Ravioli de alcachofras com tomate | A Nossa Vida

Ravioli de alcachofras com tomate

Grau Dificuldade: 
Médio
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de SandraCA
Publicado por: 
SandraCA

Alimento principal: 
Massa

Descrição

Ravioli com massa caseira - dá trabalho, mas é irresistível!

Ingredientes

1 1⁄2 taça
farinha de trigo (massa)
2
ovos grandes
1⁄2 c. chá
sal
2 c. sopa
água
2 c. sopa
manteiga sem sal (recheio)
1
cebola pequena picada
280 g
alcachofras congeladas, descongeladas
1⁄2 taça
queijo Parmigiano-Reggiano ralado
1⁄3 taça
salsa picada
1
gema de ovo grande
1⁄2
sumo de limão
1⁄4 c. chá
sal
1⁄4 c. chá
pimenta do reino
3⁄4 c. chá
noz-moscada ralada na hora
1
ovo levemente batido com 2 colheres de chá de água
1 c. sopa
manteiga sem sal (mantagem)
3
tomates médios, aparados e cortados em cubos
1⁄4 taça
água
1⁄3 taça
natas
1⁄2 taça
queijo Parmigiano-Reggiano ralado
1⁄4 c. chá
sal
1⁄4 c. chá
pimenta do reino

Instruções de preparação

Para a massa, junte a farinha, os ovos, o sal e a água num processador de alimentos até que a mistura comece a formar uma bola. Acrescente mais água, gota a gota, se a massa ficar muito seca (ela deve ficar firme e não pegajosa). Transfira para uma superfície enfarinhada, coberta com uma tigela invertida durante 1h.

Para o recheio, aqueça a manteiga numa frigideira até a espuma desaparecer. Depois refogue a cebola, mexendo ocasionalmente, até dourar, cerca de 6 minutos. Adicione as alcachofras e refogue, mexendo ocasionalmente, até ficarem macias, cerca de 8 a 10 minutos. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente.

Retire 3/4 de chávena de alcachofras para uma tigela limpa do processador (reserve a restante mistura de alcachofra na frigideira). Em seguida, adicione o queijo, a salsa, a gema de ovo, o sumo de limão, o sal, a pimenta e a noz-moscada. Misture até ficar picado.

Montagem:
Divida a massa em 4 pedaços e achate cada peça num retângulo. Cubra cada retângulo com uma tigela invertida grande.

Polvilhe um retângulo com farinha e passe o rolo da massa. Dobre-o ao meio e passe o rolo novamente. Faça-o 7 ou 8 vezes mais. Polvilhe com mais farinha se necessário, para impedir que cole. Passe a massa pela máquina de massa para obter um retângulo de cerca de 24cm de comprimento e 4cm de largura.

Coloque a folha de massa sobre uma superfície enfarinhada e deite 1 1/2 colher de chá no centro de uma das metades da folha. Pincele com o ovo em torno de cada monte, depois dobre a outra metade da folha sobre o recheio. Pressione firmemente em torno de cada monte, forçando a entrada de ar. (As bolsas de ar aumentam a probabilidade do ravioli quebrar durante o cozimento). Com um cortador redondo, corte a massa a mais à volta do recheio.

Forre uma assadeira com um pano de cozinha limpo (não tecido felpudo) e polvilhe com farinha. Em seguida, organize o ravioli numa camada. Faça mais ravioli com a restante massa, uma folha de cada vez, e restante recheio, transferindo o ravioli na assadeira forrada.

Coloque a prateleira do forno na posição média e pré-aqueça o forno a 180ºC.

Coloque água temperada com sal a ferver. Adicione o ravioli, mexendo com cuidado para separar, e, ajustando o calor para manter a água numa fervura suave, cozinhe até que a massa ficar macia, cerca de 6 minutos. Transfira com uma espumadeira para um escorredor.

Enquanto cozinha o ravioli, rê-aqueça a mistura de alcachofras reservada na frigideira com manteiga em lume moderadamente alto. Em seguida, adicione os tomates e a água. Cozinhe, mexendo, até que os tomates fiquem suavizadas, cerca de 5 minutos.

Transfira metade do ravioli para uma assadeira untada com manteiga e cubra com metade da mistura de alcachofra, metade das natas e metade do queijo. Repita com o restante ravioli, a mistura de alcachofra, creme e o queijo. Polvilhe com sal e pimenta.

Gratine, descoberto, até o ravioli estar aquecido e o creme estiver a borbulhar, cerca de 15 minutos.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária