas que disse ' e não era bem assim, é melhor abster-me né. não tenho conhecimento de causa também!

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de liliand
Qua, 17/10/2012 - 22:08
liliand:
Membro desde: 01.12.2009
Marlen Sofia wrote:

expliquei-me mal e fui mal entendida...

nao pretendo obter dinheiro com uma criança...

simplesmente tenho esse desejo e sei k nao tenho hipotese de conseguir estabilizar a minha vida.

se ainda ha quem tenha um emprego estavel e possa ter tudo o que quer e quando quer nem toda a gente está assim.

infelizmente ate trabalhando o meu empregador despede quem engravida estando em contrato...daí eu ter criado este topico.

fico triste que algumas pessoas, pensem que quero ficar com o rabinho alapado em casa e a receber por ter um filho...nao, eu nao sou assim, e nem gosto de estar parada.
por isso eu sei, que se engravidar ninguem da emprego a uma gravida, e primeiro que estabilize a minha vida, perco a minha juventude.

mas obrigada na mesma

Realmente, interpretei mal e peço desculpa por isso. Sad

Penso que uma simples pergunta veio levantar os medos e pré-julgamentos de algumas pessoas (eu incluída)como consequência da crise que vivemos.

Gostaria de salientar que não pensei que és daquelas pessoas que gosta de ficar parada. Pensei, sim, que a vontade de ter um filho seria tão grande que poderias até estar a ser um pouco impulsiva e "esquecer" que os apoios são limitados (lá estavam os meus medos a vir ao de cima e a serem projetados).

É frustrante ver os anos passar, ver que o tempo aperta no que respeita a ter filhos e a situação atual ser demasiado instável para termos a certeza absoluta de que lhe daremos um bom futuro. Nada é certo nesta vida, por isso... Wink

Desejo-te boa sorte para o teu projeto de vida! Smile Com amor, persistência e muita força as coisas acabam por acontecer da melhor forma!

Novamente, peço desculpa pelo meu pré-julgamento. Espero que, pelo menos, os links tenham sido úteis! Smile

Beijinhos!

Retrato de sonia isabel c. r.
Qua, 17/10/2012 - 22:53
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

a autora refere que um dia que aconteça será ponderado e que se ficar a espera de estabilizar a vida, perde a juventude, logo nem confirma mas também não pôs de lado a ideia.

mas sendo que isso também não será da nossa conta, parece-me que não há termo a conversa de qualquer das formas, já que ninguém pode fazer a diferença a situação.
só penso que, a ser verdade que quem tem pouco não deve ser pai/mãe (isto analisando por exemplo um casal que só um dos dois trabalha) penso que mais de metade do país tinha que laquear as trompas? ou se um casal ganhar menos de mil euros mensal por exemplo. fazendo contas também não chega para educar e vestir propriamente um filho com aquilo que se poderia querer dar ao mesmo.

não gosto de imaginar que num futuro se tenha que prescindir de ter filhos como se prescinde de comprar um carro, uma casa,por exemplo.são investimentos.que não se podem manter porque não há estabilidade,não sabemos se amanhã temos dinheiro.mas contudo há quem tenha que comprar carro seja lá pelas razões que forem. a ser verdade e se todos então concordarmos com a sua análise já deviamos estar a fazer malas? não vejo mesmo como podemos sobreviver ,pelo menos mentalmente, se apenas tivermos a crise na cabeça. é só isso.

acho que não devíamos por números á frente de pessoas. é só isso. até porque o dinheiro pode ir e qualquer dia pode vir...não sabemos .outras coisas não, vai -se saúde, vai-se juventude...

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Qua, 17/10/2012 - 23:24
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
El_Lobo wrote:

Pronto, pega lá a bicicleta. Silly Tongue

Não havia da Mini. :smug:

bah na minha idade já tenho direito a mota. e para mim o tema da bike era algo como a monica ,da turma do cebolinha...loool

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de sonia isabel c. r.
Qua, 17/10/2012 - 23:52
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010

:o :o :o sem comentáriossss

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de Marlen Sofia
Qui, 18/10/2012 - 11:33
Marlen Sofia:
Membro desde: 25.10.2010

meninas nao sabia que isto ia dar um tema de tanta contorversia...mas realmente é esta a minha geração...a geração das duvidas e desconfortos.

cada uma tem o seu ponto de vista...mas qual o mais certo...

jogar pelo seguro e esperar, esperar, esperar.
ou
arriscar e aproveitar as poucas coisas boas que a vida nos dá

acho que nunca vamos ter a resposta...visto que os ditos "governantes" tambem não a tem.

obrigada a todas pelas respostas
e pelos varios pontos de vistas

Retrato de suryah
Qui, 18/10/2012 - 12:01
suryah:
Membro desde: 23.08.2006

Já agora, se não é indiscrição que idade tem? O seu companheiro ganha o suficiente para vos manter aos 3?

