Tarte de presunto | A Nossa Vida

Tarte de presunto

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Carne vermelha

Descrição

Uma entrada romântica para um jantar especial a dois.

Ingredientes

1
ovo batido
2
cebolas vermelhas
1⁄2 c. sopa
azeite
3 c. sopa
vinagre balsâmico
1⁄2 c. sopa
açúcar mascavado
4 fatia(s)
presunto
  molho(s)
alecrim picado
50 g
queijo feta
1
figo

Instruções de preparação

Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Desenrole a massa folhada e corte dois quadrados de 12cm. A partir dos quadrados corte corações e marque uma linha de 5mm da borda. Coloque os corações numa assadeira e pique-os com um garfo. Pincele a massa com um ovo batido, tempere com pimenta preta e asse por 10 minutos, até começar a dourar.

Retire as tartes do forno e use uma faca para traçar a linha que foi marcada antes de cozinhar. Com muito cuidado, retire a parte superior do interior do coração.

Frite a cebola no azeite até dourar. Adicione 2½ colheres de sopa de vinagre balsâmico e 1 colher de sopa de açúcar mascavado, mexendo até a cebola ficar caramelizada. Tempere a gosto com sal e pimenta preta.

Rasgue uma fatia de presunto e coloque-a na base de uma tarte. Repita com a segunda. Acrescente as cebolas caramelizadas, polvilhe com alecrim e pedaços de queijo feta. Coloque novamente no forno para cozinhar por mais 10 minutos ou até o queijo começar a dourar.

Enquanto isso,coloque o figo cortado em quatro numa assadeira. Regue com o restante vinagre balsâmico e açúcar mascavado. Tempere com pimenta preta. Coloque no forno por 5-6 minutos, ou até ficar macio e caramelizado.

Retire as tartes do forno e cubra com as restantes fatias do presunto. Sirva com as fatias de figo.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária