Pudim Flan de Côco e Rum | A Nossa Vida

Pudim Flan de Côco e Rum

Grau Dificuldade: 
Fácil
Tempo de preparação: 
5 minutos

Doses

Retrato de Maria C
Publicado por: 
Maria C

Alimento principal: 
Álcool

Descrição

Um delicioso pudim flan com o toque do rum e do côco.

Ingredientes

1 1⁄2 taça
açucar
1 pitada
sal
3
ovos (inteiros)
5
gemas de ovos (apenas a gema)
1 3⁄4 taça
leite de coco
1 taça
leite gordo
3 c. sopa
rum escuro

Instruções de preparação

Aqueça o forno a 160ºC. Prepare um forma de vidro ou pirex de tarte com um diâmetro de 22 centímetros. Coloque um pano de cozinho limpo na base de um tabuleiro de ir ao forno, largo o suficiente, para que a forma da tarte caiba dentro e em cima do pano de cozinha. Coloque dentro do tabuleiro e em cima do pano de cozinha, água a ferver de forma a ficar (por fora) a meio da forma da tarte. Coloque o tabuleiro no forno.

Coloque 3/4 do açúcar numa frigideira em lume médio, até o açúcar começar a derreter e a formar-se caramelo, mexa até ficar em ponto de caramelo médio claro, e retire do lume - cerca de 5 minutos. Verta o açúcar caramelizado na forma da tarte. Rode a forma para que o açúcar chegue a toda a forma, especialmente para que cubra o fundo. Deixe arrefecer.

Numa taça grande, misture os restantes ingredientes: 3/4 do açúcar, o sal, os ovos,as gemas dos ovos, leite, rum, até estarem misturados. Verta para a forma da tarte e leve em banho-maria ao forno. Deixe cozinhar até ao pudim flan estar quase pronto (pode parecer meio solto no centro, mas continuará a cozer enquanto arrefece), cerca de 45 a 50 minutos.

Pouse o tabuleiro numa rede enquanto a água arrefece, depois retire a forma do pudim de dentro da água já fria e deixe arrefecer completamente.

Quando for servir o pudim, passe uma faca entre o pudim flan e as laterais da forma. Coloque um prato de servir em cima da forma e inverta o pudim em cima.

Parta o pudim e guarneça com o molho restante e um pouco de hortelã pimenta.

Outras receitas

Artigos relacionados com Culinária

Post