Retrato de sonia isabel c. r.
Qui, 18/10/2012 - 14:16
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
Marlen Sofia wrote:

meninas nao sabia que isto ia dar um tema de tanta contorversia...mas realmente é esta a minha geração...a geração das duvidas e desconfortos.

cada uma tem o seu ponto de vista...mas qual o mais certo...

jogar pelo seguro e esperar, esperar, esperar.
ou
arriscar e aproveitar as poucas coisas boas que a vida nos dá

acho que nunca vamos ter a resposta...visto que os ditos "governantes" tambem não a tem.

obrigada a todas pelas respostas
e pelos varios pontos de vistas

Marlen acho que nao podia deixar de criar controversia Smile todos teem uma opiniao mas ninguem tem respostas... agora e medir se o seu companheiro pode arcar com as despesas e tambem pensar se teria com quem deixa lo de forma a trabalhar assim que pudesse...ha muitos factores mas e importante ponderar certas coisas antes de decidir!boa sorte

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de I-Santos
Dom, 28/10/2012 - 22:03
I-Santos:
Membro desde: 03.04.2011

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! Worried

Retrato de sonia isabel c. r.
Seg, 29/10/2012 - 22:56
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
El_Lobo wrote:
I-Santos wrote:

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! :S

E será que se é feliz com muito dinheiro, com muitos amigos e viver preso a uma cadeira de rodas, cego ou com HIV?
Será que se é mais feliz com o estômago vazio uns dias por mês, a viver num casebre, mas com uma boa mulher e uma casa cheia de filhos e saúde, ou sozinho, com emprego estável, com dinheiro no bolso e saúde, mas sem família e sem amigos?

Isto são meramente hipóteses e possivelmente quem tem uma coisa prefere a outra, ou acha defeitos no bom que tem, não valoriza, perde demasiado tempo a pensar no que não tem, no que gostaria de ter e talvez um dia, quando perder o que não valoriza, já vai chorar sobre o que não tem e perdeu e não soube valorizar. O ser humano é assim mesmo, nunca se sente completo nem satisfeito e quer sempre o mais longínquo e distante...

Eu acho que os sonhos são bons para guiar a vida, objectivos e acreditar que ela nos vai dar coisas boas e momentos felizes. É bom ser-se um sonhado, mas os sonhos não pagam despesas, não metem a comida na mesa, não dão saúde e não matam a fome...

nós não somos robots que tenham que viver em função de uns bocados de 'metal'. temos que sonhar,sempre...é por isso que as pessoas continuam a jogar no euromilhões,porque há muita gente que só pode sonhar e sabem disso... o dinheiro não compra saúde também mas é preferível viver-se pobre acompanhado que sozinho de barriga cheia...aliás quem tem tudo nunca contribui muito pa felicidade dos outros,quem tem menos é capaz de ajudar bem mais...

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de laisydaisy
Ter, 06/11/2012 - 10:53
laisydaisy:
Membro desde: 04.11.2011
I-Santos wrote:

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! :S

Já diz o poeta "que o sonho comanda a vida"
Mas o que nem todos tem é a capacidade de adaptar o sonho à realidade!!!
Todos temos sonhos e devemos lutar para os obter, só acho é que não devo ser eu a pagar pelos sonhos dos outros, querem ter filhos acho muito bem, pois o país até precisa de crianças! Mas antes de as terem pensem que não tem que ser o Estado a sustenta-los, mas sim quem os fez!

Retrato de Pérola_Branca
Qui, 06/12/2012 - 09:58
Pérola_Branca:
Membro desde: 10.09.2012
laisydaisy wrote:
I-Santos wrote:

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! :S

Já diz o poeta "que o sonho comanda a vida"
Mas o que nem todos tem é a capacidade de adaptar o sonho à realidade!!!
Todos temos sonhos e devemos lutar para os obter, só acho é que não devo ser eu a pagar pelos sonhos dos outros, querem ter filhos acho muito bem, pois o país até precisa de crianças! Mas antes de as terem pensem que não tem que ser o Estado a sustenta-los, mas sim quem os fez!

E porque não "pagar pelos sonhos" dos outros?
Pode ser que um dia paguem por um seu...

Cada caso é um caso, se a pessoa pensa e sonha ter um filho é porque tem as condições minimas para tal... caso contrário nem pensaria, exceptuando claro aquelas pessoas que têm filhos para sobreviver com subsidios...

Retrato de laisydaisy
Qui, 06/12/2012 - 12:31
laisydaisy:
Membro desde: 04.11.2011
Pérola_Branca wrote:
laisydaisy wrote:
I-Santos wrote:

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! :S

Já diz o poeta "que o sonho comanda a vida"
Mas o que nem todos tem é a capacidade de adaptar o sonho à realidade!!!
Todos temos sonhos e devemos lutar para os obter, só acho é que não devo ser eu a pagar pelos sonhos dos outros, querem ter filhos acho muito bem, pois o país até precisa de crianças! Mas antes de as terem pensem que não tem que ser o Estado a sustenta-los, mas sim quem os fez!

E porque não "pagar pelos sonhos" dos outros?
Pode ser que um dia paguem por um seu...

Cada caso é um caso, se a pessoa pensa e sonha ter um filho é porque tem as condições minimas para tal... caso contrário nem pensaria, exceptuando claro aquelas pessoas que têm filhos para sobreviver com subsidios...

O meu sonho é ter um iate e um jacto privado! quer pagar?! ou mesmo uma pequena contribuição...

O que quero dizer é que no tempo dos nossos pais e avós não havia subsidios para nada e a crianças nasciam na mesma.
É verdade que a miseria era mais que muita, mas ninguem dependia do estado para nada. Ok que o estado social é importante, mas acho que não devemos de reger as nossas vidas a contar sempre com o pinga-pinga que o estado dá.
Mas isso sou EU, cada um é livre de fazer o quer

Retrato de sonia isabel c. r.
Qui, 06/12/2012 - 14:48
sonia isabel c. r.:
Membro desde: 08.01.2010
laisydaisy wrote:
Pérola_Branca wrote:
laisydaisy wrote:
I-Santos wrote:

E eu ponho outra questão...

Já que se pergunta se alguém será feliz a contar tostões, será que se é feliz com mais meia duzia de tostões e sem familia?

Acho que nos torná-mos demasiado racionais... Já ninguém pode ser um simples sonhador! :S

Já diz o poeta "que o sonho comanda a vida"
Mas o que nem todos tem é a capacidade de adaptar o sonho à realidade!!!
Todos temos sonhos e devemos lutar para os obter, só acho é que não devo ser eu a pagar pelos sonhos dos outros, querem ter filhos acho muito bem, pois o país até precisa de crianças! Mas antes de as terem pensem que não tem que ser o Estado a sustenta-los, mas sim quem os fez!

E porque não "pagar pelos sonhos" dos outros?
Pode ser que um dia paguem por um seu...

Cada caso é um caso, se a pessoa pensa e sonha ter um filho é porque tem as condições minimas para tal... caso contrário nem pensaria, exceptuando claro aquelas pessoas que têm filhos para sobreviver com subsidios...

O meu sonho é ter um iate e um jacto privado! quer pagar?! ou mesmo uma pequena contribuição...

O que quero dizer é que no tempo dos nossos pais e avós não havia subsidios para nada e a crianças nasciam na mesma.
É verdade que a miseria era mais que muita, mas ninguem dependia do estado para nada. Ok que o estado social é importante, mas acho que não devemos de reger as nossas vidas a contar sempre com o pinga-pinga que o estado dá.
Mas isso sou EU, cada um é livre de fazer o quer

falar-se em filhos e FAMILIA e irmos comparar com bens de luxo e que nem nada se compara ... gostava de ver as pessoas com este tipo de pensamento a terem filhos desejados/esperados ou não, e que não tivessem papás por trás a injectar dinheiro e verem-se sozinhos com a crianca com necessidades a ver se não iam agradecer o subsídio de apoio... agora até os subsidios de maternidade que são uma miséria são para os parasitas?haja juízo...se há pessoas que o fazem com esse propósito devem viver muito bemaos vossos olhos quando muitos desses subsidios sao o valor de um rendimento social... parece que os subsidiados deste país são ricos agora de repente...acho que quem não tem filhos nunca terá uma correcta perspectiva para estar a a opinar porque quem já dependeu de um subsidio para comer não cospe estupidez para o ar....sinceramente...há pessoas que deviam por-se em certos lugares antes de falarem...

'Os fracos vingam-se ,os fortes perdoam e os superiores ignoram.'

Retrato de laisydaisy
Sex, 07/12/2012 - 08:55
laisydaisy:
Membro desde: 04.11.2011

Cada pessoa tem o direito de ter opnião propria e quando os outros não aceitam não se pode fazer nada...

Não sou contra os subsidios para quem deles precisa num momento mau da sua vida, ninguém está livre de hoje ter um emprego que se julga estavel e amanhã estar na rua e sem nada, a precisar de pão para a boca e a situação ainda é pior quando se tem filhos.

Outra coisa é trazer uma criança ao mundo já a contar com o dito subsidio, isso para MIM é errado.
Para MIM é o mesmo que querer ter um bem de luxo

Retrato de Pérola_Branca
Sex, 07/12/2012 - 09:40
Pérola_Branca:
Membro desde: 10.09.2012

laisydaisy wrote: O meu sonho é ter um iate e um jacto privado! quer pagar?!

Enfim, que comentário desapropriado... estamos a falar de filhos e não de bens de metal, plástico whatever!

Não a conheço, não sei a sua história, agora uma coisa posso garantir, ler isso fere sentimentos, eu neste momento dava tudo para ter um filho, e preferia mil vezes que os meus impostos fossem para realizar estes sonhos de quem merece do que para andar a sustentar um bando de bandalhos em coisas futeis como por exemplo o nosso governo.

Retrato de Sparkly
Sex, 07/12/2012 - 12:19
Sparkly:
Membro desde: 15.03.2012

o governo dá assim tanto dinheiro por criança que dê pra viver disso? vou já fazer meia dúzia deles então Rollingeyes Rollingeyes Rollingeyes Rollingeyes Rollingeyes Rollingeyes

já tenho ''catu'' afilhadas:Rute Cris,Mily,Womakes e Veronica Resende e uma madrinha a FiPipoca

Post